• SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Porto

26 de janeiro de 2016

Atraso de pagamentos: empresa corta energia da Câmara de Porto

O órgão recebe R$ 53,000 mensais para manutenção e pagamento dos salários dos Parlamentares

A Câmara Municipal dos Vereadores de Porto teve o fornecimento de energia elétrica suspenso na tarde de ontem (25). Técnicos da Eletrobrás realizaram o corte devido atrasos de pagamentos das taxas cobradas mensalmente, mesmo o órgão recebendo R$ 53,000 por mês para manutenção e pagamento dos salários dos Parlamentares. 

O Presidente, Vereador Valter Gomes (PROS), revelou que havia sido informado sobre o corte três dias antes e que deixou o talão do mês de dezembro para ser pago com os recursos do mês de janeiro, como de costume.

 “Todos sabem que a prefeitura repassa os recursos pra Câmara, e deste mês não foi repassado na data correta, dia 20, por isso o atraso até mesmo dos salários dos Vereadores. Infelizmente houve o corte”, lamentou o parlamentar.

Por outro lado, o Prefeito Manin Geronço (PSDB) rebateu as afirmações do vereador. O gestor garantiu ter efetuado o depósito de vinte mil reais para as contas da Câmara no dia 20 deste mês. “Avisamos que iríamos repassar os vinte mil exatamente para este tipo de gastos e os outros 33 mil no próximo dia 30, como sempre é feito, inclusive há extratos que comprovam isso”, revelou, mostrando-se surpreso.  

Para o Prefeito, “não cabe culpar à prefeitura sendo que há recursos suficientes para custear dívidas da câmara, local em que acontecem apenas quatro sessões por mês”.

21 de janeiro de 2016

Prefeitura esclarece repasses do Fundeb e garante pagamentos dos servidores

Para a secretária de educação, Clarissa Lira, o momento foi importante porque todos os dados do ano anterior foram exibidos de forma contínua e mensal

Servidores da educação de Porto participaram de uma audiência pública convocada pelo prefeito Manin Geronço (PSDB), na manhã de ontem (20).  Atendendo ao convite do gestor, a Promotora de Justiça, Luisa Cynobillina A Lacerda Andrade, Vereadores Municipais e representantes do sindicato da categoria também participaram do encontro.

Após explanação em telão com dados contábeis, relatórios de todos os repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de todos os meses do ano de 2015, representantes da prefeitura municipal esclareceram os problemas dos atrasos na área e conseguiram fechar parte de um acordo com os servidores atuantes no município.

Na ocasião, mostrando reais motivos que impediam os pagamentos dos salários referentes aos últimos dois meses, devido as constantes oscilações de repasses federais, o governo fez novos cálculos e propôs pagar os 60% e 40% do mês de novembro ainda ontem e do mês de janeiro no dia 29. Ficando o mês de dezembro para ser parcelado nos meses subsequentes.

“O Ministério Público, na pessoa da Promotora, disse acreditar na proposta do governo como garantia dos direito dos servidores. Temos um planejamento concreto, especificado hoje, que garante o não atraso dos pagamentos nos meses seguinte, é um compromisso do prefeito Manin”, descreveu a Profª. Antônia Araújo, assessora especializada em planejamento educacional, responsável pela explanação (veja no vídeo abaixo). 

No entanto, a maioria dos servidores presentes não aceitou à proposta de parcelamento, ficando apenas este item para ser definido na justiça. A categoria deve se reunir dia 31 deste mês para discutir o caso em assembleia do sindicato (SINDSERM).

Para a secretária de educação, Clarissa Lira, o momento foi importante porque todos os dados do ano anterior foram exibidos de forma contínua e mensal, dando ênfase ao trabalho realizado na pasta. “Todos puderam ver a forma como estão sendo usados esses recursos, especialmente de uma área especial como a nossa. Temos o compromisso com os servidores, por isso realizamos essa história audiência para esclarecer todos os problemas”, disse.

Por sua vez, o prefeito Manin Geronço revelou ter ficado contente com resultado das discussões. “mais uma vez mostramos transparência na nossa gestão, onde o cidadão participou de todo o processo tendo acesso detalhado do que é feito com o dinheiro do Funded. Hoje mostramos mais uma vez que o nosso compromisso é com a verdade. Tudo no tempo certo”, finalizou.


19 de janeiro de 2016

14 de dezembro de 2015

Fábio Abreu participará de audiência pública em Porto

Neste final de semana foram registrados tiroteios em alguns bairros cidade e a morte do jovem Domingos Bento da Silva

O Secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Capitão Fábio Abreu, garantiu, nesta segunda-feira (14), que irá participar de uma audiência pública na Câmara Municipal dos Vereadores de Porto, na primeira quinzena do mês de janeiro, a fim de discutir e resolver os problemas que vêm causando insegurança na população do município.

Preocupados com os constantes assassinatos com armas de fogo, aumento do consumo de drogas e, principalmente, assaltos a estabelecimentos comerciais na cidade, o Vereador Valter Gomes​ (PROS) e a Vereadora Girlany Rêgo​ (PMDB) foram ao gabinete do Secretário, apontaram os problemas da área, fizeram o convite ao gestor, proposto por meio de requerimento pelos parlamentares João Paulo (PT) e Adonnes Bastos​ (PSDB), cobraram melhorias e reforço policial.

“Solicitamos uma nova viatura e mais policiais. O Secretário prometeu resolver o problema o mais breve possível e confiamos no seu esforço. A viatura, segundo o mesmo, será encaminhada ao município na remessa que o Estado está adquirindo”, disse o Vereador Valter, por telefone.

Neste final de semana foram registrados tiroteios em alguns bairros cidade e a morte do jovem Domingos Bento da Silva (foto), natural da cidade de Nossa Senhora dos Remédios, encontrado num matagal próximo ao bairro Fortaleza com marcas de disparos de arma de fogo.

Insatisfeito com a falta de efetivo e reforço na segurança da cidade, o cabo da Polícia Militar, João Luiz, solicita ajuda das autoridades. “Estou sozinho aqui, de mãos atadas, peço às autoridades que me ajudem. Aqui não tem delegado para realizar os procedimentos. Infelizmente não posso fazer muita coisa, sozinho, dentro de uma viatura nessa cidade”, desabafou o PM. 

25 de novembro de 2015

Festejos da Padroeira de Porto têm início neste final de semana; confira!

O Padre Adão Ribeiro fez o convite especial à comunidade católica de toda a região

O tradicional festejo de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira de Porto Piauí, terá início no próximo sábado (28) com o levante do mastro e procissão pelas principais avenidas da cidade. Antes, dia 27, ocorrerá a recepção da imagem de Nossa Senhora dos Milagres, vinda da cidade de Milagres-MA.

Neste ano, 2015, a festa será celebrada na capela de São Francisco Diassis, devido à reforma da Paróquia da Santa padroeira, até o dia 08 de dezembro.

O Padre Adão Ribeiro fez o convite especial à comunidade católica de toda a região. “Carissimos irmãos(ãs), chegou mais um momento especial em nossa Paróquia, a celebração do Festejo de nossa padroeira Imaculada Conceição e nossa alegria torna-se maior, por que iniciamos também “O ANO DA MISERICÓRDIA”, por isso convidamos você, sua família e sua comunidade para participar conosco deste grande momento e  sob o olhar misericordioso de Maria, busquemos auxilio e proteção para alcançarmos o milagre".Vamos juntos festejar o tema de cada dia e que as reflexões nos ajudem a enfrentar as dificuldades, acreditando que o Senhor é o Deus que realiza todas as coisas”, escreveu.

Confira a programação completa: 

Dia 27/11/15– Sexta – Chegada da Imagem de Nossa Senhora dos Milagres - MA

18:00h – Recepção da imagem de Nossa Senhora dos Milagres da cidade de Milagres-MA na Capela de São Francisco

Dia 28/11/15– Sábado – ABERTURA

07:00h – Caminhada com o mastro, saindo da comunidade Saco, com parada na comunidade São Francisco na residência do Sr. Luizinho Silvestre, em seguida caminhada até a residência do Sr. Duca e dona Expedita na Rua Teodoro Sousa.

17:00h – Grande procissão e levante do mastro, saindo da residência do Sr. Duca e dona Expedita na Rua Teodoro Sousa, rumo à Capela de São Francisco.

Mordomos do Mastro: Manoel Cordeiro Castro (Neto), Francisco Rodrigues, Antônio Leônidas, Nanuca, Manoel Mota, Maridenis, Cícero, Ademar, Sr. Duca, Dona Expedita e família, Henrique e Belarmina, Srª Maria de Deus e família, José Aguiar Peluza, César Lira e Tamara, Comunidades: Saco e São Francisco.

18:30h – Leilão

Responsáveis: Secretaria Municipal de Ação Social.

Dia 29/11/15 – Domingo – 1ª NOVENA

Tema do dia: “Sob o olhar misericordioso de Maria, busquemos auxilio e proteção para alcançarmos o milagre pelas Crianças”

Noitantes e responsáveis pelo leilão: Todos os batizados com o nome de Maria, Pastoral do Dizimo, Dizimistas, Bairros: Piçarreira I e Piçarreira II, motoristas, motoqueiros, coroinhas, Banda de Música 25 de Junho, Comercial São Francisco, Av. Matias Olímpio, Comunidade Kolping, Agentes de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Funcionários do Hospital, comunidades: Brasileira e Campininha.

Padrinhos da Noite: Flávio e Kelly

Mordomos: Dilson e Sila

Benfeitores: Crianças

Anjos de Nossa Senhora: Artur Castelo Branco e Ana Valéria Delis

Dia 30/11/15 – Segunda – 2ª NOVENA

Tema do dia: “Sob o olhar misericordioso de Maria, busquemos auxilio e proteção para alcançarmos o milagre pelos Adolescentes”

Noitantes e responsáveis pelo leilão: Unidade Escolar “João Antonio de Miranda”, Hyanne Variedades, Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, lavradores, Victor Confecções, Bairro Rua Nova, carroceiros, ciclistas e comunidade Mocambo.

Padrinhos da Noite: Domingos e Rosalina

Mordomos: Genivaldo e Francisca

Benfeitores: Adolescentes

Anjos de Nossa Senhora: Augusto Oliveira e Maria Júlia Gomes

Dia 01/12/15 – Terça – 3ª NOVENA

Tema do dia: “Sob o olhar misericordioso de Maria, busquemos auxilio e proteção para alcançarmos o milagre pela a Juventude”

Noitantes e responsáveis pelo leilão: Unidade Escolar “Albertina Damasceno”, Conjunto Mutirão, Varejão das Confecções, Colônia Z-15, Toinho Variedades, Sindicato dos Pescadores, pescadores, Comunidades: Cantinho I, Cantinho II, Canto da Canoa, Guabiraba I, Caboré, Pé do Morro, Saco e Coivaras.

Padrinhos da Noite: Antonio Américo e Maria José

Mordomos: Raimundo Nonato e Nilza

Benfeitores: Juventude

Anjos de Nossa Senhora: Paulo Matheus Costa Pereira e Eulinna Lavinny Geronço

Dia 02/12/15 – Quarta – 4ª NOVENA

Tema do dia“Sob o olhar misericordioso de Maria, busquemos auxilio e proteção para alcançarmos o milagre pelos Idosos”

Noitantes e responsáveis pelo leilão: Unidade Escolar “Otávio Falcão”, Comunidades: Sussuarana e Pilões de Pedra, Câmara de Vereadores, todas as crianças, Lojinha Santa Maria, Acredinorte Móveis, Conselho Tutelar, Conjunto Iracema, funcionários públicos e privados, Av. Dirceu Arcoverde e Pastoral da Criança.

Padrinhos da Noite: José Joana e Raimunda

Mordomos: Juniel e Netinha

Benfeitores: Idosos

Anjos de Nossa Senhora: Enzo Rafael de Carvalho e Raylla Holyndha Amaral

Dia 03/12/15 – Quinta– 5ª NOVENA

Tema do dia: “Sob o olhar misericordioso de Maria, busquemos auxilio e proteção para alcançarmos o milagre pelas Famílias”

Noitantes e responsáveis pelo leilão: Unidade Escolar “Miguel Nunes de Sales”, Secretarias: de Esporte, Cultura, Agricultura e Obras, Armazém Paraíba, Renovação Carismática, Pastoral Familiar, Av. Nossa Senhora de Fátima, comunidades: Tenda de Coco e Guabiraba II.

Padrinhos da Noite: Augusto Guabiraba e Fátima

Mordomos: Hermes e Fanca

Benfeitores: Famílias

Anjos de Nossa Senhora: Abraão Lucas de Sousa e Nyvia Maria Lira

Dia 04/12/15 – Sexta – 6ª NOVENA

Tema do dia: “Sob o olhar misericordioso de Maria, busquemos auxilio e proteção para alcançarmos o milagre pelas Pastorais, Movimentos e Comunidades”

Noitantes e responsáveis pelo leilão: Comercial Victor, Unidade Escolar “Tote Oliveira”, Mercadinho Nossa Senhora de Fátima, São Francisco Construções, Requinte Modas, Requinte Móveis, Bairro Cemitério, aposentados, pensionistas, Apostolado da Oração, Missionários da Mãe Rainha, Comunidades: Mororo, Giral e Titaras

Padrinhos da Noite: Francisco e Antonia

Mordomos: Clidenor e Maria

Benfeitores: Pastorais, Movimentos e Comunidades

Anjos de Nossa Senhora: Jonas de Sousa Marques e Glória Maria Gonçalves

Dia 05/12/15 – Sábado – 7ª NOVENA

Tema do dia: “Sob o olhar misericordioso de Maria, busquemos auxilio e proteção para alcançarmos o milagre pela Sociedade do século XXI”

Noitantes e responsáveis pelo leilão:  Centro dos Idosos, Centro Educacional Maysten, Catequese, Residencial Morada do Porto, Conjunto Bela Vista, Posto Nossa Senhora dos Remédios, Comercial A Deuselina, Associações Comunitárias, comunidades: Vila Boa Hora, João Pinto, Sitio Velho, Tabuleiro, Banca de Areia, Cassianos, Caldeirão, Freitas, Sapucaia, Pedras, Picos, Secretaria Municipal de Educação e professores.

Padrinhos da Noite: Jaison e Jesus

Mordomos: Vilson e Gislândia

Benfeitores: Movimentos Sociais

Anjos de Nossa Senhora: Matheus Santos Gomes e Elloá Maria do Rêgo

Dia 06/12/15 – Domingo – 8ª NOVENA

Tema do dia: “Sob o olhar misericordioso de Maria, busquemos auxilio e proteção para alcançarmos o milagre pela Educação e a Saúde”

Noitantes e responsáveis pelo leilão: Unidade Escolar “Edite Lima”, Vaqueiros, Municípios: Milagres e Buriti –MA, Nossa Senhora dos Remédios-PI, Comercial Bom Preço (O Lino), Frutaria Gomes, Lina Confecções, CPT, Infância Missionária, Comerciantes, Comissão Justiça e Paz, Bairros: Cavas e Verdes, comunidades: Olho D’água dos Azevedos e Anajás.

Padrinhos da Noite: Cláudio e Viviane

Mordomos: José Alvarenga e Francisca

Benfeitores: Educação e Saúde

Anjos de Nossa Senhora: Henson de Jesus Sales e Marina Lívia Lira

Dia 07/12/15 – Segunda – 9ª NOVENA

Tema do dia: “Sob o olhar misericordioso de Maria, busquemos auxilio e proteção para alcançarmos o milagre pelos Poderes Constituídos”

Noitantes e responsáveis pelo leilão: Unidade Escolar “Professora Teresinha Bastos”, Unidade Escolar “Nilo Rêgo”, Prefeitura Municipal de Porto, Baixinha, Av. Presidente Vargas, Pastoral Litúrgica, Ministros da Eucaristia, visitantes, comunidades: São Francisco, Estanhado, Maricá, barraqueiros, camelôs e município de Campo Largo do Piauí.

Padrinhos da Noite: João Neto e Naíza

Mordomos: Airton e Silvana

Benfeitores: Poderes Constituídos

Anjos de Nossa Senhora: Pedro Frederico de Brito e Maria Clara Geronço

Dia 08/12/15 – Terça – ENCERRAMENTO

09:00h - Missa em Ação de Graça

10:30h – Batizados

11:00h – Leilão do Bicho Vivo

17:00h – Procissão

18:00h – Encerramento do festejo, pagamentos de promessas e bênçãos (água, vela, chaves, etc.) Prestação de contas e agradecimentos

18 de novembro de 2015

'Prova Brasil' é aplicada para alunos da rede municipal de ensino

A avaliação é aplicada aos alunos do 5º ano e 8ªsérie/9º ano do ensino Fundamental, há cada dois anos

Objetivando a ampliação dos números na escala que mede e projeta à qualidade do ensino nas escolas públicas do Brasil, alunos (a) de seis unidades escolares da rede municipal de ensino de Porto Piauí participaram ontem, dia 17 novembro, da “Prova Brasil”. O resultado será divulgado em agosto de 2016.  

Fizeram a prova, os alunos das seguintes escolas: Edite Lima, Teresinha Bastos, João Antônio de Miranda, Albertino Damasceno, Nilo Rêgo e Tote Oliveira.  A avaliação é aplicada aos alunos do 5º ano e 8ªsérie/9º ano do ensino Fundamental, há cada dois anos.

As referidas unidades escolares têm estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas em torno de três pontos em relação à última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb).

“O crescimento desses números nos mostra uma margem do trabalho executado nas escolas, expandindo nossas ações e qualificando alunos e colaboradores no município”, destacou a Secretária de educação de Porto, Prof. Clarissa Lira.

A Unidade Escolar Prof. Teresina Bastos, por exemplo, em ternos numéricos, deve progredir de 4, 4 (2015) para 4,7 em 2017, retratando o desempenho dos alunos e investimentos no conjunto educacional municipal (com formação de professores, investimento em infraestrutura, envolvimento da comunidade, conselheiros, avaliação constante e acompanhamento do ensino).

13 de novembro de 2015

Câmara de Porto julgará contas administrativas de ex-prefeito nesta sexta (13)

Os Vereadores da Câmara de Porto devem optar pela aprovação ou reprovação das contas da gestão pública municipal referente ao exercício de 2009, período em que Dó Bacelar (PMDB)

Os Vereadores da Câmara de Porto devem optar pela aprovação ou reprovação das contas da gestão pública municipal referente ao exercício de 2009, período em que Dó Bacelar (PMDB) esteve à frente da prefeitura. A Sessão tem início às 19:30h na Câmara Municipal.

Após análise técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), a documentação referente ao processo está sob o poder da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação do Legislativo Portuense, órgão que tem o poder legítimo da decisão final. A mesma tem como presidente o Vereador Marcos Costa Guimarães e Girlany Rêgo como relatora.

Contas Reprovadas:

Julgado por desviar de recursos públicos federais e municipais, prática de lavagem de dinheiro, falsificação de documentos, emissão de notas fiscais frias, sonegação fiscal, dentre outros, Dó Bacelar, que foi preso em 2011 na operação geleira, teve suas contas administrativas de 2010 reprovadas pela Câmara ano final do ano passado.

Votaram pela reprovação, os Vereadores: Adonnes Bastos (PSDB), João Paulo (PT), Batista Lages (PSC), Reginaldo Vieira (DEM), Girlany Rêgo (PMDB) e Marcos Costa Guimarães (PSD). Em contra partida, João Fortes Bacelar e João Elton, ambos do PMDB.

09 de novembro de 2015

08 de novembro de 2015

27 de outubro de 2015

24 de outubro de 2015

Justiça decreta ilegalidade da greve dos servidores da educação de Porto

O Desembargador determinou o retorno dos servidores grevistas às atividades regulares em 72h, a contar o prazo da intimação

Uma liminar judicial assinada pelo Desembargador Fernando Lopes e Silva Neto, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), decretou a ilegalidade da greve dos servidores da Educação da Rede Municipal de Ensino da cidade de Porto, Norte do Estado, na última quarta-feira (21).

O Desembargador determinou o retorno dos servidores grevistas às atividades regulares em 72h, a contar do prazo da intimação. Caso a liminar seja descumprida, o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Porto (SINDSERM), que tem à frente o Profº Francisco Ferro, sofrerá multa diária de R$ 1.000,00 (mil reais). 

No documento é solicitado o reconhecido da abusividade do movimento, já que os membros do mesmo não cumprem normas estabelecidas na Lei 7.783/89 – manutenção de percentual mínimo.

Após acesso à informação, o Sindicato dos Servidores comunicou o retorno  dos profissionais aos seus postos de trabalho ainda ontem (23).

Em contado com nossa equipe, a Secretária de Educação do Município, Profª Clarissa Lira, falou que irá convocar os líderes do Sindicato para maiores esclarecimentos em torno dos repasses financeiros à categoria.

“Vamos convocá-los e explicar que os repasses da educação diminuíram nos últimos meses, e isso vem impossibilitando-nos de fazer os pagamentos nas datas solicitadas pelos servidores. Que fique claro que não é nossa intenção querer prejudicá-los, pois também fazemos parte como professores, mas é uma questão da falta de recursos mesmo”, destacou.