Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Semana do Bebê começa com debate sobre alimentação saudável

Semana do Bebê começa com debate sobre alimentação saudável na Primeira Infância em Oeiras

15/08/2018 18:14

Um debate sobre a amamentação e alimentação saudável na Primeira Infância marcou a abertura da Semana do Bebê nesta segunda-feira, 13, em Oeiras. A solenidade aconteceu no Cine Teatro e reuniu profissionais das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, parcerias na realização do evento, que acontece até o dia 17. 

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social, incentivada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

O debate sobre a amamentação e alimentação saudável na Primeira Infância contou com a participação de nutricionistas, psicólogo, fonoaudiólogo, enfermeiros, fisioterapeuta e profissional de Educação Física. Além dele, foram realizadas rodas de conversa com gestantes e lactantes, atividades recreativas e abordagem lúdica sobre a alimentação saudável com alunos de escolas municipais.

A secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, observa que o evento faz parte do calendário oficial do município e funciona como importante política pública, desenvolvendo um conjunto de ações e atividades que visam assegurar os direitos das crianças na Primeira Infância.

“Estamos voltados durante este mês para o público infantil, intensificando ações que já acontecem dentro da rotina do município. Além das ações da Semana do Bebê, estamos abraçando a campanha Agosto Dourado, intensificamos as ações voltadas para o aleitamento materno. Durante a Semana do Bebê, estamos desenvolvendo oficinas em relação à alimentação adequada, segura e saudável para crianças menores de dois anos, atividades recreativas e rodas de conversa, envolvendo equipes multiprofissionais”, comenta a secretária, destacando que as atividades acontecem tanto na zona urbana quanto rural, em escolas municipais e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Márcia Estevão, coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), lembra que na Semana do Bebê acontece a entrega do título de bebê-prefeito, um estratégia para estimular o parto normal e os cuidados com a criança nos primeiros anos de vida. “A primeira criança que nascer entre o dia 13 e o dia 17, de parto normal, que mãe tiver feito no mínimo sete consultas de pré-natal e que seja do município de Oeiras, será o bebê-prefeito”, explica a coordenadora do NASF.

Nesta terça-feira, 14, as atividades da Semana do Bebê acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Oeiras Nova, Rodagem de Floriano, Rosário, Centro e na localidade Tamboril/Salinas, zona rural, nos CRAS I e II e na Escola Municipal Júlia Miranda, onde estão sendo realizadas rodas de conversa com equipe multiprofissional sobre aleitamento materno e Shantala (massagem para bebês), oficina sobre alimentação adequada, segura e saudável para crianças menores de 2 anos e atividades recreativas. Também estão sendo realizadas antropometrias e avaliações nutricionais. O público alvo são mães, gestantes e crianças menores de 02 anos.

Fonte: Ascom
Mais sobre: