Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pedro II supera meta de vacinação contra a Pólio e Sarampo

Nessa campanha que aconteceu entre os dias 06 e 31 de agosto o município conseguiu superar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde

20/09/2018 20:58

Enquanto o governo federal prorrogou até o último dia 14 de setembro o prazo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo por que o país não conseguiu cumprir com a meta de imunização, em Pedro II a situação é outra bem diferente. Nessa campanha que aconteceu entre os dias 06 e 31 de agosto o município conseguiu superar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e chegou aos mais de 100% de vacinação.

Devido à intensificação nos trabalhos e dedicação de todos os profissionais de imunização no município com os agentes comunitários de saúde, foram vacinados contra a Poliomielite, 116,18% e contra o Sarampo, 111,96% do público alvo formado por crianças com idade entre um ano a quatro anos, onze meses, vinte e nove dias. Os dados consolidados são do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) considera que o ideal é alcançar o índice de mais de 95% de cobertura vacinal.

Tatiana Galvão, secretária municipal de Saúde, explica o índice de cobertura vacinal acima de 100% que o município obteve. “As estratégias de vacinação adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde do município, com a divulgação intensa da campanha, a orientação aos pais sobre a importância da vacinação, a busca ativa realizada pela equipe de atenção básica, a realização do “Dia D” com atividades atrativas, garantiram a vacinação acima de 100% do público alvo de Pedro II. Além disso, no período da campanha de vacinação, as unidades receberam ainda o público considerado flutuante. Esse público é formado por visitantes e pessoas de outras cidades que acabam tomando conhecimento da disponibilidade da vacina no município. E a vacina é um direito assegurado a qualquer pessoa dentro da faixa etária preconizada na campanha, conseguimos superar a meta e com isso deixar nosso município protegido contra essas doenças, principalmente o sarampo, que está acometendo novamente o nosso território nacional”, disse a secretária.






Fonte: SEMCOM

Por: Eudes Martins
Mais sobre: