Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Associação inaugura Unidade de beneficiamento do Coco Babaçu

As iniciativas inauguradas neste evento fortalecerão a preservação da mata nativa.

02/07/2015 21:46

A Comunidade Gameleira a 06 km de Pedro II fez uma grande festa popular no último dia 27 de junho para inaugurar sua mais nova aquisição comunitária, a Unidade de Beneficiamento do Coco Babaçu que atenderá as famílias daquela região. A nova requisição comunitária foi o resultado de uma boa parceria entre a Associação de Moradores da Gameleira, Fazendinha e Região, CERAC, Mandacaru e Programa Água Brasil da WWF. A unidade irá oportunizar as famílias a aproveitarem um vegetal que aos poucos estava ficando abandonado, o coco babaçu. As iniciativas inauguradas neste evento fortalecerão a preservação da mata nativa, das nascentes de água da região e irá gerar renda e sustentabilidade às famílias beneficiadas.

As famílias estão muito animadas porque as primeiras produções estão fazendo o maior sucesso. Do coco babaçu estar sendo produzido o azeite, o mesocarpo, o carvão e o artesanato.


Um outro fator positivo da organização é a força de trabalho das mulheres tendo em vista que são elas as grandes protagonistas do beneficiamento dos produtos.


O motivo foi mesmo de festa já que a comunidade conquistou recentemente nestas mesmas parcerias uma Casa de Sementes onde os agricultores poderão guardar suas sementes da fartura e assim garantir a permanência das espécies nativas. As duas casa foram inauguradas nesta mesma solenidade.


A programação do evento contou com a presença dos moradores das comunidades vizinhas, sócios da associação, convidados e representantes das Entidades parcerias.


Depois da solenidade teve muito forró pé de serra e dança popular.

Estas e outras iniciativas na região tem o apoio do Programa Água Brasil. Uma iniciativa do Branco do Brasil com a WWF- Brasil juntamente com a Fundação Banco do Brasil e Agência Nacional das Águas. Sua missão é promover transformações em diversas regiões do país a favor da conservação e da gestão da água 








Fotos: Neto Santos

Fonte: Portal da Matões FM
Por: Eudes Martins
Mais sobre: