• ecotur 2018
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Picos

17 de agosto de 2016

Campeonato Brasil Nordeste de Enduro terá a próxima etapa em Picos

Campeonato Brasil Nordeste de Enduro terá a próxima etapa na cidade de Picos

Começou nesta semana o levantamento do Enduro do Mel, prova que acontecerá de 9 a 11 de setembro, válida pela 3ª etapa do Campeonato Brasil Nordeste de Enduro de regularidade e pela 7ª etapa do Campeonato Piauiense de Enduro. A cidade escolhida para sediar essa etapa da Copa Brasil Nordeste é Picos, região conhecida pelas suas trilhas de beleza singular, terra do mel, polo comercial da região Sul do Piauí e maior entroncamento rodoviário do Nordeste. Cravada em uma região montanhosa, Picos oferece condições ideais para a prática da modalidade de enduro e outras corridas de aventura.

O diretor técnico da FMP, Zenardo Maia, está acompanhando todo levantamento do percurso, que terá dois dias de prova, junto com o piloto Gentil Linhares. “Com certeza, os pilotos podem se preparar, pois falta menos de um mês e prometemos uma prova bastante técnica, como exige o Campeonato Brasil Nordeste, ao mesmo tempo um roteiro bonito e gostoso de trilhar”.

Percurso será realizado em Picos - Foto: FMP
Percurso será realizado em Picos – Foto: FMP

O roteiro da prova esta sendo escolhido pelo piloto e também diretor do PTC – Picos Trail Clube, Eramos Albano, trilheiro experiente Erasmo esta colocando de tudo, um pouco, para deixar o roteiro com uma surpresa a cada curva. Sem duvida será uma das etapas mais técnicas de todo Campeonato. O campeonato Brasil Nordeste de Enduro esta acorrendo com etapas no Piauí, Ceará, Bahia e Maranhão e reúne os melhores pilotos de enduro da região para uma disputa emocionante.

Além das categorias oficias do campeonato, também haverá a opção para categoria turismo, onde o piloto será guiado na trilha, sem a necessidade de uso de equipamento de navegação. O Enduro do Mel acontecerá nos próximos dias 9, 10 e 11 de setembro em Picos no Piaui, com realização da Naativa, empresa de eventos da cidade de Picos e coprodução da X Brasil, supervisão da Federação de Motociclismo do Piauí (FMP) e CBM. Clube oficial do evento é o PTC – Picos Trail Clube.

Percurso será realizado em Picos - Foto: FMP
Percurso será realizado em Picos – Foto: FMP

Já foram realizadas as etapas do Brasil Nordeste em Caxias, no Maranhão, e em Santa Quitéria, no Ceará. O evento conta ainda com o patrocínio da Fundespi – Governo do Piauí, copatrocínio da The Rooling, Ômega Bike, Posto Dois Amores e site parceiro www.enduroceara.com.br. As inscrições já estão abertas pelo site oficial da CBM (www.cbm.esp.br). Mais informações pelos números: FMP (86) 3231-0910 e Naativa (89) 99925-7372.

15 de agosto de 2016

Uespi de Picos recebe equipamentos de informática

Uespi de Picos recebe equipamentos de informática

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – Campus de Picos recebeu na manhã desta sexta-feira (12) novos equipamentos deinformática. A entrega foi feita pela vice-reitora da Uespi, a professora doutora Bárbara Melo.

A solenidade de entrega foi realizada no auditório do Campus, que foi acompanhada pelos alunos, professores e servidores.

 Uespi de Picos recebe equipamentos de informática - Foto: Romário Mendes

Uespi de Picos recebe equipamentos de informática – Foto: Romário Mendes

O Campus de Picos recebeu 12 gabinetes, cinco projetores, cinco notebooks, cinco impressoras e 12 monitores.

Segundo a vice-reitora, professora doutora Bárbara Melo, a distribuição dos equipamentos de informática em Picos é uma grande alegria para a administração superior. “O professor Evandro há tempo que nos solicitava e agora conseguimos atender esse pleito. Esses equipamentos são para as atividades docentes e para a atividade administrativa.”, pontuou.

IMG_1216

De acordo com o representante do Diretório Central dos Estudantes da Uespi de Picos, Fábio Rufino, os equipamentos irão ajudar bastante os alunos e professores. “A gente vê com bons olhos essa remessa de equipamentos que estamos recebendo e felizes por a administração superior atender as nossas reivindicações”, frisou.

IMG_1221

O diretor da Uespi de Picos, professor Evandro Alberto, comemorou a conquista dos equipamentos e reiterou que o Campus de Picos avança para a modernidade. “A conquista dos recursos tecnológicos e equipamentos faz com que a universidade desponte como uma das melhores do estado”, disse.

IMG_1218

Evandro frisou ainda que com o recebimento dos novos equipamentos a Uespi de Picos possa oferecerconforto, dignidade e também instrumentalizar melhor, em termo de matérias de trabalho, os seus profissionais.

12 de agosto de 2016

05 de agosto de 2016

03 de agosto de 2016

Picos ganha Casa das Sementes

Picos ganha Casa das Sementes

A cidade de Picos recebeu, nesse fim de semana, o Festival das Sementes. O evento foi uma realização do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA) e da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), com apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR). Na oportunidade, foi instalada a Casa das Sementes no município.

O superintendente da Agricultura Familiar da SDR, Adalberto Pereira, participou do evento que reuniu agricultores de toda a região. Segundo ele, o Governo do Estado, por meio da secretaria, dá apoio logístico para que as casassejam instaladas.

Festival das Sementes em Picos(Foto:Ascom SDR)

Festival das Sementes em Picos (Foto:Ascom SDR)

“A primeira experiência foi em Pedro II. A Casa das Sementes, que funciona como um banco, dá continuidade a um trabalho que o Governo do Estado já realiza, disponibilizando sementes de milho, feijão e, este ano, de palma forrageira”, explica Adalberto, acrescentando que ainda há mais uma vantagem porque as sementes, armazenadas nesse espaço para a próxima safra, já são testadas e adaptadas à região.

O agricultor Raimundo Vale chegou em caravana para o festival e participou da visita à propriedade Chapada do Mucambo. “Estivemos com 60 produtores observando a experiência de agricultores como dona Francisca, na produção de hortaliças, utilizando manejo do sistema calçadão, para captação de água, com sistema agroecológico e a Casa de Sementes – estratégia de armazenamento e preservação das sementes crioulas, resistentes à seca, apropriadas para a região de índice pluviométrico baixo e mal distribuído. Esta é uma forma de troca de experiências entre agricultores”, citou Raimundo.

Além do encontro de caravanas, o fórum promoveu rodas de conversas e programação cultural.

27 de julho de 2016

Vereador pode deixar a base do Padre Walmir e se aliar a Gil Paraibano

Vereador Iata Rodrigues pode deixar a base do Padre Walmir e se aliar a Gil Paraibano

Sentindo-se preterido pelos partidos pequenos que compõem a base de apoio ao prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), o PSB pode abandonar a aliança governista e se aliar a outras forças políticas. O alerta foi feito nesta terça-feira, 26, pelo presidente da sigla, vereador Iata Rodrigues, que antecipou a convenção para o próximo domingo, 31.

O parlamentar alerta que, apesar de fazer parte da base aliada do Padre Walmir, o PSB está tendo dificuldade dentro do grupo no que tange às coligações proporcionais. Segundo ele, partidos como o PCdoB e PSL sempre estão colocando empecilhos no momento de se coligar com os socialistas.

Iata Rodrigues ressalta que o PSB foi esvaziado e hoje não tem condições de concorrer em pé de igualdade com partidos como PMDB, PSD e PTB. Sua pretensão é se aliar com as siglas consideradas pequenas como PSL e PCdoB, mas estes não querem, embora saibam que não haverá nenhum prejuízo, para eles, pelo contrário, vão é aumentar os votos.

“Desde o começo venho tentando na diplomacia tratar sobre essa aliança. Pessoas como o ex-prefeito José Néri de Sousa (PTB), vereador Hugo Victor (PMDB) e o próprio prefeito Padre Walmir (PT) vêm incentivando para que isso aconteça. Infelizmente, se aproxima o prazo final das convenções e não estou sentindo nenhuma disposição em me aceitarem” – reclama Iata Rodrigues.

O Presidente do PSB diz que não pode forçar ninguém a aceitá-lo e por isso está correndo o risco de ser prejudicado. Diante da situação, marcou a convenção para o próximo domingo, 31, oportunidade em que os correligionários decidirão os rumos que o partido vai tomar. E uma das alternativas é se aliar ao ex-prefeito Gil Paraibano (PP).

O vereador disse que já conversou com lideranças dos vários partidos, incluindo o ex-prefeito Gil Paraibano e a deputada Belê Medeiros, ambos do PP, e com o servidor público federal Júnior Nobre, pré-candidato a prefeito pelo PSC. Mantém conversas constantes com o Padre Walmir (PT), mas até o momento nada foi decidido. Por isso, garante que esse passo decisivo caberá aos convencionais no próximo domingo, 31 de julho.

21 de julho de 2016

PM deflagra Operação Start em Picos

PM deflagra Operação Start em Picos

A Polícia Militar de Picos visando aumentar o policiamento ostensivo e preventivo na cidade de Picos deflagrou na noite desta quarta-feira,20, a Operação Start.

Policiais durante blitz- Foto: Reprodução Hítalo Rodrigues

Policiais durante blitz- Foto: Reprodução Hítalo Rodrigues

O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Picos, tenente coronel Edwaldo Viana, explicou que a operação vai se estender por várias localidades do município, e visa aumentar o número de abordagens policiais, evitando a ocorrência de crimes.

Na noite de ontem, blitz estavam sendo formadas em vários pontos da cidade, e as pessoas que trafegavam por estes locais, como por exemplo, na Avenida Severo Eulálio no trecho que dá acesso ao Povoado Torrões, eram abordados e revistados.

13697231_133952683706341_5282471134580729271_n

Crimes com participação de menores

Nos últimos meses, a PM de Picos já registrou o envolvimento de 23 menores em ações criminosas em Picos. Dentre as mais incidentes estão tráficos, furtos, assaltos e homicídios.

Para o comandante Edwaldo Viana, os adultos que geralmente estão na companhia dos menores acabam os envolvendo como uma espécie de álibi para livrarem-se da culpa e não responderem aos crimes praticados.

“Eles agem de três e quatro, ou seja, são várias gangues. Toda vez que apreendemos um menor tem um adulto em companhia dele, eles vão com o menor e deixam a arma com o mesmo, para que não respondam por porte ilegal de armas, por exemplo, assim o menor é apreendido e em seguida solto,”, explicou o comandante.

Dos 23 menores infratores conduzidos a Central de Flagrantes, apenas um está detido. O mesmo é apontado como o autor do crime que tirou a vida de Francisco Lázaro Pereira dos Santos, de 16 anos. O homicídio ocorreu na Rua Nova Descoberta, no dia 26 de fevereiro.

11 de julho de 2016

Picos sediará o II Festival das Sementes da Fartura

Picos sediará o II Festival das Sementes da Fartura

Uma equipe de coordenadores do II Festival das Sementes da Fartura do Piauí foi recebida pelo Prefeito Municipal, Padre Walmir Lima, e pela Secretária de Agricultura e Abastecimento, Ana Paula Batista Silva, no Palácio Coelho Rodrigues, sede do Executivo Municipal, para tratar de apoio à realização do evento nos dias 28 e 29 de julho.

O primeiro Festival aconteceu na cidade de Pedro II e Picos foi escolhida para sediar a segunda edição por ser uma das maiores cidades do interior do Estado e por ser polo da Macrorregião que conta com mais de 40 cidades no seu entorno.

Durante dois dias, comunidades da região apresentarão suas sementes para comercializar, expor e trocar os produtos entre si.

Como Surgiu

Analisando as sementes crioulas, naturais de cada região do Piauí, e observando sua capacidade de reprodução farta, o geógrafo e Assessor Técnico do Centro Regional de Assessoria e Capacitação – CERAC, José Maria Saraiva, sugeriu que o Fórum sobre sementes passasse a se chamar Sementes da Fartura, o que foi imediatamente aceito por todos.

O projeto Sementes da Fartura nasceu da articulação formada por organizações da sociedade civil e atua em prol do desenvolvimento social, econômico, político e cultural do Semi-árido brasileiro.

Programação:

28/07

07h – Chegada das caravanas nas experiências

12h – Almoço nas comunidades onde acontecerá os intercâmbios

15:30h – Mística de Abertura

16h – Abertura Política do Festival no auditório do CTD (convidados EMBRAPA, SDR, CPO, Prefeito, Bispo e 02 Agricultores)

19h – Jantar

29/07

06:30h – Café da Manhã

07:30H – Concentração e caminhada

08:30h – Mística

09:00h – Espaço de intercâmbio dos agricultores

10:00h – Abertura Oficial da Feira da troca de sementes

12:00h – Almoço e retorno das caravanas aos seus municípios.

08 de julho de 2016

Mais de 50 licenças ambientais são emitidas no primeiro semestre de 2016

Mais de 50 licenças ambientais são emitidas em Picos no primeiro semestre de 2016

O Departamento de Licenciamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos (SEMAM) vem intensificado seus trabalhos diariamente na busca da regularização ambiental e emissão de licenças prévias, de instação e operação de empreendimentos e atividades locais.

Em visita de rotina realizada na última segunda-feira, 04/07, foram feitas em empresas de combustíveis, transporte e clínicas infantis analisando vários aspectos que possam ou não causar impactos.

DSCN2512

Técnicos ambientais da SEMAM. Foto: Ascom

A técnica ambiental Layse Silva fala da importância das licenças e vistorias que tem validade de dois anos. “Nós vamos na empresa fazer as vistorias para constatar que elas estão de acordo com o plano apresentado no momento em que  solicitam as licenças, e essa vistoria é para constatar se está de acordo com o descrito no plano”

DSCN2522

Técnicos ambientais da SEMAM. Foto: Ascom

Em situações nas quais as empresas não cumpram o plano ou renovem suas licenças, serão sofridos penalidades pelas mesmas. “De início serão advertidas para comparecerem a SEMAM para renovação, e caso não venham é enviado uma multa à empresa, que pode variar  de acordo com o impacto ambiental causado”, finalizou a técnica

DSCN2547

Foto: Ascom

Somente no primeiro semestre de 2016, a SEMAM chegou a emitir mais de 50 licenças e dezenas de processos se encontram em tramitação legal.

As empresas que buscam se regularizar quanto o Licenciamento Ambiental, devem se dirigir a sede da Secretaria de Meio Ambiente – SEMAM, localizada no Centro Administrativo Valdemar Rodrigues, na Avenida Getúlio Vargas, 549, Centro, Picos.

06 de julho de 2016

CAPS AD de Picos realiza festa junina para pacientes e familiares

CAPS AD de Picos realiza festa junina para pacientes e familiares

Comidas e bebidas típicas, músicas, brincadeiras, “casamento”, dança de quadrilha junina e muita, muita alegria marcaram o tradicional Arraiá do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de Picos na manhã da última sexta-feira (30), no bairro Ipueiras. Com o apoio da secretaria municipal de Saúde, o evento teve como objetivo proporcionar maior envolvimento entre família, usuários, alunos de enfermagem da Universidade Federal do Piauí, Campus de Picos e profissionais de saúde, além de apresentar o conhecimento dos costumes e tradições de uma das festas mais populares do país.

Comidas típicas

Comidas típicas

Ao som de Cristyano Pipow, a alegria e descontração tomaram conta do Centro. Para comemorar o São João de maneira tradicional, decorações juninas foram armadas a fim de trazer o clima típico da festa. De acordo com a coordenadora interina do CAPS AD, Maria do Amparo, eventos desta naturaze é de fundamental importância para recuperação dos pacientes. “Além de está trabalhando esse resgate cultural para os pacientes eles também se sentem importantes e participativos nessa produção de atividades onde a sociedade também realiza e  ao mesmo tempo, mobilizando os usuários, através de atividades lúdicas para que todos se socializem e festejem a nossa ação”, disse.

Profissionais de saúde do CAPS AD

Profissionais de saúde do CAPS AD

O CAPS AD conta com uma equipe multidisciplinar composta por uma psiquiatra, um clínico geral, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, psicóloga, uma terapeuta ocupacional, assistente social, uma artesã, nutricionista, auxiliar administrativa, segurança e uma ajudante. O paciente recebe atendimento médico e terapêutico através de grupos montados, inclusive contra o tabagismo seguindo um método do Ministro da Saúde do Governo Federal que ganhou um prêmio internacional pelo combate a dependência.

Alunos de enfermagem da UFPI

Alunos de enfermagem da UFPI

01 de julho de 2016

Prefeitura de Picos entrega UBS do Catavento à população

Prefeitura de Picos entrega UBS do Catavento à população

O bairro Catavento ganhou uma nova UBS (Unidade Básica de Saúde) para substituir a já existente que antes funcionava em prédio alugado. A prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde inaugurou o equipamento público no final da tarde desta quinta – feira, 30/06, totalmente equipada. A Unidade Básica de Saúde “José Walmir de Sá” é um dos prédios mais modernos de Picos e vai levar conforto e mais serviços para milhares de pessoas daquela região do município. A cerimônia de inauguração foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas o vereadores, coordenadores, servidores e população em geral.

Inauguração das novas instalações da UBS Catavento

Inauguração das novas instalações da UBS Catavento

A nova estrutura atende todas as exigências do Ministério da Saúde e atende todo o programa de necessidade, recepção, contendo sala de espera, sala de enfermagem com banheiro, consultório médico e odontológico, triagem, sala de vacina, curativo, expurgo, esterilização, copa, arquivo, depósito, área de serviço, banheiros masculinos e femininos, totalmente adaptados para portadores de necessidades especiais. De acordo com a enfermeira responsável pela unidade, Wanderlene a UBS atende uma média de 1102 familias,

“Está Unidade foi construída com uma estrutura incrível e promete suprir  a necessidade em relação à saúde aqui do nosso bairro e adjacências, o município teve ganho importante com a inauguração da UBS, uma benfeitoria em prol da Saúde local”, ressaltou.

IMG_0044

Durante um breve discurso, o secretário municipal de saúde, José Venâncio, relatou que os investimentos do governo municipal estão mudando a realidade dos picoenses e que a inauguração da nova UBS, bem como, as obras de melhorias das unidades de saúde representa uma conquista que beneficia diretamente toda a população. “É uma alegria enorme ver como o prédio ficou, essa nova unidade Básica de Saúde vai proporcionar mais conforto para os usuários do SUS e um ambiente adequado de trabalho para os servidores, nossa gente merece uma estrutura de qualidade e profissionais qualificados”, disse o secretário municipal de saúde, José Venâncio – Dudé.

IMG_0048

A população que prestigiou o momento estava bastante entusiasmada. A cerimônia também foi prestigiada pelos familiares do saudoso José Walmir de Sá, nome a qual leva a UBS Catavento. Na oportunidade Maria Salete Sá agradeceu a homenagem feita ao esposo. “Agradeço ao Legislativo municipal, em especial ao vereador Iata Anderson por fazer essa indicação de colocar o nome do ‘José Walmir de Sá’ nesta unidade de saúde, nossa família está imensamente feliz”, afirmou.

30 de junho de 2016

Picos é contemplada com nova avenida

Picos é contemplada com nova avenida

Após 45 anos, a cidade de Picos é contemplada com a construção de uma nova avenida, a José de Moura Monteiro, mais conhecida como Beira Rio. A obra foi entregue pelo prefeito Padre Walmir Lima em solenidade realizada nessa terça-feira (28).

Inauguração da avenida Beira Rio - Foto: Wezeley  Moura

Inauguração da avenida Beira Rio – Foto: Wezeley Moura

Depois da construção da avenida Severo Eulálio, a cidade recebeu agora uma nova via padronizada, sendo boa parte iluminada e que corta o perímetro central do município, desafogando o trânsito. A avenida é rota alternativa para os bairros Boa Vista, Passagem das Pedras, Centro, DNER, Catavento e Junco.

13502512_723672481108557_5184873121816391015_o

A Beira Rio se destaca também por sua extensão, são 1.600 metros com calçada para práticas esportivas. A obra, que custou aproximadamente R$ 2 milhões, foi financiada pelo Governo do Estado e Prefeitura de Picos.

Avenida Beira Rio -Foto: Romário Mendes

Avenida Beira Rio -Foto: Romário Mendes

O prefeito Padre Walmir Lima destacou a importância da avenida Beira Rio para os picoenses. “As pessoas já abraçaram a avenida como fuga do trânsito do Centro, uma avenida com espaço para caminhada e para o lazer. É um grande presente para o nosso povo. Há mais de 40 anos que Picos não recebia uma nova avenida e estamos felizes por ver Picos crescer”, pontuou.

DSCN0029

Arborização

Ao longo da avenida serão plantadas cerca de 500 árvores como forma de preservar o leito do Rio Guaribas.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Glauber Silva, com a conclusão da obra será dado a  continuidade do plantio de várias árvores nativas.

DSCN0019

13528358_723672577775214_7785334001905865013_o





Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado