Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

SMS de Pedro II promove ações sobre o Dezembro Vermelho

Os testes rápidos seguem sendo realizados

11/12/2018 20:48

A Prefeitura de Pedro II por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), neste mês de dezembro adere à Campanha do ‘Dezembro Vermelho’, que é o mês 'D' de luta e combate a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), HIV, Sífilis e Hepatite B e C. O objetivo desta ação é reforçar e despertar na população, a importância de se fazer a prevenção durante as relações sexuais o que evita as DSTs.

Para isso, foi traçado um cronograma com uma série de atividades que estão acontecendo nos Postos de Saúde do município e seguem por todo o mês de dezembro, visando conscientizar a todos os usuários destes postos, sobre a importância do uso consciente do preservativo, o acesso às informações a respeito de como se dá a transmissão do vírus HIV/AIDS, Sífilis e Hepatite B e C.

As ações acontecem através de palestras, roda de conversa, oferta do teste rápido, distribuição de preservativos, panfletagem e orientações sobre a importância do tratamento das pessoas diagnosticadas com o vírus e também mostrar os avanços desses 30 anos da luta mundial contra a AIDS.

Os testes rápidos seguem sendo realizados com os prestadores de serviços do município, mas todas as terças e quartas-feiras as ações estão sendo realizadas para toda a população que deseja efetuar este teste.

A secretária de Saúde do município, Tatiana Galvão, ressalta a importância das pessoas perderem o preconceito e participar das ações de prevenção que serão desenvolvidas pela rede de saúde do município até o final de dezembro durante esta campanha. “Temos todo o ano para trabalhar diversas ações e no mês de dezembro as atenções se voltam para o Dezembro Vermelho que trata sobre as DSTs. A AIDS, por exemplo, apesar de ser uma das doenças que mais mata no mundo, a partir do momento que temos a consciência sobre as formas de contágio, os cuidados a serem tomados e tratamento, as pessoas passam a se cuidar mais. Então não deixe de comparecer e participar das atividades que acontecem no Centro de Saúde Hortência Campelo e nos Postos de Saúde do município, contamos com profissionais capacitados que estão informando sobre os sintomas e a forma de contágio” disse a secretária.

Em Pedro II as ações do Dezembro Vermelho seguem até o final do mês de dezembro.





Fotos: Eudes Martins

Fonte: SEMCOM

Por: Eudes Martins
Mais sobre: