• show Legião Urbana
  • casa gourmet 2018
  • TV O DIA - fullbanner w3b
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Pedro II

16 de dezembro de 2018

Alunos das Academias da Saúde de Pedro II participam de confraternização

Alunos das Academias da Saúde de Pedro II participam de confraternização

A programação foi encerrada com mensagens positivas para os alunos...

A Secretaria Municipal de Saúde - SMS através das equipes das Academias da Saúde e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Pedro II realizaram durante todo o ano de 2018 aulas de dança para o público em geral, as ações aconteceram nas Praças do Cruzeiro e Monsenhor Lotário Weber.

A aplicação das aulas nas academias de saúde é uma iniciativa que objetiva incentivar a prática de atividades físicas, como também de uma alimentação saudável e adoção de hábitos saudáveis no dia a dia. A programação inclui palestras educativas, aulão de música, ginástica, alongamento, entre outros benefícios para a saúde.

As atividades são gratuitas e acontecem em duas praças que sediam os polos das Academias da Saúde de Pedro II, sendo uma no Bairro Cruzeiro e outra no Bairro Vila Kolping, todas as aulas são acompanhas por profissionais da área, entre eles o professor de dança Rafael Nascimento e da fisioterapeuta, Elóydina Mendonça.

Na tarde desse sábado (15/12) aconteceu um momento festivo na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, localizado na Vila Kolping, o encontro contou com a presença de várias pessoas que participam das aulas semanais, um momento de conhecimento, reencontros, de trocar presentes, mensagens de final de ano, apresentação de slides, vídeos de ações realizadas durante todo o ano entre os alunos e os professores.

A programação foi encerrada com mensagens positivas para os alunos, momento em que a organização ainda serviu um lanche para todas as pessoas presentes.





Fotos: Eudes Martins

14 de dezembro de 2018

SEMED adquire jogos e brinquedos para as escolas de Educação Infantil

SEMED adquire jogos e brinquedos para as escolas de Educação Infantil

Os materiais serão entregues ainda neste ano de 2018 para que em 2019 as escolas já possam inseri-los em seu planejamento.

Na manhã desta sexta-feira (14/12), a Secretaria Municipal de Educação – SEMED de Pedro II recebeu uma grande quantidade de material pedagógico, em sua maioria jogos e brinquedos, para serem utilizados nas escolas de Educação Infantil da zona rural e urbana do município.

Os materiais são oriundos do Programa Brasil Carinhoso que consiste na transferência de recursos financeiros para custear despesas com manutenção e desenvolvimento da educação infantil, principalmente no que se refere ao acesso e permanência dessas crianças na escola.

A Secretária Municipal de Educação, professora Kelcylene de Oliveira, destaca que a SEMED priorizou a aquisição de jogos e brinquedos tendo em vista a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. “A BNCC define o BRINCAR como um dos seis direitos de aprendizagem para as crianças de 0 a 5 anos de idade e a partir de 2019 a BNCC já deverá estar implantada no currículo das escolas”, disse a secretária.

Para a coordenadora da Educação Infantil da SEMED, professora Natália Costa essa aquisição é de grande importância. “Essa aquisição da secretaria é de grande importância para o dia a dia nas salas de aula, já que a BNCC orienta que toda prática para crianças com até 5 anos, precisa ter a interação e a brincadeira como eixos norteadores do processo de aprendizagem”, diz.

Os materiais serão entregues ainda neste ano de 2018 para que em 2019 as escolas já possam inseri-los em seu planejamento.






Fotos: Eudes Martins

Fonte: SEMCOM

13 de dezembro de 2018

Em Pedro II CAPS I realiza confraternização de final de ano

Em Pedro II CAPS I realiza confraternização de final de ano

O evento aconteceu na sede do CAPS I e foi uma manhã de muita diversão para os pacientes.

Na manha de quinta-feira (13/12) a equipe do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS I de Pedro II, com o apoio da Secretaria de Saúde e da Prefeitura Municipal, realizou uma confraternização de natal para os pacientes do Grupo Intensivo e familiares que são acompanhados pelo CAPS I, o evento foi prestigiado pelos pacientes, familiares e profissionais de saúde que exercem os seus trabalhos naquele centro.

A atividade além de ser uma confraternização também teve como objetivo mostrar para os usuários dos serviços e familiares a importância da reinserção social, utilizando o lazer para auxiliar no exercício dos direitos civis.

O evento aconteceu na sede do CAPS I e foi uma manhã de muita diversão para os pacientes. Durante a festa de natal também houve a distribuição de presentes, celebração da palavra com o grupo de Oração Mãe de Deus e Renovação Carismática da Paróquia São José Operário.

O momento também foi de muita reflexão entre todos os participantes, na oportunidade ainda foi servido um farto lanche. A Coordenadora do CAPS I, Bruna Galvão, destacou o momento como sendo essencial para os pacientes. "Quero aproveitar para parabenizar aos funcionários, aos meus companheiros/as pela dedicação e carinho que têm pelos pacientes, pelo esforço para que esse momento acontecesse. Todos que participaram da festa de natal no CAPS I, percebeu a importância desse momento para todos os pacientes. É emocionante ver essa integração", disse Bruna.







Fotos: Bruna Galvão

12 de dezembro de 2018

Obra de esgoto em Pedro II entra em fase de conclusão

Obra de esgoto em Pedro II entra em fase de conclusão

Etapa de implantação de rede coletora de esgoto já foi concluída.

A primeira etapa da obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário de Pedro II já está 95% concluída. O valor total do investimento é de R$ 5,1 milhões, com recursos da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Governo do Piauí e da própria Agespisa. O sistema vai começar a funcionar em fevereiro do próximo ano.

Foram implantados 4.403 metros de rede coletora de esgoto, com 426 ligações domiciliares. A empresa construiu ainda uma estação de tratamento com capacidade para tratar 40 litros por segundo e uma estação elevatória de esgoto. Quatro bairros estão sendo beneficiados: Santa Fé, Saborá, Campestre e parte do Centro.

Nesta etapa final da obra, a Agespisa vai instalar as bombas da estação elevatória, além de quadros de comando e equipamentos elétricos. A previsão é de que os serviços sejam concluídos até o final deste ano. “Em janeiro de 2019, a Agespisa vai iniciar a fase de testes do sistema e o treinamento das equipes responsáveis pela operação”, informa o diretor de Obras e Técnica, Carlos Augusto Oliveira. O funcionamento do sistema está previsto para o mês de fevereiro.

“Com essa primeira etapa quase finalizada, iniciamos a cobertura de esgotamento sanitário em Pedro II e garantimos mais qualidade de vida para a população”, destaca o presidente da Agespisa, Genival Sales.




Texto: Afonso Rodrigues

11 de dezembro de 2018

SMS de Pedro II promove ações sobre o Dezembro Vermelho

SMS de Pedro II promove ações sobre o Dezembro Vermelho

Os testes rápidos seguem sendo realizados

A Prefeitura de Pedro II por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), neste mês de dezembro adere à Campanha do ‘Dezembro Vermelho’, que é o mês 'D' de luta e combate a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), HIV, Sífilis e Hepatite B e C. O objetivo desta ação é reforçar e despertar na população, a importância de se fazer a prevenção durante as relações sexuais o que evita as DSTs.

Para isso, foi traçado um cronograma com uma série de atividades que estão acontecendo nos Postos de Saúde do município e seguem por todo o mês de dezembro, visando conscientizar a todos os usuários destes postos, sobre a importância do uso consciente do preservativo, o acesso às informações a respeito de como se dá a transmissão do vírus HIV/AIDS, Sífilis e Hepatite B e C.

As ações acontecem através de palestras, roda de conversa, oferta do teste rápido, distribuição de preservativos, panfletagem e orientações sobre a importância do tratamento das pessoas diagnosticadas com o vírus e também mostrar os avanços desses 30 anos da luta mundial contra a AIDS.

Os testes rápidos seguem sendo realizados com os prestadores de serviços do município, mas todas as terças e quartas-feiras as ações estão sendo realizadas para toda a população que deseja efetuar este teste.

A secretária de Saúde do município, Tatiana Galvão, ressalta a importância das pessoas perderem o preconceito e participar das ações de prevenção que serão desenvolvidas pela rede de saúde do município até o final de dezembro durante esta campanha. “Temos todo o ano para trabalhar diversas ações e no mês de dezembro as atenções se voltam para o Dezembro Vermelho que trata sobre as DSTs. A AIDS, por exemplo, apesar de ser uma das doenças que mais mata no mundo, a partir do momento que temos a consciência sobre as formas de contágio, os cuidados a serem tomados e tratamento, as pessoas passam a se cuidar mais. Então não deixe de comparecer e participar das atividades que acontecem no Centro de Saúde Hortência Campelo e nos Postos de Saúde do município, contamos com profissionais capacitados que estão informando sobre os sintomas e a forma de contágio” disse a secretária.

Em Pedro II as ações do Dezembro Vermelho seguem até o final do mês de dezembro.





Fotos: Eudes Martins

Fonte: SEMCOM

10 de dezembro de 2018

Pedro II celebrou sua padroeira de 28 de novembro a 08 de dezembro

Pedro II celebrou sua padroeira de 28 de novembro a 08 de dezembro

A partir de fins de novembro, a Igreja Católica se prepara, se organiza e se exprime junto ao enorme público de fieis.

O município de Pedro II é uma cidade de um povo bastante religioso e rezador, povo de vida simples em sua maioria que trabalha em ofícios e profissões variadíssimos: ora de trabalhos manuais, braçais, às vezes cansativos, que exigem vigor e atenção, ora de profissões que exigem a lida direta com público, notadamente feirantes, comerciantes e empreendedores, que com seus serviços habituais e práticos ajudam a movimentar a roda da economia local, além daqueles que também se empregam em profissões mais técnicas, tecnológicas ou liberais em geral, com concentração e esmero, que todas exigem compromisso, dedicação e zelo constantes. São pessoas diferentes, de diversos matizes culturais, diversificadas origens e costumes sociais, porém, todas com muito empenho e apuro nos seus modos de ser e fazer as coisas fruto do seu labor acontecerem.

A partir de fins de novembro, a Igreja Católica se prepara, se organiza e se exprime junto ao enorme público de fieis, devotos, missionários, pagadores de promessas, clérigos e leigos: são os Festejos da nossa mãe e padroeira, Nossa Senhora da Conceição, que arregimentam essa volumosa massa de público cristão, o qual vem todos os anos professar sua fé, sua manifestação de amor incondicional a Deus e à Nossa Senhora.

Festa da Imaculada conceição, tempo de rezar, confirmar o amor ao próximo, comer, beber, trabalhar, fazer o bem aos auspícios divinos e demonstrar o que é ser de Cristo; no Santuário, nas igrejas e capelas de bairro, Pedro II se torna local de orações, rezas fortes e fervorosas, procissões, carreatas, missas e sermões: não só dos padres, mas também dos pais e das mães em razão dos filhos e filhas, dos irmãos e irmãs em Cristo, entre si mesmos e até das lideranças religiosas de cada bairro ou comunidade e que compõem essa comunidade religiosa maior da paróquia abrangendo a todos os munícipes e ainda os visitantes e os turistas.

Por tudo isso, por todas essas características bem peculiares, Pedro II (PI), é terra de milagres e outras formas miraculosas e lendárias, que só vindo e vivendo essa experiência aqui é possível sentir. 





Fotos: Eudes Martins

Texto: João Paulo Mourão

Em Pedro II Prefeitura antecipa o pagamento do 13º salário dos servidores

Em Pedro II Prefeitura antecipa o pagamento do 13º salário dos servidores

O pagamento antecipado do 13º em Pedro II estará injetando cerca de R$ 2.000.000,00 (Dois Milhões de Reais) na economia do município neste final de ano.

A Prefeitura de Pedro II antecipa o pagamento do 13º salário dos servidores municipais efetivos. O pagamento da segunda parcela para aqueles que aniversariaram nos meses anteriores, será realizado nesta terça-feira 11 de dezembro, como também para aqueles servidores que aniversariam neste mês de dezembro, onde os mesmos estarão recebendo integralmente. O pagamento antecipado do 13º em Pedro II estará injetando cerca de R$ 2.000.000,00 (Dois Milhões de Reais) na economia do município neste final de ano.

Segundo a secretária municipal de Finanças, Eleonora Uchôa, a antecipação do pagamento do 13º salário em Pedro II atende a um pedido do prefeito Alvimar Martins e também manifesta o reconhecimento e atenção ao servidor municipal. “Estamos atendendo a um pedido do nosso prefeito Alvimar Martins, que valoriza muito os servidores municipais e a Prefeitura fez e continua fazendo esforços para reduzir despesas e preservar o equilíbrio de suas contas. A nossa prioridade no pagamento é a folha e isso é uma demonstração concreta de que as coisas estão acontecendo e estamos cumprindo com o nosso compromisso com os servidores municipais e nesta terça-feira os servidores efetivos da Saúde, Educação e Administrativo, estarão com o dinheiro em conta”, disse Eleonora Uchôa.

O prefeito Alvimar Martins destaca a importância de o dinheiro continuar circulando no município. “Até pouco tempo atrás o nosso comércio estava parado, grande parte do dinheiro do nosso município era movimentado em outras cidades, mas agora nessa nossa gestão e como foi nas outras duas anteriores, o dinheiro fica aqui no município gerando renda e oportunidades para o nosso povo. Com essa ação planejada teremos um valor considerável injetado na economia local, é um valor expressivo que irá circular em Pedro II e isso vai aquecer o comércio local”, explica o prefeito.

As transferências para as contas dos servidores foram realizadas nesta segunda-feira (10/12). 






Vereador Carlinho é eleito presidente da Câmara em Pedro II

Vereador Carlinho é eleito presidente da Câmara em Pedro II

Por oito (08) votos a cinco (05), o vereador Carlos José de Oliveira, o Carlinho (PP), foi eleito presidente.

Por oito (08) votos a cinco (05), o vereador Carlos José de Oliveira, o Carlinho (PP), foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Pedro II para o biênio 2019/2020. A eleição da Mesa Diretora do Legislativo Municipal aconteceu na última sessão ordinária do ano realizada nesta segunda-feira (10/12).

A chapa vitoriosa no pleito, formada por vereadores da bancada de apoio ao prefeito Alvimar Martins (PP), ainda elegeu para o cargo de vice-presidente o vereador Joaquim Neto (PP), Raimundo José (PP), primeiro-secretário e Fabiano Oliveira (PSDB), para segundo-secretário.

Em entrevista ao Jornal Fatos e Notícias da Rádio Matões FM, o vereador Carlinho agradeceu os votos e apoio recebidos. "Agradeço aos meus colegas vereadores pela votação e ao meu grupo político pelo apoio, em especial ao deputado Wilson Brandão e ao prefeito Alvimar Martins. O nosso objetivo como presidente será apoiar as coisas positivas para o nosso município, com a colaboração dos colegas parlamentares, da população e, se Deus quiser, avançar mais ainda aqui no nosso Legislativo", disse Carlinho.

O vereador Carlinho que já presidiu a Mesa Diretora do Legislativo Municipal no biênio 2015/2016, a partir de janeiro de 2019 exercerá o seu segundo mandato.

A chapa derrotada no pleito, articulada pela bancada de oposição ao prefeito, tinha como candidatos: Marcelo Coleta (PRB), presidente; Evandro Nogueira (PRP), vice; Chico Osmar (PR), primeiro-secretário e Lurdinha Alves (PT), segunda-secretária. A bancada de oposição contava como certos seis (06) votos, mas, após a apuração, apenas cinco foram registrados, fato que gerou climas de rumores e desconfianças dentro do grupo.



A Mesa Diretora é o órgão que administra a Câmara e conduz o processo Legislativo. Ela é eleita para um mandato de dois anos.






Fotos: Eudes Martins

Texto: Sales Neto



05 de dezembro de 2018

Mesmo em noite chuvosa, fiéis rendem graças a Nossa Senhora da Conceição

Mesmo em noite chuvosa, fiéis rendem graças a Nossa Senhora da Conceição

Devido à abençoada chuva, a celebração aconteceu na parte interna da igreja.

O início da noite de quarta-feira (05/12) em Pedro II foi de uma intensa e forte chuva, mesmo assim, centenas de fiéis participaram de mais uma noite do Festejo de Nossa Senhora da Conceição. Devido à abençoada chuva, a celebração aconteceu na parte interna da igreja que teve todos os seus espaços ocupados.

O pároco padre Paulo Sérgio, acolheu a todos com as boas vindas e anunciou o padre Antonio Brasilino como celebrante da noite, padre Paulo agradeceu a todos pela fé exposta naquele momento, pois nem mesmo a persistente chuva que caía sobre Pedro II afastou a frequência à Santa Missa, a celebração desta noite, foi concelebrada pelos padres Paulo Sérgio, Hilderlan Oliveira e pelo Frei Paulo.

As pessoas, entre paroquianos, fiéis de outras paróquias e visitantes participaram ativamente de mais uma homenagem a Imaculada Conceição padroeira de Pedro II que teve como responsáveis: Terços dos Homens, Todas as Escolas Municipais, Estaduais, Particulares, Universidades, IFPI, SEMAS, SEMED e Área Pastoral da Lagoa de São Francisco.

Em sua homilia, Padre Paulo Sérgio, lembrou que a família, o pai e a mãe tem que saber educar os filhos. “Será se como família, você pai, você mãe está sabendo educar os seus filhos? A família é uma referência para a sociedade, muitos valores que ainda carregamos, aprendemos com a nossa família, com os nossos pais e com os nossos avós, por isso temos que cultivar os princípios, uma família geradora de princípios é uma família feliz. Os filhos tem que crescer sabendo dizer muito obrigado e, por favor, saber agradecer é essencial na vida de qualquer ser humano. Então você família, não esqueça os pilares, pois os pilares são aqueles que caminham juntos, pai e mãe sendo pilares na família”, refletiu padre Paulo Sérgio.

Todas as noites a celebração da Santa Missa das 19h é transmitida pela rádio Matões FM, na frequência de 104,9 MHz e pelos aplicativos e site da emissora.





Fotos: Eudes Martins

Nossa Senhora: Fiéis acompanham e participam atentamente da celebração

Nossa Senhora: Fiéis acompanham e participam atentamente da celebração

O festejo segue até o dia 08 de dezembro.

O município de Pedro II está em festa em homenagem a sua padroeira Nossa Senhora da Conceição, este momento de celebração segue sendo muito participativo, com a praça repleta de fiéis cantando, orando e agradecendo palas graças alcançadas.

O festejo segue até o dia 08 de dezembro. A noite de terça-feira (04/12) teve como celebrante, o padre Raimundo Neto de Teresina e concelebrada pelos padres Hilderlan Oliveira e pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Paulo Sérgio.

Os responsáveis pela celebração foram os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Advogados OAB-Pedro II, Polícias Militar e Civil, Seguranças, Guarda Civil Municipal e Bairro Santa Fé. A cada noite percebe-se a presença de muitas pessoas de outras cidades prestigiando a Festa da Imaculada Conceição.

O padre Raimundo Neto durante a celebração agradeceu a Deus pela oportunidade e manifestou a sua alegria de estar em Pedro II. “Feliz por estar no meio de vocês, Pedro II é uma cidade de um povo amigo e carismático, obrigado meu Deus por estar aqui”, disse padre Neto.

A celebração foi muito participativa, padre Neto, com sua maneira de celebrar, a todo o momento interagia com as pessoas. Durante a reflexão, o celebrante pediu que a família continuasse a rezar junta. “Você meu irmão, seja capaz de amar o que Deus tem para nós, a cada dia reúna a sua família em casa e rezem, pois a família continua sendo a célula primeira da sociedade, então, todos nós temos que orar pelas famílias, por Pedro II, pelo mundo inteiro. Vamos pedir bênção para todos nós, somos formados de corpo e alma e quando realizamos uma obra a alma estar junta ao corpo”, refletiu o padre.

Com o tema “Família, Dom de Deus”, a Festa da Imaculada Conceição em Pedro II, segue até o dia 08 de dezembro.






Fotos: Eudes Martins

04 de dezembro de 2018

Celebração do dia 03 de dezembro contou a participação de 05 padres

Celebração do dia 03 de dezembro contou a participação de 05 padres

A cidade também se torna um ponto de referência para pessoas de outras cidades

A cidade de Pedro II está celebrando a sua padroeira Nossa Senhora da Conceição e desde o último dia 28 de novembro que o município recebe centenas de pessoas que vem para prestigiar a festa da Imaculada Conceição, são filhos da terra que atualmente residem em outras cidades, mas que aproveitam esta época para voltar para casa e celebrar com os demais pedrossegundenses a festa da padroeira do município.

A cidade também se torna um ponto de referência para pessoas de outras cidades do Piauí e até de outros estados, que assim como os filhos da terra, também somam, se juntando com as demais pessoas e neste período de festejo, todos se aglomeram na Praça da Matriz deixando a celebração bem mais bonita e participativa.

Além do pároco padre Paulo Sérgio, a Santa Missa da noite de segunda-feira (03/12) teve a participação dos padres Hernesto Pereira, Hilderlan Oliveira, José Deusdará, Amadeu Matias que foi o presidente da celebração e do frei Paulo Sérgio.

Durante a reflexão, o padre José Deusdará falou da importância de nós seres humanos ler a bíblia. “Nós seres humanos formamos uma família numerosa e precisamos fazer uma boa garimpada durante a leitura da bíblia para descobrirmos o quanto a bíblia fala de Maria, basta identificarmos o quanto Jesus se parece com sua mãe e toda fez que a bíblia fala de Jesus, também está falando de Maria. E nós seres humanos podemos ouvir a palavra de Deus e por em prática, dizer que quando deixamos de ler a bíblia estamos virando as costas para Jesus, pois o caminho tem que ser o caminho de volta, de volta para a bíblia, de volta para Jesus. Deus amou tanto o mundo que nos deu o seu único filho e agora você vira as costas para ele”, refletiu o padre Deusdará.

Com o tema “Família, Dom de Deus” a festa da Imaculada Conceição segue até o dia 08 de dezembro em Pedro II.






Fotos: Eudes Martins

03 de dezembro de 2018

Praça cheia com devotos de Nossa Senhora para acompanhar a celebração

Praça cheia com devotos de Nossa Senhora para acompanhar a celebração

A celebração mais uma vez reuniu milhares de devotos.

O tradicional festejo de Nossa Senhora da Conceição em Pedro II segue com muita fé e devoção. A celebração da noite de domingo (02/12) foi com praça cheia em honra a Imaculada Conceição, o celebrante da noite foi o Frei, Paulo Sérgio, da Área Pastoral da cidade de Lagoa de São Francisco e concelebrada pelo pároco, padre Paulo Sérgio.

A celebração mais uma vez reuniu milhares de devotos, que fizeram da Praça da Matriz, um verdadeiro Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Neste ano, a festa da Imaculada Conceição em Pedro II discute a seguinte temática, “Família, Dom de Deus”, e a cada celebração os celebrantes fazem profundas reflexões sobre o amor e a família.

Durante a sua homilia, frei Paulo Sérgio, orientou que as pessoas devem ter cuidado com os vícios que aparecem de todas as formas. “Jesus pede para que não tenhamos nenhum vício que nos coloque em embriaguez, Jesus quer que cada um de nós procure o Pai Eterno, o nosso salvador, temos que ter Deus em nossos corações, a nossa verdadeira companhia, jamais devemos nos colocar distante dele, devemos pedir dias melhores ao nosso Deus, temos que pedir a sabedoria que vem dele, saibam que Deus nos ajuda a recuperar o verdadeiro valor da família, não queira embriaguez na sua vida, queira a presença de Deus e coloque a sua família no coração de Nossa Senhora da Conceição”, orientou e refletiu Frei Paulo Sérgio.

Durante a celebração os devotos expressaram a grande devoção que os mesmos têm por Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Pedro II.





Fotos: Eudes Martins

02 de dezembro de 2018

Imaculada Conceição: O amor foi destaque na celebração desse sábado

Imaculada Conceição: O amor foi destaque na celebração desse sábado

A noite de sábado (01/12) da festa da Imaculada Conceição foi muito participativa

A noite de sábado (01/12) da festa da Imaculada Conceição foi muito participativa, com a Praça da Matriz repleta de fiéis para acompanhar a mais uma celebração da Santa Missa da padroeira de Pedro II. O padre Paulo Sérgio, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, iniciou a celebração dando as boas vindas a todas as pessoas presentes, a todos que também escutam a celebração pelo rádio e ainda anunciou que o padre pedrossegundense, Luis Gomes, seria o celebrante da noite.

Ao assumir a celebração, padre Luis Gomes, agradeceu a Deus pela oportunidade de voltar a celebrar em sua terra natal, por reencontrar grandes amigos e por estar perto de familiares, onde na oportunidade destacou o tema trabalhado neste ano de 2018, durante o festejo da Imaculada Conceição, “Família Dom de Deus”.

Durante a homília, padre Luis Gomes, refletiu sobre a temática do festejo destacando o amor. “Quem não ama não sabe o sabor da vida, na família onde o amor é vivido os filhos são diferentes, então devemos cuidar e amar muito a nossa família, o dia que você não ama é um dia perdido. Na família tem que ter amor de sobra, o amor tem que suportar o outro, aturar tudo, por isso, nunca desista do amor, pois quem tem amor é muito corajoso, não desiste de nada, pois o amor é Deus e Deus é perfeição”, refletiu Luis Gomes.

Após a celebração, houve o movimento social na Praça da Matriz com vendas nas barracas, leilão e muita música ao vivo com a banda católica, Presença Sertaneja de Brasília, que colocou muitos casais para dançarem. A festa da Imaculada Conceição segue sendo bastante prestigiada, vivenciada com muita fé e oração.





Fotos: Eudes Martins

30 de novembro de 2018

Mesmo com clima de chuva e frio fiéis participam da Santa Missa em Pedro II

Mesmo com clima de chuva e frio fiéis participam da Santa Missa em Pedro II

chuva fina e a temperatura baixa não desanimaram os fiéis que mesmo assim saíram das suas casas e foram até a Praça da Matriz

O final do dia de sexta-feira (30/11) em Pedro II foi de muita chuva, já passava das 18h quando o clima chuvoso foi dando uma trégua, mas mesmo assim ficou aquele clima que os pedrossegundenses já conhecem muito bem, frio. A chuva fina e a temperatura baixa não desanimaram os fiéis que mesmo assim saíram das suas casas e foram até a Praça da Matriz acompanhar mais uma celebração, pela ocasião do Festejo de Nossa Senhora da Conceição.

O pároco padre Paulo Sérgio, iniciou a celebração dando as boas vindas e agradecendo a todos pela presença, na oportunidade, em tom de brincadeira, o mesmo disse que não precisava preocupação, pois não iria chover forte durante a celebração. Logo em seguida, o padre Paulo Sérgio anunciou como celebrante da noite, o padre Tarcísio Júnior, da Paróquia de São Francisco da Chagas, do município de Morro do Chapéu.

O clima de fé tomou conta da festa da padroeira de Pedro II na Praça da matriz, muitas pessoas usando guarda-chuva acompanhavam atentamente a Santa Missa. Em sua reflexão, o padre Tarcísio afirmou que todos nós somos chamados para sermos santos. “Todos nós somos chamados para sermos santos, pois existe a necessidade da vida cristã no mundo atual e a santidade é o que há de mais belo na igreja. Irmãos, o amor deve ser colocado sempre em todas as nossas atividades, devemos fazer tudo com amor, é isso que Deus quer de todos nós, o amor”, disse.

Padre Tarcísio também destacou a importância do casal ser exemplo dentro de casa para seus filhos. “Todos os casais devem ser exemplos, principalmente para seus filhos, o casal deve amar-se um ao outro, perdoar sempre e daí surgirá um comportamento exemplar dentro do lar e em família”, finaliza.

No encerramento, após os agradecimentos do padre Paulo Sérgio, o celebrante da noite, padre Tarcísio Júnior, encerrou a celebração pedindo que cada pessoa que ali estava que procurasse conhecer a Pastoral Familiar da sua paróquia. A festa da Imaculada Conceição segue até o dia 08 de dezembro e o celebrante deste sábado (01/12) será o padre pedrossegundense, Luis Gomes.







Fotos: Eudes Martins

29 de novembro de 2018

Padre Tony Batista celebra em Pedro II

Padre Tony Batista celebra em Pedro II

O padre proporcionou aos pedrossegundenses e visitantes durante a celebração, vários momentos de reflexão na Praça da Matriz.

Pela ocasião do Festejo de Nossa Senhora da Conceição que teve início no dia 28 de novembro e segue até o dia 08 de dezembro, o padre Tony Batista da arquidiocese de Teresina, celebrou pela primeira vez em Pedro II, durante a festa da Imaculada Conceição, padroeira do município. Padre Paulo Sérgio, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, deu as boas vindas a todas e anunciou como celebrante da noite, o padre Tony Batista.

Tony Batista iniciou a celebração compartilhando a todos que estava contente e feliz em estar em Pedro II, em poder celebrar o centro da eucaristia com todos os seus irmãos. A celebração seguiu sendo um momento de amor, paz, humanização e solidariedade entre todos os participantes. O padre proporcionou aos pedrossegundenses e visitantes durante a celebração, vários momentos de reflexão na Praça da Matriz.

Durante a sua homília, o celebrante destacou o tema trabalhado nesta edição do Festejo da Imaculada Conceição, “Família, Dom de Deus” por diversas vezes. “Deus quer a família, Deus ama a família, assim como Ele criou todas as coisas, Deus também planejou e criou a família”, afirmou o celebrante.

Tony Batista ainda disse que a família é a instituição mais bombardeada atualmente. “A instituição família, é a mais bombardeada nos dias atuais, mas nós, realmente queremos a família? Pedrossegundense, como vai a sua família? Precisamos amar a nossa família, defender a nossa família com os valores cristãos. A família que tem Deus em seu meio supera qualquer dificuldade, as crises aparecem, mas a família continua lá, só o amor salva a família, porque o amor é Deus, então salve a sua família”, refletiu, argumentou e recomendou o celebrante.

A celebração desta noite de quinta-feira (29/11) foi concelebrada pelo padre Hilderlan, durante a celebração ainda teve a participação da banda Presença Sertaneja de Brasília. Como sempre, após a Santa Missa acontece o movimento social nas barracas e leilão.





Fotos: Eudes Martins

“Família, Dom de Deus”, Festejo da Imaculada Conceição em Pedro II

“Família, Dom de Deus”, Festejo da Imaculada Conceição em Pedro II

Desde as 17h uma multidão se concentrava na Rua Tertuliano Filho com a Rua Sotero Nogueira Lima

Iniciou-se com uma grande procissão na tarde e noite dessa quarta-feira (28/11), o festejo da Imaculada Conceição em Pedro II. Desde as 17h uma multidão se concentrava na Rua Tertuliano Filho com a Rua Sotero Nogueira Lima na expectativa do início da caminhada, para assim, iniciar-se oficialmente o Festejo de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Pedro II.

O relógio marcava 18h e a partir desse momento o pároco Padre Paulo Sérgio, fazia a abertura da celebração, as ruas e avenida por onde passou a procissão ficaram completamente lotadas de fiéis e devotos de Nossa Senhora da Conceição, cada participante com sua vela acessa, o que deixou a caminhada bem mais iluminada e bonita.

A procissão teve início na Rua Tertuliano Filho, seguiu pelas ruas Sotero Nogueira Lima e Lauro Cordeiro, continuou pela Avenida Coronel Cordeiro, entrando novamente na Rua Tertuliano Filho com chegada à Praça da Matriz, onde continuou a celebração.

Após todos se acomodarem no Santuário de Nossa Senhora da Conceição (Praça da Matriz), o padre Paulo Sérgio, seguiu dando as boas vindas e passou a celebração para o Padre Raimundo José que foi concelebrada pelos padres Ronaldo e Hilderlan.

Nesta edição, o festejo traz como tema, “Família, Dom de Deus” e durante a sua reflexão, o padre Ronaldo, foi direto no alicerce da humanidade, a família, pediu que cada um que lá estava na celebração e a cada ouvinte que acompanhava pelo rádio ou pela internet, que pudesse transformar a sua família em uma igreja doméstica, dando novos rumos a humanidade e mostrar que a família é capaz de mudar esta realidade.

No encerramento da celebração, o pároco padre Paulo Sérgio, agradeceu a cada pessoa que participou da abertura do Festejo de Nossa Senhora da Conceição, como também agradeceu aos padres que estiveram celebrando e fez o convite a todos, pedindo que cada pessoa volte e traga mais uma pessoa para a Praça da Matriz e participe de toda a festa da imaculada Conceição em Pedro II.






Fotos: Eudes Martins e Neto Santos.

Escola COESP realizou o primeiro festival de Música e Teatro

Escola COESP realizou o primeiro festival de Música e Teatro

O festival da COESP foi bastante prestigiado pelas famílias dos alunos e convidados.

Em Pedro II a escola COESP – Cooperativa Educacional e Social de Pedro II vem ao longo dos anos, investindo em iniciativas que estimulam os alunos a consumirem arte dentro da escola. Um desses eventos foi realizado no último final de semana, sendo o primeiro Festival de Música e Teatro da COESP, promovendo ainda mais a cultura dentro da escola.


O festival de Música e Teatro da COESP tem como objetivo mais profundo, a união e a formação de grupos artísticos na escola. “Além de ampliar o conhecimento dos alunos, o foco principal de um projeto como o festival de Música e Teatro na escola, é incentivar a formação de grupos artísticos entre nossos alunos, ou seja, estimulando as produções estudantis na escola e a descoberta de grandes talentos”, comenta Gláucia Nayane, diretora da escola.

O evento envolveu todos os alunos, professores, direção da escola e pais de alunos, a culminância aconteceu na noite de domingo com diversas apresentações com música com a banda Blue Dozz, dramatizações com peças teatrais, entre elas, “O Santo e a Porca”, uma comédia escrita pelo paraibano, Ariano Suassuna, em 1957, abordando o tema da avareza.

O festival da COESP foi bastante prestigiado pelas famílias dos alunos e convidados, o momento foi encerrado em alto estilo com a apresentação da banda pedrossegundense Yvis, cantando o melhor do seu repertório.





Fotos: Eudes Martins

27 de novembro de 2018

Alunos participantes do Projeto Cabide de Leitura em Pedro II são premiados

Alunos participantes do Projeto Cabide de Leitura em Pedro II são premiados

O evento aconteceu na Praça do Cruzeiro.

A prefeitura de Pedro II através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED realizou na manhã desta segunda-feira (27/11), a premiação do projeto Cabide da Leitura 2018. O evento aconteceu na Praça do Cruzeiro, contando com a presença dos alunos, pais de alunos, professores, diretores, coordenadores, secretária municipal de Finanças, Eleonora Uchôa, secretária municipal de Cultura, Sandra Brandão e da secretária municipal de Educação, Kelcylene Oliveira, entre outras autoridades.

Durante a solenidade foram entregues medalhas de honra ao mérito aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental que participaram do projeto Cabide da Leitura. Este projeto tem como objetivo, despertar no aluno o gosto pela leitura, estimulando o potencial cognitivo e criativo dos mesmos, promovendo o desenvolvimento do vocabulário e diversificar o repertório de leituras, entre outras finalidades.

De acordo com a professora e coordenadora local do PNAIC, Gardênia Barroso, ao longo de três meses o projeto percorreu várias salas de aulas envolvendo diversos profissionais e alunos. “Durante três meses o projeto Cabide de Leitura percorreu dez salas de aulas do 3º Ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, onde participaram do projeto, 13 professores e 256 alunos. Acreditamos que através desse projeto, estimulamos nossos alunos e alunas a buscarem, nos diversos gêneros textuais, momentos divertidos, prazerosos e muito conhecimento através da leitura, levando nossos alunos, a compreenderem melhor o que estão aprendendo na escola e o que acontece no mundo em geral, mostrando a eles um horizonte totalmente novo”, disse a coordenadora.

O Projeto Cabide de Leitura é uma iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Pedro II através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).





Fotos: Eudes Martins

Fonte: SEMCOM

Prefeitura de Pedro II antecipa pagamento de salários

Prefeitura de Pedro II antecipa pagamento de salários

Os pagamentos começaram a ser realizados nesta terça-feira (27/11)

A Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Finanças, antecipou o pagamento dos salários dos servidores referente ao mês de novembro. Os pagamentos começaram a ser realizados nesta terça-feira (27), contemplando os servidores efetivos lotados nas secretarias de Educação e Saúde. Nas demais pastas, o pagamento será feito a partir do dia 30.

A secretária de Planejamento e Finanças, Eleonora Uchôa, destaca que a antecipação dos salários acontece por conta do período dos festejos da padroeira do município, Nossa Senhora da Conceição - que acontece entre 28 de novembro e 08 de dezembro. “O prefeito Alvimar Martins determinou a antecipação dos pagamentos, para que os servidores também possam antecipar suas programações em relação aos festejos e a todo esse período festivo de final do ano. A iniciativa objetiva proporcionar mais tranquilidade aos servidores e, também, movimentar a economia do nosso município”, frisa a secretária.

De acordo com o prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, a ação é uma forma de valorizar o funcionalismo público e torna-se possível graças à organização e planejamento das finanças públicas do município, o que tem sido prioridade da atual gestão. “Desde o início da nossa gestão, o pagamento dos servidores é tratado como prioridade. Mesmo com as dificuldades, estamos com os salários em dia e, inclusive tendo a possibilidade de anteciparmos o pagamento dos servidores, ficamos muito felizes em poder honrar nossos compromissos e, assim, contribuir com o aquecimento da economia local”, destaca Alvimar Martins.




Fonte: SEMCOM

21 de novembro de 2018

SEMED: Prova Pedro II 2018.2 esta sendo aplicada para alunos de 22 escolas

SEMED: Prova Pedro II 2018.2 esta sendo aplicada para alunos de 22 escolas

A Prova Pedro II é um instrumento de avaliação externa das unidades escolares da rede municipal.

A prefeitura de Pedro II através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED realiza a Prova Pedro II 2018.2, a aplicação das provas aconteceram nos dias 20 e 21 de novembro (terça e quarta-feira) respectivamente, nos turnos manhã e tarde. Esta é a segunda vez que a SEMED realiza este teste de conhecimentos com os alunos da rede municipal de ensino, a primeira edição aconteceu no mês de junho de 2018.

A Prova Pedro II é um instrumento de avaliação externa das unidades escolares da rede municipal. A avaliação abrange de forma obrigatória todas as turmas de 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental Regular, seriadas do município e todos os alunos nelas matriculados.

Assim como na primeira edição, algumas áreas do conhecimento continuarão sendo avaliadas, sendo elas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Inglês, com a finalidade de se ter uma resposta que contemple se realmente aquilo que é pra ser repassado para os alunos, está sendo aplicado naquela série. É válido ressaltar que a disciplina de Língua Inglesa será aplicada para os alunos do 6º ao 9º Ano.

A secretária municipal de Educação, Kelcylene Oliveira, afirma que a Prova Pedro II 2018.2 está acontecendo em vinte e duas (22) escolas, tanto na zona rural como na zona urbana. “A Prova Pedro II 2018.2 acontece em vinte e duas (22) escolas da rede municipal de ensino, contemplando nove (9) escolas da zona rural e treze (13) escolas da zona urbana, sendo quase quatro mil alunos, que estão passando por esta avaliação”, disse a secretária.

O principal objetivo da Prova Pedro II é definir indicadores que irão nortear o trabalho da SEMED e avaliar como anda a qualidade da educação que está sendo oferecida para os alunos, identificando se os alunos realmente estão aprendendo aquilo que eles devem aprender a cada série.






Fotos: Eudes Martins

Fonte: SEMCOM

Prefeitura de Pedro II adquire novos veículos e equipamentos para a saúde

Prefeitura de Pedro II adquire novos veículos e equipamentos para a saúde

O intuito é oferecer as melhores condições de trabalho aos profissionais e o melhor o atendimento à população.

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu e entregou um novo veículo e equipamentos para as unidades de saúde do município. O automóvel é do modelo Fiat Toro e, entre os equipamentos, estão, mesas, materiais de escritório, aparelhos de ar-condicionado, bebedouros, armários e ventiladores. O primeiro veículo, modelo Fiat Mobi, foi entregue pela Prefeitura durante as comemorações pelo dia 7 de setembro.



De acordo com a secretária municipal de Saúde, Tatiana Galvão, as melhorias na área de saúde são prioridade da gestão pública municipal, sendo realizadas com a aplicação de investimentos próprios do município, bem como com recursos oriundos da liberação de emendas parlamentares. “Nas outras gestões, não se adquiriam equipamentos novos, apenas mandavam reformar os antigos que tinham pouca durabilidade. A nossa gestão vem dando uma cara nova a cada unidade de saúde e, hoje, a realidade é outra. O intuito é oferecer as melhores condições de trabalho aos profissionais e o melhor o atendimento à população”, pontua.


Além do veículo e dos equipamentos já entregues, já está em processo licitatório a aquisição de duas novas vans e uma ambulância para o setor de saúde. O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, observa que a reestruturação da saúde municipal está entre as ações prioritárias de sua gestão e tem colaborado para a melhoria de vida da população. “Temos buscado, continuamente, meios para oferecer a melhor qualidade e conforto à população, nos atendimentos nos postos de saúde, proporcionando, também, nesse sentido, melhor qualidade de trabalho aos profissionais da área”, pontua Alvimar. Além da entrega de novos veículos e equipamentos, as unidades de saúde estão passando por reformas.





Fonte: SEMCOM






Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado