Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Postos de Saúde movimentados no "œDia D" de vacinação

A campanha de vacinação teve início no último dia 06 de agosto e segue até o dia 31

19/08/2018 10:07

Com a meta de vacinar 95% do público alvo em Pedro II, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde vem seguindo o calendário nacional de vacinação e realizou neste sábado (18) o “Dia D” de vacinas contra o sarampo e a poliomielite, as doses são para crianças de 1 ano de idade até os 5 anos incompletos. Todos os postos de vacinas da zona urbana estavam em pleno funcionamento, a ação ainda aconteceu nas comunidades Serra dos Matões e Lagoa do Sucuruju.

A campanha de vacinação teve início no último dia 06 de agosto e segue até o dia 31 em todos os postos de saúde do município. A vacinação neste ano de 2018 foi intensificada devido ao surgimento de um maior número de pessoas infectadas por essas doenças, principalmente em Roraima e Amazonas.


Conforme a coordenadora de Imunização do município, Saara Markia, mesmo que a criança tenha tomado alguma dose recente, ela precisa voltar ao posto de saúde levando a carteira de vacinação e o cartão do SUS. “Para garantir a cobertura total contra o sarampo e a pólio, mesmo as crianças de 1 ano a até 5 anos que já tomaram alguma dose deverão ser imunizadas novamente com as doses de vacinas e ainda será feito um acompanhamento no cartão seguido de orientações para o pai ou para a mãe”, comentou.

A meta do município é de vacinar 95% das crianças que fazem parte do público alvo. Saara Markia ainda deixa um esclarecimento aos pais ou responsável pela criança. “As vacinas tanto da poliomielite quanto a do sarampo são muito seguras, elas têm sua segurança testada em laboratórios ano a ano, então, a população pode ficar tranquila, também pedimos a todos os pais que levem seus filhos para serem vacinados, que eles procurem o posto de saúde mais próximo da sua casa. A campanha segue até o dia 31 de agosto e temos esta missão de vacinar as crianças, garantir a saúde delas e superar a meta estabelecida”, finaliza a coordenadora.





Fotos: Facebook


Por: Eudes Martins
Mais sobre: