• Curta Doar
  • Teresina 167 anos
  • Casa dos salgados
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Pedro II

21 de junho de 2019

Governo garante pontos de internet durante Festival de Inverno

Governo garante pontos de internet durante Festival de Inverno

Governo garante pontos de internet durante Festival de Inverno de Pedro II

A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) participa pelo quarto ano do Festival de Inverno de Pedro IIquechega à sua 16ª edição em 2019. O evento, realizado na cidade de Pedro II, localizada no norte do estado, terá sinal de internet livre nos principais locais do evento.

De acordo com a direção da ATI, este ano o serviço conta com um diferencial, além das três praças no município, o ponto turístico Mirante do Gritador também será contemplado com sinal de internet para uso do público que visita a cidade.

As praças que receberão conexão livre, através do projeto Piauí Conectado, serão a Praça Dep. Manoel Nogueira Lima(Bonelle), onde se apresentam as principais atrações no Palco Opala; a Praça da Matriz, Domingos Mourão Filho, onde fica o Palco Gritador,  além da Praça Dep.Milton Brandão, conhecida durante o festival como a “Praça do Jazz”. 

“Estamos trabalhando para que todos os que estiverem no Festival de Inverno de Pedro II tenham acesso à internet e possam divulgar nossa cultura e o Piauí para o mundo neste festa que tem se destacado no país e é reconhecida internacionalmente”, conta o diretor da ATI, Antônio Torres. 

O gerente de Infraestrutura e Serviços Compartilhados da ATI, Weslley Sousa, explica a dinâmica dos locais de ponto de internet. “A primeira vez que nós participamos foi em 2016, quandocolocamos três pontos de internet no evento e, desde então, todos os anos nos comprometemos em colocar essa internet de acesso público em três das principais praças. Este ano teremos um diferencial, com a instalaçãodo 4º ponto no morro do gritador a pedido da Setur, então a população vai se beneficiar também de conectividade com a internet no local”, disse.

A conexão de internet será via rádio. De acordo ainda com o gerente, serão disponibilizados dois técnicos da ATI que farão a verificação da conectividade nos quatro pontos ao longo do evento. “Além dos dois técnicos da ATI teremos mais dois técnicos da empresa que estará provendo a internet para o Estado e acompanhando nossos técnicos, a fim de detectar algum tipo de problema e solucionar esses questões, para que não falte internet em nenhum dos pontos e em nenhuma das localidades onde vai estar acontecendo o evento”, finalizou Weslley Sousa.

14 de maio de 2019

Prefeitura de Pedro II faz campanha educativa no trânsito

Prefeitura de Pedro II faz campanha educativa no trânsito

O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre segurança e educação no trânsito.

Com o objetivo de chamar atenção da população para o alto índice de acidentes e mortes no trânsito, a Prefeitura de Pedro II, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (Strans), promove, durante o mês, ações educativas e de segurança, em prol de melhorias nesse setor.

As atividades da campanha em Pedro II são acompanhadas por agentes de trânsito municipais, para garantir informação e segurança nas vias públicas, durante a revitalização da sinalização. O superintendente da Strans, Francisco Passos, explica que as atividades e medidas de segurança que vêm sendo aplicadas no município buscam reduzir os ricos de acidente e manter a população consciente do seu papel no processo de pacificação no trânsito.

“Estamos desenvolvendo ações voltadas para a melhoria do fluxo do trânsito em Pedro II. Já promovemos algumas campanhas educativas e, agora, estamos modificando a sinalização do trânsito. Foram retiradas as placas de ‘Proibido Estacionar’, que estavam na avenida principal do Centro da cidade, para que os transeuntes possam circulam com conforto pela região. Também vamos recolocar sinalização em outras vias do município", destaca.

O agente Francisco Passos informa, ainda, que, neste mês, serão realizadas palestras nas escolas de Pedro II e campanha educativa no Centro, no próximo dia 17 de maio. “Agendamos palestras nas escolas, em parceria com o IFPI, e vamos realizar uma campanha educativa para alertar a todos sobre o  risco no trânsito, a importância de usar equipamentos de segurança e respeitar a sinalização”, frisa.

Ainda de acordo com Francisco Passos, as ações são promovidas em parceria com a Associação dos Taxistas de Pedro II (ATAXI PEDRO II). "Tivemos reunião, no começo da semana, e ficou definido o nosso apoio para remarcação dos pontos de táxi em Pedro II, no Centro e na rodoviária. Então, nós vamos sinalizar esses pontos de táxi, inclusive para que a população local e os turistas identifiquem melhor esses pontos”, conclui.

Fonte: Semcom – Pedro II.

Fotos: João Paulo Mourão

16 de abril de 2019

Pedro II inicia cadastro de bandas para Festival de Inverno

Prefeitura de Pedro II inicia cadastro de bandas para Festival de Inverno

A Prefeitura Municipal de Pedro II já iniciou o cadastro de bandas e de artistas interessados em se apresentar no palco “O Gritador”, durante a 16ª edição do Festival de Inverno. O cadastramento pode ser feito até o dia 10 de maio, no prédio da secretaria de Cultura, situada à rua Tertuliano Brandão Filho, ao lado da sede da prefeitura. O atendimento acontecerá das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira. 

A 16ª edição do Festival de Inverno de Pedro II acontece entre os dias 20 e 23 de junho e é uma realização do Governo do Estado, através das Secretarias Estaduais de Cultura e de Turismo, Prefeitura de Pedro II e Sebrae.

A programação conta, além dos artistas do Palco Opala (palco principal), com apresentações em outros dois palcos, “O Gritador” e “Palco da Serra”, e atividades no Tablado "Carlos Cordeiro” e “Praça do Jazz”. As apresentações, com artistas locais e nacionais, acontecem durante todo o dia, algumas de forma simultânea, e envolvem música, dança, poesia, entre outros.

O Festival de Inverno de Pedro II também conta um Feira de Artesanato, onde os turistas poderão encontrar o melhor do artesanato feito em cestaria e trançados, tecelagem, madeira, cerâmica, bordados, rendas, além da tradicional opala da região. A feira, que acontece durante todos os dias do evento, de 8h às 22h, na Praça Domingos Mourão Filho, é uma oportunidade de aproximação dos empreendedores locais com os visitantes, contribuindo para a abertura de novos mercados para o que é produzido na região, movimentando a economia local, gerando emprego e renda durante o evento.

O cadastro das bandas também pode ser realizado de forma online e o artista deve preencher a ficha cadastral disponibilizada pela secretaria de Cultura e enviá-la devidamente preenchida para o e-mail[email protected]. Para esses artistas serão reservados espaços no Palco O Gritador, instalado na Praça Domingos Mourão Filho, também conhecida como Praça Matriz.

A ficha de inscrição pode ser acessada neste link: http://bit.ly/cadastropalcoogritador.

06 de março de 2019

Amor a 1000, Edu Safadão e César Araújo encerram Carnaval em Pedro II

Amor a 1000, Edu Safadão e César Araújo encerram Carnaval em Pedro II

O também pedrossegundense César Araújo mostrou o seu talento na festa

Após três dias de intensa folia, música e muita chuva, a banda Amor a 1000 e o cantor Edu Safadão encerraram o Carnaval 2019 de Pedro II, na noite dessa terça-feira (5), o cantor César Araújo também agitou os milhares de foliões.

De acordo com a Prefeitura, os shows, realizados na Praça Manoel Nogueira Lima (Praça da Bonelle), foram marcados pela tranquilidade, organização e presença de foliões do município e de cidades vizinhas. Um forte esquema de segurança contribuiu para a diversão de todos.

Para abrir a noite, a banda Amor a 1000 já chegou mostrando a que veio. A atração interpretou os principais sucessos de Carnaval e atendeu à expectativa do público. A última atração da Festa do Momo em Pedro II foi o cantor Edu Safadão, que interpretou uma série de hits que agitou o público, no meio do show de Edu Safadão, quem também agitou o público foi o cantor pedrossegundense, César Araújo.

O prefeito Alvimar Martins não esconde sua animação e destaca o Carnaval de Pedro II como um dos mais tradicionais da região. "Nosso Carnaval já é tradição para os pedrossegundenses e todos que nos visitam. Muitos foliões de cidades próximas, vindos da região Norte do Estado, já escolheram a cidade como principal roteiro durante as festas carnavalescas, pois a cidade oferece todo o aparato turístico e excelentes shows”, observa.




Fotos: Eudes Martins

Fonte: SEMCOM

04 de março de 2019

Animação, agitação, folia e muita chuva no Carnaval de Pedro II

Animação, agitação, folia e muita chuva no Carnaval de Pedro II

Confira detalhes das duas primeiras noites

Domingo (03/03)


Segunda noite do Carnaval de Pedro II traz mix de swing e axé

Na noite desse domingo (3), uma multidão de foliões voltou à Praça Manoel Nogueira Lima para curtir a segunda noite de carnaval. Dessa vez, a folia foi comandada por João e Forró Estilizado e Balachic da Bahia.

O show começou com João e Forró Estilizado, por volta das 22h30, com sua banda trazendo sucessos de carnavais passados. Trouxe, junto, seu carisma e simpatia ao palco da Praça da Bonelle, com o ritmo que já é sucesso entre o público pedrossegundense.

Balachic da Bahia foi a segunda a se apresentar nessa noite. Vindo com toda força da percussão e metais da música baiana, a banda apresentou repertório carnavalesco eclético em ritmo de axé music, animado e envolvente, fazendo todo o público da Praça da Bonelle vibrar de emoção.

Durante todos os dias de folia, a Prefeitura de Pedro II disponibiliza equipes de seguranças para manter a tranquilidade do local. Ao fim de cada noite, é a vez do bloco da limpeza entrar em cena para deixar tudo limpo e organizado para o dia seguinte.



Fotos: Eudes Martins



Sábado (02/03)

Amor a 1000 e Kátia Cilene marcam abertura do Carnaval 2019 de Pedro II

Nem a chuva e uma temperatura de 19º tiraram a animação dos foliões que compareceram à Praça Manoel Nogueira Lima (Praça da Bonelle), para a abertura oficial do Carnaval de Pedro II, que aconteceu na noite desse sábado (02), ao melhor estilo da “Suíça Piauiense”.

A Banda Amor a 1000 – o Amor do Brasil, de Pedro II, abriu o show, por volta das 23h, conquistando o público com canções ao estilo carnavalesco. Às 1h30, foi a vez da grande diva do forró, a voz forte e inconfundível de Kátia Cilene ecoou pela praça da folia. Animando os foliões ao melhor estilo de carnaval, numa mistura de ritmos, a cantora trouxe seus principais sucessos e interpretações de outros compositores.

Os shows tiveram a segurança reforçada, a partir do trabalho integrado da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, seguranças particulares e Superintendência Municipal de Trânsito (STRANS). A intenção foi manter a organização, com orientação e educação para o trânsito seguro durante todo o evento.

O Carnaval do município traz, neste ano, o tema “Vista-se de alegria” e é uma iniciativa da Prefeitura de Pedro II, por meio das secretarias municipais de Cultura, Comunicação e Planejamento e Finanças. “O primeiro dia já superou nossas expectativas. Estamos muito satisfeitos com a participação dos pedrossegundenses e de tantos turistas que vêm nos visitar nessa época para festejar em um dos carnavais mais tradicionais do Estado”, diz o prefeito Alvimar Martins.

Durante todos os dias de festa, o evento contará com ações da Secretaria Municipal de Saúde, com a disponibilização de pontos de apoio tanto na praça de shows quanto no hospital com o plantão durante a folia de Momo. A decoração ficou a cargo da Secretaria Municipal de Assistência Social.





Fotos: Edinardo Pinto e Marlene Rodrigues

02 de março de 2019

Reunião trata sobre o esquema de segurança para o Carnaval de Pedro II

Reunião trata sobre o esquema de segurança para o Carnaval de Pedro II

A reunião aconteceu neste sábado (02/03) nas dependências da Prefeitura Municipal.

Com o objetivo de proporcionar segurança aos foliões de Pedro II e visitantes durante a festa de carnaval em Pedro II, representantes dos principais órgãos de segurança do município participaram de uma reunião para definir o esquema de trabalho para o carnaval 2019. A reunião aconteceu neste sábado (02/03) nas dependências da Prefeitura Municipal.

Estiveram presentes representantes dos seguintes órgãos: Polícia Militar (PM), Bombeiros Civis, Conselho Tutelar, Guarda Civil Municipal (GCM), Superintendência Municipal de Trânsito – STRANS, Administração Municipal e representante dos Seguranças Particulares.

De acordo com o Tenente Edson, da polícia Militar, a reunião foi importante, pois foi apresentado todo o planejamento de trabalho para este carnaval. “Todas as ações planejadas e integradas mostrarão resultados e bem satisfatórios, então, esta reunião com todos estes representantes de órgãos de segurança e com o pessoal da Prefeitura Municipal, foi para traçar um planejamento para que o cidadão possa ter um carnaval seguro e em paz. Obviamente que aquelas pessoas que estarão no carnaval, mas cometem algum tipo de delito, com certeza serão reprimidas e responsabilizadas aos rigores da Lei. Os condutores que forem flagrados dirigindo alcoolizados ou acima do limite da velocidade permitida também serão autuados em flagrante”, disse o Tenente.

Para a secretária de Finanças, Eleonora Uchôa, esse planejamento integrado entre os órgãos de segurança e Prefeitura Municipal, é fundamental para que as ações sejam desenvolvidas de uma forma bem mais eficiente com a finalidade de reduzir o número de ocorrências de qualquer natureza durante o carnaval. “É de suma importância este planejamento, pois demonstra a preocupação com a população, com os carnavalescos e isso é fundamental, pois é nossa obrigação garantir a tranquilidade à população. Um dos nossos objetivos, é ter um carnaval bonito com tranquilidade e segurança”, disse a secretária.

Com a finalidade de atender a todas as demandas que forem surgindo, aproximadamente cinquenta (50) homens que compõem todos estes órgãos de segurança, estarão em ação durante o carnaval em Pedro II.





Fotos: Eudes Martins

Fonte: SEMCOM



01 de março de 2019

28 de fevereiro de 2019

23 de fevereiro de 2019

Vereador Carlinho convida população para 1ª Sessão Ordinária do ano

Vereador Carlinho convida população para 1ª Sessão Ordinária do ano

Esta é a segunda vez que o vereador Carlinho assume a frente dos trabalhos legislativos.

No último dia 18 de fevereiro a Câmara Municipal de Vereadores de Pedro II retomou as atividades legislativas com Sessão Solene que marcou o início do ano legislativo 2019. As sessões ordinárias recomeçam nesta segunda-feira (25/02), a partir das 17h, sendo a retomada da contagem dos prazos regimentais, que estavam paralisados desde o mês de dezembro, quando se iniciou o recesso legislativo.

O novo Presidente daquela Casa de Leis, vereador Carlos José de Oliveira Santos (Carlinho - PP), convida os pedrossegundenses para que participem da realização da primeira Sessão Ordinária do ano de 2019.

Mesmo com as transmissões das sessões pela rádio Matões FM, o vereador presidente ressalta a importância da participação da população nas sessões e audiências públicas e relata que a política participativa é um elemento fundamental para que o município possa acelerar em uma rota de desenvolvimento contínuo e abrangente. "Convido a todas as pessoas de Pedro II interessadas em acompanhar os nossos trabalhos mais de perto, que participem de todas as sessões, que possam estar contribuindo com os trabalhos dos vereadores, nos ajudando a cobrar por melhorias e que conheçam mais de perto o trabalho realizado pelos vereadores", afirma Carlinhos.

O vereador ainda ressalta a importância de se estar atento às necessidades populares, que cada parlamentar possa conhecer de perto os problemas enfrentados no dia-a-dia pela população pedrossegundense. O mesmo coloca-se à disposição de todos os munícipes para o compartilhamento de ideias, sugestões e execução de possíveis medidas que amenizem as dificuldades da população. "Reforçar aos pedrossegundenses que estamos à inteira disposição, para que nos tragam ideias e sugestões que contribuam para proporcionar melhorias ao nosso município", finaliza o presidente.

Esta é a segunda vez que o vereador Carlinho assume a frente dos trabalhos legislativos, o mesmo esteve pela primeira vez presidente da Câmara Municipal, durante o biênio 2015/2016.





Fotos: Eudes Martins (arquivos)

22 de fevereiro de 2019

Prefeitura de Pedro II atende agricultores com aradagem das propriedades

Prefeitura de Pedro II atende agricultores com aradagem das propriedades

De dezembro a fevereiro os trabalhos foram realizados em aproximadamente 50 propriedades.

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), vem intensificando o trabalho de apoio direto ao agricultor familiar pedrossegundense. De dezembro a fevereiro os equipamentos de arado contemplaram cerca de 50 propriedades, o equivalente a 50 hectares de solo preparado para o plantio, durante o período chuvoso.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu e atividades ao ar livre

O agrônomo da SEMAG, Bruno Bittencourt, explica que a preparação dos agricultores é fundamental. Inicialmente, os agricultores são cadastrados e, em seguida, é feita a avaliação se as propriedades estão aptas a receber a máquina, ou que não tenha elementos que possam comprometer o equipamento, como tocos, galhos, pedra. “O trator passa deixando o solo mais propício para o desenvolvimento das plantas e facilita o trabalho do agricultor. Além disso, reduz a quantidade de mato e de plantas daninhas que possam comprometer a função do agricultor. As propriedades a serem atendidas têm de ter um mínimo meio hectare e até dois hectares”, diz o agrônomo.

A imagem pode conter: nuvem, céu, atividades ao ar livre e natureza

Agricultores interessados em receber o apoio da Prefeitura devem se dirigir à Secretaria, preencher um cadastro com nome, CPF, dimensões da propriedade, endereço e o número da Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP). Até o momento, as comunidades beneficiadas foram Lagoa do Sucurujú, Ingazeira, Cipó, Cunha, Massapê, Olho D’Água dos Alexandrinos, Vitória, Alto Bonito, Cancão, Serra dos Matões, Centro dos Gomes, Chã do Lambedor, Assentamento Veado dos Matias, Assentamento Tapera dos Vital, São Luís de Cima, São Luís de Baixo, Goiabeira, Tucuns dos Bragas, Comunidade São Francisco e Pitombeira. 

A imagem pode conter: céu, atividades ao ar livre e natureza

As principais culturas desenvolvidas pela agricultura familiar em Pedro II são milho, feijão, mandioca, arroz e pastagem, além de legumes, como abóbora, melancia, quiabo, maxixe, entre outras.

A imagem pode conter: 1 pessoa, céu, grama, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, céu, atividades ao ar livre, natureza e água





Fonte: SEMCOM





Em Pedro II STRANS terá novo comando

Em Pedro II STRANS terá novo comando

O empresário Francisco Passos substituirá Lisandro Nascimento e assumirá o cargo no dia 1º de março.

O prefeito Alvimar Martins, confirmou na última quarta-feira (20/02), que haverá troca no comando da Superintendência Municipal de Trânsito – STRANS de Pedro II. O empresário Francisco Passos substituirá Lisandro Nascimento e assumirá o cargo no dia 1º de março.

O anúncio foi feito durante reunião com a presença do secretário municipal de Administração, José Neto, com participação dos agentes municipais de trânsito e dos agentes da GCM – Guarda Civil Municipal.

Francisco Passos aponta o diálogo e a integração com a Guarda Municipal e Polícia Miliar como estratégia para melhorar o trânsito do município. “Na vida temos que estar preparados para grandes desafios. Uma das nossas primeiras medidas será a realização de um trabalho em conjunto com o apoio da GCM, Polícia Militar, Prefeitura e da população. É através de diálogo e ações educativas que iremos fazer um trabalho que busca melhorar o trânsito de nossa cidade e que realmente seja melhor para todos”, afirma.

Para o prefeito Alvimar Martins, a nova gestão irá focar na melhoria da mobilidade urbana. “Esperamos contemplar os anseios de todos e com essa decisão iremos organizar o nosso trânsito, preservando vidas com a diminuição dos acidentes. Mas, para isso, também, contamos com a colaboração de todos”, comenta o prefeito.

A primeira medida da nova gestão da STRANS em Pedro II será a realização de ações educativas durante as festas de Carnaval.





Fotos: Eudes Martins

Fonte: SEMCOM

21 de fevereiro de 2019

Realizada solenidade de premiação da III edição da Copa Sub 21 de Pedro II

Realizada solenidade de premiação da III edição da Copa Sub 21 de Pedro II

Aconteceu na noite de quarta-feira (20/02) no Espaço de festas do Buffet Cláudia Eventos em Pedro II.

Aconteceu na noite de quarta-feira (20/02) no Espaço de festas do Buffet Cláudia Eventos em Pedro II, a solenidade de premiação do time campeão, vice-campeão, terceiro colocado e o quarto colocado da terceira (III) edição da Copa Pedro II de Futebol Sub 21 que é uma idealização e realização do vereador Samuel Silva, nesta edição a competição homenageou o saudoso Serjão, em memória e em vida o desportista Joaquim Júnior.

O evento foi bastante prestigiado, lá estiveram presentes os dirigentes de algumas agremiações, torcedores, atletas, autoridades e imprensa, que também acompanharam uma boa música na voz e violão do talentoso Leone Rodrigues, mais um pedrossegundense que vem se destacando no meio artístico.

Após a formação da mesa de honra e a execução do hino nacional, deu-se início as falas dos convidados e homenageados, em seguida, teve início à entrega das premiações e troféus para os campeões e placas para os homenageados, jogador revelação, o craque da competição entre outros. Os artilheiros Natanael e Lucas Barros também receberam uma premiação em dinheiro.

Emocionado, o organizador da Copa Pedro II de Futebol Sub 21, Samuel Silva, agradeceu a todos pela colaboração. “Foi uma competição com início, meio e fim. Agradeço a Deus pela companhia em todos os momentos, agradeço também a cada um que colaborou com o sucesso da nossa terceira Copinha, a cada time, cada atleta, aos patrocinadores, aos torcedores, a imprensa, a arbitragem, enfim, a todos e dizer que a Copa Pedro II de Futebol Sub 21 é mais que futebol, quem entende, sabe e com fé em Deus no próximo ano estaremos aqui realizando a solenidade da quarta edição”, disse Samuel Silva.

Duas seleções de atletas foram escolhidas nessa terceira edição, a primeira delas, eleita na página da Copinha pelos internautas, onde a grande maioria dos jogadores escolhidos pertence ao time do Barcelona do Felipe. A outra seleção foi escolhida pela organização, formada por jogadores de várias equipes, entre elas, a Ponte Nova, Missão, Santa Fé e Barcelona.





Fotos: Eudes Martins

Alvimar Martins anuncia reajuste salarial dos ACS e Agentes de Endemias

Alvimar Martins anuncia reajuste salarial dos ACS e Agentes de Endemias

Conforme o projeto, o valor fixado será pago de forma escalonada.

O Projeto de Lei que reajusta o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias será encaminhado ao Legislativo Municipal para ser apreciado logo a partir da primeira sessão ordinária do ano, que acontecerá na segunda-feira, dia 25.

Ao fazer o anúncio o prefeito disse que o projeto proposto pela Prefeitura está em consonância com a Lei Federal 13.708/2018 e vai na contramão do que vem acontecendo em outros municípios, que alegam não ter recursos para arcar com o reajuste salarial do seu pessoal.

“A grande maioria dos municípios está com dificuldades financeiras e não consegue fazer esse reajuste. Mas com planejamento e organização, nosso município será capaz de, assim como fizemos com o magistério, equiparar os salários dos agentes ao piso nacional estabelecido pela categoria. Mais uma vez reforçamos nosso compromisso com os nossos servidores, buscando sempre dar as melhores condições de trabalho e contribuindo para fortalecer o trabalho da Estratégia Saúde da Família, que, por sua vez, atende toda a população”, destaca o gestor.

Conforme o projeto, o valor fixado será pago de forma escalonada, passando a ser de R$ 1.250 em 2019; de R$ 1.400 em 2020; e de R$ 1.550 em 2021. A partir de 2022, o reajuste será anual.

Também neste mês o prefeito já havia enviado um outro Projeto de Lei que após aprovação dos vereadores e ser sancionado pelo chefe Executivo Municipal concede reajuste de 4,17% aos professores da rede municipal de ensino, inclusive com efeito retroativo a 1° de janeiro desse ano,  adequando assim seus vencimentos ao Piso Salarial Nacional do Magistério.





Fotos: Eudes Martins

Fonte: SEMCOM

19 de fevereiro de 2019

Sessão solene abre os trabalhos de 2019 da Câmara Municipal de Pedro II

Sessão solene abre os trabalhos de 2019 da Câmara Municipal de Pedro II

Iniciaram-se nessa segunda-feira (18/02) na Câmara Municipal de Pedro II, os trabalhos legislativos 2019.

Iniciaram-se nessa segunda-feira (18/02) na Câmara Municipal de Pedro II, os trabalhos legislativos 2019. Durante o biênio 2019/2020, aquela Casa de Leis será comanda pela sua nova Mesa Diretora, que tem como presidente, o vereador Carlinhos do Saborá. A sessão Solene de abertura dos trabalhos legislativos contou com a presença dos 13 vereadores, autoridades convidadas, imprensa e populares.

Após a formação da mesa de honra e da execução do hino Nacional, teve início às falas das lideranças presentes, entre elas, dos líderes da bancada de oposição e situação, do representante do prefeito municipal e do atual presidente daquela casa.

O líder da bancada de oposição, vereador Evandro Nogueira, durante a sua fala, afirmou que o grupo de oposição volta muito mais unido para os trabalhos em prol do município de Pedro II e que não existe racha no grupo.

O vereador Samuel Silva, agora líder da bancada de situação, reafirmou o seu compromisso em trabalhar em defesa da população do município, o mesmo também disse que o debate naquela casa, precisa está sempre acima das diferenças pessoais.

O secretário de Administração, José Neto, representou o prefeito municipal Alvimar Martins e durante a sua mensagem elencou uma série de realizações já feitas pelo município e ainda divulgou o início de outras obras.

Quem fechou a série das falas durante a sessão que marcou a abertura dos trabalhos legislativos 2019, foi o vereador presidente, Carlinhos, onde o mesmo falou das suas expectativas no que se refere aos trabalhos para este ano de 2019.





Fotos: Neto Santos

Pedro II: Aulas da Rede Municipal de Ensino já iniciaram

Pedro II: Aulas da Rede Municipal de Ensino já iniciaram

Milhares de alunos tanto da zona urbana quanto da zona rural voltaram à rotina da sala de aula.

O ano letivo de 2019 das escolas municipais em Pedro II teve início nessa segunda-feira (18/02). Milhares de alunos tanto da zona urbana quanto da zona rural voltaram à rotina da sala de aula. O início do ano letivo estava previsto para o dia 11 de fevereiro, mas precisou ser adiado devido às reformas com ampliações de alguns prédios onde se construíram salas de aulas, muros e calçadas em algumas escolas municipais.

No primeiro dia de aulas a direção de cada escola preparou um momento especial para recepcionar os seus alunos. Todas as escolas do município foram devidamente preparadas para receber os estudantes e professores.

A secretária de Educação do município de Pedro II, Maria Amélia, ressalta a importância de também se cumprir com o que estabelece a Lei no que se refere aos dias letivos. “Começamos pra valer o nosso ano letivo, será uma jornada de aprendizagem e de conquistas para a educação do nosso município, pois acreditamos no poder de transformação de cada profissional que estar em sala de aula. É importante ressaltar que cumpriremos com o que a lei estabelece no que se refere a carga horária e dias letivos do ano em todas as nossas escolas municipais”, assegura.

Mesmo com o andamento das aulas, o município segue com reformas, construções de muros e calçadas em outras escolas da rede municipal de ensino.






Fotos: Eudes Martins

Fonte: SEMCOM

15 de fevereiro de 2019

ACS e ACE recebem capacitação sobre Aedes aegypti

ACS e ACE recebem capacitação sobre Aedes aegypti

A ação beneficiou diretamente a Secretaria Municipal de Saúde – SMS Pedro II.

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí, IFPI - Pedro II, realiza, com apoio do IFMA Itapecuru-Mirim, capacitação de combate à dengue, zica e chikungunya com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) do município. A ação beneficiou diretamente a Secretaria Municipal de Saúde – SMS Pedro II, que encaminhou seus profissionais para realizar essa atualização com a ministrante, a professora e pesquisadora Liliane Barbosa Amorim, bióloga, com o projeto de Monitoramento de populações de Aedes aegypti.

De acordo com a bióloga Liliane Amorim, que desenvolve um projeto de monitoramento de populações de Aedes aegypti, a ideia é repassar o conhecimento da biologia do mosquito Aedes aegypti, comparar com os outros insetos que também são vetores, como, por exemplo, o Culex quinquefasciatus, a muriçoca, o anófeles - que transmite malária -, e também identificar quais são os métodos de controle. Segundo a profissional, a participação dos alunos dos cursos relacionados à Natureza, Saúde e Meio Ambiente do IFPI é importante para entender o papel da educação e do trabalho como multiplicadores.

“Estamos abordando o manejo integrado, que é utilizar vários métodos de controle, e promover a conscientização da população, pois, sem a participação da população, não conseguiremos diminuir a população desses insetos vetores. A ideia é juntar a educação em saúde e fazer com que a população também se sinta uma servidora do município no controle do mosquito”, explica.

O coordenador de Vigilância em Saúde do Município de Pedro II, Agnelo Barros, reforça a importância dessa cooperação entre o IFPI e o poder público através de seus agentes. “É um momento muito importante, pois está sendo repassado conhecimento consistente que ainda não tivemos acesso, o que é muito proveitoso e importante para nós de Pedro II”, pontua o coordenador.

Já no entendimento do supervisor do Controle de Endemias de Pedro II, Rubens Galvão, o resultado prático aos agentes é de fundamental importância, porque tanto o Agente de Saúde como o Agente de Endemias vão trabalhar para sensibilizar e orientar a população com conhecimento na parte científica. É uma iniciativa que irá melhorar a qualidade dos nossos serviços.






Fotos: Eudes Martins

Fonte: SEMCOM

Prefeitura de Pedro II reforma e amplia escolas municipais

Prefeitura de Pedro II reforma e amplia escolas municipais

Os serviços serão concluídos até a próxima segunda-feira (18).

As escolas municipais Monsenhor Lotário Weber, Cipriano Leite e Tomaz Café estão passando por uma ampla reforma para melhorar a infraestrutura e o conforto dos alunos. Os serviços serão concluídos até a próxima segunda-feira (18), quando terá início o ano letivo de 2019.

A obra da Escola Municipal Monsenhor Lotário Weber contempla pinturas externa e interna, implantação de forro de PVC, reparos nas portas e janelas, instalação de novos equipamentos e a construção de duas salas de aula.

A Escola Cipriano Leite já teve a obra do muro finalizada e já está sendo concluída a construção de uma calçada, garantindo mais segurança aos alunos. Os serviços estão sendo realizados com recursos próprios do município.

No colégio Tomaz Café, no Bairro Santo Antonio, as melhorias vão além da construção do muro, pois a escola também será contemplada com a construção da calçada. Vale salientar que a escola contará ainda com um amplo espaço ao redor do prédio, que também servirá para a diversão das crianças.

A secretária de Educação, Amélia dos Santos, destaca a importância da obra para a comunidade. “A gestão do prefeito Alvimar Martins, apesar das dificuldades que o município e o Brasil atravessam, tem dado uma atenção especial para a educação. A construção do muro ao redor do colégio traz mais segurança para os alunos e para os profissionais que trabalham nesta escola. É uma obra de grande importância, pois tranquiliza mais ainda as famílias dos alunos que ali estudam”, diz.

De acordo com o prefeito Alvimar Martins, a área da educação tem recebido total atenção da administração municipal e as obras são respostas às solicitações de educadores, professores e pais de alunos.  “É através da educação que se constrói a mudança, a evolução. Estamos realizando a reforma das escolas para darmos plenas condições de estudo aos nossos jovens e crianças, para que eles cresçam com a vontade de fazer a diferença e evoluir junto com o município de Pedro II”, destaca. 





Fotos: Eudes Martins

Fonte: SEMCOM

13 de fevereiro de 2019

Agentes de Saúde e Endemias receberão capacitação instrutiva

Agentes de Saúde e Endemias receberão capacitação instrutiva

Nos próximos dias 14 e 15 de fevereiro, de 8h às 12h e de 13h às 17h

O município de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Instituto Federal Piauí - Pedro II, realiza, nos meses de fevereiro e março, capacitações de combate à dengue, zika e chikungunya com os Agentes Comunitários de Saúde – ACS e Agentes Comunitários de Endemias – ACE do município. Nos próximos dias 14 e 15 de fevereiro, de 8h às 12h e de 13h às 17h, acontecerá, no campus do Instituto Federal Piauí - Pedro II, a primeira capacitação com os profissionais de saúde. Eles estão divididos em dois grupos: grupo A e grupo B. As ações serão realizadas para os agentes da zona rural e zona urbana.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, através da parceria do IFPI Pedro II com o IFMA Itapecuru-Mirim, foi possível confirmar a presença da professora e pesquisadora Liliane Barbosa Amorim, com o projeto de Monitoramento de populações de Aedes aegypti. Na oportunidade será ministrada a capacitação sobre as arboviroses, o mosquito Aedes aegypti em comparação com outros mosquitos, seu ciclo de vida, além dos diferentes tipos de controle, no qual se buscará a implantação do projeto de monitoramento utilizando armadilha de oposição em massa no levantamento do índice de infestação, cujo monitoramento funciona independentemente do agente.

Com esse tipo de monitoramento é possível fazer outros trabalhos de controle, saber quais as áreas em que está surgindo o maior número de ovos do mosquito, onde surgem mais fêmeas infectadas, por exemplo, além de promover ações de educação popular em saúde.






Fotos: Meus arquivos

Fonte: SEMCOM

Implantação da Coleta do Lixo foi pauta de reunião na Palmeira dos Soares

Implantação da Coleta do Lixo foi pauta de reunião na Palmeira dos Soares

A Palmeira dos Soares e região é exemplo desse projeto.

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participou de reunião com representantes da Associação de Moradores da comunidade Palmeira dos Soares para discutir a implantação da coleta seletiva dos resíduos sólidos gerados naquela comunidade.

Durante o encontro, estiveram em pauta diversas questões ligadas à preservação do Meio Ambiente e aos cuidados com a Saúde, bem como a importância da coleta seletiva do lixo, prevenção à dengue, leishmaniose, qualidade e controle da água, entre outros. “É preocupação do prefeito Alvimar Martins a promoção de ações voltadas para a limpeza das comunidades, diminuindo a carga de resíduos no futuro aterro sanitário e evitar a criação de novos lixões, tanto na cidade como também nas grandes localidades rurais de Pedro II. A Palmeira dos Soares e região é exemplo desse projeto e é necessário que toda a população comece a ter a consciência”, explica secretário municipal de Meio Ambiente, João Batista Martins Júnior.

A ação em conjunto das secretarias de Meio Ambiente e Saúde, por meio da coordenação de Endemias, pretende envolver todas as grandes comunidades do município e conscientizar sobre a importância de acondicionar corretamente o lixo, evitar que detritos comprometam a saúde da população e prejudiquem o meio ambiente ao atingir, por exemplo, os rios e demais cursos de água.





Fotos: Facebook

Fonte: SEMCOM