• Marcas Inesquecíveis 2018 02/02
  • assinatura jornal 2018

Notícias Pedro II

23 de fevereiro de 2018

Município realizará retirada de árvores mortas da Praça Lúcio Gomes

A medida visa proteger a população, veículos e trailers do local

O município de Pedro II, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente, atendendo solicitação dos proprietários de trailers e bares localizados na Praça Lúcio Gomes (Praça da Vila Operária), realizou vistoria técnica ambiental e constatou quatro árvores mortas, já secas, cujos galhos estão se soltando, assim correndo sério risco de atingir uma pessoa por ser um local movimentado ou mesmo danificar algum patrimônio como veículos, trailers, por estarem nas proximidades das mesmas.

Conforme informações do secretário municipal de Meio Ambiente, João Batista Martins Júnior, baseado nessa visita feita in loco e a constatação da mortalidade dessas árvores, “iremos fazer um relatório e encaminhar para a Coordenação Municipal de Defesa Civil, na pessoa do seu Coordenador Marcelo Braga, para que o mesmo juntamente com a empresa responsável pela manutenção da limpeza da cidade, possam fazer a retirada dessas árvores mortas que estão causando perigo e no local vamos plantar mudas de Ipês. Essa retirada deve ser feita o mais breve possível para evitar um acidente, acredito que até segunda feira próxima (25), essa árvores mortas sejam retiradas de lá”.

“Essa mesma vistoria feita na Praça Lúcio Gomes, para a constatação da mortalidade dessas árvores, será realizada em outros espaços públicos com o mesmo objetivo, de averiguar se existem árvores mortas e que possam oferecer algum perigo à população para também serem retiradas”, finalizou o secretário João Batista Martins Júnior.






FONTE: SEMCOM PEDRO II.

FOTOS: Edinardo Pinto

Pedro II: Uma das 7 cidades piauienses que subiram no ranking do MTUR

Com a nova classificação o município poderá até ampliar o nível de investimentos

O Ministério do Turismo – MTur atualizou a categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento é importante para acompanhar o desempenho da economia do turismo e balizar políticas públicas do setor, além de orientar a captação e o repasse de verbas federais.

De acordo com a nova categorização, sete cidades do Piauí registraram crescimento pelo setor – caso de Pedro II –, seja por terem aumentado o número de empregos por meio do turismo, ampliado os estabelecimentos formais de hospedagem ou o fluxo de visitantes domésticos e internacionais. A categorização leva em conta 4(quatro) variáveis: o desempenho econômico turístico, a geração de empregos, o aumento de estabelecimentos formais no setor de hospedagem e a ampliação comprovada de fluxo turístico.

O Mapa do Turismo Brasileiro:  é o instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas setoriais e locais, nos territórios nele identificados, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Está constituído por 191 regiões turísticas, compostas por 2.175 municípios, organizados em categorias (grupos): A, B, C, D e E.

Segundo a portaria 39/2017 do MTur, somente municípios classificados entre ‘A’ e ‘D’ podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico. Já Pedro II, assim como Cajueiro da Praia e São Raimundo Nonato, que está entre as cidades classificadas como ‘C’, tem direito a pleitear um limite de até R$ 400 mil por ano, pela ampliação significativa do turismo. Portanto, é de suma importância aos envolvidos com o turismo local do município de Pedro II a participação dos estabelecimentos e empreendimentos no Cadastur – que é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico.

De acordo com a secretária municipal de Turismo de Pedro II, Rejanete Campelo, esta nova classificação vem como resultado a partir de um empenho e esforço conjunto do poder público com a participação da sociedade, após a dedicação, os eventos e os empreendimentos das pessoas e instituições que trabalham com o turismo no município e região. Existe uma procura de estabelecimentos e empresas nos setores educacional, comercial e de saúde que vêm se instalando na cidade. A cidade é rota de destino e procura para visitantes nos eventos que realiza e proporciona, com esses investimentos, a geração de empregos diretos e indiretos com a indústria do Turismo.

Nós pedrossegundenses estamos de parabéns por mais essa conquista.

O Prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, ressalta: “Nós pedrossegundenses estamos de parabéns por mais essa conquista, é motivo de muito orgulho. Seguiremos trabalhando e nos dedicando a cada dia, para alavancarmos ainda mais nossa cidade, em todos os sentidos, infraestrutura, turismo, comércio, etc.”






Fonte e Fotos: SEMCOM PEDRO II.

22 de fevereiro de 2018

Programa Laços de Amor da SEMAS continua se fortalecendo em Pedro II

São as futuras mamães assistidas pelo Programa, que confeccionam parte do enxoval.

A Prefeitura de Pedro II através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), dando continuidade ao Programa Laços de Amor, realizou na manhã desta quinta-feira (22/02), mais uma entrega de enxovais para as mães que estão no oitavo mês de gestação e que são acompanhadas pelo programa, na oportunidade, elas receberam um kit completo.

São as futuras mamães assistidas pelo Programa, que confeccionam parte do enxoval, as mesmas são orientadas pela coordenadora, Margarida Gomes. O enxoval é acompanhado por saídas de banho, kit com blusas, roupa para a saída do hospital, toalhas de banho, fraudas descartáveis, shampoos, sabonetes, colônias, kit com pente e escovinha, meias, luvinhas entre outras peças.

Este Programa é executado pela SEMAS, que fica responsável pela confecção e distribuição dos enxovais completos, além de lanches para a alimentação correta das futuras mamães, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde – SMS, através ainda do Hospital Josefina Getirana Netta, que faz todo o acompanhamento de pré-natal com consultas e exames realizados pela Dra. Ana Maria, médica Ginecologista Obstetra.

Outro ponto importante e fundamental, é que após o nascimento das crianças, as famílias continuam sendo assistidas pelos profissionais da SEMAS, por meio dos programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, Criança Feliz, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e outros.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Elissiane Uchoa, ressalta o acompanhamento destas ações: “A atual gestão realiza um acompanhamento integrado dos usuários, estamos presentes em todas as etapas da vida, desde o momento da gestação até a terceira idade. Essa assistência tem uma importância enorme para as famílias assistidas, pois recebem todo o apoio e orientação necessária para ter uma melhor qualidade de vida”, frisa a secretária.









Fonte: SEMCOM PEDRO II

Fotos: Edinardo Pinto

Saúde municipal realiza ações descentralizadas em Pedro II

ESF São Francisco vai até a Praça do Mutirão para efetuar busca ativa de pacientes

Atendendo ao anseio da população, a Prefeitura de Pedro II, através da secretaria municipal de Saúde – SMS ofertou hoje, um atendimento descentralizado no bairro Vila Kolping, mais especificamente na estrutura de apoio da Academia de Saúde da Praça do Mutirão. A equipe da Estratégia Saúde da Família – ESF São Francisco, tendo em vista os pedidos dos usuários resolveu ficar ainda mais próximo, levando seus profissionais de saúde para essa ação, visando ampliar o atendimento ao público daquela região.

A enfermeira responsável pelo ESF São Francisco, Carla Rodrigues, expõe o itinerário de atendimento dessa ação: “Hoje estamos aqui com a descentralização da equipe do ESF São Francisco para atender a população da área, pois os mesmos estavam com alguma dificuldade de deslocar-se ao posto de saúde, alguns pela distância outros por falta de meios de locomoção. Então, hoje resolvemos vir até eles, trazer consultas médicas e de enfermagem, aplicação de flúor também com nossos dentistas, para as crianças que vierem, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e também estaremos verificando o peso de cada um fazendo avaliação antropométrica. Estaremos aqui realizando os atendimentos durante todo o dia de hoje.”

A odontóloga Amanda Pinheiro apresenta o serviço que estará sendo prestado na ação hoje: “O serviço que nós estamos fazendo é a aplicação de flúor para as crianças e orientação para os idosos, no caso os que usam prótese. Nós estamos fazendo toda uma orientação de como fazer a limpeza e até quando a prótese tem validade, além de escovação supervisionada.”

Sobre a ação, a médica Raquel Arruda, também da ESF São Francisco, explica o procedimento desse atendimento descentralizado às pessoas: “Em nosso caso, a importância está na questão do posto de saúde funcionar em outra área vizinha, assim tornando-se muitas vezes dificultoso para o acesso do usuário. Principalmente em vista nosso foco de hoje, que são hipertensos e diabéticos. Como são geralmente pessoas idosas, de classe social menos favorecida, muitas vezes não possuem transporte, portanto é importante essa ação de descentralização, tanto pela questão da distância como pela melhora dessa ação multiprofissional e interpessoal com o usuário.”

A secretária de saúde Tatiana Galvão, afirma que essas ações irão ocorrer permanentemente em nosso município: “É uma orientação nossa, com total aval e apoio do prefeito Alvimar Martins, em estar levando os profissionais e equipamentos da saúde, o mais próximo possível da população. Nosso dever é facilitar a vida do usuário, e estaremos dando ênfase nessas ações de descentralização, não apenas na cidade, mas como também nas localidades rurais de Pedro II”.






Fonte: SEMCOM PEDRO II.

(Fotos: João Paulo Mourão).

Senac Piauí assina parceria com Instituto Zarinha e lança cursos em Pedro II

As matrículas serão realizadas a partir do dia 06 de março

Na manhã da última quarta-feira, 21, na biblioteca do escritório Valdeci Cavalcante Advocacia e Associados, foi realizada a assinatura do contrato de convênio entre o Senac Piauí e a Instituição Zarinha de Educação, localizada na cidade de Pedro II. O objetivo do convênio é oferecer aos pedrossegundenses e população adjacente uma formação profissional de qualidade com o padrão Senac de ensino.

Na ocasião, estiveram presentes o presidente da Fecomércio Sesc/Senac, Valdeci Cavalcante, a diretora regional do Senac Piauí, Elaine Dias, o deputado estadual, Wilson Brandão, a diretora dos programas sociais do Senac Piauí, Regina Paulino e a Sra. Ana Jaira, mantenedora do Instituto Zarinha de Educação.


Em seu dircurso, Valdeci Cavalcante discorreu sobre a importância de buscar conhecimento e de se qualificar diante de um mercado de trabalho tão competitivo, reafirmando o desejo da Instituição de atuar em todo o Estado "há muito tempo o Senac Piauí tinha o desejo de beneficiar a população pedrossegundenses através da educação profissional e consequentemente contribuir para o crescimento econômico da região", ressalta. Logo após ao breve discurso do presidente, foi realizada a assinatura do convênio e os cumprimentos.


Para Ana Jaira, mantenedora do Instituto Zarinha de Educação, Pedro II recebe o Senac de braços abertos, "a parceria veio em um ótimo momento e vai possibilitar uma formação de qualidade para a população. Dessa forma, novas oportunidades de trabalho surgirão para o mercado local", afirma. Elaine Dias, diretora regional do Senac Piauí, afirma que a educação profissional será ofertada na região com o mesmo padrão de qualidade comprovado em todas as unidades da Instutuição no Estado.


O deputado estadual Wilson Brandão, incentivador da vinda dos cursos do Senac para Pedro II, demonstrou satisfação em mais uma vez contribuir com o município. “O sentimento acaba sendo de realização por mais uma conquista para o nosso povo de Pero II. Não posso deixar de destacar a elaboração da parceria por meio dessas relevantes instituições SENAC e Instituto Zarinha de Educação, que juntas estarão oportunizando a nossa população de se qualificar ainda mais, ou seja, podendo melhorar o seu ganho com essa qualificação profissional e que irá contribuir muito com o crescimento econômico do nosso município”, destacou Wilson Brandão.


Cursos

Serão ofertados no primeiro semestre de 2018 os cursos nos segmentos de idiomas, gastronomia, informática, gestão, moda, educacional e saúde. As aulas acontecerão nas instalações do instituto localizado na rua Auto Freire, 350, bairro Cristo Rei em Pedro II.  As matrículas serão realizadas a partir do dia 06 de março em qualquer unidade do Senac Piauí ou no Instituto, em Pedro II, com as mesmas condições de pagamentos oferecidas nas demais Unidades nos municípios.





Com informações do SENAC-PI

CRAS, escolas municipais e unidades de Saúde recebem orientações da Agespisa

A medida visa fortalecer a rede de informações

A Prefeitura de Pedro II, em parceria com a Agespisa, está promovendo palestras para a população com o intuito de orientar melhor para o uso racional da água. A medida visa fortalecer a rede de informações, assim como conscientizar a todos da importância do uso adequado desse líquido tão preciso e escasso.

Nas palestras, a assistente social da Agespisa, Solange Rodrigues fala sobre o processo de adaptação da população de Pedro II, por conta desse trabalho que a empresa vem realizando na cidade, na tentativa de regularizar o sistema de abastecimento de água.

“A Agespisa em conjunto com a prefeitura de Pedro II, com o governo do Estado, secretarias de Meio Ambiente, e todos os demais órgãos envolvidos, precisam somar esforços junto com a população nesse momento e ver o que cada umpode contribuir para resolver essa problemática do desabastecimento de água. Assim como os meios de comunicação, poissão veículos que estão todos os dias entrando em contato com a população e fortalecendo essa questão ambiental. Agradecemos também ao Ministério Público, que é o defensor direto do cidadão, na busca constante desse direito que deve ser efetivado.”

Complementa ainda: “Estamos em parceria com a equipe de engenharia, de geologia, com o escritório local, a regional, na intenção de ver o que podemos contribuir. Temos folhetos educativos e explicativos nesse sentido, de como fazer para melhorar esse consumo, algumas dicas para se evitar o desperdício. Devemos economizar, verificar as instalações hidráulicas das residências, se ajudar”

O município de Pedro II e o Estado, através da Agespisa e Defesa Civil, estão investindo na perfuração de novos poços, equipando outros e a população está extremamente solidária, tanto na conscientização da utilização da água quanto na cessão de água por pessoas que possuem poços particulares.

Os CRAS, Centros de Referência da Assistência Social I e II, receberam essas palestras, assimcomo a escola estadual Prof.ª Angelina Mendes Braga. Elas continuarão durante toda a semana, por diversas escolas da rede municipal e unidades básicas de saúde.





FONTE: SEMCOM PEDRO II

FOTOS: Edinardo Pinto

Realizada capacitação em Saúde para os profissionais de Pedro II

Durante 2 dias profissionais receberam bastante qualificação em humanização

As atividades da Capacitação dos profissionais de Saúde do município de Pedro II trouxeram muitas inovações para os participantes. Foram dias de muito aprendizado,atendimento, comportamento e ambiente organizacional trabalhado.

De acordo com José Portela, psicólogo, administrador e hipnoterapeuta: “Essa capacitação foi muito importante, pois agregou administração, psicologia, um pouco de coaching, um pouco de oratória, tudo que há de atual foi disponibilizado para essa capacitação em Pedro II.” Ainda segundo ele, com profissionais de mente aberta é possível ressignificar alguns comportamentos, melhorar os atendimentos, um momento de evolução para a Saúde do município.

Para Rosângela Parga, psicóloga, essa capacitação foi de suma importância, pois foi registrado um número excelente de servidores interessados em aprender: “Conseguimos na interação com eles uma resposta bem positiva, são profissionais empenhados em realizar seu trabalho, tentamos fortalecer esse empenho, esclarecer as funções, as posições, o ambiente organizacional no qual estão inseridos de forma positiva”.

Já para o participante Clodoaldo Castro Braga, é importante atentar para esse assunto do atendimento trazido na capacitação: “Não só no trabalho, mas como também no atendimento ao público nos postos de saúde, nos hospitais e nas comunidades e todo o setor público.” Já para Edvon Roberto, esse evento foi de grande valia: “A gente trabalha diretamente com o povo, entrando em suas residências e essa capacitação vem a melhorar essa parte de se comunicar com os moradores”.

Segundo a secretária municipal de Saúde de Pedro II, Tatiana Galvão, o interesse em fazer essa capacitação em Recursos Humanos e Relações Interpessoais é o de promover aos profissionais de saúde a qualificação, o aprimoramento, para assim darem melhor atendimento aos usuários nas unidades de saúde: “Tivemos 02 (dois) dias de treinamento com nossos profissionais, médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, agentes de saúde e agentes de endemias, essa é mais uma ação que reforça a preocupação do nosso prefeito em estar qualificando e aprimorando nossos profissionais. Teremos continuidade nos treinamentos com relação a curativos, pré-natal, esterilização e biossegurança. Reforçando que isso é uma preocupação do nosso gestor, até porque sou servidora do quadro efetivo do município desde 2007 e até então nunca havia tido treinamento desse tipo com nossos profissionais e o prefeito Alvimar Martins apoiou desde o primeiro momento, abraçou a causa e sempre tem nos atendido, apesar das dificuldades, que todos sabem, principalmente financeiros e até então, estamos conseguindo o apoio total do nosso gestor”, finaliza a secretária.








Fonte: SEMCOM

Fotos: João Paulo Mourão

20 de fevereiro de 2018

Em Pedro II ex-vereadores são homenageados em Sessão Solene

A Sessão Solene teve como objetivo lembrar em vida os vereadores que já exerceram o cargo no município

O final da tarde e início da noite da segunda-feira, 19 de fevereiro, foram de lembranças e reconhecimentos na Câmara Municipal de Pedro II. A Sessão Solene que marcou o início dos Trabalhos Legislativos no município também será lembrada pelas homenagens prestadas a alguns ex-vereadores.

A Sessão Solene teve como objetivo lembrar em vida os vereadores que já exerceram o cargo no município, muitos deles já há vários anos, outros, não faz nem tantos anos assim, o certo é que cada um desses contribuiu com a sociedade pedrossegundense.

O vereador Marcelo Coleta, presidente daquela casa, falou da satisfação em homenagear aqueles que já contribuíram e ainda contribuem com a política em Pedro II. “A satisfação é imensa em homenagear os nossos ex-vereadores, agradeço a Deus por esse momento, dizer que fui instigado por uma indicação do meu colega vereador Samuel Silva pra fazer essas homenagens e hoje estou feliz pela realização”, comentou Marcelo Coleta.

Os ex-vereadores homenageados foram os seguintes: Gilberto Barroso, Carlos Braga, Dielson Brandão, Edson Honorato, Francisco de Holanda (Chico Diógenes), Chagas Galvão, Francisco de Andrade Rodrigues, Francisco de Sales Gomes, Everton Brandão, Francisco Pereira Neto, Sergino Castro, Ivonete Barros, João Orsano da Silva (Batata), José Costa, Marcos Mourão, Bráulia Barroso, Mauro Júnior, Raimundo Daltro Galvão (Mundote) e Valdir Aguiar, destes, apenas onze (11) compareceram.


A maioria dos homenageados fez o uso da palavra e todos eles agradeceram pela homenagem em vida. O ex-vereador e também ex-prefeito Carlos Braga disse em sua fala que o sentimento real naquele momento era de agradecimento. “Estou muito feliz pelo momento e o sentimento é de agradecimento, o vereador presidente, Marcelo Coleta com a iniciativa do vereador Samuel Silva, foi muito feliz pela homenagem, agradecimento é a única palavra que existe nesse momento, obrigado”, disse Carlos Braga.

O ex-prefeito João Eudes Martins, também participou da sessão solene e ao fazer uso da palavra parabenizou o vereador presidente Marcelo Coleta pela iniciativa. “Parabenizar o presidente desta casa, Marcelo Coleta pela homenagem aos ex-vereadores, precisamos de mais ações assim. Aproveito a ocasião para dizer que a violência tem como base a corrupção e essa casa deve fazer o discernimento do “TER” e trabalhar pelo nosso povo”, comentou João Eudes.

A sessão foi prestigiada por doze dos treze vereadores que compõem aquela casa de leis.





Sessão Solene marca início dos Trabalhos Legislativos de 2018 em Pedro II

Com a Câmara Municipal quase cheia por populares, doze dos treze vereadores estiveram presentes.

Sessão solene realizada no final da tarde e início da noite dessa segunda-feira, 19 de fevereiro, na Câmara Municipal de Pedro II, marcou a abertura dos Trabalhos Legislativos. A sessão foi conduzida pela Mesa Diretora da Casa de Leis com o comando do vereador presidente, Marcelo Coleta. Com a Câmara Municipal quase cheia por populares, doze dos treze vereadores estiveram presentes.

Após as boas vindas o ato seguiu com a composição da mesa de autoridades, seguida pela execução do hino nacional brasileiro, logo após, algumas autoridades fizeram o uso da palavra. O líder da situação, vereador Carlos José, o Carlinhos, destacou que torce que seja um ano positivo para os vereadores e para os pedrossegundenses. “Esperamos contribuir da melhor forma possível com a nossa população, atender os anseios do nosso povo e acredito que todos nós vereadores estamos imbuídos em trabalhar pelos pedrossegundenses e que seja mais um ano bom para todos”, disse Carlinhos.

Evandro Nogueira, líder da oposição, agradeceu em forma de homenagem a todos os ex-vereadores pelos ensinamentos e disse que a oposição segue unida no município. “Agradeço a todos os ex-vereadores em nome do amigo Zé Costa, pelos ensinamentos passados para todos nós e quero dizer ainda, que a bancada de oposição está unida e irá combater as demandas existentes no município, vamos cobrar sempre que necessário”, disse Evandro Nogueira.

O secretário municipal de Administração, José Neto, representou o prefeito municipal, Alvimar Martins e em sua fala, justificou também a ausência do prefeito. “Estou nesse momento solene, representando o prefeito Alvimar Martins, pois o mesmo estar em Teresina assinando um convênio com a CODEVASF e recebendo uns kits de irrigação que serão entregues para alguns assentados do nosso município. Estamos trabalhando com a finalidade de oferecer dias melhores aos pedrossegundenses”, afirmou o secretário que ainda elencou uma série de ações realizadas pela prefeitura, destacando, “o retorno da construção da Praça da Juventude, a construção dos muros dos ginásios e o pagamento do Piso Salarial do magistério, entre outros”, frisou o secretário.

O pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, padre Paulo Sérgio, esteve presente, deixou a sua mensagem e agradeceu pelo convite. “Agradeço a mesa diretora pelo convite e reforçar que estamos em um ano decisivo para o Brasil e a mudança começa por aqui, temos que arregaçar as mangas e lutar pelo nosso povo”, frisou o padre.

O vereador presidente da Casa de Leis, Marcelo Coleta, durante a sua fala, disse que torce por um ano muito proveitoso. “Espero que as discussões nesse ano, sejam em prol da nossa população, sejam muito mais proveitosas do que no ano passado, dizer também que devemos cobrar iniciativas, todos juntos para a melhoria do nosso município”, disse Marcelo.

Os trabalhos no legislativo municipal nesse ano de 2018 seguem e, na próxima segunda-feira 26 de fevereiro, já acontece à primeira Sessão Ordinária do ano. A Sessão Solene realizada nesta segunda feira foi marcada pelas homenagens feitas para alguns ex-vereadores, detalhes que você irá conferir em outra matéria.








19 de fevereiro de 2018

Capacitação a profissionais de Saúde é realizada em Pedro II

Eventos acontecem simultaneamente para atender a todos os profissionais da SMS

“Saúde com qualidade se faz com conhecimento”. Com esse lema, a Prefeitura Municipal de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove o curso de Capacitação em Recursos Humanos, atendendo a cerca de 150 profissionais diretamente envolvidos com a prestação de serviços de saúde pela SMS.

De acordo com a enfermeira Mitchelle Calomine, responsável pela qualificação no Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta (HMJGN), ao participar dessa capacitação: “Ganha o profissional, ganha o município e ganha a população de modo geral. E essas capacitações são educações permanentes, visam o aperfeiçoamento e a melhora do serviço, diariamente, no âmbito da Saúde do município. Buscamos melhorar e enfatizar os quesitos que podem ser melhorados e aperfeiçoados a todos os profissionais. Com as capacitações vamos aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais.”

No Hospital foram participantes da capacitação pessoal da copa cozinha – parte da alimentação, manipulação de alimentos, distribuição e dispensação de alimentos – , também na parte da esterilização, – que envolve toda a equipe de enfermagem, enfermeiros e técnicos de enfermagem – . No quesito de equipamentos, instrumentos, centro cirúrgico, centro obstétrico, suturas, pequenas cirurgias, materiais como devem ser armazenados, lavados, esterilizados e dispensados para todo o Hospital.

Cecília Vanessa, psicóloga ministrante de uma das outras etapas do curso, explica como o curso promoverá melhorias no atendimento em saúde prestado pelo município: “A capacitação tem como objetivo fazer um momento dinâmico com os profissionais. Trabalhar tanto o lado introspectivo, interno deles, mas também trabalhar o lado externo, ou seja, trabalhar relações entre cada profissional, ver como esse profissional está trabalhando com relação ao público, como ele se comporta perante os atendimentos à população”

Tatiana Galvão, secretária de saúde, explica como essas capacitações agregam para a saúde do município: “Essa capacitação, com ela estamos trabalhando com todos os setores da saúde, desde os zeladores, cozinheiros, agentes de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros, dentistas, médicos, enfim, tudo quanto tem de moderno, de atual e de eficaz no momento. Com o apoio do prefeito Alvimar Martins, estamos trazendo isto para essa capacitação. Temos como intenção trabalhar em cima da humanização do atendimento, para que assim nossa população sinta as melhorias, que estamos sempre buscando”.

Os eventos dessa semana acontecem nos turnos manhã (das 8h às 12h) e tarde (das 14h às 18h), no auditório do SINTE Pedro II e auditório Padre Norberto.





Fonte: SEMCOM PEDRO II.

Fotos: João Paulo


17 de fevereiro de 2018

16 de fevereiro de 2018

Turismo: Belezas Naturais e Opala de Pedro II atraem amantes do Ciclotur

A Ciclotur saiu da cidade de Piracuruca por volta das 03h30min da madrugada dessa sexta-feira

Atendendo a convite do deputado estadual, Wilson Brandão e da vice-prefeita de Pedro II, Betinha Brandão, uma comitiva de amigos amantes e praticantes do ciclismo da cidade de Piracuruca, chegou à cidade de Pedro II na manhã dessa sexta-feira (16/02), com o objetivo de conhecer de perto a Opala e visitar os principais pontos turísticos do município, sendo eles: os sítios arqueológicos, cachoeiras, rios, artesanatos, entre outros atrativos.

A Ciclotur saiu da cidade de Piracuruca por volta das 03h30min da madrugada dessa sexta-feira e percorreu um circuito de 94 km, até chegar ao município de Pedro II. A comitiva com mais de vinte (20) componentes passou pelo Caldeirão em Piripiri, onde pararam para um breve descanso, em seguida seguiram o roteiro até Pedro II, onde foram recepcionados no Minervina Shopping Center, pelo casal Wilson Brandão e Betinha Brandão e pelo secretário de Comunicação Social, Diego Martins e demais componentes.

Um dos participantes e, amante do ciclismo é o prefeito de Piracuruca, Dr. Raimundo Alves, o mesmo falou da escolha dos roteiros de viagem do grupo Amantes do Pedal que já visitou cidades como Viçosa, Parnaíba, Piripiri e agora Pedro II. “Atendendo a um convite do amigo e deputado Wilson Brandão e da sua esposa Betinha, colocamos a cidade de Pedro II em nosso roteiro, onde passaremos todo o final de semana, visitando os pontos turísticos e potencialidades da cidade“, afirma o prefeito.

O deputado Wilson Brandão disse que esse intercâmbio é muito importante para o fortalecimento turístico de nossa cidade. “Teremos a oportunidade de levar nossos visitantes aos principais pontos turísticos de Pedro II, para que possam conhecer e apreciar nossas belezas naturais, que são únicas, caso da nossa linda pedra de Opala, nosso rico artesanato, nossas cachoeiras, nosso morro do Gritador, dentre outros. A vinda dos mesmos é muito boa, muito positiva, pois aquece o comércio local, assim como terão a oportunidade de divulgar para outras pessoas o que Pedro II tem de especial, despertando assim a possibilidade de recebermos cada vez mais turistas”, disse Wilson.

Além do Dr. Raimundo Alves, prefeito de Piracuruca, também fazem parte da comitiva, os secretários de educação, Fernanda Lemos, de esporte, Luciano Sousa e o empresário e proprietário da Rádio FM 7 Cidades, Gerson Ramos, além de outros profissionais liberais de renome daquele município.








Fotos: Eudes Martins e Ednardo Pinto

Prefeitura de Pedro II implantará piso nacional dos professores

O reajuste é de 6,81%

Atendendo a uma determinação do prefeito Alvimar Martins, a prefeitura de Pedro II por intermédio da secretaria municipal de Educação, anunciou nesta quinta-feira (15/02), a implantação integral do reajuste no piso salarial do magistério, com o imediato pagamento do retroativo ao mês de janeiro/2018. O valor estará disponível nas contas dos professores a partir dessa sexta-feira (16). O município ainda divulgou que haverá a complementação do 13º salário (a diferença) e o referente ao abono de férias para os aniversariantes do mês.

De acordo com a secretária de Educação do município, Kelcylene de Oliveira, a aplicação do piso salarial do magistério, refletirá positivamente na qualidade do ensino. “O município segue atendendo a todas as reivindicações da nossa categoria, principalmente pagando o piso salarial e com isso continuaremos a construir uma política de educação planejada e voltada para o alcance de metas importantes que com certeza consolidarão essa educação participativa e de qualidade que tanto desejamos e estamos aplicando em nosso município”, afirmou a secretária.

Já o prefeito Alvimar Martins, por sua vez, avalia o reajuste como uma importante conquista, sendo bastante merecido para a classe, o mesmo ainda destacou que uma das metas da sua gestão é continuar oferecendo uma educação de qualidade aos alunos da rede municipal de ensino. “Recuperar a qualidade da educação da rede municipal de ensino em Pedro II foi uma das nossas prioridades e o censo escolar já mostrou isso em 2017, onde tivemos um avanço nas matrículas e continuaremos melhorando a qualidade de ensino em nosso município. Sabendo que a educação transforma a escola, a família e a comunidade, em 2017, assim que assumimos o mandato, não hesitei em aplicar o piso nacional da Educação, portanto, não poderia ser diferente agora em 2018, desde o início sempre dialogamos com o SINDSERM em busca de oferecer sempre o melhor aos servidores municipais, e agora em fevereiro, a prefeitura com a nossa gestão autoriza para esse dia 16, o pagamento da diferença de janeiro do referido piso e ainda parte do 13º para os aniversariantes do mês.”, informou o prefeito.






Fonte: SEMCOM

Fotos: Eudes Martins

14 de fevereiro de 2018

Prefeitura de Pedro II faz balanço do Carnaval do Povo 2018

Tradição e modernidade se juntaram para realizar festa memorável ao público

Expectativa de público superada, cidade movimentada, comércio aquecido e muitas atrações. Assim foi o Carnaval do Povo 2018 em Pedro II, que pode ser considerado um dos melhores e mais seguros do interior do estado do Piauí. Esse foi o balanço da Prefeitura nos quatro dias de folia.  

O prefeito Alvimar Martins fez um balanço da festa e disse que o saldo do Carnaval 2018 foi bastante positivo. Ele destacou a importância do resgate do tradicional carnaval de rua, com a inovação da Banda Bandida - trazendo suas marchinhas, além de uma vasta programação na Praça Manoel Nogueira Lima (Praça da Bonelle) -, com bandas dos mais diversos repertórios. Segundo ele, mesmo com a crise financeira na qual todos os municípios brasileiros atravessam, Pedro II se sobressaiu, foi um dos poucos a realizar um carnaval bem organizado, animado e seguro para o folião, tudo com recursos próprios do tesouro municipal. 

“Foi gratificante ver o sorriso no rosto das pessoas, e a alegria proporcionada pela festividade. É importante ver a nossa Pedro II viva e apaixonante, sempre recebendo bem os turistas, que assim nos ajudam a aquecer ainda mais nosso comércio, gerando emprego e renda. Mais do que isso, mostramos que nossas contas estão equilibradas, estamos vencendo vários desafios diariamente para honrar o salário de nossos servidores sem atrasos, os serviços básicos da cidade em pleno funcionamento, e ainda, conseguirmos proporcionar quatro dias de lazer para nosso povo, é gratificante.”, disse Alvimar Martins.

“Quero aproveitar para agradecer a todos que fazem nossa equipe, aceitaram o desafio de fazermos um carnaval com os pés no chão, com pouco recurso e muita criatividade, nos superamos. A Saúde com toda uma equipe mobilizada nas praças, inclusive com médico clínico geral à disposição, nosso Hospital municipal 24hs funcionando em regime de plantão, a Assistência Social que em parceria com o Conselho Tutelar estava vigilante na mobilização, fiscalização e coibição de violações a direitos das crianças e adolescentes, nossa equipe de Limpeza que foi incansável e nossa Guarda Municipal que reforçada com Seguranças Particulares que contratamos, nos passaram muita tranquilidade. Quero agradecer também ao nosso povo, que atendeu ao nosso chamado e vieram para a rua com suas famílias, assim só abrilhantando ainda mais nossa festa, sempre com espírito de paz, alegria e animação.”, disse o prefeito.

A secretária de Cultura, Sandra Brandão, disse que o público surpreendeu positivamente toda a organização do Carnaval 2018. Destacou ainda, a diversidade de opções: “Queríamos realizar um carnaval para todas as idades e gostos, das saudosas marchinhas aos hits atuais, um carnaval para a família. Imaginávamos que daria certo, mas nos surpreendeu positivamente o resultado, o público elogiou bastante”, disse.


FONTE: SEMCOM PEDRO II.

Pedrinho Ordep foi uma das atrações da primeira noite na Praça da Bonelle, sacudindo a massa de foliões.

Banda Bandida anima o público até a chegada na Praça Manoel Nogueira Lima - Praça da Bonelle. 

Banda D'Pileki na segunda noite concentra multidão de foliões na Praça da Bonelle. 

Forró Absoluthe embala os foliões na terceira noite na Praça da Bonelle.

Andrezinho de Ouro também subiu ao palco e levantou o público do chão da Praça da Bonelle.

Amor A 1000 e Dandinha e Banda levaram o seu carisma e musicalidade à Praça da Bonelle na quarta e última noite.

Os artistas conseguiram manter animado e alegre o público nas quatro noites de carnaval.





(FOTOS: EUDES MARTINS E EDINARDO PINTO).

Clima ameno e praça cheia na última noite de Carnaval em Pedro II

Público toma conta da Praça da Bonelle para curtir a última noite do Carnaval do Povo

A última noite de Carnaval do Povo 2018 na Terra da Opala terminou em grande estilo. O evento que ocorreu durante as quatro noites na Praça Manoel Nogueira Lima (Praça da Bonelle), levou um grande público a curtir, dançar e se divertir muito com as atrações musicais que passaram pelo palco carnavalesco em Pedro II.

Na noite de terça-feira (13/01) uma verdadeira multidão tomou conta da Praça da Bonelle, confirmando o sucesso do Carnaval deste ano de 2018 em Pedro II. A noite foi ainda abençoada, com um clima bem ameno, um lindo espetáculo da natureza, reforçando que a cidade de Pedro II é a verdadeira suíça piauiense.

Há exemplos das noites anteriores, duas atrações se apresentaram para milhares de pessoas que escolheram a festa momesca da Terra da Opala para curtirem, os foliões começaram a noite se divertindo ao som da banda pedrossegundense, Amor A 1000, que levantou o público com um repertório bem diversificado, indo do Forró/Sertanejo ao Axé Bahia.

A Última atração a se apresentar no Carnaval do Povo foi Dandinha e Banda, com uma pegada diferente, proporcionando ao público vários ritmos musicais, desde o forró ao funk, fazendo o público dançar e interagir diretamente com a banda, a cantora chamou vários foliões ao palco e juntos levantaram ainda a platéia. Dandinha com todo o seu carinho com o público, encerrou a edição do Carnaval do Povo 2018 – A alegria está de volta.

O evento ficou consolidado como sendo um dos melhores e mais seguro Carnavais do Estado do Piauí. Ressaltando que o evento contou com o apoio da Polícia Militar, Agentes da Guarda Civil Municipal e de Seguranças Particulares contratados pela prefeitura.

O Carnaval do Povo 2018 - A alegria está de volta, foi uma realização da Prefeitura Municipal de Pedro II – Cuidando da Nossa Gente.






FONTE: SEMCOM

Fotos: Eudes Martins e Ednardo Pinto

13 de fevereiro de 2018

Terceira noite de Carnaval de Pedro II com vários ritmos musicais

O Carnaval do Povo é uma realização da Prefeitura de Pedro II - Cuidando da Nossa Gente

No terceiro dia de Carnaval do Povo de Pedro II 2018 a animação novamente iniciou com a Banda Bandida, começando o espetáculo às 17h na Praça do Recanto, com suas tradicionais marchinhas carnavalescas às ruas do centro histórico de Pedro II, até chegar a Praça da Bonelle e confraternizar-se com os foliões ali presentes, na praça, nos bares e barracas, assim fazendo o verdadeiro carnaval de rua.

A partir das 21h o Forró Absoluthe chegou ao palco e elencou na execução diversas músicas, indo do forró, passando pelo forronejo e swingueira tudo adaptado especialmente para o Carnaval do Povo de Pedro II, deixando o público entusiasmado e pedindo mais.

Por volta de 1h da madrugada já da terça-feira (13/02) subiu no palco Andrezinho de Ouro, arrebatando o público pedrossegundense e da região com um mix de forró, pop e muito axé, numa levada bem pra cima, agitada e alegre. Ele também interagiu bastante com a platéia, inclusive chamando alguns foliões para dançar em cima palco.

As noites têm sido pacíficas e com muita organização. Segurança eficiente com atuação da Guarda Municipal, Polícia Militar e da segurança privada extra, contratada pela prefeitura.

O belo trabalho conjugado das secretarias de Saúde, com o Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta em regime de plantão, estande com equipe de saúde durante todo o evento, além da vigilância Sanitária certificando- se da qualidade dos produtos a serem comercializados para os foliões.

Além da assistência social, em permanente parceria com diversos órgãos como Conselho Tutelar, CREAS e Ministério Público. Também ressaltar a organização das Praças do Recanto e da Bonelle, bem como a programação festiva das bandas a cargo da secretaria municipal de Cultura.

O Carnaval do Povo é uma realização da Prefeitura de Pedro II - Cuidando da Nossa Gente.






Fonte: SEMCOM

Fotos: Eudes Martins - Ednardo Pinto e João Paulo

11 de fevereiro de 2018

Carnaval em Pedro II: Na primeira noite público dança, canta e se diverte

A festa para valer foi aberta com apresentação da Banda D'Pileki.

A festa carnavalesca em Pedro II iniciou com uma maravilhosa chuva antes da abertura oficial, deixando o ambiente com clima ameno, agradável e bem a cara de Pedro II. A festa para valer foi aberta com apresentação da Banda D'Pileki, iniciando por volta das 22h, no palco montado na Praça da Bonelle, com o swingue e axé music esquentando e envolvendo o público com sua percussão e vocais na batida do Carnaval do Povo.

O público foi chegando e entrando no clima de folia, se aproximando do palco e ao redor da Praça da Bonelle. 
Muitos blocos de foliões ocuparam a praça do evento, sendo logo identificados com seus abadás e ganharam vários alôs da banda D'Pileki.

O pessoal do Conselho Tutelar de Pedro II, equipes do bloco da Limpeza, equipes de Saúde e segurança pública, além de seguranças particulares contratados durante o carnaval se fizeram presentes com seus serviços de apoio ao Carnaval do Povo já a partir do primeiro dia de festa carnavalesca.

Às 23:15h a Praça da Bonelle já registrava um ótimo público, com foliões dos diversos bairros do município, além de zona rural e outras cidades. O Sr. prefeito Municipal, Alvimar Martins e a Sra. primeira dama, Eleonora Uchôa, o deputado estadual, Wilson Brandão e a vice-prefeita, Betinha Brandão, estiveram marcando presença no evento, prestigiando e acompanhando as apresentações. À meia-noite e meia D'Pileki se despediu do palco.

Na segunda apresentação da noite, Pedrinho Ordep veio com tudo sacudindo a galera com a batida eletrônica do Carnaval do Povo, com repertório direto de Fortaleza, com bastante percussão e os hits bem no estilo do evento, fazendo o público dançar muito e divertindo geral com muito ritmo.







Fonte: SEMCOM

Fotos: Eudes Martins e Edinardo Pinto


09 de fevereiro de 2018

Prefeitura de Pedro II intensifica ação de limpeza urbana

O trabalho envolve a limpeza e a retirada dos entulhos.

Através da Secretaria de Infraestrutura, a Prefeitura Municipal de Pedro II, está intensificando as ações de limpeza urbana nos bairros, ruas e avenidas da cidade. O trabalho envolve a limpeza e a retirada dos entulhos. A administração municipal do município destaca que essa ação é uma medida voltada à saúde pública também, como prevenção do patrimônio público e consequentemente o bem estar social de toda a população. Vale lembrar que esta ação irá percorrer por todos os bairros da cidade por meio de um cronograma elaborado pela administração.

O prefeito Alvimar Martins disse que a limpeza urbana se faz necessário não somente por deixar a cidade limpa e bem cuidada, mas pela qualidade de vida. “Estamos em pleno inverno e todos os cuidados são necessários no que se referem ao combate as doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti e, a limpeza da cidade é necessária, quando se tem ruas e bairros limpos, se têm mais qualidade de vida e menos índices de doenças, então, temos que manter as ruas da nossa cidade limpas e bem cuidadas, é uma ação que além de deixar a nossa cidade limpa e bem cuidada, ainda aumenta a qualidade de vida da nossa população”, disse Alvimar.

O prefeito destacou ainda que os trabalhos seguirão em ritmo acelerado e que a colaboração da população se faz necessária no momento de descartar o lixo. “Esse trabalho continuará em ritmo acelerado com a finalidade de atender a todos os bairros da cidade. Os carros que recolhem o lixo continuam seguindo com a sua rotina, atendendo a um cronograma que atende todas as ruas, bairros e avenidas da cidade, sendo necessária a colaboração de toda a população no sentido de descartar o seu lixo doméstico no local correto para que tenhamos uma cidade sempre limpa. A nossa equipe de limpeza tem trabalhado muito, inclusive indo além da sua obrigação, por exemplo, os entulhos de construções e as podas de árvores dos quintais das residências, não é obrigação da equipe de limpeza recolher, mas estão recolhendo, ou seja, o responsável por coletar, transportar e destinar corretamente os resíduos de construção civil, como tijolo, blocos cerâmicos, e também aqueles gerados após a poda de árvores, esse material é de responsabilidade da pessoa que gerou esse lixo, é importante que a nossa população colabore”, finaliza o prefeito.





Fonte: SEMCOM

Fotos: Edinardo Pinto

SEMAS mobiliza sociedade em prol da criança e do adolescente

Campanha viabiliza a conscientização e a sensibilização para a proteção dos menores no evento

Com o tema: "Colabore com um carnaval livre de violações", a secretaria municipal de Assistência Social - SEMAS de Pedro II, através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS, dos Centros de Referência da Assistência Social - CRAS, do serviço de Ações Estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil - AEPETI, da Coordenação de Combate às Drogas - CCDROGAS, Conselho Tutelar, Ministério Público e outros órgãos, lançaram a Campanha de prevenção e combate às violações contra crianças de adolescentes, especialmente nesse período do Carnaval.

A ação vem recebendo total apoio da prefeitura municipal, através do empenho do prefeito Alvimar Martins nas ações organizadas e de todas as secretarias envolvidas no evento.

Nessa manhã de sexta-feira (9), as equipes da Assistência Social e demais colaboradores percorreram ruas do centro histórico, realizando panfletagem e conscientização do público pedrossegundense, a partir da sede da SEMAS, na Praça da Bonelle (Praça Manoel Nogueira Lima), seguindo pela Praça da Matriz (Praça Domingos Mourão Filho) em frente à prefeitura, passando pela Praça do Recanto (Praça Milton Brandão), se dirigindo para a Avenida Coronel Cordeiro, indo ainda pela feira do calçadão da João Matias e Mercado Público, retornando à sede da SEMAS.

A Campanha também reflete a divulgação do "DISQUE 100" que, pela denúncia anônima através de chamada telefônica, ajuda os profissionais dos serviços de justiça e segurança pública a coibirem as violações contra a infância e a juventude - especialmente nesse período de festas carnavalescas, em que há uma tendência de aumento das ocorrências em todo o país - e que visam conseguir a realização de um período de Carnaval com paz, organização e respeito aos direitos inerentes à crianças e adolescentes.

As equipes da SEMAS e demais órgãos estarão atentas e "de olho vivo" durante todo o evento, colaborando para evitar problemas envolvendo esse público e proporcionando um Carnaval seguro, ordeiro e pacífico entre todos.







Fonte: SEMCOM

Fotos: João Paulo

08 de fevereiro de 2018

Copa Sub 21 de Pedro II: Realizada solenidade de premiação da II edição

A organização da competição foi bastante elogiada pelo sucesso da Copinha Sub 21 de Pedro II.

Foi realizada na noite de quarta-feira (07-02) no Espaço de festas do Buffet Cláudia Eventos em Pedro II, a solenidade que premiou o time campeão, vice-campeão, terceiro colocado e o quarto colocado da segunda edição da Copa Pedro II de Futebol Sub 21. Momento onde algumas personalidades do futebol pedrossegundense foram homenageadas, assim também como os destaques da competição, entre eles o artilheiro e o craque da segunda edição da Copinha.

Como de costume, a solenidade iniciou com a formação da mesa de honra seguida pela execução do Hino Nacional Brasileiro e as falas dos componentes da mesa e organização da competição. O vereador Samuel Silva, aproveitou a ocasião e fez um breve relato sobre a competição e destacou a importância de cada homenageado, de cada um que estava a compor a mesa de honra, como também dos times que participaram da Copinha.

Após as falas, deu-se início a entrega das premiações aos times que ocuparam as quatro primeiras posições, aos atletas e homenageados. O time campeão da segunda edição da Copinha, Cristo Rei, além do lindo troféu que homenageou o saudoso “Carioca”, ainda levou uma quantia no valor de R$ 2.500,00 (Dois mil e quinhentos reais) em dinheiro, o segundo colocado, Barcelona do Felipe, levou o troféu de vice-campeão que nesta edição homenageou o desportista “Antonio Chico” e mais R$ 1.200,00 (Mil e duzentos reais) em dinheiro, o time que ocupou a terceira colocação na competição, Santa Fé, faturou R$ 500,00 (Quinhentos reais) em dinheiro, já o quarto colocado, Ponte Nova, também foi premiado com bolas.

Assim como o primeiro evento, este também foi bastante prestigiado pelos desportistas pedrossegundenses. A organização da competição foi bastante elogiada pelo sucesso da Copinha Sub 21 de Pedro II. Samuel Silva agradeceu a imprensa e a todas as pessoas que contribuíram com o sucesso da competição.






Carnaval: SMS realiza campanha educativa em Pedro II

A campanha de Carnaval visa chamar a atenção da população.

Desde o início do mês de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Pedro II, através do ESF (Estratégia Saúde da Família) iniciou a campanha de Carnaval nos Postos de Saúde dos bairros com o seguinte tema, “Saúde na Comunidade – Divirta-se, mas Previna-se, vista essa camisa”. Durante as ações, os profissionais de saúde estão intensificando as orientações para o uso e distribuição do preservativo tanto o feminino, quanto o masculino. Eles são distribuídos gratuitamente em todos os Postos de Saúde e no Centro de Saúde Hortência Campelo.

A campanha de Carnaval visa chamar a atenção da população para o uso do método mais eficaz de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV, sífilis e alguns tipos de hepatites, além de evitar a gravidez não planejada. Por isso, a secretaria de Saúde atendendo a uma orientação do prefeito municipal, Alvimar Martins, intensificou as ações em grupos de atividades, nas salas de espera das unidades e até nas ruas em frente aos postos com a comunidade.

Esta ação social educativa está acontecendo com a realização de panfletagens, orientação à população sobre as DSTs e o uso regular do preservativo. Nesta ação também estão sendo realizados os testes rápido, vacinação contra o tétano, febre amarela e hepatite B.

A coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Saara Markia, que também é enfermeira, frisou que o uso do preservativo é o melhor método para prevenir as ISTs e HIV. “É muito importante que toda a população se atente e consequentemente se proteja, que não se exponha a situações de risco, porque as doenças sexualmente transmissíveis elas são transmitidas no momento da relação e todos podem evitar, então, aqueles que se exporem a essas situações devem procurar os postos de Saúde e buscar aconselhamento, orientações e adquirir os preservativos”, explicou.







Fonte: SEMCOM

Fotos: Eudes Martins e Edinardo Pinto

07 de fevereiro de 2018

SCFV de Pedro II se prepara ao Carnaval

Integrantes do SCFV já estão com todos os preparativos prontos para a folia de momo.

A secretaria municipal de Assistência Social – SEMAS, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV já se prepara para a época de Carnaval.

A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, Lenir Chaves, nos conta como o órgão específico – Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – está se preparando para o “Carnaval do Povo – A alegria está de volta”, de Pedro II em 2018 e como os seus integrantes e usuários participarão:
“Nós do Serviço de Convivência estamos promovendo junto com a SEMAS e a prefeitura municipal o Carnaval da Terceira Idade, que vai ser no domingo (11) a partir das 5 horas da tarde, na Praça do Recanto, eles vão estar lá, todos os nossos idosos vão estar lá se confraternizando e dançando o Carnaval junto com o povão de Pedro II. Quero convidar a população para fazer parte deste evento, vamos estar fazendo uma folia sadia, saudável, juntamente com nossos idosos.”
“Na segunda-feira (12), nós estaremos levando nossas crianças e adolescentes a partir das 5 horas da tarde, também para brincar o Carnaval na Praça do Recanto, com a Banda Bandida que vai estar fazendo um show para eles. Nossos jovens já confeccionaram suas máscaras, estão todos prontos para curtir sua folia, um carnaval saudável, se Deus quiser vai dar tudo certo!”
Sobre as programações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para depois do Carnaval, Lenir Chaves nos adianta que: “Essa semana a gente já teve reunião com os pais, onde pudemos colher ideias deles para que a gente possa desenvolver melhor o nosso trabalho aqui no Serviço de Convivência para nossos usuários. Também vamos acrescentar o número de oficinas, vai ter também a oficina de desenho, desenho à mão, para que a gente possa estar enriquecendo nosso serviço, qualificando nossos usuários cada vez mais.”







Fonte: SEMCOM

Fotos: João Paulo

Palestras nas escolas: Prevenção a DSTs e Vulnerabilidades da juventude

Em Pedro II, o Programa Saúde na Escola, NASF e Escolas Municipais participam

Um momento de educação sobre a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs, sobre a sexualidade e as diversas vulnerabilidades porque estão cotidianamente expostos os adolescentes e jovens foi organizado junto a algumas das principais escolas do município, mobilizando diretores(as) e corpo docente e discente, além de profissionais de Saúde, especialmente preparado para o tempo que antecede o Carnaval.

Conforme a psicóloga Maria Teresa Rodrigues, ao falar sobre a participação e preparação do projeto e os principais temas a frisar junto ao alunado e aos professores: “Esse tipo de campanha não é uma campanha nova, já acontece há alguns anos, mas eu acho que deve ir se transformando de acordo com as demandas da adolescência. Porque não adianta comparar os adolescentes de hoje com os adolescentes de 10 anos atrás! Tem que haver essa modificação, essa linguagem mais próxima deles, porque não adianta eu tentar impor uma verdade, que é proibido sexo ou uso disso ou aquilo, sendo que é uma necessidade básica: uma hora vai acontecer. Também uma proposta que a gente está no decorrer do ano a fazer é trazer os pais junto com os filhos nas escolas, junto com os profissionais, porque a educação ela acontece em conjunto: Saúde, Educação, família, alunos, enfim...”

A coordenadora do Programa Saúde na Escola da SEMED, Héstia Sampaio Carvalho, explicita como se dá a campanha sobre Sexualidade e Vulnerabilidade na Adolescência, com as palestras ao público adolescente e jovem, que visa aproximá-los desses temas de uma maneira contextualizada, que gere o debate social e familiar: “Esse ano foi buscado uma abordagem direcionada, a contemplar público entre 14 a 18 anos, porque fica uma explicação mais profunda, mais à vontade entre eles e o palestrante, nós procuramos fazer de forma dinâmica, organizada e por faixa etária. Então é uma forma de conscientização, de alerta, das consequências, para eles verem mesmo que aquele momento pode gerar consequências desagradáveis e para toda a vida não é?”

Ao todo, acontecerão 3 (três) dias de palestras, que começaram hoje (6/2) e seguem nos dias 7 e 8 de fevereiro, nas escolas: Monsenhor Lotário Weber, Milton Brandão, Inês Passos Galvão, Manoel Nogueira Lima, José Teixeira Santos, e abrangerão também o público da Educação de Jovens e Adultos, que é no caso das escolas Monsenhor Lotário Weber e Manoel Nogueira Lima.






Fonte: SEMCOM

Fotos: João Paulo


06 de fevereiro de 2018

Município monta esquema de serviços para o Carnaval de Pedro II

Com a finalidade de manter a ordem e a segurança durante o Carnaval, o município também trabalha um esquema de segurança.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atendendo ao pedido do prefeito Alvimar Martins, já preparou um cronograma de ações que serão desenvolvidas durante o período de Carnaval, entre os dias 10 e 13 de fevereiro em Pedro II. Os foliões irão contar com um estande que ficará montado nas proximidades da rádio Cruzeiro ao lado da Praça Manoel Nogueira Lima (Praça da Bonelle) e os mesmos terão a disposição, profissionais para atendimentos de primeiros socorros.

De acordo com a secretária de Saúde, Tatiana Galvão, profissionais da secretaria de saúde estarão de plantão para os atendimentos de primeiros socorros e distribuição de preservativos durante a festa de momo. “A programação inclui diretamente a campanha educativa com a distribuição de preservativos, como também aferição da pressão arterial, medição da glicemia e outras orientações adequadas para o momento. Os enfermeiros e técnicos de enfermagem estarão à disposição para atender as necessidades dos foliões”, ressaltou a secretária.

Ainda conforme a secretária, o Carnaval é um momento importante para desenvolver as ações de conscientização junto à população, principalmente no que diz respeito às doenças sexualmente transmissíveis. “A secretaria municipal de Saúde de Pedro II, já está pronta para prestar toda a assistência à população durante o Carnaval 2018. Também contaremos com a ambulância do SAMU que estará à disposição para quaisquer eventualidades e contaremos ainda com a ação dos membros da Vigilância Sanitária com visitas e fiscalização nas barracas de comidas que estarão localizadas neste período de festa nas proximidades da Praça da Bonelle.”, finaliza a secretária.

Conforme a diretora do Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta, Meire Pacífico, a exemplo do que acontece todos os dias, incluindo fins de semana e feriados, o Hospital Josefina Getirana estará com equipes de prontidão 24 horas, durante os quatro dias de Carnaval. “Todos os nossos profissionais estarão de prontidão para atender àquelas pessoas que venham precisar dos nossos serviços, todos os setores do hospital estarão em pleno funcionamento”, reforça a diretora.

A SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) de Pedro II, através do CREAS, estará realizando a campanha “Colabore com um Carnaval Livre de Violações”, que consiste em trabalhar a informação e a prevenção de todas as pessoas, principalmente dos foliões no que se refere a cuidar das crianças, adolescentes e idosos. A coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), Maria Amélia, disse que a finalidade da campanha é proteger as crianças, adolescentes e idosos. “A nossa equipe em parceria com os agentes do Conselho Tutelar também estará realizando visitas aos bares e praças onde estarão acontecendo à festa carnavalesca com a finalidade de coibir a venda de bebidas alcóolicas para os menores entre outras ações que atende esse público”, disse Amélia.

Outra ação que acontecerá durante a festa de momo, é o serviço de coleta de lixo, onde a Prefeitura manterá equipes de prontidão para recolher os lixos que serão deixados pelos foliões nas praças onde acontece a festa.

Com a finalidade de manter a ordem e a segurança durante o Carnaval, o município também trabalha um esquema de segurança, que será desenvolvido de forma integrada entre a Guarda Municipal com o apoio de seguranças contratados especialmente para esse evento carnavalesco em Pedro II.






Fonte: SEMCOM

Foto: Eudes Martins (arquivo)

05 de fevereiro de 2018

Escolas da rede municipal de ensino em Pedro II iniciam ano letivo

Os alunos da Escola Municipal Cipriano Leite localizada no Bairro Saborá, tiveram um atrativo a mais nesse primeiro dia de aula.

Após a semana que marcou a Primeira Jornada Pedagógica em Pedro II, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que aconteceu de 30 de janeiro a 02 de fevereiro, foi dado início oficialmente o período letivo de 2018 nas escolas municipais de Pedro II nesta segunda-feira (05/02), tanto na zona urbana, quanto na zona rural.

Com um grande fluxo de alunos, pais, familiares, professores e gestores nas escolas municipais, todos na maior expectativa de que o ano letivo aconteça com grandes novidades e aprendizagem para todos os alunos e mestres.

Os alunos da Escola Municipal Cipriano Leite localizada no Bairro Saborá, tiveram um atrativo a mais nesse primeiro dia de aula, encontraram a escola reformada.  Para a diretora da escola, Jessica Christine, a expectativa para a recepção dos alunos neste primeiro dia de aula de fato foi superada. “Nós tivemos uma abertura excelente onde os pais acompanharam seus filhos os deixando aqui na escola para o primeiro dia de aula, foi tudo dentro da nossa expectativa. Dizer também que o prédio da nossa escola passou por uma reforma e aproveito para agradecer a atenção da nossa secretária Kelcylene Oliveira e do prefeito Alvimar Martins, que sendo o gestor do nosso município, atendeu a nossa reivindicação, foi uma abertura tranquila, de muita paz realmente”, disse a diretora.

A secretária municipal de Educação, Kelcylene Oliveira, destacou como sendo fundamental a preocupação do gestor municipal com qualidade na educação do município de Pedro II. “Tivemos na semana passada a nossa Primeira Jornada Pedagógica, que também foi uma preocupação do prefeito Alvimar Martins e isso é muito significativo ver a preocupação do município com a vida escolar dos nossos alunos, onde deixa a secretaria mais próxima dos professores, da escola, dos alunos, passando lições de motivação principalmente para os profissionais. Atualmente a secretaria está perto da comunidade escolar, mostrando todos os esforços que tem sido desprendido para a melhoria da educação no nosso município que também aproxima a família da escola”, disse a secretária.






Fonte: SEMCOM

Fotos: Eudes Martins

Com recorde de público, Cristo Rei vence e é campeão da Copinha Sub 21

O atleta “Manteiga” mais uma vez mostrou ginga, agilidade e eficiência.

A segunda edição da Copa Pedro II de Futebol Sub 21 foi conquistada pelo time que ficou em terceiro lugar já na primeira edição da competição, Cristo Rei. Os atletas que defenderam o time da zona urbana de Pedro II, Cristo Rei, superaram o time da zona rural, Barcelona do Felipe por 1 a 0, na tarde deste domingo, na Arena Antonio Costa, na localidade Terra Dura. O atleta “Manteiga” anotou o único gol do confronto aos 26 minutos da primeira etapa e deu o título ao seu time. Este jogão de bola ficou marcado pelo recorde de público da segunda edição da Copinha.

O Barcelona começou a partida buscando o gol, mostrando superioridade em campo, arriscando mais com chutes de fora da área ou com bolas levantadas na grande área em busca do atacante Felipe Barroso. Já o time do Cristo Rei contava com a habilidade de seus jogadores, o atleta “Manteiga” mais uma vez mostrou ginga, agilidade e eficiência e não desperdiçou umas das oportunidades que teve para o seu time e marcou o único gol da partida logo na primeira etapa.

Ainda no primeiro tempo o time do Barcelona desperdiçou chances claríssimas de gols, faltando tranquilidade e eficiência nos finalizadores que até tentaram mais sem sucesso. Mesmo com o domínio e com um melhor toque de bola durante os primeiros 45 minutos, os atletas do Barcelona não balançaram a rede do seu adversário na etapa inicial, e assim os times foram para o intervalo com o placar de 1 a 0 para o Cristo Rei.

Na segunda etapa, a situação se manteve. Em alguns momentos, o goleiro do Cristo Rei, Cleonaldo, mostrou que um bom goleiro passa tranquilidade a todo o elenco e comissão técnica, o mesmo fez defesas importantíssimas.

O time da zona rural se manteve em cima, a procura do gol, mas pecando nas finalizações. O Cristo Rei passou a ameaçar em contra-ataques e nas bolas paradas e por muito pouco não ampliou o placar com uma chance claríssima desperdiçada pelo atleta “Manteiga”.

Após o apito final, todos os jogadores, comissão técnica e torcida vibraram muito com o placar que deu ao time do Cristo Rei o título de campeão da segunda edição da Copa Pedro II de Futebol Sub 21 que homenageou o saudoso “Carioca” e em vida o Sr. “Antonio Chico”.

A Copa Pedro II de Futebol Sub 21 é uma realização e organização do vereador desportista, Samuel Silva, a final da segunda edição foi prestigiada também por diversas autoridades, entre elas, do deputado estadual, Wilson Brandão.

Deixamos aqui os nossos parabéns a organização da competição, como também a todas as equipes que participaram da Copinha de forma especial ao time do Cristo Rei, pela dedicação, entusiasmo e pelo título conquistado.