Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ministério da Integração libera R$ 2,5 milhões para Pedro II

Este valor será destinado para a perfuração de dez (10) poços.

16/10/2016 20:57

Na última sexta-feira (14-10), o Ministério da Integração Nacional autorizou a liberação de R$ 2,5 milhões para ações emergenciais de mitigação dos efeitos da estiagem no município de Pedro II no Estado do Piauí. Este valor será destinado para a perfuração de dez (10) poços e, tendo também como objetivo a recuperação da Fonte do Pirapora. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE/2010), o município de Pedro II tem 37.500 habitantes, no entanto, o município possui reconhecimento federal vigente devido ao período de estiagem.

Estas obras e serviços são de responsabilidade do Governo do Estado do Piauí e o prazo de execução é de 180 dias, contando a partir da publicação da portaria nº 372 no Diário Oficial da União (DOU) que autorizou a transferência do dinheiro. A ação do Ministério da Integração Nacional é complementar ao trabalho realizado pelos estados e municípios. O apoio federal pode ser solicitado após reconhecimento federal e solicitação mediante comprovação de desastres naturais.

A população de Pedro II, de forma especial da zona urbana que depende do Açude Joana para o uso diário do líquido precioso e sabendo que o açude atualmente está operando no chamado volume “morto”, tudo isso provocado pela estiagem, enxerga uma luz no fim do túnel com esta notícia. O prefeito eleito Alvimar Martins que assumirá o município no dia 1º de janeiro de 2017 falou da decisão do Ministério da Integração Nacional. “A situação com a escassez de água em Pedro II com certeza será uma das principais preocupações iniciais do meu governo que se inicia em primeiro de janeiro de 2017 e conforme a publicação da portaria de nº 372 no Diário Oficial da União, nós temos a partir de agora um prazo de seis meses para dar uma resposta a nossa população e acreditamos acabar de vez com a preocupação da nossa gente no que se refere a falta d’água, mas devido a atual condição do nível de água do açude Joana, que abastece a cidade e tendo conhecimento de que a situação é lamentável já planejávamos buscar soluções desde o nosso primeiro dia como gestor do município, dizer que com a liberação desse recurso para investimento neste setor, isso dará uma maior tranquilidade a nós como gestor e a população que utiliza essa água para o consumo diário”, comentou Alvimar Martins.





Fonte: Ministério da Integração Nacional

Fotos: E. Pinto

Por: Eudes Martins
Mais sobre: