Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitura de Picos inicia Campanha de Vacinação contra a Gripe

Prefeitura de Picos inicia Campanha de Vacinação contra a Gripe

02/05/2016 11:06

Com o intuito de reduzir os riscos das complicações das doenças respiratórias, reduzindo a mortalidade dos diferentes tipos de gripes, a Prefeitura Municipal de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesse sábado (30) o “Dia D” de mobilização da Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe), que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B A abertura oficial da campanha foi às 8h, na sede da Secretaria.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Imunização, é distribuir 17.126 doses, ao grupo prioritário, nessa 18ª Campanha que irá encerrar no dia 20 de maio. “A meta estabelecida pelo Ministério corresponde a 80% do público-alvo total, o município de Picos sempre superou esse percentual, então é importante que as pessoas procurem uma unidade de saúde para fazer a imunização. A vacina é segura, não apresenta reações adversas”,  declarou o secretário José Venâncio (Dudé).

Fotos: Joel Fotografias

Fotos: Joel Fotografias

Esse ano, as doses serão destinadas a nove grupos prioritários, divididos em: pessoas idosas (com 60 anos ou mais), trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, a população privada de liberdade, e os funcionários do sistema prisional.

Joselita de Moura - Profissional de saúde

Joselita de Moura – Profissional de saúde

Uma das primeiras pessoas a tomar a vacina foi a profissional de saúde, Joselita de Moura. A dona de casa ressalta que é muito importante estar imunizado contra o vírus. “Desde quando comecei a trabalhar na saúde que eu toma a dose da vacina, isso tem uns 3 anos,  estou aqui com o objetivo de ficar protegida das complicações da gripe e eu recomendo a todos que fazem parte do grupo prioritário buscar a unidade de saúde mais próxima de sua casa”, defendeu.

Sede da Secretaria Municipal de Saúde

Sede da Secretaria Municipal de Saúde

De acordo com a coordenadora de imunização, Valdivania Pacheco, o município recebeu até o momento apenas 45% da vacina. Até o dia 04 de maio, o município deve receber as demais doses para atingir 100% da meta de vacinação “Estamos sempre em contato com o Ministério da Saúde e a equipe garantiu na próxima quarta-feira estaremos recebendo o restante das doses e assim daremos inicio a campanha na zona rural e logo em seguida o sistema prisional”, disse.

Coordenadora de imunização, Valdivania Pacheco

Coordenadora de imunização, Valdivania Pacheco

Participaram da abertura oficial da campanha o prefeito municipal, Padre Walmir, o secretário municipal de saúde José Venâncio, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Cláudio Galeno, o Secretarii de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana, Edilberto Cirilo de Sousa, a secretária de Agricultura e Abastecimento, Ana Paula Silva, o O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Glauber Silva e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Araújo.

Prefeito Padre Walmir de Lima

Prefeito Padre Walmir de Lima

Fonte: Ascom
Mais sobre: