Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Multivacinação para crianças e adolescentes termina hoje em Teresina

Em Teresina, o balanço parcial da campanha é positivo: 5.829 crianças receberam vacinas e 8.564 doses foram aplicadas.

30/09/2016 10:52

Os pais ou responsáveis têm até hoje (30) para levar seus folhos às Unidades Básicas de Saúde para atualizar o cartão vacinal. A campanha de multivacinação, iniciada no último dia 19, é voltada para crianças menores de 5 anos e para crianças e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos. Estão disponíveis vacinas contra hepatite A, hepatite B, tetraviral, pentavalente, rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, DTP e poliomielite. 

Doses são para crianças menores de 5 anos e entre 9 e 14 anos (Foto: Assis Fernandes/ O Dia)

Em Teresina, o balanço parcial da campanha é positivo. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), os dados já contabilizados no sistema mostram que 5.829 crianças receberam vacinas e 8.564 doses foram aplicadas, tendo em vista que são 14 vacinas voltadas para as crianças e cinco para adolescentes. 

“É um dado positivo, pois o que constatamos foi que muitas crianças que compareceram aos postos estavam com a sua caderneta em dia. Isso mostra que os pais estão fazendo o dever de casa, levando os filhos para garantir a imunização, bem como o trabalho eficiente dos agentes de saúde, que estão atentos no acompanhamento das famílias e do calendário vacinal das crianças”, pondera Francisco Pádua, presidente da FMS. 

A Fundação Municipal de Saúde faz um alerta para os pais que ainda não levaram seus filhos para tomar as doses da campanha de multivacinação, que ficam disponíveis somente até esta sexta-feira. 

“Queremos chamar atenção especial das meninas que precisam tomar as doses da vacina contra o HPV. Os pais e responsáveis precisam estar atentos se elas precisam da primeira ou segunda dose da vacina, que protege contra o Papiloma Vírus Humano, que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus”, destaca a médica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS. Ela enfatiza ainda que a vacina é segura e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

“É fundamental que toda a população alvo compareça aos servi- ços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profssionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal”, acrescenta Amariles Borba

Edição: Virgiane Passos
Por: Natanael Souza - Jornal O Dia
Mais sobre: