Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cemitérios movimentados no Dia de Finados em Pedro II

Desde as primeiras horas do dia, familiares e amigos foram até aos túmulos.

03/11/2016 20:36

O Dia de Finados é celebrado no dia dois (02) de novembro, uma data marcada pelas visitas aos cemitérios. Apesar do calor e do sol forte, os cemitérios do município de Pedro II registraram uma intensa movimentação nesta quarta-feira, 02 de novembro. No início da manhã e no final da tarde, as visitas foram bem maiores. Nos túmulos eram colocadas as coroas de flores, fotografias, velas acessas, as pessoas faziam orações e muitos derramavam lágrimas, demonstrando carinho e a saudade de familiares e amigos de pessoas que lá estavam enterradas.

Por todo o município, nas mais diferentes comunidades, as pessoas aproveitaram o feriado para visitar os cemitérios. Milhares de pessoas foram homenagear parentes e amigos que já morreram. Muitos também aproveitaram a data para participar de atividades religiosas, ou seja, participaram das Santas Missas e dos Cultos Evangélicos.

Como já era esperada, a movimentação foi intensa principalmente nos cemitérios da zona urbana. Desde as primeiras horas do dia, familiares e amigos foram até aos túmulos com o objetivo homenagear àqueles que já partiram para a vida eterna.

Nas proximidades dos dois cemitérios e com o objetivo de lucrar um pouco mais e aumentar a sua renda no mês, lá estavam ambulantes vendendo coroas e velas para as pessoas que chegavam ao local.

As 17h, o pároco da Paróquia São José Operário, padre Sandro Lima, iniciava a celebração para centenas de pessoas que visitavam os túmulos de parentes e amigos no cemitério São José na Vila, na oportunidade todas as pessoas que lá estavam aproveitaram para acompanhar a celebração e rezar pelos entes queridos.

Padre Paulo Sérgio, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, celebrou no cemitério Central, localizado na Rua Sotero Nogueira Lima, no centro da cidade de Pedro II, a celebração aconteceu das 17h às 18h e foi acompanhada por centenas de pessoas que aproveitaram para participar da Santa Missa de Dia de Finados e assim pedirem pelos os que já partiram para a outra vida.

Foi com certeza um dia que trouxe muitas e boas lembranças, talvez o motivo para uma tamanha movimentação nos cemitérios, isso comprova a lembrança e principalmente a eterna saudade que as pessoas têm por seus parentes ou amigos que já foram para o andar lá de cima.






Fotos: Neto Santos


Por: Eudes Martins
Mais sobre: