Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Festejos da Padroeira de Porto têm início neste final de semana; confira!

O Padre Adão Ribeiro fez o convite especial à comunidade católica de toda a região

25/11/2015 00:19

O tradicional festejo de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira de Porto Piauí, terá início no próximo sábado (28) com o levante do mastro e procissão pelas principais avenidas da cidade. Antes, dia 27, ocorrerá a recepção da imagem de Nossa Senhora dos Milagres, vinda da cidade de Milagres-MA.

Neste ano, 2015, a festa será celebrada na capela de São Francisco Diassis, devido à reforma da Paróquia da Santa padroeira, até o dia 08 de dezembro.

O Padre Adão Ribeiro fez o convite especial à comunidade católica de toda a região. “Carissimos irmãos(ãs), chegou mais um momento especial em nossa Paróquia, a celebração do Festejo de nossa padroeira Imaculada Conceição e nossa alegria torna-se maior, por que iniciamos também “O ANO DA MISERICÓRDIA”, por isso convidamos você, sua família e sua comunidade para participar conosco deste grande momento e  sob o olhar misericordioso de Maria, busquemos auxilio e proteção para alcançarmos o milagre".Vamos juntos festejar o tema de cada dia e que as reflexões nos ajudem a enfrentar as dificuldades, acreditando que o Senhor é o Deus que realiza todas as coisas”, escreveu.

Confira a programação completa: 

Dia 27/11/15– Sexta – Chegada da Imagem de Nossa Senhora dos Milagres - MA

18:00h – Recepção da imagem de Nossa Senhora dos Milagres da cidade de Milagres-MA na Capela de São Francisco

Dia 28/11/15– Sábado – ABERTURA

07:00h – Caminhada com o mastro, saindo da comunidade Saco, com parada na comunidade São Francisco na residência do Sr. Luizinho Silvestre, em seguida caminhada até a residência do Sr. Duca e dona Expedita na Rua Teodoro Sousa.

17:00h – Grande procissão e levante do mastro, saindo da residência do Sr. Duca e dona Expedita na Rua Teodoro Sousa, rumo à Capela de São Francisco.

Mordomos do Mastro: Manoel Cordeiro Castro (Neto), Francisco Rodrigues, Antônio Leônidas, Nanuca, Manoel Mota, Maridenis, Cícero, Ademar, Sr. Duca, Dona Expedita e família, Henrique e Belarmina, Srª Maria de Deus e família, José Aguiar Peluza, César Lira e Tamara, Comunidades: Saco e São Francisco.

18:30h – Leilão

Responsáveis: Secretaria Municipal de Ação Social.

Dia 29/11/15 – Domingo – 1ª NOVENA

Tema do dia: “Sob o olhar misericordioso de Maria, busquemos auxilio e proteção para alcançarmos o milagre pelas Crianças”

Noitantes e responsáveis pelo leilão: Todos os batizados com o nome de Maria, Pastoral do Dizimo, Dizimistas, Bairros: Piçarreira I e Piçarreira II, motoristas, motoqueiros, coroinhas, Banda de Música 25 de Junho, Comercial São Francisco, Av. Matias Olímpio, Comunidade Kolping, Agentes de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Funcionários do Hospital, comunidades: Brasileira e Campininha.

Padrinhos da Noite: Flávio e Kelly

Mordomos: Dilson e Sila

Benfeitores: Crianças

Anjos de Nossa Senhora: Artur Castelo Branco e Ana Valéria Delis

Dia 30/11/15 – Segunda – 2ª NOVENA

Tema do dia: “Sob o olhar misericordioso de Maria, busquemos auxilio e proteção para alcançarmos o milagre pelos Adolescentes”

Noitantes e responsáveis pelo leilão: Unidade Escolar “João Antonio de Miranda”, Hyanne Variedades, Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, lavradores, Victor Confecções, Bairro Rua Nova, carroceiros, ciclistas e comunidade Mocambo.

Padrinhos da Noite: Domingos e Rosalina

Mordomos: Genivaldo e Francisca

Benfeitores: Adolescentes

Anjos de Nossa Senhora: Augusto Oliveira e Maria Júlia Gomes

Dia 01/12/15 – Terça – 3ª NOVENA

Tema do dia: “Sob o olhar misericordioso de Maria, busquemos auxilio e proteção para alcançarmos o milagre pela a Juventude”

Noitantes e responsáveis pelo leilão: Unidade Escolar “Albertina Damasceno”, Conjunto Mutirão, Varejão das Confecções, Colônia Z-15, Toinho Variedades, Sindicato dos Pescadores, pescadores, Comunidades: Cantinho I, Cantinho II, Canto da Canoa, Guabiraba I, Caboré, Pé do Morro, Saco e Coivaras.

Padrinhos da Noite: Antonio Américo e Maria José

Mordomos: Raimundo Nonato e Nilza

Benfeitores: Juventude

Anjos de Nossa Senhora: Paulo Matheus Costa Pereira e Eulinna Lavinny Geronço

Dia 02/12/15 – Quarta – 4ª NOVENA

Tema do dia“Sob o olhar misericordioso de Maria, busquemos auxilio e proteção para alcançarmos o milagre pelos Idosos”

Noitantes e responsáveis pelo leilão: Unidade Escolar “Otávio Falcão”, Comunidades: Sussuarana e Pilões de Pedra, Câmara de Vereadores, todas as crianças, Lojinha Santa Maria, Acredinorte Móveis, Conselho Tutelar, Conjunto Iracema, funcionários públicos e privados, Av. Dirceu Arcoverde e Pastoral da Criança.

Padrinhos da Noite: José Joana e Raimunda

Mordomos: Juniel e Netinha

Benfeitores: Idosos

Anjos de Nossa Senhora: Enzo Rafael de Carvalho e Raylla Holyndha Amaral

Dia 03/12/15 – Quinta– 5ª NOVENA

Tema do dia: “Sob o olhar misericordioso de Maria, busquemos auxilio e proteção para alcançarmos o milagre pelas Famílias”

Noitantes e responsáveis pelo leilão: Unidade Escolar “Miguel Nunes de Sales”, Secretarias: de Esporte, Cultura, Agricultura e Obras, Armazém Paraíba, Renovação Carismática, Pastoral Familiar, Av. Nossa Senhora de Fátima, comunidades: Tenda de Coco e Guabiraba II.

Padrinhos da Noite: Augusto Guabiraba e Fátima

Mordomos: Hermes e Fanca

Benfeitores: Famílias

Anjos de Nossa Senhora: Abraão Lucas de Sousa e Nyvia Maria Lira

Dia 04/12/15 – Sexta – 6ª NOVENA

Tema do dia: “Sob o olhar misericordioso de Maria, busquemos auxilio e proteção para alcançarmos o milagre pelas Pastorais, Movimentos e Comunidades”

Noitantes e responsáveis pelo leilão: Comercial Victor, Unidade Escolar “Tote Oliveira”, Mercadinho Nossa Senhora de Fátima, São Francisco Construções, Requinte Modas, Requinte Móveis, Bairro Cemitério, aposentados, pensionistas, Apostolado da Oração, Missionários da Mãe Rainha, Comunidades: Mororo, Giral e Titaras

Padrinhos da Noite: Francisco e Antonia

Mordomos: Clidenor e Maria

Benfeitores: Pastorais, Movimentos e Comunidades

Anjos de Nossa Senhora: Jonas de Sousa Marques e Glória Maria Gonçalves

Dia 05/12/15 – Sábado – 7ª NOVENA

Tema do dia: “Sob o olhar misericordioso de Maria, busquemos auxilio e proteção para alcançarmos o milagre pela Sociedade do século XXI”

Noitantes e responsáveis pelo leilão:  Centro dos Idosos, Centro Educacional Maysten, Catequese, Residencial Morada do Porto, Conjunto Bela Vista, Posto Nossa Senhora dos Remédios, Comercial A Deuselina, Associações Comunitárias, comunidades: Vila Boa Hora, João Pinto, Sitio Velho, Tabuleiro, Banca de Areia, Cassianos, Caldeirão, Freitas, Sapucaia, Pedras, Picos, Secretaria Municipal de Educação e professores.

Padrinhos da Noite: Jaison e Jesus

Mordomos: Vilson e Gislândia

Benfeitores: Movimentos Sociais

Anjos de Nossa Senhora: Matheus Santos Gomes e Elloá Maria do Rêgo

Dia 06/12/15 – Domingo – 8ª NOVENA

Tema do dia: “Sob o olhar misericordioso de Maria, busquemos auxilio e proteção para alcançarmos o milagre pela Educação e a Saúde”

Noitantes e responsáveis pelo leilão: Unidade Escolar “Edite Lima”, Vaqueiros, Municípios: Milagres e Buriti –MA, Nossa Senhora dos Remédios-PI, Comercial Bom Preço (O Lino), Frutaria Gomes, Lina Confecções, CPT, Infância Missionária, Comerciantes, Comissão Justiça e Paz, Bairros: Cavas e Verdes, comunidades: Olho D’água dos Azevedos e Anajás.

Padrinhos da Noite: Cláudio e Viviane

Mordomos: José Alvarenga e Francisca

Benfeitores: Educação e Saúde

Anjos de Nossa Senhora: Henson de Jesus Sales e Marina Lívia Lira

Dia 07/12/15 – Segunda – 9ª NOVENA

Tema do dia: “Sob o olhar misericordioso de Maria, busquemos auxilio e proteção para alcançarmos o milagre pelos Poderes Constituídos”

Noitantes e responsáveis pelo leilão: Unidade Escolar “Professora Teresinha Bastos”, Unidade Escolar “Nilo Rêgo”, Prefeitura Municipal de Porto, Baixinha, Av. Presidente Vargas, Pastoral Litúrgica, Ministros da Eucaristia, visitantes, comunidades: São Francisco, Estanhado, Maricá, barraqueiros, camelôs e município de Campo Largo do Piauí.

Padrinhos da Noite: João Neto e Naíza

Mordomos: Airton e Silvana

Benfeitores: Poderes Constituídos

Anjos de Nossa Senhora: Pedro Frederico de Brito e Maria Clara Geronço

Dia 08/12/15 – Terça – ENCERRAMENTO

09:00h - Missa em Ação de Graça

10:30h – Batizados

11:00h – Leilão do Bicho Vivo

17:00h – Procissão

18:00h – Encerramento do festejo, pagamentos de promessas e bênçãos (água, vela, chaves, etc.) Prestação de contas e agradecimentos

Mais sobre: