• Canta
  • SOS Unimed
  • Fagner
  • Trilha das emoções
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Piripiri

12 de novembro de 2015

Prefeitura de Piripiri entrega novas passagens molhadas e estradas

Prefeitura de Piripiri entrega novas passagens molhadas e estradas na região da Suçuarana

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, acompanhado dos vereadores e secretários municipais, entregou, nessa segunda-feira (9), passagens molhadas e várias estradas na região da Suçuarana, povoado localizado na zona rural da cidade.

Algumas estradas entregues foram construídas pela primeira vez. Os povoados Santa Rosa, Canto do Boi, Olho D'água da Pedra, Gameleira, entre outros, já foram contemplados com o sistema de abastecimento de água com rede de distribuição, o que representou uma expressiva melhoria na qualidade de vida da população daquela região.

O prefeito Odival Andrade falou da satisfação em poder inaugurar obras que contemplam a população. "É muito bom visitar uma região como essa e ver o quanto nosso trabalho está mudando a realidade de vida dos moradores daqui: são estradas, passagens molhadas e abastecimento d’água. A partir de janeiro do ano que vem também vamos reformar a escola municipal existente na localidade”, afirma.

O ex-presidente do Sindicato dos Moradores, Totonho Soares, representante legítimo da região, falou em nome da comunidade. "O prefeito Odival Andrade foi o primeiro gestor a tratar a Suçuarana de forma igual, os outros visitavam algumas casas. Já ele abraça todos em nossa comunidade sem fazer distinção, tem olhado para esta região com muito carinho", enfatizou.

Após as inaugurações, o prefeito e sua comitiva participaram do leilão na programação da Noite dos Dizimistas. As jóias (produtos) arrematadas foram ofertadas a pessoas carentes.

11 de novembro de 2015

Piripiri realiza I Conferência Municipal dos Direitos Humanos - LGBT

Piripiri realiza I Conferência Municipal dos Direitos Humanos - LGBT

Aconteceu na última sexta-feira (6), no auditório Osíris Neves de Melo, na Praça de Eventos, a I Conferência Municipal de Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis e Transexuais. Esta é a sétima conferência de políticas de Direitos Humanos promovida pela Prefeitura de Piripiri, através da Setas, e a primeira abordando o tema LGBT.

Segundo o coordenador do CREAS de Piripiri, Simplício Leite, é uma prioridade do município de Piripiri realizar todas as conferências de políticas dos Direitos Humanos. O evento foi aberto oficialmente às 13h30, com a composição da mesa, em seguida o hino de Piripiri executado por flautas e com o coral do Peti.

Na sequência, houve a leitura do decreto de convocação da conferência para aprovação. A palestra magna proferida pelo coordenador do Centro LGBT da Sasc, Victor Klozovisk, abordou a temática da criminalização da violência contra a população LGBT.

Para o diretor de gestão do SUAS, Wilian Sousa, este evento é um momento histórico para Piripiri, porque pela primeira vez se trata deste tema abertamente e com o apoio do poder público.

"A população LGBT foi excluída por todas as gestões anteriores. Quando apresentamos ao gestor municipal Odival Andrade e a secretária Clarinda Andrade, eles apoiaram de imediato a criação do conselho, adotando políticas de verdade. Estamos sendo pioneiros. Até então falar de Política LGBT era um tabu", complementa Wilian Sousa.

04 de novembro de 2015

Piripiri realiza I Conferência dos Direitos Humanos na próxima sexta (6)

Piripiri realiza I Conferência Municipal dos Direitos Humanos na próxima sexta (6)

A I Conferência Municipal de Políticas Públicas e Direitos Humanos – LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) de Piripiri acontece na próxima sexta-feira (6), no auditório Osíris Neves de Melo, na Praça de Eventos, a partir do meio dia.

A abertura oficial acontece às 13h, após o credenciamento e entrega de material de apoio, com composição da mesa, leitura do decreto de convocação da conferência e hino. O evento é promovido pela Prefeitura de Piripiri, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETAS).

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, destaca a importância da realização de eventos que promovem discussões sobre direitos humanos no município. “O evento é o sétimo sobre políticas de Direitos Humanos que promovemos no município. Todo cidadão, independente de cor, orientação sexual, religião e sexo precisam ter seus direitos assegurados pelo poder público”, ressalta.

De acordo com o coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Simplício Leite, temas como políticas transversais, educação, cultura, mídia, direitos humanos, segurança pública e justiça serão discutidos na conferência. “A palestra magna acontece às 14h. As discussões serão distribuídas em quatro eixos e, em seguida, acontecem a plenária e a eleição dos delegados para a Conferência Estadual”, afirma.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos Humanos LGBT, João Batista, considera o evento um momento histórico para Piripiri, uma vez que é a primeira vez que o tema é tratado abertamente, entre comunidade e poder público.

10 de agosto de 2015

Pesquisa aponta que piripiriense aprova gestão de Odival Andrade

Pesquisa aponta que piripiriense aprova gestão de Odival Andrade

A gestão do prefeito Odival Andrade, à frente do município de Piripiri, foi muito bem avaliada segundo pesquisa realizada pelo Instituto Credibilidade, entre os dias 1°, 2 e 3 de agosto. O estudo traz a avaliação do piripiriense com relação à Administração Municipal e aos serviços ofertados à população local pela Prefeitura.

Pelo estudo, aproximadamente 68% dos 416 entrevistados abordados, tanto na zona rural como na urbana, estão satisfeitos com a gestão do atual prefeito à frente do município. Do montante, 40% consideram a Administração Ótima ou Boa, e aproximadamente 28% a avaliam como Regular.

Entre os serviços mais elogiados pela população de Piripiri estão os de Limpeza Pública (16%), Educação (12%) e Saúde (9%). “A gestão pública, seja a Federal, Estadual ou Municipal, passa por grandes desafios, principalmente o aumento de demandas e a diminuição de recursos. Ter o trabalho reconhecido pela população, diante de uma conjuntura destas, é gratificante”, afirma Odival Andrade.

O prefeito reitera que essa avaliação popular tende a melhorar mais ainda, haja vista que estão previstas a inauguração de várias obras para este segundo semestre, dentre elas a conclusão da reforma do Mercado Público, que há tempos era cobrada pelos piripirienses.

“Quando assumimos, tivemos de reorganizar a prefeitura. E, hoje, já colhemos os frutos de uma Administração responsável e, como comprova a pesquisa, avalizada pela população”, finaliza Odival.

Credibilidade aponta que Odival lidera corrida de intenção de votos para prefeito

O Instituto Credibilidade também mediu a intenção de voto para prefeito em Piripiri. Na pesquisa eleitoral, Odival Andrade lidera entre os pretensos candidatos com pouco mais de 3 pontos percentuais de diferença do seu maior opositor, Luiz Meneses. Odival soma 37,50%, Luiz Meneses 34,13% e Socorro Mesquita 5,29%. Não sabe/Não opina somam 23%.

Para o prefeito, o quadro é animador porque quem vem propagando uma pré-candidatura são os seus oposicionistas, no caso, Luiz e Socorro. “Eu tenho me preocupado é com a gestão da cidade. Não venho anunciando candidatura. Isso será discutido quando for a hora. Talvez até por isso o povo reconheça o nosso trabalho e a nossa postura”, frisa Odival.

06 de agosto de 2015

29 de julho de 2015

Programa leva serviços e anuncia obras no bairro Santa Maria

Programa A Prefeitura Até Você leva serviços e anuncia obras no B. Santa Maria

A Prefeitura de Piripiri realizou neste sábado (25) mais uma edição do “A Prefeitura Até Você”. Dessa vez, foi no bairro Santa Maria, no Centro Educativo Municipal Professora Alzira Violeta. Na oportunidade, o prefeito Odival Andrade inaugurou a reforma do Centro, entregou calçamentos e anunciou mais dez obras para a região, entre elas, a construção de uma praça em frente ao colégio.

O prefeito também anunciou mais obras de calçamento e construção de galerias, além do asfaltamento de vias importantes para a comunidade, como a avenida Nelson Resende e a rua vereador Narciso Cosme. Esta última vai ligar a avenida Nelson Resende à avenida Dirceu Mendes Arcoverde.

O programa “A Prefeitura Até Você” foi criado por Odival Andrade em seu primeiro mandato e visa aproximar a população da gestão municipal. Durante o evento, a população tem acesso a consultas médicas, atendimento odontológico, verificação de pressão arterial e dos níveis de glicose no sangue, orientação jurídica, corte de cabelo, emissão de documentos, atualização do cadastro único, oficinas de leitura e arte, além de jogos e outras ações.

 “Tudo aquilo que o povo pede nós estamos tentando atender. É neste contato que ficamos sabendo as principais reivindicações dos moradores, bem como aquilo que o povo espera do gestor. Vamos continuar levando o programa para todos os bairros de Piripiri”, conclui o prefeito Odival Andrade. 

28 de julho de 2015

III Moto Romaria de Piripiri a Santa Cruz dos Milagres

III Moto Romaria de Piripiri a Santa Cruz dos Milagres

Com muita fé e espírito de aventura, piripirienses participaram da III Moto Romaria de Piripiri a cidade de Santa Cruz dos Milagres - PI. A viagem aconteceu de 25 a 26 de julho de 2015. A realização foi do Moto Grupo Águias da Fé com apoio do Clube dos Motoqueiros.

A concentração e saída aconteceram por volta das 5h da manhã, de sábado (25), da Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em Piripiri.

Na ida, as cidades percorridas foram de Piripiri a Altos. Em seguida foi realizado a conversão (curva) a esquerda em direção a Alto Longá, passando por São João da Serra e logo após Santa Cruz dos Milagres, no total percorrido de aproximadamente 280 km.

As paradas aconteceram nos seguintes locais: Café da manhã na Churrascaria Chico Nunes - O Rei do Capote, no km 7 da PI 115, que liga Campo Maior a Castelo do Piauí. O Almoço foi na Churrascaria Pé de Serra, do Zé Inácio e Madalena, localizada no Povoado Contente, em São João da Serra. A pausa para merenda minutos antes ocorreu no povoado Buriti - Só.

A volta no domingo (26) aconteceu pelas cidades de São Félix do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, Prata do Piauí, Beneditinos, Altos até Piripiri. O lanche aconteceu no comércio da dona Francisca, na localidade Bom Viver, 18 km antes de chegar em Beneditinos. A parada para o almoço foi no Restaurante Pedro Mangueira, BR-343, entre Altos e Campo Maior.

Segundo os dados de pesquisas na internet, a Romaria para Santa Cruz dos Milagres é considerada a terceira maior do Nordeste. É o único Santuário no Piauí reconhecido pelo Vaticano. A cidade recebe a visita, em média, de 100 mil romeiros por ano, de vários estados e cidades do Brasil. Os meses mais frenquentados são maio, quando se comemora a Cruz e setembro, data dos festejos. Fica a 180km da capital do estado, Teresina. A peregrinação começou no início do século XIX (dezenove) com a história do primeiro milagre.

04 de julho de 2015

Piripiri comemora 105 anos com inauguração de obras e festividades

Piripiri comemora 105 anos com inauguração de obras e festividades

O município de Piripiri comemora 105 anos de emancipação política neste sábado, dia 4 de julho. Para ressaltar as conquistas da cidade nos últimos anos, a Prefeitura preparou uma vasta programação durante todo o mês, que inclui a inauguração de diversas obras, bem como a realização de festividades para a população. 

A gestão atual está realizando reformas em sete Postos do Programa Saúde da Família (PSF), no intuito de expandir o atendimento à população. Também está prevista a inauguração de ginásios cobertos, bem como a entrega de calçamentos em diferentes bairros de Piripiri, melhorando as condições de mobilidade urbana dos piripirienses.

“Conseguimos, ao longo dos últimos anos, entregar mais obras, serviços, reformas, todo um legado positivo para os piripirienses. Hoje, podemos dizer que temos uma cidade exemplo em várias áreas, como a educação, que revela talentos nas olimpíadas e dá saltos nos índices de avaliações do Ministério da Educação. Nosso comércio continua forte e ganha, cada vez mais,incentivos para crescer ainda mais. Na saúde pública, a população está melhor atendida e agora conta com uma maior diversidade no tipo de atendimento oferecido”, enumera o prefeito Odival Andrade.

Na área educacional, a atual gestão retomou e está concluindo as obras inacabadas de três Centros Educativos Municipais (CEM), dois na zona urbana e um na zona rural, sendo eles os Centros Educacionais Ciclo Operário e Dr. Antenor Freitas e Padre Raul Formiga - que receberam melhorias no teto, na parte hidráulica, pintura, além da aquisição de novos equipamentos. A Prefeitura também está concluindo os acabamentos de dois novos ginásios cobertos, nos bairros Germano e Santa Maria.

O Mercado Público de Piripiri também passa por ampla reforma. Para tanto, a Prefeitura está investindo recursos próprios do município. A conclusão da obra está prevista para o final deste ano, contemplando a revitalização de toda a área ao redor do mercado, melhorando as condições de higiene, assim como o aspecto paisagístico do prédio. O Mercado também ganhará uma nova praça para a realização de eventos.

Mais conquistas para o servidor público

Neste aniversário, os servidores públicos de Piripiri tem muito o que comemorar, pois a Prefeitura vem realizando uma série de conquistas consideradas históricas para estes profissionais. Uma delas foi a regulamentação do segundo turno dos professores de Piripiri. A aprovação da Lei era um anseio antigo dos educadores da rede municipal para 25 horas, que a partir de agora passam a ter as 40 horas garantidas por Lei. 

“Serão contemplados com a medida professores concursados com 25 horas, mas que, na prática, exercem a carga horária semanal de 40 horas há, no mínimo, cinco anos. De tal forma, regulamenta-se a ampliação definitiva de carga horária, acrescentando quinze horas na demanda atual”, explica Rodrigo Amaral, secretário municipal de Educação.

A pedido do prefeito Odival Andrade, a Câmara Municipal de Piripiri aprovou Projeto de Lei que altera a Lei Complementar existente, revendo os vencimentos da categoria de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias. Com a nova proposta, o salário dos servidores sobe de R$ 724 para R$ 1.014, contabilizando um reajuste que ultrapassa a margem dos 40%. O acréscimo refere-se também à taxa de insalubridade, que há muito tempo era solicitada pelos profissionais.

Os servidores municipais da Saúde também foram contemplados com a aprovação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários. Com a aprovação do Projeto de Lei, os colaboradores concursados passam a ter a possibilidade de progredir em sua carreira de servidor público, mediante ascensão profissional, o que reflete em um avanço de sua remuneração.

Festividades

Na programação de aniversário da cidade, que teve início no dia 3 de julho, estão inclusas a realização de missas, apresentações culturais e feiras abertas à população, bem como a tradicional micareta Pirifolia. A final do campeonato de futebol Pé de Chulé envolverá equipes de toda a cidade, assim como o Copão Rural e a Copa Batom, que incentivam a prática do esporte entre jovens e adultos em Piripiri.