Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Município monta esquema de serviços para o Carnaval de Pedro II

Com a finalidade de manter a ordem e a segurança durante o Carnaval, o município também trabalha um esquema de segurança.

06/02/2018 22:21

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atendendo ao pedido do prefeito Alvimar Martins, já preparou um cronograma de ações que serão desenvolvidas durante o período de Carnaval, entre os dias 10 e 13 de fevereiro em Pedro II. Os foliões irão contar com um estande que ficará montado nas proximidades da rádio Cruzeiro ao lado da Praça Manoel Nogueira Lima (Praça da Bonelle) e os mesmos terão a disposição, profissionais para atendimentos de primeiros socorros.

De acordo com a secretária de Saúde, Tatiana Galvão, profissionais da secretaria de saúde estarão de plantão para os atendimentos de primeiros socorros e distribuição de preservativos durante a festa de momo. “A programação inclui diretamente a campanha educativa com a distribuição de preservativos, como também aferição da pressão arterial, medição da glicemia e outras orientações adequadas para o momento. Os enfermeiros e técnicos de enfermagem estarão à disposição para atender as necessidades dos foliões”, ressaltou a secretária.

Ainda conforme a secretária, o Carnaval é um momento importante para desenvolver as ações de conscientização junto à população, principalmente no que diz respeito às doenças sexualmente transmissíveis. “A secretaria municipal de Saúde de Pedro II, já está pronta para prestar toda a assistência à população durante o Carnaval 2018. Também contaremos com a ambulância do SAMU que estará à disposição para quaisquer eventualidades e contaremos ainda com a ação dos membros da Vigilância Sanitária com visitas e fiscalização nas barracas de comidas que estarão localizadas neste período de festa nas proximidades da Praça da Bonelle.”, finaliza a secretária.

Conforme a diretora do Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta, Meire Pacífico, a exemplo do que acontece todos os dias, incluindo fins de semana e feriados, o Hospital Josefina Getirana estará com equipes de prontidão 24 horas, durante os quatro dias de Carnaval. “Todos os nossos profissionais estarão de prontidão para atender àquelas pessoas que venham precisar dos nossos serviços, todos os setores do hospital estarão em pleno funcionamento”, reforça a diretora.

A SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) de Pedro II, através do CREAS, estará realizando a campanha “Colabore com um Carnaval Livre de Violações”, que consiste em trabalhar a informação e a prevenção de todas as pessoas, principalmente dos foliões no que se refere a cuidar das crianças, adolescentes e idosos. A coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), Maria Amélia, disse que a finalidade da campanha é proteger as crianças, adolescentes e idosos. “A nossa equipe em parceria com os agentes do Conselho Tutelar também estará realizando visitas aos bares e praças onde estarão acontecendo à festa carnavalesca com a finalidade de coibir a venda de bebidas alcóolicas para os menores entre outras ações que atende esse público”, disse Amélia.

Outra ação que acontecerá durante a festa de momo, é o serviço de coleta de lixo, onde a Prefeitura manterá equipes de prontidão para recolher os lixos que serão deixados pelos foliões nas praças onde acontece a festa.

Com a finalidade de manter a ordem e a segurança durante o Carnaval, o município também trabalha um esquema de segurança, que será desenvolvido de forma integrada entre a Guarda Municipal com o apoio de seguranças contratados especialmente para esse evento carnavalesco em Pedro II.






Fonte: SEMCOM

Foto: Eudes Martins (arquivo)

Por: Eudes Martins
Mais sobre: