Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto auxilia profissionais na prevenção ao suicídio

Projeto de extensão também é voltado para a comunidade

04/10/2018 11:17

Mantendo a consciência de que a prevenção ao suicídio é uma prática que deve acontecer todos os dias e não somente em um mês, sobretudo pela importância do acolhimento e do diálogo, o projeto de extensão 'O que sabemos, o que estamos fazendo e o que ainda podemos fazer', idealizado pela conselheira Juliana Dias, vem promovendo uma série de ações em parceria com o CRP 21ª região, a Uespi de Picos e a Coordenação de Saúde Mental de Picos.

No último mês, em alusão ao setembro amarelo, foi realizada uma caminhada e uma rodada de palestras no município, contemplando os profissionais da psicologia e a comunidade em geral. As ações organizadas pela conselheira Juliana Dias auxiliam na difusão do conhecimento e dos meios de acolhimento para a sociedade. Agora, a iniciativa se amplia com a concretização de uma parceria com a Coordenação Estadual de Saúde, focando na capacitação dos profissionais da rede; o trabalho orquestrado em toda a região de Picos será primordial para um atendimento de excelência na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). "Nós vamos capacitar junto as coordenações de saúde mental do Piauí, todos os dispositivos da rede, já que o Piauí é o quarto Estado do Brasil com maior incidência suicídio, serão três regiões contempladas no Estado: Picos, Parnaíba e Teresina. Em Picos, a Uespi junto ao CRP vai estar fazendo uma parceria para RAPS", indicou a psicóloga Juliana Dias.

A importância das ações no Piauí também se difunde pelo fato de que no fim do ano passado, o Governo Federal instituiu incentivo para desenvolvimento de projetos de promoção da saúde, vigilância e atenção integral à saúde direcionados para prevenção do suicídio no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde (SUS), onde num primeiro momento foram selecionados os 08 estados com maiores taxas de mortalidade por suicídio, dentre os quais o Piauí.

Nesse sentido, projetos de extensão como 'O que sabemos, o que estamos fazendo e o que ainda podemos fazer' podem, inclusive, servir como modelo para o Ministério da Saúde na construção do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio.

Mais sobre: