• Banner Cultura Governo do PI
  • Obras no Litoral Cultura
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Picos

23 de maio de 2016

Cuidados com a Saúde tem sido tema de palestras nas escolas

Cuidados com a Saúde tem sido tema de palestras nas escolas de Picos

Dando Continuidade às ações da Fundação Delta do Parnaíba – FUNDELTA, através do Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF 1B) e equipe de Saúde da Família da UBS Ipueiras II em Picos, os profissionais de saúde realizaram Palestras, debates, oficinas e dinâmicas sobre temas como DST´s, alimentação saudável, drogas e gravidez na adolescência foram realizadas no Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela e na Escola Integral Marcos Parente.

Escola Integral Marcos Parente

Escola Integral Marcos Parente

Segundo a coordenadora do curso técnico de enfermagem do Petrônio Portela, Franciane Araújo, atividades dessa natureza tipo visam alertar os jovens sobre os cuidados que devem ter com a saúde. Durante a palestra foram repassadas orientações importantes acerca dos temas abordados e houve uma demonstração de como se utiliza corretamente os preservativos masculino e feminino.

Cerca de 180 alunos participaram das palestras

Cerca de 180 alunos participaram das palestras

“É de fundamental importância, uma vez que a adolescência é uma fase de descobertas, é uma fase de muitas dúvidas e toda informação ela é bem vinda, então é uma fase que se faz necessário essa passagem de informação de forma clara, objetiva e que prenda a atenção dos adolescentes e a participação da equipe de saúde foi de extrema relevância, uma vez que saúde e educação caminham juntas”, disse.

Fotos: Marcos Valerio

Fotos: Marcos Valerio

Para o aluno do curso técnico de enfermagem, Josafá Santos, o momento também foi importante para que os alunos vivenciassem de perto como realmente se trabalha na promoção da saúde e na prevenção de doenças junto às comunidades. “As palestras aqui proferidas pela os profissionais de saúde foram muito esclarecedora, muitos alunos tinham dúvidas sobre os assuntos aqui abordados e hoje foi o momento de estarmo aprendendo um pouco mais”, ressaltou.

As atividades que traz como tema “Ações de cuidados com a Saúde de Jovens e tem o apoio do Governo do Piauí, Secretaria de Estado da Saúde – SESAPI e a Prefeitura municipal de Picos e da Secretaria Municipal de Saúde.

20 de maio de 2016

Novo equipamento ajudará no tratamento de pessoas com tuberculose

Novo equipamento ajudará no tratamento de pessoas com tuberculose

Mantido pela Prefeitura Municipal de Picos por meio da Secretaria da Saúde (SMS), o Programa Municipal de Controle da Tuberculose recebeu na manhã desta quinta – feira, 19/05, mais um equipamento que ajudará no controle e tratamento das pessoas com tuberculose. A estufa para cultura bacteriológica, modelo 502, foi doada pelo Ministério da Saúde em parceria com o LACEN – Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí e já se encontra no Posto de Assistência Medica de Picos – PAM.

Coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, a enfermeira Layla Nascimento

Coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, a enfermeira Layla Nascimento

De acordo com a Coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, a enfermeira Layla Nascimento, a aquisição desse equipamento para a realização do exame de CULTURA para microbactérias. “É de suma importância para o serviço, pois veio a somar no quadro de exames já realizados no PAM em busca do diagnóstico de casos suspeitos de tuberculose, bem como auxiliar no acompanhamento dos pacientes em tratamento, além de outras indicações pertinentes”, disse.

Fotos: Marcos Valerio

Fotos: Marcos Valerio

A secretaria Municipal de Saúde oferece tratamento gratuito para pacientes com sintomas da tuberculose, por meio de acompanhamento especializado e fornecimento de medicamentos. O período de tratamento varia de seis meses a um ano e garante a cura da doença se o paciente não abandonar a medicação e seguir as indicações médicas. A busca de casos de pessoas com sintomas da tuberculose, principalmente a tosse, é sempre através das 36 Unidades Básicas de Saúde da cidade ou mesmo na coordenação do programa, que estão aptas a atender a pessoa com suspeita da doença.

“Enfatizo que todas as pessoa que estiverem com tosse  por mais de 15 dias, febre, suor noturno, falta de apetite, cansaço, falta de ar e emagrecimento devem procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua residência ou o PAM. Tuberculose tem cura e o tratamento é Gratuito”

A TUBERCULOSE

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). É causada pelo Bacilo de Koch e sua transmissão ocorre de pessoa a pessoa. Quando o doente tosse, fala ou espirra, ele espalha no ar gotas muito pequenas contendo o micróbio da tuberculose. A pessoa que respira este ar pode levar este micróbio para o seu pulmão.

Os principais sintomas da tuberculose são tosse (em geral que persiste por mais de 15 dias), febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Entre os grupos mais vulneráveis estão portadores do vírus HIV, população carcerária, moradores de rua e dependentes químicos.

18 de maio de 2016

Estrada que liga Picos a Torrões recebe nova camada de asfalto

Estrada que liga Picos a Torrões recebe nova camada de asfalto

Há anos com o asfalto repleto de buracos e praticamente intrafegável, a estrada que liga Picos ao povoado Torrões está sendo revitalizada com a aplicação de um novo asfaltamento. O serviço irá beneficiar milhares de pessoas que trafegam pela rodovia estadual.

DSCN0004

A empresa Santa Inês é a responsável pela obra. Máquinas e caçambas estão sendo usadas para realizar o serviço. A nova camada de asfalto irá passar também pela avenida principal do bairro Aroeiras do Matadouro e pela comunidade Tapera até chegar no povoado Torrões.

Prefeito acompanhando obra de asfaltamento - Foto: Romário Mendes

Prefeito acompanhando obra de asfaltamento – Foto: Romário Mendes

O prefeito Padre Walmir Lima juntamente com o proprietário da empresa Santa Inês, Getúlio Carvalho, esteve vistoriando o serviço na tarde desta terça-feira (17). Segundo o gestor, a estrada tem uma utilidade muito grande para a região de Torrões. “Estamos recapeando o asfalto aqui nessa estrada onde diariamente passa muitas pessoas de várias comunidades e não poderíamos deixar esse trecho da forma que estava”, pontuou.

DSCN0012

Além do recapeamento até os Torrões, o serviço irá prosseguir com a colocação do asfalto até o povoado Cajazeiras dos Gonçalves, que é uma obra esperada há anos por toda população que reside naquela região.

DSCN0010

Segundo o Pe. Walmir, o serviço será iniciado nos próximos dias. “Após o sofrimento com a poeira e a lama, em tempos de chuva, todos os moradores daquela região podem comemorar a melhoria naquela estrada, que é a colocação do asfalto”, disse.

17 de maio de 2016

Novo secretário de Finanças quer alavancar arrecadação do Município

Novo secretário de Finanças quer alavancar arrecadação do Município

O prefeito de Picos Pe. Walmir Lima empossou João Paulo Gonçalves Barbosa como novo secretário Municipal de Finanças, na tarde desta segunda-feira (16). Como meta de trabalho, o gestor pretende priorizar a arrecadação de recursos, com a expectativa de conter o déficit financeiro ocasionado pela crise na economia brasileira aos municípios.

20160516_162327

“Entre as primeira medidas, queremos melhorar a arrecadação para possibilitar a aplicação de recursos na nossa cidade”,  assegurou o secretário. “Ao mesmo tempo, pretendemos melhorar a estrutura da secretaria e sistematizar as atividades para dar mais funcionalidade e celeridade nas execuções”, ponderou João Paulo.

20160516_162345

Durante solenidade prestigiada por secretários municipais, legisladores e pela família do novo chefe da pasta das Finanças, o prefeito destacou a responsabilidade do trabalho em meio à crise. “Estamos acompanhando, cobrando e multiplicando os poucos recursos que temos neste momento de dificuldade em todo o país. Estamos certos que a força jovem nessa equipe vem somar com determinação e amor pela nossa cidade”, afirmou.

20160516_162238

João Paulo Gonçalves Barbosa assume em substituição à secretária interina Eliene Leal. Ele tem experiência com administração de empresa e empreendedorismo e também como o serviço público, ocupando o cargo de subcoordenador do setor de Marcação de Consultas e Exames da Secretaria de Saúde de Picos, durante os anos de 2013 e 2015, foi administrador de sistemas e, atualmente, está concluindo graduação em Direito.