Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Semusa realiza atividade do Programa de Saúde do Trabalhador

Semusa realiza atividade do Programa de Saúde do Trabalhador em Oeiras

09/10/2018 16:19

Na manhã desta quinta-feira, 04, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou mais uma atividade de acompanhamento do Programa de Assistência Integral à Saúde do Trabalhador. Desta vez, o público-alvo foram auxiliares de serviços gerais que atuam na zona rural do município.

Implantada pela Semusa no início deste ano, a política pública de Saúde do Trabalhador tem a finalidade definir as diretrizes e as estratégias para o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase na vigilância, visando à promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores e a redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos.

Na oportunidade, foi feita a coleta de sangue dos profissionais para a realização de exames laboratoriais. “Foi feita coleta de sangue, pois o médico solicitou função hepática, função renal, perfil lipídico, tipagem sanguínea e hemograma para sabemos como está a saúde desse profissional. Como o público é feminino, vamos aproveitar o Outubro Rosa para também tratar sobre saúde da mulher, na parte de prevenção de colo de útero e de mama”, ressalta Lívia Rêgo, coordenadora da Vigilância Sanitária.

“Nosso objetivo é saber como anda o perfil do profissional de saúde, se ele anda se cuidando, se faz algum tipo de atividade física, se fuma. Tudo isso para que possamos melhorar a qualidade de vida desses profissionais”, completa a coordenadora.

A ação da Semusa faz parte da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Ministério da Saúde, medida alinhada ao conjunto de políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando a transversalidade das ações de saúde do trabalhador e do trabalho.

Fonte: Ascom
Mais sobre: