Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rally Piocerá 2019 deve atrair mais de 300 atletas

Oeiras entra na rota do Rally Piocerá 2019; evento deve atrair mais de 300 atletas

30/07/2018 10:52

Foi lançado nesta quarta-feira, 25, em Oeiras, o Piocerá 2019, um dos ralis mais tradicionais do Brasil. O lançamento aconteceu no Cine Teatro e contou com a participação de atletas, organizadores e representantes do poder público.

O Rally Piocerá/Cerapió figura entre as principais provas de off-road da América Latina e conta com diversas modalidades: motos, carros 4x4, quadriciclos, Utvs e bikes. Na edição do próximo ano, a prova de bikes terá largada de Oeiras, na manhã do dia 23 de janeiro. A expectativa, segundo Ehrlich Cordão, organizador do rally, é que o evento atraia uma caravana de cerca de 300 pessoas à cidade.

"O Piocerá é um evento que é muito mais que um rally. Este ano, ele gerou mais de R$ 21 milhões de mídia espontânea e vai injetar grana na economia da cidade. Teremos aqui em Oeiras um pernoite do dia 22 para o dia 23 (de janeiro), em torno de 300 a 400 pessoas da prova de bike, que vão dormir aqui. E no dia 23 a prova larga daqui de manhã cedo e as outras modalidades de carros, motos e quadriciclos vão estar passando pela cidade em direção a Picos”, explica Ehrlich Cordão.

Ele argumenta que o evento movimenta a economia local, estimula o comércio, valoriza a cultura e fomenta o turismo na região. “Então, isso vai deixar dinheiro nos restaurantes, postos de gasolina, bares, no artesanato. Mas, o mais importante de tudo isso é a visibilidade que este evento vai dar para a cidade. Então, a gente traz para cá em torno de 25 a 30 jornalistas de meio de comunicação do país inteiro, que vão estar mostrando a cidade de Oeiras para o Brasil e para o mundo. Isso não tem dinheiro que pague. A imprensa quer mostrar exatamente isso: o cotidiano, a beleza da cidade, o lado cultural e arquitetônico. É isso que é importante e é isso que o evento vai deixar para cidade. Uma imagem que vai ficar para sempre na cabeça das pessoas que passarem por aqui”, pontua o organizador do rally.

Para Stefano Ferreira, secretário municipal de Cultura e Turismo, o evento contribui para fortalecer ainda mais a atividade turística na cidade. “Oeiras está dentro da rota do rally Piocerá 2019 e isso é motivo de muito orgulho para a cidade, porque é um evento com chancela internacional, que vai trazer muitos atletas para a cidade, além de divulgar a cidade em programas televisivos, revistas, sites. Isso é um investimento em divulgação, sendo Oeiras uma cidade turística”, ressalta o secretário.

“A Prefeitura de Oeiras está disponibilizando todo o apoio logístico, preparando essa recepção para os atletas. Conclamamos toda a população de Oeiras, sobretudo, os empreendedores, rede de bares, restaurantes, hotéis, artesãos para que as pessoas possam se apropriar desse momento, vendo este evento como uma oportunidade de geração de renda”, completa Stefano Ferreira.

Realizado há 31 anos, a disputa parte do Piauí rumo ao Ceará e no ano seguinte faz o trajeto inverso, levando a caravana de competidores e amante do esporte a explorar, durante quatro dias, diferentes trilhas, cidades e pontos turísticos dos dois estados. Além do foco esportivo, cultural, turístico e econômico, o Piocerá/Cerapió realiza diversas ações sociais, como a distribuição de cestas básicas, o projeto De Olho na Trilha, que disponibiliza atendimento oftalmológico e entrega óculos em comunidades carentes e o projeto Rallyteca, uma iniciativa parceira do Instituto Cultural Saber e Ler, ADI Produções e Maria Branca Produções Cultural e Artística, em quatro edições já distribuiu mais de 40 mil livros em comunidades e povoados na rota do Rally.

Mais sobre: