Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitura inaugura Academia da Saúde na Praça do BEC

Prefeitura de Oeiras inaugura Academia da Saúde na Praça do BEC

13/07/2018 08:26

A Prefeitura de Oeiras inaugurou na tarde desta segunda-feira, 09, a sexta Academia da Saúde no município. Desta vez, a área multiuso dotada de equipamentos de ginástica foi instalada na Praça João XXIII (conhecida como Praça do BEC), localizada no Bairro Jurani.

Rodagem de Floriano, Conjunto Parque Leste, Jureminha e o povoado Buriti do Rei também receberam a academia, que tem o objetivo de estimular a prática da atividade física, promover a alimentação saudável e contribuir para a produção de modos de vida benéficos para a população.

“Estamos desenvolvendo esta ação de maneira contínua na cidade e no interior, a cada 15 dias conseguindo fazer a entrega de uma Academia da Saúde, por entender que este é um dispositivo de extrema importância com o processo de trabalhar em conjunto a alimentação saudável, oferecendo qualidade de vida. Além da caminhada, estamos com esse dispositivo novo que vem para somar e melhor estimular a população para a prática da atividade física”, explana Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde.

“Pedimos o zelo dos equipamentos por parte dos moradores. A academia é da comunidade, estamos apenas a formalizar a entrega, mas a academia é da população, que vai estar fazendo um bom uso deste espaço e dos aparelhos”, acrescenta Auridene Freitas.

A implantação das Academias da Saúde em Oeiras está associada à atuação dos Grupos Qualidade de Vida, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, que já contempla 18 comunidades, através dos Núcleos de Saúde da Família (NASFs). Na Praça do BEC, as aulas orientadas pelos profissionais do Grupo Qualidade de Vida acontecerão todas as terças e quintas-feiras, a partir das 17h30.

“Colocamos hoje o desafio para a equipe que faz essa área de estar buscando a comunidade para a participação e fortalecimento do Grupo Qualidade de Vida, com caminhada, atividade física, reeducação alimentar. Nós temos os profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) para fazer a orientação. Então, o desafio é estar buscando e estimulando a população cada vez mais para que ela possa estar fazendo uso deste espaço e, com isso, levando maior qualidade de vida, reduzindo as taxas de diabetes, controlando a glicemia capitar e a hipertensão arterial. Sabemos que isso é comprovado através da atividade física”, conclui a secretária.

Academias da Saúde em todos bairros

O prefeito José Raimundo diz que o intuito da Administração Municipal é levar as Academias da Saúde a todos os bairros de Oeiras. “É um desafio que vamos estar levando a todos os bairros de Oeiras. É um desafio nosso! Em alguns bairros, vamos ter que inventar espaços para colocar estas academias, como na Várzea, onde já estamos em parceria com a Igreja Católica para fazer a urbanização de um espaço. Na Vila São José, vamos buscar isso junto à Eletrobras, para podermos ter este espaço para a comunidade. Isso porque entendemos que as pessoas estão em busca de qualidade de vida e temos que estar a atentos a isso. É a saúde do município, a saúde do nosso munícipe sendo tratada com zelo e responsabilidade”, comenta.

Ele destaca que a instalação dos equipamentos na comunidade atende uma demanda do Grupo de Escoteiros Domingos Afonso Mafrense. “Esta academia da Praça João XXIII foi uma reivindicação do Grupo de Escoteiros, que foi à Prefeitura buscar este instrumento para valorizar cada vez mais o espaço convivência deles. Estamos aqui cumprindo nosso compromisso. Então, a academia é do povo, a academia é de vocês que estão neste convívio diário aqui neste espaço. Por isso, na questão do zelo e da manutenção cabe um diálogo com as pessoas que convivem e usam este espaço”, finaliza Zé Raimundo, ressaltando que a praça recebeu nova arborização, através do trabalho da Secretaria Municipal da Agricultura.

Fonte: Ascom
Mais sobre: