• Banner boticário Malbec Magnetic
  • TV O DIA - fullbanner w3b
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Pedro II

20 de outubro de 2018

Escola homenageia professores e demais funcionários

Escola homenageia professores e demais funcionários

O evento aconteceu no pátio da própria escola

A Escola Municipal Monsenhor Lotário Weber em Pedro II prestou homenagens aos professores e funcionários daquela instituição de ensino, a homenagem se deu pela passagem do dia do professor celebrado no dia 15 de outubro e do funcionário público que se comemora no dia 28 do mesmo mês.

Núbia Galvão, uma das diretoras da escola, deu as boas vindas aos demais profissionais e disse “que aquele era um momento de gratidão e agradecimento a Deus, pois a luta é árdua, mas muito gratificante, temos momentos difíceis em sala de aula, mas temos também momentos bons que superam tudo e quando reencontramos ex-alunos e que hoje estão formados, sentimos que a missão está sendo cumprida, então vamos comemorar este momento”, disse.

O evento aconteceu no pátio da própria escola e contou com a presença do diretor pedagógico da SEMED, Joel Neves, Fransquinha Camilo, coordenadora da educação especial da SEMED, dos mestres e funcionários daquela instituição de ensino. Durante o evento foram entregues lembrancinhas para os professores e funcionários, foi exibido vídeos, mensagens e ainda foi servido um farto jantar, tudo regado ao som de uma boa música.

Núbia Galvão disse que ser professor é um orgulho. “Estamos aqui para apoiar os nossos alunos e temos sim motivos para comemorar, pois tudo o que fazemos é com amor e os bons resultados surgem, então, este momento é pra ser celebrado e vamos aproveitar para conversar, trocar idéias, contar e adquirir novas experiências, os meus parabéns a todos os professores e funcionários que trabalham nesta escola, me sinto orgulhosa em ser uma educadora”, complementa.

Joel Neves parabenizou a todos os professores e funcionários e falou da importância do professor. “Sinto saudades de estar mais próximo do aluno, de estar na sala de aula, sei que é uma missão importante ser professor, pois ser educador é ser inovação, é surgir com novas metodologias, mas jamais devemos esquecer o início de tudo”, disse Joel.

Fransquinha Camilo destacou o trabalho realizado com alunos especiais na escola. “Sei do trabalho realizado nesta escola com alunos especiais, sou professora e me intitulo sempre como professora, me dá prazer em trabalhar com pessoas que se preocupam com a educação, quero aqui parabenizar a todos os professores especialmente aqueles que trabalham e que dedicam a maior parte do seu tempo aos alunos especiais”, frisou.

Foi um momento espetacular, vivenciado com amor, alegria e comemoração entre os professores, direção e funcionários. Ficou uma linda mensagem ao professor pelo dom do conhecimento e sabedoria.





Fotos: Eudes Martins

Serra dos Matões e São João fazem a grande final do Torneio Zé do Bar

Serra dos Matões e São João fazem a grande final do Torneio Zé do Bar

A grande final acontece no sábado (27/10).

Está sendo realizado no campo Faveirão na localidade Cancão zona rural de Pedro II, um Torneio Máster e no estilo eliminatório. A competição que é uma realização do desportista Daniel Manivela iniciou com 08 equipes, 06 delas deram adeus à competição e irão acompanhar a grande final que acontece entre dois tradicionais times do futebol pedrossegundense, Serra dos Matões e São João e de acordo com a organização a grande final acontece no sábado (27/10).

Para chegar a esta final, o time do São João teve que mostrar valentia e superar o forte time do AP do Bairro Santa Fé na tarde deste sábado (20/10) por 2 a 1. Mesmo com 1 a 0 no placar o time do São João apostou no contra ataque, esperou em seu setor defensivo o seu adversário e em uma jogada rápida conseguiu marcar o segundo gol.

Os atletas do AP não estavam em uma tarde inspirada e erravam muito, mas mesmo assim pressionaram e conseguiram diminuir o placar através do jogador Cleber Coleta que acertou um belo chute e marcou o gol de honra do seu time.

Daniel Manivela, organizador do campeonato falou da expectativa da grande final. “Teremos na grande final do nosso campeonato, dois grandes times do nosso futebol, Serra dos Matões e São João. Dizer que estou feliz com a realização da competição, não é fácil organizar, mas é um aprendizado, iniciamos com 08 equipes e as duas que foram mais eficientes farão a final no sábado dia 27 de outubro e além da expectativa de um grande jogo, também aguardamos um bom público para prestigiar este jogo”, disse Daniel.

A competição que trouxe muitos talentos de volta aos campos, atletas que tem acima dos 35 anos, faz uma justa homenagem ao saudoso Zé do Bar, como era popularmente conhecido no município de Pedro II.





Fotos: Eudes Martins

19 de outubro de 2018

Município comemora resultado positivo após realizar mais um LIRA

Município comemora resultado positivo após realizar mais um LIRA

Esse já foi o quarto LIRA realizado neste ano de 2018 em Pedro II

A Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Setor de Endemias, realizou neste mês de outubro, mais um Levantamento de Índice Rápido (LIRA) do Aedes Aegypti, que tem por objetivo mapear os locais com alto índice de infestação do mosquito e alertar sobre os possíveis pontos de epidemia da doença.

Rubens Galvão coordenador e também agente de Endemias em Pedro II ressalta os índices alcançados e mediante as condicionalidades determinadas pelo Ministério da Saúde. “O Ministério da Saúde determina três categorias para classificar o índice de infestação do mosquito, até 1% o nível é satisfatório, de 1% a 3,9% a situação é de alerta, superior a 4% há risco de surto de dengue. Neste quarto levantamento realizado em Pedro II conseguimos reduzir e chegar a 0,7%, ou seja, chegamos à meta determinada pelo Ministério da saúde e estamos felizes pelo resultado”, disse o coordenador.

Com esses dados a secretária de Saúde do município de Pedro II, Tatiana Galvão, comemora e pede que a população continue colaborando. “Este resultado de 0,7% é para ser comemorado, pois esta posição é considerada como excelente, de baixo risco de infestação, porém as ações de combate à dengue continuarão e devem envolver tanto os agentes de endemias, como a própria população, que precisa se empenhar adotando sempre medidas preventivas em seu cotidiano, de forma especial nestes meses que antecedem o inverno”, alerta a secretária.

Esse já foi o quarto LIRA realizado neste ano de 2018 em Pedro II, e de acordo com dados da Secretaria de Saúde todos os domicílios foram visitados e que esse programa realiza o mapeamento dos locais com alto índice de infestação, identificando as áreas com maior proporção de focos e criadouros nos imóveis.




Fotos: Eudes Martins

Fonte: SEMCOM

Alunos do ensino fundamental doam brinquedos para crianças de creche

Alunos do ensino fundamental doam brinquedos para crianças de creche

A entrega dos brinquedos aconteceu na tarde de quarta-feira (17/10)

No mês em que é comemorado o Dia das Crianças, alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Monsenhor Lotário Weber em Pedro II, desenvolveram o Projeto “Solidariedade para o dia das Crianças”, onde os mesmos com a colaboração dos professores adquiriram brinquedos e doaram para crianças carentes que estudam na Creche Municipal Tia Alice. A entrega dos brinquedos aconteceu na tarde de quarta-feira (17/10) na sede da Creche que fica localizada no Bairro Santa Fé.

De acordo com a professora Francisca Memória, coordenadora pedagógica da Escola municipal Monsenhor Lotário Weber, a ação aconteceu a partir de uma idéia da professora de Religião, Ádina Mayra. “A ação surgiu a partir de uma idéia da professora Ádina, com a finalidade de despertar nos alunos o amor ao próximo, o projeto foi desenvolvido e aqui podemos ver a pureza das crianças ao mostrarem o amor ao próximo, essa interação entre as escolas é de fato um aprendizado para eles”, disse Memória.

A idealizadora do projeto, professora Ádina Mayra também falou da ação. “A ação surgiu a partir da necessidade de temas geradores para se trabalhar com os alunos de Ensino Religioso e um dos temas pensados foi a Solidariedade, então planejamos visitas a duas escolas do município onde a escola escolhida foi a Creche Tia Alice. Vale ressaltar que a escolha se deu após um questionário, onde o principal pré-requisito para a escolha da escola foi a vulnerabilidade e os alunos escolheram esta creche. Como trabalho nas duas escolas conheço a realidade de ambas e este momento é muito gratificante, ficamos felizes em vermos a felicidade destas crianças”, complementa a professora.

Os próprios alunos da Escola Municipal Monsenhor Lotário Weber e alguns de seus professores fizeram a entrega dos brinquedos para as crianças. São 72 alunos de duas turmas do 9° ano do ensino fundamental que adquiriram e doaram os brinquedos para os 59 alunos da Creche Municipal Tia Alice, turno da tarde.





Fotos: Sales Neto

Fonte: SEMCOM

18 de outubro de 2018

Pedro II: Realizada a VIII Conferência dos Dir. da Criança e do Adolescente

Pedro II: Realizada a VIII Conferência dos Dir. da Criança e do Adolescente

O auditório lotado da sociedade civil organizada

A VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi aberta, na noite de quarta-feira (17), em Pedro II, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social. A programação do evento seguiu até esta quinta-feira (18) encerrada com a escolha dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual.


A Conferência é uma realização da Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.


De acordo a presidente do CMDCA, Jaqueline Castro, o objetivo da conferência é mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos – SGD, sejam crianças, adolescentes e a sociedade em geral, para a construção de propostas voltadas para a proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas. “Dessa forma estamos fortalecendo estratégias e ações de enfrentamento às violências e considerando as diversidades existentes”, afirma.


Elissiane Uchôa, secretária municipal de Assistência Social de Pedro II, destacou o desafio de realizar a conferência. “Sabemos da problemática da questão das drogas, da violência contra a criança, a mãe e a família. Na verdade, todos que passam por isso são pessoas que sofrem de alguma forma e resta ao poder público desenvolver as políticas públicas”, ressalta a secretária.


Representando a Câmara Municipal de Pedro II, o vereador Samuel Silva também falou sobre a importância do encontro. “Conferência é exatamente para isso, para reunirmos a sociedade, representantes de órgãos competentes, bem como todas as pessoas responsáveis pela garantia de direitos das crianças e adolescentes da nossa cidade”, diz o vereador.


O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, também participou da conferência e ressaltou a importância da discussão, envolvendo poder público e entidades representativas, que irão, juntas, levar propostas de trabalho para as plenárias estadual e nacional. “Aqui estamos discutindo os sistemas que são abordados, da proteção social da criança e do adolescente, das diversidades e essa questão do enfrentamento das violências. Esse é o momento em que a sociedade pedrossegundense se reúne para debater as políticas públicas e para escolher os delegados que irão nos representar nas conferências estadual e nacional”, afirma Alvimar Martins.








Fotos: João Paulo e Edinardo Pinto

11 de outubro de 2018

Anexo da creche Vovó Inácia celebra o dia das Crianças com seus alunos

Anexo da creche Vovó Inácia celebra o dia das Crianças com seus alunos

Em Pedro II as comemorações ao dia das crianças seguem por todo o mês de outubro.

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Educação está realizando neste mês de outubro, ações em comemoração pelo Dia da Criança em todas as creches e escolas da educação Infantil do município. As ações envolvem brincadeiras, rodas de leitura e apresentações teatrais e estão acontecendo desde o início de outubro, mês que se comemora o dia das crianças.

De acordo com a secretária de Educação, Kelcylene Oliveira, a administração municipal vem garantindo uma atenção especial às crianças de todo o município, principalmente na área educacional. “As crianças merecem isso e muito mais. Não é apenas uma obrigação do poder público municipal de melhorar as condições das nossas crianças, mas também uma obrigação dos pais. Elas são o futuro do nosso país e este momento de festa, é importantíssimo para cada uma delas”, destaca a secretária, agradecendo o apoio do prefeito Alvimar Martins.

Na tarde desta quarta-feira, todas as crianças que estudam no Anexo da Creche Vovó Inácia, participaram de um momento bem especial e marcante para cada um deles, o evento contou com a participação de todos os profissionais educadores daquela escola.

Natália Costa, coordenadora da educação Infantil no município, revelou que a gestão se organiza para investir ainda mais na educação infantil. “Na primeira infância a educação tem que estar presente com mais força na vida das crianças. A nossa secretária Kelcylene e o prefeito Alvimar Martins têm nos orientado a realizar todas as melhorias possíveis para garantir uma educação de qualidade aos nossos alunos”, afirmou Natália.

Em Pedro II as comemorações ao dia das crianças seguem por todo o mês de outubro.





Fonte: SEMCOM

09 de outubro de 2018

Após reeleição Wilson Brandão agradece aos piauienses

Após reeleição Wilson Brandão agradece aos piauienses

A partir de 1° de janeiro de 2019, o deputado estadual Wilson Brandão exercerá o seu 8° mandato consecutivo.

Após ter sido reeleito deputado estadual pelo Estado do Piauí com 47.908 (quarenta e sete mil, novecentos e oito votos), o pedrossegundense Wilson Brandão (PP), fez questão de agradecer aos eleitores pelos votos conquistados nas urnas nas eleições 2018.

Confira a mensagem do deputado estadual que já vai para o seu oitavo mandato. “Terminado esse período eleitoral, quero aqui agradecer a todos os eleitores que depositaram a sua confiança, acreditaram e votaram em mim. Foram mais de 47 mil votos do povo piauiense que, de coração, me deram mais esta oportunidade de trabalhar por eles como deputado estadual do nosso estado. Quero ainda agradecer imensamente a todos por terem me recebido de braços abertos em suas casas, em seus municípios, agradeço também por cada gesto ou demonstração de apoio, pelas manifestações durante esses pouco mais de quarenta e cinco dias de campanha. Como também não posso deixar de agradecer a toda a nossa equipe de trabalho, lideranças, amigos e familiares que ao longo desses dias, foram primordiais e de uma convivência incrível. Tenham certeza de que podem contar com este amigo, irei retribuir com muito trabalho em favor do meu Piauí. Muito obrigado”, disse Wilson Brandão.

Ainda na noite de domingo (07) em sua residência na cidade de Pedro II, Wilson Brandão recebeu amigos, familiares e eleitores, na oportunidade, o mesmo também fez os seus agradecimentos. “Meus amigos, faço aqui os meus agradecimentos a todos de Pedro II por esta esplêndida votação que aqui recebi, há exemplo dos demais municípios do Estado do Piauí, essa votação aqui em Pedro II também é resultado de muito trabalho prestado a este município. E a palavra mais cabível para este momento é gratidão, gratidão a todos os mais de sete mil eleitores pedrossegundenses, por me proporcionarem mais esta oportunidade de continuar trabalhando pelo Piauí e especialmente por Pedro II, muito obrigado de coração e eu como um bom pedrossegundense, o filho da terra, por aqui sempre estarei”, finaliza.

A partir de 1° de janeiro de 2019, o deputado estadual Wilson Brandão exercerá o seu 8° mandato consecutivo.






Fotos: Edinardo Pinto

04 de outubro de 2018

Outubro Rosa: Carreta Rosa realiza exames de mamografia em Pedro II

Outubro Rosa: Carreta Rosa realiza exames de mamografia em Pedro II

A ação contemplará nestes dias, mais de 400 mulheres que tenham entre 50 a 69 anos de idade.

Através da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Pedro II, anunciou na manhã desta quarta-feira (03/10), que a Campanha Outubro Rosa no município contará com a Carreta Rosa para realização de exames de mamografias, no período de 08 a 13 de outubro. A ação contemplará nestes dias, mais de 400 mulheres que tenham entre 50 a 69 anos de idade.

A iniciativa é resultado de muito esforço da gestão municipal que busca contemplar com os exames as mulheres que estão dentro desta faixa etária. “Assim como no ano passado, teremos mais uma vez a Carreta Rosa no nosso município que oportunizará as mulheres que tenham entre 50 e 69 anos de idade de fazer este exame, contaremos com uma equipe profissional para atender essas mulheres fazendo um trabalho minucioso na busca de diagnosticar precocemente o câncer de mama”, destaca a secretária municipal de Saúde Tatiana Galvão.

O prefeito Alvimar Martins destaca a importância desta ação em favor da população feminina de baixa renda “Essa realmente é mais uma ação integrada da nossa gestão, que oportuniza as mulheres de assim detectarem de forma precoce esta doença que acomete muitas mulheres neste mundo, por isso contaremos com a unidade móvel de Saúde em nosso município. Da parte da Prefeitura não faltará apoio para que possamos cuidar cada vez melhor das nossas mulheres pedrossegundenses”, afirmou Alvimar Martins.

Uma vasta programação está prevista para conscientizar toda a sociedade em torno do câncer de mama, que é o de maior incidência nas mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). No entanto, a secretária de Saúde, Tatiana Galvão, também orienta que as mulheres primeiramente procurem as unidades de saúde do município para obterem maiores informações.




Fotos: Arquivos (Eudes Martins)

28 de setembro de 2018

Pedro II: Praça da Juventude recebe ação da Campanha Setembro Amarelo

Pedro II: Praça da Juventude recebe ação da Campanha Setembro Amarelo

Entre as ações, a ampliação da escala de plantões psicológicos e realização de evento.

A Prefeitura de Pedro II, por meio da atuação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desenvolveu, ao longo de todo o mês, a Campanha Setembro Amarelo, alusiva à prevenção ao suicídio e de valorização da vida. Entre as ações, a ampliação da escala de plantões psicológicos e realização de evento, na Praça da Juventude, com exposição de cartazes produzidos por alunos das escolas municipais, pinturas, apresentação de música e dança e atendimento em saúde.

A psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Maria Teresa Rodrigues, ressalta que a campanha deste ano teve como foco apresentar à população a importância da prevenção ao suicídio. “A campanha defendida pelo Setembro Amarelo ainda é pouco conhecida e nossas atividades foram voltadas para desmistificar a questão do suicídio, mostrando que falar sobre o assunto é uma das melhores formas de prevenir novos casos. As atividades aconteceram de modo a unir profissionais, jovens e população em geral, para debater sobre o tema”, explica.

Em relação à ação realizada na Praça da Juventude, Maria Teresa Rodrigues afirma que “o objetivo foi aproximar as atividades da população em geral, saindo do ambiente comum das escolas e unidades de saúde e levando a programação para toda a comunidade pedrossegundense e, para isso, nada melhor que uma praça”.

Também na programação do Setembro Amarelo, foi realizada capacitação, com os profissionais de Saúde e da Secretaria Municipal de Assistência Social, sobre as melhores formas de evitar, assim como de agir diante de uma situação de suicídio, e palestras nas escolas municipais. “A importância do Setembro Amarelo é desmistificar o suicídio, ressaltando que a melhor solução é conversar”, frisa Maria Teresa.






Fonte: SEMCOM

25 de setembro de 2018

Pedro II desenvolve ações de prevenção e combate a leishmaniose

Pedro II desenvolve ações de prevenção e combate a leishmaniose

Os trabalhos seguem sendo realizados de segunda a sábado.

A equipe de combate às endemias, da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Pedro II, está em campo com uma ação para prevenir e combater a leishmaniose visceral, também conhecida como calazar. Uma doença que pode acometer tanto os animais quanto os humanos.

Em busca de atender todo o município, os agentes do setor de Endemias estão agindo tanto na zona urbana como também na zona rural. Os trabalhos seguem sendo realizados de segunda a sábado, onde os agentes fazem a coleta durante um teste rápido e enviam as amostras coletadas para o laboratório. Caso seja confirmada a doença, a equipe vai até à residência e, com autorização dos donos, recolhe o animal infectado.

De acordo com Rubens Galvão, agente e coordenador de Endemias do município de Pedro II, a equipe está concentrando os trabalhos em todo o município. “Estamos atendendo a um pedido da secretária de Saúde, Tatiana Galvão e atualmente além dos outros serviços, concentramos também os nossos esforços no combate a leishmaniose visceral, o trabalho vem acontecendo nas comunidades da zona rural e na zona urbana, temos a missão de descobrir e combater a leishmaniose e manter o nosso município livre”, disse o coordenador.

A secretária de saúde, Tatiana Galvão, ressalta a necessidade e importância de contar com o apoio da população. “É importante que a população leve ao nosso conhecimento os casos suspeitos e os donos dos animais disponibilizem os cães para que a equipe colete o material para que possamos ter um controle da leishmaniose. Atualmente a leishmaniose é considerada pela Organização Mundial de Saúde, como uma das seis endemias prioritárias para controle de doenças e a nossa equipe segue na prevenção e combate”, frisa Tatiana.





Fotos: Agentes de Endemias

Pedro II: Ações do Setembro Amarelo envolvem diversos setores da sociedade

Pedro II: Ações do Setembro Amarelo envolvem diversos setores da sociedade

A ação de culminância com a população acontece nesta quarta-feira (26) às 16h na Praça da Juventude.

A Campanha do Setembro Amarelo mobiliza diversos segmentos sociais e estabelecimentos de Saúde, visando a prevenção e combate ao suicídio além da valorização permanente da vida. A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e órgãos do setor, investiram nessa ideia e transformaram-na em ações, com os plantões psicológicos, atividades nas escolas do município e na ação de culminância com a população, na próxima quarta-feira, 26 de setembro, às 16h na Praça da Juventude.

O Coordenador do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF e um dos organizadores do projeto, Jorge Carvalho, expôs em síntese o que consistiu nessa campanha de valorização da vida. “Essa Campanha na verdade foi um projeto Setembro Amarelo e uma das atividades são os plantões psicológicos que estão sendo desenvolvidos durante todo o mês na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as segundas e quartas-feiras à tarde. E o objetivo dos plantões é tanto atender as pessoas que estão em sofrimento psíquico que é uma demanda que a gente tem”, disse Jorge Carvalho.

O coordenador também explicou de como a campanha teve início até a sua culminância. “Iniciamos com a capacitação dos profissionais, veio a questão dos plantões e agora a gente está na questão de finalizar com um evento que é a mobilização na Praça da Juventude. Durante todo o mês a gente fez atividades nas escolas. Já como é um projeto a gente fez algumas ações pautando início, meio e fim”, complementou Jorge.

Sobre a avaliação das ações das equipes do NASF, CAPS, ESF e outros profissionais da SMS envolvidos, Jorge Carvalho acrescenta. “O evento que será no dia 26, é um fechamento com essas escolas, com produções que foram realizadas nas mesmas, porque a campanha Setembro Amarelo não é voltada só para a prevenção do suicídio, não é só para o público que está em sofrimento psíquico, que é esse o nosso público que a gente atendeu bastante durante os plantões, enfim, foi um contato mais próximo. Mas o objetivo também é a valorização da vida. Nossa mobilização tem o intuito de fechar e também de juntar o público adolescente, com a questão das produções criativas do público das escolas e a comunidade em geral para chamar a atenção à causa”, pontua.





Fonte: SEMCOM

24 de setembro de 2018

Município entrega kits de irrigação para agricultores familiares

Município entrega kits de irrigação para agricultores familiares

Os agricultores beneficiados com os implementos também receberão capacitação.

Com o objetivo de incentivar a vocação de trabalho das famílias que vivem no campo e ofertar condições para que possam gerar renda, a prefeitura de Pedro II está beneficiando agricultores familiares do município com a distribuição de kits de irrigação. Nessa etapa foram beneficiadas dez (10) famílias residentes nos assentamentos rurais Mato Verde e Arara.

Os kits são compostos por uma caixa d’água de 500 litros, mangueira, tubos e conexões para irrigar mais de 500 m² que serão utilizados pelas famílias beneficiadas como meios de garantir a irrigação de pequenas plantações de milho, feijão, mandioca, batata doce, verduras, cheiro verde, entre outros produzidos por estes agricultores familiares em seus terrenos.

