Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Saúde intensifica ações de combate ao Aedes aegypti e flebótomo

Cabe ressaltar que a população pode ajudar no combate ao mosquito.

23/01/2019 18:06

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Setor de Endemias, intensificou as ações contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus; e do flebótomo, conhecido como mosquito palha, que atua como transmissor do parasita da leishmaniose.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Tatiana Galvão, o Setor de Endemias vem atuando em pontos estratégicos e imóveis especiais, bloqueio e controle de criadouros. “Os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde realizam vistorias nos imóveis, além da busca de suspeitos, e os encaminham para as unidades de saúde sempre que necessário”, informa.

Na luta contra os mosquitos, a participação da população é fundamental, visto que o foco está também nos quintais das casas. “É importante a conscientização da população para ajudar na eficácia do trabalho”, complementa a secretária.

Segundo dados fornecidos pela Secretaria de Saúde, em 2018 foram notificados dois casos de chikungunya; quatro casos de dengue e nenhum caso de zika.

De acordo com o coordenador municipal de Endemias, Rubens Galvão, além das ações contra o mosquito Aedes aegipty, a Prefeitura de Pedro II realiza ações de prevenção e controle da leishmaniose. “Quando surge alguma suspeita de algum ser humano com sintomas de leishmaniose, nós o encaminhamos para as unidades de saúde e também fazemos a coleta do sangue dos cães que apresentam sinais e sintomas da doença”, frisa Rubens.

O coordenador explica ainda que a Prefeitura, por meio do setor de Endemias, solicita a colaboração da população para permitir a entrada dos agentes nas residências e repassar as orientações sobre possíveis criadouros.

Em 2018 Pedro II registrou nove casos de leishmaniose. “No ano de 2018 houve nove casos notificados de leishmaniose em Pedro II e quando isso acontece é realizado todo um trabalho de combate e controle. Neste ano de 2019 ainda não temos nenhum caso notificado até o momento”, esclarece Rubens Galvão.

Cabe ressaltar que a população pode ajudar no combate ao mosquito: recolhendo folhas, frutos, fezes de seus animais e mantendo os quintais sempre limpos. Também levando o animal de estimação frequentemente ao veterinário.





Fotos: Eudes Martins/Endemias

Donte: SEMCOM





Fotos: Eudes Martins

Por: Eudes Martins
Mais sobre: