• assinatura jornal

Notícias Parnaíba

29 de setembro de 2017

Prefeitura de Parnaíba promove Fórum Municipal de Educação

Prefeitura de Parnaíba promove Fórum Municipal de Educação

Com o slogan, “juntos fazemos a diferença”, a Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria de Educação do Município (Seduc), realizou durante toda a manhã desta quinta-feira (28), o Fórum Municipal de Educação – FME, no auditório da SEDUC.

Reconhecendo a importância dos fóruns permanentes de Educação como um espaço de participação da sociedade para a formulação e acompanhamento da política educacional do Município, a gestão do prefeito Francisco de Assis Moraes Souza – Mão Santa dá mais um passo para transformar a educação do município numa educação de qualidade. “O Fórum Municipal da Educação – FME é um momento ímpar na comunidade escolar. É o momento de chamar a educação para os segmentos da sociedade, a fim de que possa ser feito uma avaliação e para medir o trabalho que está sendo realizado”, destacou a professora Altair Maria Sousa Marinho, secretária de educação.

“Estamos felizes de estarmos dentro do prazo de apresentação, enquanto vemos que muitos outros Municípios ainda não conseguiram apresentar esse Fórum de Educação e nem desenvolvê-lo com qualidade, sendo que nós estamos totalmente imbuídos do propósito da melhoria da qualidade da nossa educação”, disse.

O Fórum Municipal de Educação tem como principais objetivos: Possibilitar o encontro entre sociedade civil e o poder público; coordenar as conferências municipais de educação; Fazer o acompanhamento e execução das metas do Plano Municipal de Educação – PME em consonância com o PNE; promover a participação nos processos decisórios e na gestão de políticas públicas educacionais e divulgar amplamente as metas alcançadas no PME.

Representando o prefeito de Parnaíba, o Professor Israel José Nunes Correia enfatizou a importância do profissional da Educação e conclamou a todos para, juntos, trabalharem para elevar a qualidade da educação do Município, prometendo empenho pessoal nas reinvindicações para melhoria na infraestrutura das Escolas. “É muito bom ser professor; é muito bom ter trinta e sete anos de magistério e é um orgulho estar fazendo parte desse fórum com vocês. Recai sobre nossa geração, uma geração mais madura, a responsabilidade de uma revolução na educação da Parnaíba”, frisou Israel Correia.

“Os índices de Parnaíba já não refletem a potência que o município pode ser. Vocês ouviram o hino da Parnaíba: “Essa oficina de labor que nos encanta, prosseguir sempre é o nosso lema”. “O amor já não reflete o que era antes”. Eu não acredito que o professor seja vitima dessa canção. Eu acredito que outros amores possam ser vítimas do tempo, mas a vocação de ser professor, ela não é vítima do tempo. O bom professor tem sempre um coração de estudante e é com esse coração de estudante que o professor pode levar seus alunos a sonhar o que ele sonhou um dia. Eu não acredito que vocês estejam acomodados; eu não acredito que vocês, sendo convocados, não aceitem colocar a Parnaíba no lugar que ela merece. Juntos, nós iremos colocar Parnaíba no mapa da educação do estado”, disse.

O professor Romário Rawilson do Nascimento abriu o círculo de palestras com o tema: “A importância da participação da sociedade na construção de uma Educação de qualidade e efetiva”. Em seguida o  professor João Carlos Borges explanou sobre o tema: “O Plano Municipal de Educação”. A professora Jalma de Sousa Guimarães finalizou com o tema: “Fórum Permanente de Educação”

15 de setembro de 2017

Parnaíba sediou o II Fórum do Sistema Único da Assistência Social

Parnaíba sediou o II Fórum Descentralizado do Sistema Único da Assistência Social

Reunindo mais de 200 gestores e técnicos de referência do Sistema Único da Assistência Social (Suas) dos territórios da Planície Litorânea, Cocais e Carnaubais, a cidade de Parnaíba sediou, na terça-feira (12) e nessa quarta-feira (13), o II Fórum Descentralizado do Suas.

Promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), por meio da Unidade de Gestão do Suas(Ugsuas), o evento teve como objetivo debater acerca de prioridades do Pacto de Aprimoramento do Suas em âmbito municipal, o apoio técnico aos gestores municipais e o gerenciamento dos sistemas da Rede Suas e Cadastro Único/Bolsa Família.

Durante o Fórum, foram abordados temas como a gestão do Suas; a equipe técnica necessária para boa execução dos serviços; a utilização dos recursos de tecnologia da informação, de dados do próprio cadastro único; ferramentas de gestão do bolsa família, a utilização dessas ferramentas para boa gestão também dos municípios; dentre outros.

“Na oportunidade, nós também abordamos a necessidade de incluir as famílias no cadastro único, especificamente as famílias do benefício de prestação continuada, que é uma meta para este ano, sob pena de haver até corte dos benefícios para estas famílias, na verdade, corte para idosos e pessoas com deficiência. Nós orientamos os municípios de como evitar isso e incluir a família beneficiada do BPC no cadastro único”, acrescentou o coordenador estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família da Sasc, Roberto Oliveira.

“Com participação ativa dos presentes, o Fórum foi uma grande integração de praticamente todas as diretorias da Sasc com representantes dos Direitos Humanos, de Creas, Cras, do programa Criança Feliz, com secretários de diversos municípios em prol do aprimoramento do Suas em nosso estado”, concluiu Roberto.

14 de setembro de 2017

Parnaíba poderá ser contemplada com obras de infraestrutura

Parnaíba poderá ser contemplada com obras de infraestrutura em parceria com o Governo Federal

O Prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis Moraes Souza, Mão Santa, disse estar na esperança de que Parnaíba possa ser contemplada, em breve, com recursos federais, para aplicação em obras de mobilidade urbana. Ele tem repassado este seu desejo a secretários municipais e vereadores.

Segundo Mão Santa, o Governador do Estado pretende fazer um convênio com a Prefeitura para a execução dessas obras, utilizando esses recursos conseguidos através do Senador da República, Ciro Nogueira, mas – segundo o prefeito – isso só será possível se os recursos forem aplicados em obras definidas pela administração municipal.

As obras citadas por Mão Santa e que inicialmente deverão ser objeto do convênio são: conclusão do trecho que falta da Avenida São Sebastião, para atingir o bairro Portinho, bem como o asfaltamento da Avenida Francisco Borges dos Santos, que se inicia no aeroporto e vai até a comunidade Carpina, e ainda o asfaltamento da estrada de acesso à comunidade São José (Céu), na Ilha de Santa Isabel. Depois, outras obras poderão ser realizadas.

Disse o Prefeito que esse convênio, caso seja assinado, deverá ter seus recursos prioritariamente aplicados nessas obras acima citadas. Por isso ele disse que pediu ao deputado estadual Dr. Hélio, que marque uma audiência com o governador Wellington Dias quando o assunto deverá ser discutido.

07 de setembro de 2017

Monumento da Independência do Brasil será reformado

Secretaria de Infraestrutura vai reformar Monumento da Independência do Brasil em Parnaíba

Dando sequência ao processo de revitalização de praças e monumentos de Parnaíba, que vem sendo executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, a secretária Maria das Graças informou, em recente depoimento, que, a exemplo do Monumento da Águia, também passará por reforma o Monumento da Independência do Brasil, erigido em Parnaíba para celebrar o dia 19 de outubro de 1822, que marca a Independência do País no Piauí, conclamada pelos patriotas Simplício Dias da Silva, Leonardo de Carvalho Castello Branco, João Cândido de Deus e Silva e José Francisco de Miranda Osório, que aderiram ao movimento iniciado em 7 de setembro de 1822 com Dom Pedro I, em São Paulo. Em homenagem à data foi instituído o “Dia do Piauí” (Lei nº 176/1935).

O referido monumento encontra-se na Praça da Graça, em frente ao anexo da Câmara Municipal de Parnaíba. Possui cerca de cinco metros de altura e sua base é quadrada, descerrando, em ambos os lados, um conjunto de quatro degraus. É notadamente um dos pontos turísticos de Parnaíba que resistiu, inclusive, às reformas que deram origem à atual Praça da Graça.

De acordo com Gracinha, há projeto também em sua secretaria para a valorização do marco zero da cidade, que também fica na Praça da Graça e é por muitos desconhecido. A intenção, segundo ela, é transformar o local num ponto turístico, onde há a proposta de que seja construída no local uma grande imagem da padroeira da cidade – Nossa Senhora Mãe da Divina Graça. “Isso com projeto bem formatado, com tudo combinando com o paisagismo da praça” disse Gracinha.

06 de setembro de 2017

Agentes penitenciários anunciam greve

Devem paralisar atividades na próxima segunda

(Foto: Divulgação Sinpoljuspi)
Os agentes penitenciários do Piauí anunciaram greve por tempo indeterminado e devem paralisar as atividades na próxima segunda-feira (11). Entre as reivindicações da categoria está o reajuste salarial, além de melhores condições de trabalho.

“Até agora o governo não se manifestou, nem quis sentar com a categoria para dar uma previsão sobre o cumprimento do último acordo que foi feito no final do ano passado, mas que até agora não foi cumprido. Por conta disso, não nos restou nenhuma alternativa a não ser paralisar as atividades”, explica Kleiton Holanda, vice-presidente do Sinpoljuspi (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado).
Ainda de acordo com Kleiton Holanda, ficarão suspensas as visitas aos presos, tanto a íntima quanto a de advogados e parentes. “Durante a greve também não iremos receber nem fazer a transferência de presos. A única coisa que continua é a alimentação, o banho de sol e o encaminhamento para atendimentos de urgência e emergência”, diz Holanda.
O vice-presidente do Sinpoljuspi afirma que, a categoria está insatisfeita com as obras inacabadas de alguns presídios, além da escassez de servidores. “A população carcerária cresce a cada dia e enquanto isso o Estado continua sem contratar mais gente. Pelo contrário, quando a Casa de Detenção de Campo Maior ficar pronta, vão tirar de onde já não tem para colocar lá”, diz.
Kleiton Holanda conta que na Casa de Custódia, por exemplo, são cerca de mil detentos para apenas dez agentes penitenciários de plantão. “Temos um déficit de 2.400 servidores. O certo seria um agente para cada cinco presos, ou seja, lá precisaria de pelo menos 200 atuando em cada plantão, mas há apenas 10 divididos cada um em uma parte da unidade”, afirma.  
A greve que começa no dia 11 deve seguir por tempo indeterminado.

04 de setembro de 2017

Solenidade de premiação encerra 42º Jogos Escolares Parnaibanos

Solenidade de premiação encerra 42º Jogos Escolares Parnaibanos

Com a presença do prefeito, Francisco de Assis Moraes Souza – Mão Santa, da secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Adalgisa de Carvalho Moraes Souza, da secretária de Educação, Altair Marinho e outros membros da administração Municipal, foi realizada, na manhã deste domingo (03), no Centro de Esporte Dirceu Arcoverde – Verdinho, a solenidade de encerramento e entrega de medalhas aos vencedores do 42º Jogos Escolares Parnaibanos.

Os 42º Jogos Escolares Parnaibanos, uma iniciativa da prefeitura de Parnaíba, através da secretária de Educação, com o apoio das secretarias de Infraestrutura e de Esportes, foi realizado de 27 de agosto à 02 de setembro, nas Quadras Poliesportivas do Verdinho e da Escola Roland Jacob, contando com a participação de 36 instituições de ensino – públicas e privadas – e mais de 4 mil atletas que disputaram nas modalidades: Futsal, Voleibol de quadra e de areia, Handebol, Natação, Atletismo, Basquete, Futebol, Queimada, Xadrez e Cabo de Guerra nas categorias: Mirim, fraldinha, infanto, juvenil e adulto.

“Foi um trabalho bastante dedicado como educação e como esporte, mas somos vitoriosos. A última edição foi em 2015, contando com pouquíssimas escolas Municipais, sendo que agora tivemos 36 e batemos o recorde na história dos Jogos Escolares de Parnaíba. Foi um trabalho muito significante com muito amor, carinho e dedicação e com isso nós fizemos a interação do professor com o Poder Público Municipal”, comentou Bernardo Lapuente (Q-Odor), Coordenador de Esporte.

“No momento em que você faz uma parceria, o evento acontece. Tivemos mais de 20 mil visitantes durante essa semana de jogos. Foi maravilhoso e só temos que agradecer a todas as pessoas que colaboraram com esse magnífico evento”, disse.

“Foi um sucesso total os nossos Jogos Estudantis. Depois de um tempo sem serem realizados, nossos alunos estão se sentindo vitoriosos, não só pela atividade, mas também pelo resgate do esporte em Parnaíba. Isso é muito importante porque o esporte é à base da disciplina. O prefeito Mão Santa dá muita importância ao esporte e é assim que vai ser a cada novo ano, melhorando sempre”, frisou Altair Marinho, Secretária de Educação.

“As nossas expectativas foram totalmente superadas. Mais de 20 mil pessoas estiveram de alguma forma participando dos jogos. Foi um sucesso total. Parabéns aos nossos alunos, aos organizadores, ao prefeito e parabéns a todos nós”, disse.

Depois de sete dias de Jogos Escolares e 281 disputas realizadas, nas mais variadas modalidades e categorias, foram definidos o campeão e vice-campeão geral dos 42º Jogos Escolares Parnaibanos. O Liceu foi o campeão geral com nove títulos de campeão e quatro de vice-campeão. A unidade Escolar Visão levou o troféu de campeão em sete modalidades e de vice-campeão em outras quatro modalidades, ficando com titulo de vice-campeã geral.

Classificação Geral Individual

Natação – Categoria Fraldinha – Masculina:

Campeão: Lucas Galani (Cobrão);
Vice-campeão: Carlos Eduardo (SESC).

Natação – Categoria Fraldinha – Feminina:

Campeão: Lissandra Padilha (SESC);
Vice-campeão: Ana Leia Almeida (SESC).

Natação – Categoria Mirim – Masculina:

Campeão: Luís Miguel (Colégio Icaro);

Natação – Categoria Mirim – Feminina:

Campeão: Adna Nogueira (Apoio);
Vice-campeão: Isabela Galani (Apoio).

Natação – Categoria Infantil – Masculina:

Campeão: Kleber Lucas (Apoio);
Vice-campeão: Gabriel Diniz (Visão)

Natação – Categoria Infanto – Masculina:

Campeão: Kleber Lucas (Apoio);
Vice-campeão: Ricardo Rocha (Dez)

Natação – Categoria Juvenil – Masculina:

Campeão: Fernando de Assis (Diocesano);
Vice-campeão: Gabriel Santos (Visão)

Natação – Categoria Juvenil – Feminina:

Campeão: Jordânia Maria (Diocesano);

29 de agosto de 2017

Terminal Rodoviário terá área isolada para tráfego de veículos pequenos

Terminal Rodoviário terá área isolada para tráfego de veículos pequenos

Apesar do aviso na placa – “Circulação Exclusiva de Ônibus”, alguns motoristas particulares não têm atentado para a obediência  a esta que é uma determinação da ANTT – Agência Nacional de Transporte Terrestre, e têm adentrado o espaço inapropriado, circulando até em alta velocidade, no local por onde passam os passageiros com suas bagagens, colocando vidas em perigo. E não são apenas os veículos de passeio, mas também os motoqueiros  com suas  motocicletas, que usam a pista como se fosse comum a todos os veículos.

De acordo com o coordenador do terminal rodoviário, Francisco Tribuzana, na semana passada por pouco um motorista infrator não agrediu o servidor da rodoviária, Ubiraci Bogéa, que foi chamar a atenção dele, que havia estacionado seu carro na plataforma de um ônibus que estava para chegar. “Eu tive que intervir também, porque o cidadão estava agredindo verbalmente o Bogéa e, ao final, por pouco nós dois não fomos agredidos, verbal e fisicamente”, disse Tribuzana, que se disse bastante preocupado com a situação.

Ele disse que por conta desses transtornos foi obrigado a voltar ao que era no passado, quando a administração da Rodoviária tinha todo o controle dos ônibus que entravam e saiam. “Por isso vamos colocar correntes nos dois lados por onde os ônibus saem e entram na platarforma de embarque e desembarque. Queremos evitar que novos problemas ocorram e proteger as pessoas de acidentes quando atravessarem a rua do estacionamento com suas bagagens para a plataforma de embarque. A colocação da corrente é a ferramenta que dispomos para evitar a circulação na área, de veículos que não sejam ônibus, obedecendo tão somente ao que determina a ANTT” – pontuou Tribuzana.