Os agricultores beneficiados com os implementos também receberão capacitação e assistência técnica através de técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura.

Participaram da entrega dos kits de irrigação, o prefeito Alvimar Martins, o secretário municipal de administração José Neto, além de moradores dos dois assentamentos. Durante a entrega o prefeito Alvimar Martins ressaltou que os kits irão contribuir muito com a produção dos agricultores beneficiados. “Estes kits irão contribuir e fortalecer a agricultura familiar e consequentemente garantir mais qualidade de vida aos assentados que escolheram a zona rural para viver e para produzir, pois estes kits permitem que eles possam produzir mais e com melhor qualidade em um menor espaço de terra”, argumentou o prefeito.

Ainda segundo o prefeito outros agricultores familiares também serão beneficiados com esses kits de irrigação que foram conseguidos pelo Governo Municipal junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.





Fotos: Eudes Martins e JN

Fonte: SEMCOM

22 de setembro de 2018

Educação reúne professores para o último Planejamento Bimestral do ano

Educação reúne professores para o último Planejamento Bimestral do ano

Um momento estratégico de construção e socialização da aprendizagem.

Foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Pedro II, na manhã deste sábado (22) na Escola Municipal Inês Passos Galvão e na Escola Municipal Monsenhor Lotário Weber, o último Planejamento Bimestral do ano 2018 com os professores da rede municipal de Ensino. Um momento estratégico de construção e socialização da aprendizagem entre os mestres da educação do município.

O Planejamento Bimestral realizado pela SEMED tem como objetivo, trabalhar a organização, a estrutura e metodologias da gestão escolar junto aos professores e diretores para que os mesmos possam executar os planos e conteúdos de acordo com a realidade de cada escola do município e que as metas continuem sendo alcançadas.

Os professores da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental se encontraram e planejaram as suas aulas no prédio da Escola Municipal Inês Passos Galvão, já os professores dos anos finais do Ensino Fundamental, planejaram os seus conteúdos, na Escola Municipal Monsenhor Lotário Weber.

Além do plano de aulas, foi apresentado o calendário das atividades finais do ano letivo 2018, foram feitos os informes sobre o IDEB, Prova Pedro II e o planejamento para a realização dos JOPS 2018 que estão previstos para acontecer durante o mês de novembro.

Kelcylene Oliveira, secretária de Educação, destacou o momento como sendo muito proveitoso, pois é sempre uma troca de experiências. “O Planejamento Bimestral que aqui realizamos é um dos momentos mais importantes da nossa educação, pois mostra a nossa preocupação com o crescimento educacional dos nossos alunos, como também a preocupação do professor em está sempre buscando se qualificar e, além disso, tem aquela troca de experiência entre os nossos professores, foi realmente muito positivo e ainda houve a comemoração antecipada do dia do professor. Estamos no caminho certo, na direção certa e resultados positivos virão com certeza”, comenta a secretária.





Fonte: SEMCOM

Fotos: Natália Costa

Pedro II continua fortalecendo a estrutura da Atenção Básica

Pedro II continua fortalecendo a estrutura da Atenção Básica

Recentemente a secretaria também recebeu um automóvel.

A Prefeitura de Pedro II, na última quinta feira (20), contemplou a Secretaria Municipal de Saúde com mais equipamentos que serão distribuídos para as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) do município. Nos últimos meses a SMS vem recebendo uma atenção especial por parte da gestão municipal e assim, sendo contemplada com diversos equipamentos e material permanente de acordo coma as necessidades de cada ESF, que são úteis para atender as demandas.

Recentemente a secretaria recebeu um automóvel e na manhã desta quinta-feira (20), foi contemplada com ventiladores de teto, ar-condicionados, impressoras, nobreaks, entre outros produtos. Todos os equipamentos foram entregues na sede da Secretaria Municipal de Saúde e posteriormente serão distribuídos para os ESFs.

De acordo com a secretária de saúde, Tatiana Galvão, todos os equipamentos adquiridos são úteis para a qualidade nos serviços. “Poder oferecer um atendimento adequado para os nossos usuários é gratificante e todos estes equipamentos adquiridos até aqui, irão qualificar ainda mais o nosso trabalho e atendimento prestado a população. Cabe aqui o nosso agradecimento ao prefeito Alvimar Martins, por sua atenção especial para com a Saúde do nosso município, sempre ouvindo e atendendo as nossas solicitações”, ressalta a secretária.







Fotos: Eudes Martins

Fonte: SEMCOM

20 de setembro de 2018

SEMED de Pedro II realizará o último Planejamento Bimestral do ano 2018

SEMED de Pedro II realizará o último Planejamento Bimestral do ano 2018

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Pedro II realizará no dia 22 de setembro (sábado) o último Planejamento Bimestral do ano 2018.

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Pedro II realizará no dia 22 de setembro (sábado) o último Planejamento Bimestral do ano 2018. O objetivo é trabalhar a organização, a estrutura e metodologias da gestão escolar junto aos professores e diretores para que os mesmos possam executar os planos e conteúdos de acordo com a realidade de cada escola do município e que as metas continuem sendo alcançadas nestes meses finais do ano.

Os professores da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental estarão em planejamento na Escola Municipal Inês Passos Galvão, já os professores dos anos finais do Ensino Fundamental, estarão em planejamento na Escola Municipal Monsenhor Lotário Weber, os trabalhos terão início nas duas escolas a partir das 07h30min.

Durante este momento serão planejadas as atividades para o desenvolvimento dos conteúdos aplicados em sala de aula, será mostrado o calendário das atividades finais do ano letivo 2018, informes sobre o IDEB e Prova Pedro II e o que já está planejado para a realização dos JOPS 2018 que estão previstos para acontecer durante o mês de novembro.

A secretária de Educação do município de Pedro II, Kelcylene Oliveira, destaca a importância de se planejar os trabalhos da educação. “O planejamento é muito importante na ação de todos os professores e toda escola, porque é o momento de reflexão e ação, de pensarmos como vamos desempenhar o nosso trabalho levando em consideração toda a realidade da escola, onde precisamos mudar ou o que precisamos melhorar para que os nossos alunos aprendam mais e para que o nosso trabalho tenha mais significado”, comenta.

A secretária ainda acrescenta falando dos resultados positivos conquistados até aqui. “Neste ano de 2018 já colhemos bons frutos, o resultado do IDEB 2017, por exemplo nos deixa imensamente felizes, pois é o resultado de muito esforço de toda a equipe da educação de Pedro II, onde conseguimos sair da casa dos três e chegamos a 4,5, o aumento dos alunos matriculados na rede municipal de ensino é outra conquista e assim continuaremos, dando visibilidade de forma positiva a educação do município de Pedro II”, finaliza a secretária.





Fotos: Eudes Martins (arquivos)

Fonte: SEMCOM

Pedro II supera meta de vacinação contra a Pólio e Sarampo

Pedro II supera meta de vacinação contra a Pólio e Sarampo

Nessa campanha que aconteceu entre os dias 06 e 31 de agosto o município conseguiu superar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde

Enquanto o governo federal prorrogou até o último dia 14 de setembro o prazo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo por que o país não conseguiu cumprir com a meta de imunização, em Pedro II a situação é outra bem diferente. Nessa campanha que aconteceu entre os dias 06 e 31 de agosto o município conseguiu superar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e chegou aos mais de 100% de vacinação.

Devido à intensificação nos trabalhos e dedicação de todos os profissionais de imunização no município com os agentes comunitários de saúde, foram vacinados contra a Poliomielite, 116,18% e contra o Sarampo, 111,96% do público alvo formado por crianças com idade entre um ano a quatro anos, onze meses, vinte e nove dias. Os dados consolidados são do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) considera que o ideal é alcançar o índice de mais de 95% de cobertura vacinal.

Tatiana Galvão, secretária municipal de Saúde, explica o índice de cobertura vacinal acima de 100% que o município obteve. “As estratégias de vacinação adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde do município, com a divulgação intensa da campanha, a orientação aos pais sobre a importância da vacinação, a busca ativa realizada pela equipe de atenção básica, a realização do “Dia D” com atividades atrativas, garantiram a vacinação acima de 100% do público alvo de Pedro II. Além disso, no período da campanha de vacinação, as unidades receberam ainda o público considerado flutuante. Esse público é formado por visitantes e pessoas de outras cidades que acabam tomando conhecimento da disponibilidade da vacina no município. E a vacina é um direito assegurado a qualquer pessoa dentro da faixa etária preconizada na campanha, conseguimos superar a meta e com isso deixar nosso município protegido contra essas doenças, principalmente o sarampo, que está acometendo novamente o nosso território nacional”, disse a secretária.






Fonte: SEMCOM

19 de setembro de 2018

SEMAS promove oficina de capacitação para educadores em Pedro II

SEMAS promove oficina de capacitação para educadores em Pedro II

A oficina de capacitação aconteceu no auditório da SEMAS

A Prefeitura de Pedro II por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) realizou na manhã de terça-feira (18), uma oficina de capacitação direcionada ao setor da educação, cujo objetivo é de capacitar diretores, professores e vigias como sendo agentes multiplicadores para identificar e lidar com o público usuário de drogas de modo geral.


Esse projeto é articulado pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS e Coordenadoria de Combate e Prevenção às Drogas – COODROGAS. A oficina de capacitação aconteceu no auditório da SEMAS e foi ministrada pela Vision Consultoria e Assessoria que abordou as técnicas a serem usadas na identificação, as formas corretas de lidar com essas pessoas usuárias e os procedimentos a serem adotados para o tratamento e acompanhamento das mesmas.


De acordo como coordenador do COODROGAS Cleiton Melo, estes profissionais precisam receber esta capacitação. “É preciso capacitar os nossos profissionais para que os mesmos possam estar à altura de lidar com essas pessoas. E não é fácil o usuário aceitar essa ajuda, esse tratamento para desintoxicar o seu organismo. Por isso se faz necessário essa preparação, porque ultimamente a droga seja ela lícita ou não, a cada dia está recrutando mais pessoas e além delas seus familiares sofrem com essa situação que é muito complexa, porque a resposta é lenta e os índices de recuperação dessas pessoas ainda estão baixos”, disse Cleiton Melo.









Fotos: Edinardo Pinto

Fonte: SEMCOM

18 de setembro de 2018

Pedro II sedia reunião itinerante da CIR do Território dos Cocais

Pedro II sedia reunião itinerante da CIR do Território dos Cocais

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Prefeitura Municipal.

Na manhã dessa segunda-feira (17) o município de Pedro II sediou uma reunião Itinerante da Comissão Intergestora Regional (CIR) do Território dos Cocais. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura Municipal, aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), representantes da CIR, de diversos secretários municipais de saúde dos municípios participantes e demais técnicos do território.

A secretária municipal de Saúde de Pedro II, Tatiana Galvão, fez as honras da casa e recepcionou os seus colegas secretários e demais participantes do evento que teve como finalidade, discutir diversas pautas de interesse coletivo dos municípios.

A CIR é uma instância de cogestão no espaço regional com o objetivo de constituir um canal permanente e contínuo de negociação e decisão entre os gestores municipais e o estado para constituição de rede regionalizada, pactuando de forma consensual a definição das regras de gestão compartilhada do SUS.

As reuniões itinerantes têm o objetivo de aproximar e conhecer a realidade dos municípios participantes e especialmente, para dar visibilidade às ações e compromissos da entidade, estas reuniões recebem o apoio técnico do governo do Estado.

Durante o evento diversas pautas foram discutidas, entre ela; a distribuição de vagas de consultas especializadas para o território dos cocais por parte da Secretaria Municipal de Saúde de PIRIPIRI; Planejamento e distribuição de municípios que irão receber o Mamógrafo Móvel e a Demandas da Gerência de Vigilância em Saúde.






Fotos: Eudes Martins

Fonte: SEMCOM

17 de setembro de 2018

Júlio Medeiros recebe título de cidadania pedrossegundense

Júlio Medeiros recebe título de cidadania pedrossegundense

Júlio Medeiros se emocionou ao falar da relação que tem com a cidade.

Natural da cidade de Teresina (PI), o arquiteto e músico Júlio Cesar Medeiros Costa foi homenageado com o título de cidadania pedrossegundense na noite dessa sexta-feira (14/09). A solenidade de outorga aconteceu em sessão solene realizada na sede do Poder Legislativo Municipal de Pedro II, e teve como autor da propositura o vereador Evandro Nogueira (PRP).

Júlio Medeiros se emocionou ao falar da relação que tem com a cidade. “Eu sempre me senti de Pedro II e esse momento concretiza um sentimento que já existia no meu coração. O melhor de Pedro II são vocês e é uma emoção muito grande ser reconhecido como um filho dessa cidade que eu aprendi a amar”, disse Medeiros.

O vereador Evandro Nogueira, autor do Decreto Legislativo que foi aprovado por unanimidade no Legislativo Municipal, ressaltou que a honraria é a confirmação do reconhecimento do seu trabalho prestado a nossa cidade. “Esse título é a confirmação do que todos nós já sabíamos, o amor que Júlio Medeiros tem por Pedro II já o tornava filho dessa terra e hoje é apenas o reconhecimento desse fato”, discursou o parlamentar.

O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins (PP), classificou o momento como histórico para Pedro II, haja vista ser o homenageado um dos idealizadores do Festival de Inverno. “É um momento histórico para nossa cidade, pois existe uma Pedro II antes e outra depois do festival, e o Júlio Medeiros foi um dos idealizadores desse evento que proporcionou grande desenvolvimento para o nosso município”, comentou Alvimar.

Alvimar Martins também destacou a parceria do arquiteto Júlio Medeiros com o município com projetos de grandes ações e obras estruturantes. "Nossa amizade é antiga, em todas as minhas gestões sempre contei com a parceria do Júlio nas obras públicas estruturantes que projetamos e construímos em nossa cidade, entre as quais podemos destacar o Shopping do Artesão, Mirante do Gritador, Rodoviária Municipal, Portal da entrada da cidade e a Praça da Juventude”; acrescentou o prefeito.

O homenageado também vem contribuindo no campo da iniciativa privada, em parceria com o construtor pedrossegundense Paulo Robert, projetou o residencial Jardim das Flores e Condomínio Helicônia.




Fonte: SEMCOM





Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado