Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Alunos do PROERD recebem certificados e premiações

O PROERD funciona em 69 municípios

23/06/2016 21:02

Foi realizada nesta quarta-feira (22) a cerimônia de entrega de certificados de conclusão de mais uma etapa do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) - um programa executado pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura de Pedro II que tem o objetivo de transmitir uma mensagem de valorização à vida e afastar crianças e adolescentes do mundo obscuro das drogas.

A solenidade de formatura dos alunos do 5º ano do ensino fundamental foi marcada pela entrega dos certificados e pela premiação das melhores redações. Na oportunidade, a Polícia Militar entregou à prefeita Neuma Café o certificado de "Prefeita Amiga do PROERD".

A aluna do Anexo Monsenhor Lotário, Naiara Nicole Costa do Nascimento, de 11 anos, recebeu placa comemorativa pelo primeiro lugar obtido no concurso de redação, com o tema "PROERD - ensinando crianças e adolescentes a dizer não às drogas".

O instrutor do programa no município, PM Igor Prado, destacou que a parceria envolve a Polícia Militar, a gestão municipal, as escolas e as famílias dos alunos. "Nós trabalhamos em sala de aula 10 lições de boas práticas, orientando as crianças sobre os riscos provocados pelas drogas, alcoolismo, tabagismo, entre outros fatores de risco. Ao concluir mais uma etapa, percebemos o quanto é compensador, porque os alunos tornam-se multiplicadores dessa causa", conta. 

Essa etapa teve duração de três meses, envolveu três escolas da rede pública, sendo sete turmas de 5º ano e cerca 170 crianças de até 13 anos. As escolas contempladas foram: Anexo Monsenhor Lotário, Santa Ângela e Gonçalo Medeiros.

A secretária de Educação, professora Adriana Costa, afirmou que já têm outras escolas que devem ser contempladas com o programa. Segundo ela, a parceria com a PM deve ser mantida porque o programa vem surtindo efeitos mais que positivos.

Para a coordenadora estadual do PROERD, Major Elisete, sem o apoio da gestão municipal e das escolas não havia possibilidade de dar continuidade ao programa. "Em nome da corporação, agradecemos essa parceria com a Prefeitura Municipal e com as escolas, porque sem essa parceria não seria possível lograr êxito.". enfatizou.

Major Elisete ressaltou que essa ação vem ensinado milhares de crianças piauienses a dizer não às drogas e à violência. Ela reforça que trata-se de um programa de prevenção primária, que trabalha com as crianças procurando evitar que elas sigam por um caminho tortuoso. "Vamos estar vendo os resultados a médio e longo prazo. Estamos cuidando, assim, dessa nova geração. Vamos elastecer essa parceria porque percebemos a boa vontade da PM e da gestão municipal em trabalhar essa questão em sala de aula", disse.

A prefeita Neuma Café se disse muito satisfeita e feliz com o trabalho desenvolvido. "Vamos intensificar o trabalho também com os pais dos alunos que estão no programa e expandir para a zona rural do município. Com essa parceria estamos dando nossa contribuição para enfrentarmos a batalha contra a violência e o uso de drogas. E receber o título de Prefeita Amiga do PROERD, é o reconhecimento pelo trabalho da nossa equipe em fazer com que esse programa possa lograr êxito. Isso serve como estímulo para continuarmos nessa luta", ressaltou.

O PROERD funciona em 69 municípios e fechou o ano passado atendendo 15.570 crianças proerdianas. Um dos fatores de destaque é que, segundo as estatísticas da PM, nos dez anos de PROERD nenhum adolescente que tenha passado pelo programa foi apreendido sob acusação de cometar algum ato infracional.







Fonte: Secretaria de Comunicação

Fotos: Beto Barros 

Por: Eudes Martins
Mais sobre: