Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pedro II: Praça da Juventude recebe ação da Campanha Setembro Amarelo

Entre as ações, a ampliação da escala de plantões psicológicos e realização de evento.

28/09/2018 08:11

A Prefeitura de Pedro II, por meio da atuação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desenvolveu, ao longo de todo o mês, a Campanha Setembro Amarelo, alusiva à prevenção ao suicídio e de valorização da vida. Entre as ações, a ampliação da escala de plantões psicológicos e realização de evento, na Praça da Juventude, com exposição de cartazes produzidos por alunos das escolas municipais, pinturas, apresentação de música e dança e atendimento em saúde.

A psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Maria Teresa Rodrigues, ressalta que a campanha deste ano teve como foco apresentar à população a importância da prevenção ao suicídio. “A campanha defendida pelo Setembro Amarelo ainda é pouco conhecida e nossas atividades foram voltadas para desmistificar a questão do suicídio, mostrando que falar sobre o assunto é uma das melhores formas de prevenir novos casos. As atividades aconteceram de modo a unir profissionais, jovens e população em geral, para debater sobre o tema”, explica.

Em relação à ação realizada na Praça da Juventude, Maria Teresa Rodrigues afirma que “o objetivo foi aproximar as atividades da população em geral, saindo do ambiente comum das escolas e unidades de saúde e levando a programação para toda a comunidade pedrossegundense e, para isso, nada melhor que uma praça”.

Também na programação do Setembro Amarelo, foi realizada capacitação, com os profissionais de Saúde e da Secretaria Municipal de Assistência Social, sobre as melhores formas de evitar, assim como de agir diante de uma situação de suicídio, e palestras nas escolas municipais. “A importância do Setembro Amarelo é desmistificar o suicídio, ressaltando que a melhor solução é conversar”, frisa Maria Teresa.






Fonte: SEMCOM

Por: Eudes Martins
Mais sobre: