Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Profissionais são treinados para diagnóstico precoce da Hanseníase

O treinamento aconteceu na Câmara Municipal de Pedro II.

18/01/2018 22:53

A Secretaria Municipal de Saúde de Pedro II promoveu um treinamento para os profissionais do ESF (Estratégia de Saúde da Família) e para as pessoas ligadas ao setor de saúde do município, com a finalidade de que os mesmos possam ter mais eficiência para identificar possíveis casos de Hanseníase.

Dra. Evandra Nogueira (dermatologista) (Crédito: Edinardo Pito )

O treinamento aconteceu na Câmara Municipal de Pedro II e teve como orientadora, a renomada médica dermatologista Dra. Evandra Nogueira, esta profissional foi responsável por repassar todo o conteúdo necessário para a identificação de algum caso suspeito da doença e a partir desse momento, a pessoa diagnosticada com Hanseníase, possa fazer o tratamento o quanto antes possível, pois se trata de uma doença que tem cura.


De acordo com a dermatologista Dra. Evandra Nogueira, a Hanseníase é uma doença milenar e que é um problema de saúde pública aqui no Brasil. “É uma doença que afeta os nervos e a pele e por ser uma doença que afeta os nervos também ela deixa sequelas”, destaca a profissional.


Qualquer pessoa que tenha qualquer mancha no corpo de cor esbranquiçada ou avermelhada e com falta de sensibilidade no local da mancha, deve imediatamente procurar o posto de saúde para melhor investigação clínica. Durante todo mês de janeiro, o município por meio da secretaria de Saúde, trabalhará a campanha voltada para o Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a Hanseníase. Segundo a Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), instituição responsável pela campanha, a doença coloca o Brasil em segundo lugar no número de casos, que nesse ranking perde apenas para a Índia.








Fotos: Edinardo Pinto

Por: Eudes Martins
Mais sobre: