Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Semana da Imprensa aborda o tema "Suicídio"

O evento contou com o apoio da ACP

17/09/2018 13:24

A programação da 56ª Semana da Imprensa de Parnaíba, teve na última sexta-feira (14), a realização de uma palestra ministrada pela comunicadora Dora Rodrigues com o tema “Suicídio” e a maneira como a mídia aborda o assunto.

O evento contou com o apoio da ACP (Associação Comercial de Parnaíba), através de seu Presidente Luiz Pessoa, que prestigiou o evento e discursou em favor da união dos profissionais de imprensa no combate ao que foge da educação social.

O presidente da ASCOMPAR (Associação dos Comunicadores Sociais de Parnaíba) Bernardo Silva, disse que os profissionais precisam seguir um padrão de jornalismo, que não fere os direitos das pessoas, e sobre o tema da palestra, Bernardo defendeu a sensibilidade e não somente a busca por acessos.

A palestrante Dora Rodrigues, destacou que as instituições mundiais de saúde, apresentaram levantamentos, que comprovaram a reincidência de casos de suicídio, quando estes, foram divulgados “jornalisticamente” de forma errada “Através de títulos, ou até mesmo, de detalhes do crime e seus motivos” exemplificou.

Dados importantes foram apresentados durante a palestra, e orientações de como evitar divulgar o assunto de forma errada também foram repassadas. “Não devemos deixar de abordar o assunto, pelo contrário, temos que ter a responsabilidade de divulgar os canais de ajuda que auxiliam a essas pessoas como o CVV (Centro de Valorização à Vida) opiniões de especialistas” explicou.

Ao final da palestra, Dora Rodrigues reproduziu a música “Daqui só se leva o amor – Jota Quest” que narra momentos em que o ser humano mesmo diante de problemas precisa encarar a vida com esperança, valorizando o que há de melhor em seu entorno. Em seguida a ACP ofereceu um coquetel aos presentes, que puderam ouvir também a apresentação da cantora parnaibana Aline Bacelar.

Fonte: ascom
Edição: Calixto Dias
Mais sobre: