Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Adutora: Governador condena postura de líderes

A proposta, no entanto, enfrenta resistência de líderes da cidade de Piripiri

03/11/2015 22:43

Em solenidade realizada na cidade de Piripiri, o governador Wellington Dias condenou a postura dos líderes que se posicionam contra o projeto da construção de uma adutora de engate rápido que irá puxar água do açude Caldeirão em Piripiri para a cidade de Pedro II. “O Piauí enfrenta uma das piores secas e é inaceitável que alguém se posicione contra este projeto”, disse o governador.

O projeto é uma reivindicação da prefeita de Pedro II, Neuma Café, que esteve recentemente reunida com o governador Wellington Dias (PT) e na oportunidade solicitou ajuda emergencial para evitar que a população sofra mais com a falta de água para consumo. O projeto será apresentado a presidente Dilma Rousseff e ao Ministério de Integração Nacional.

O açude Joana é único reservatório que abastece a cidade de Pedro II (a 195 km de Teresina) e o mesmo está com apenas aproximadamente 30% de sua capacidade de armazenamento. Com a escassez de água e a queda no reservatório, o município corre um sério risco de sofrer racionamento de água na zona urbana e em algumas localidades próximas que também dependem da água do açude e são abastecidas pela empresa Agespisa.

A proposta, no entanto, enfrenta resistência de líderes da cidade de Piripiri que temem que o açude Caldeirão possa baixar o nível de água e afetar o abastecimento naquele município.

Neuma Café informou que a cidade de Pedro II necessita de 200 mil litros de água por dia para abastecer a cidade. “O nível do reservatório é cada vez mais baixo e nos próximos meses poderá falta água na cidade. Não se pode esperar mais. É um caso emergencial e a zona rural é a mais afetada e vamos reforçar com mais carros-pipas, disse Neuma”.












Com informações do Cidade Verde

Por: Eudes Martins
Mais sobre: