Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pedro II desenvolve ações de prevenção e combate a leishmaniose

Os trabalhos seguem sendo realizados de segunda a sábado.

25/09/2018 18:06

A equipe de combate às endemias, da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Pedro II, está em campo com uma ação para prevenir e combater a leishmaniose visceral, também conhecida como calazar. Uma doença que pode acometer tanto os animais quanto os humanos.

Em busca de atender todo o município, os agentes do setor de Endemias estão agindo tanto na zona urbana como também na zona rural. Os trabalhos seguem sendo realizados de segunda a sábado, onde os agentes fazem a coleta durante um teste rápido e enviam as amostras coletadas para o laboratório. Caso seja confirmada a doença, a equipe vai até à residência e, com autorização dos donos, recolhe o animal infectado.

De acordo com Rubens Galvão, agente e coordenador de Endemias do município de Pedro II, a equipe está concentrando os trabalhos em todo o município. “Estamos atendendo a um pedido da secretária de Saúde, Tatiana Galvão e atualmente além dos outros serviços, concentramos também os nossos esforços no combate a leishmaniose visceral, o trabalho vem acontecendo nas comunidades da zona rural e na zona urbana, temos a missão de descobrir e combater a leishmaniose e manter o nosso município livre”, disse o coordenador.

A secretária de saúde, Tatiana Galvão, ressalta a necessidade e importância de contar com o apoio da população. “É importante que a população leve ao nosso conhecimento os casos suspeitos e os donos dos animais disponibilizem os cães para que a equipe colete o material para que possamos ter um controle da leishmaniose. Atualmente a leishmaniose é considerada pela Organização Mundial de Saúde, como uma das seis endemias prioritárias para controle de doenças e a nossa equipe segue na prevenção e combate”, frisa Tatiana.





Fotos: Agentes de Endemias

Por: Eudes Martins
Mais sobre: