• Canta
  • SOS Unimed
  • Fagner
  • Trilha das emoções
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Santa Cruz dos Milagres

03 de novembro de 2016

PASCOM de Sta Cruz realiza repasse a outras pastorais

PASCOM de Sta Cruz realiza repasse a outras pastorais

Santa Cruz dos Milagres

Equipe da Pascom Santa Cruz Dos Milagres, Cosme, Cristiane e Vu Moura, realizaram nesta noite de (03/10/16), salão Paroquial, o repasse para as demais pastorais de nossa Igreja, o I Encontro Arquidiocesano da PASCOM que aconteceu em Teresina nos dias 21 e 22 de outubro, no Centro de Guadalupe.
Tema: Comunicação entre as Pastorais, Luz, Ação e Desafio.

·  O objetivo da Pascom não é, simplesmente, produzir e emitir informações. Antes disso, é preciso pensar em melhorar a qualidade da comunicação entre as pessoas, pastorais e setores, para que a comunicação gere comunhão, a exemplo das primeiras comunidades cristãs. Devemos comunicar para gerar comunhão.


Iniciamos com uma Oração e leitura Ato (2, 42-44) após Padre Raniery Moura, falou do Encontro dos Santos do dia 13, já está tudo preparado para a grande procissão, sairá do posto de gasolina seguindo pelo B. Lagoa, passando pela Matriz até Novo Santuário, onde acontecerá a Missa as 6hs, as 9hs missa do fechamento do Ano da Misericórdia, as 11hs outra missa Igreja matriz, as 16hs missa de envio dos padroeiros a suas comunidades Novo Santuário e as 19hs missa da comunidade Igreja matriz.

Continuemos com o repasse foi muito bom, houve partilha e sugestões  por parte das pastorais presentes. Confira!!!


23 de outubro de 2016

PAROQUIANOS  PARTICIPAM  DO 1º ENC. ARQUIDIOCESANO DA PASCOM EM TERESINA

PAROQUIANOS PARTICIPAM DO 1º ENC. ARQUIDIOCESANO DA PASCOM EM TERESINA

Santa Cruz dos Milagres

Aconteceu em Teresina nos dias 21 e 22 de outubro o I Encontro Arquidiocesano da PASCOM, com o tema: Comunicação entre as Pastorais: Luz, Ação e Desafios.

Local: Centro de Guadalupe-Vila Operaria.

A PASCOM tem como objetivo Evangelizar através da divulgação dos trabalhos dos Grupos, Movimentos, Serviços e Pastorais da Igreja. Articular junto aos mesmos no intuito de proporcionar uma maior Unidade paroquial.

A abertura aconteceu as 18hs da sexta-feira no Paulo VI, com a acolhida em seguida a Oração, onde estiveram presentes mais de 20 paroquias da Diocese de Teresina e também de Picos.

Pe. Raniery e Pe. Valdiano, reitores do Santuário de santa Cruz, também enviaram representantes da PASCOM paroquial, com o intuito buscar melhores conhecimentos e informações na área da comunicação entre as pastorais e população. Cosmo Pereira, Maria Cristiane e Francisca Moura. Agradecemos aos nossos párocos pela oportunidade nos dada de grande aprendizagem.

O evento foi assessorado pela palestrante Ir. Helena Corazza. pertence à congregação das Irmãs Paulinas, jornalista, mestra em Ciências da Comunicação pela USP, escritora, coordenadora de cursos do SEPAC (Serviço à Pastoral da Comunicação), co-autora do livro Pastoral da Comunicação, diálogo entre fé e cultura, Paulinas-SEPAC, entre outros. E-mail: [email protected] – www.sepac.org.br.

Finalizou com Santa Missa, um sorteio das Paulinas e entrega de certificados. Confira!!!


Como bem disse nossa Santidade, Papa João Paulo II: "Evangelizar é comunicar", essa Pastoral trabalha a notícia relacionada aos trabalhos da comunidade paroquial,

divulgando-a no âmbito interno e externo da Paróquia,com o objetivo de levar ao conhecimento público o que a nossa

Igreja católica vem realizando em prol da Evangelização na busca do Reino de Deus. Fator imprescindível para a

convivência com as adversidades do mundo causadas pelo próprio homem.

Ótima noite cultural com os jovens cantores do Promorá ao céu estrelado Paulo VI

Equipe Arquidiocesana.

2º Dia Vila Operaria.

Hora das apresentações.

Trabalhos em grupos.


Plenárias.

Coordenadora Arquidiocesana: Cristiane Pinheiro.


15 de setembro de 2016

Procissão da santa Cruz atrai milhares de fieis.

Procissão da santa Cruz atrai milhares de fieis.

Santa Cruz dos Milagres

Romeiros de diversos lugares do Piauí e de outros estados e comunidade local, participaram ontem dia 14 de setembro da linda procissão da Divina Santa cruz, a mesma iniciou as 16hs, com uma pequena mudança, ao invés de descer pela rota de sempre av. do Santuário, ela desceu pela primeira escadaria, por onde ela costumava chegar. Ou seja, o início ficou sendo o final e vice verso. Finalizando assim pela primeira vez com a Santa Missa no Novo Santuário.

Pe. Raniery Reitor do santuário e Valdiano, vice Reitor, juntamente com equipe organizadora,conduziram muito bem o festejo.

Várias missas e terço da Santa Cruz e da Misericórdia  foram feitos durante todo o dia, além do percurso do peregrino ao Olho d'Água, com a renovação do Batismo por aspersão.

 Ruas e Avenidas ficaram pequenas com a multidão cantando e louvando a Deus as maravilhas alcançadas. Pela primeira vez Dom Jacinto Arcebispo de Teresina, participa da linda Procissão, em uma temperatura de 40 graus. confira a beleza dos raios

solares. Pe. Raniery, finalizou agradecendo a todos pelo o apoio e principalmente a comunidade que assumiu alimentação dos padres.

 

Descendo a escadaria e seguindo pela rua Sebastião Moura.

Rua Manoel Venção.

Praça de Eventos.

Parada Olho d'Água Santo.

 Como já é do conhecimento de muitos fiéis que por aqui passam, em data imprecisa do século passado chegou nesta região, um “beato” que naquele tempo andavam de lugar em lugar, falando de penitência e outras devoções particulares, impressionando a mente do povo simples de então. Levou o vaqueiro da fazenda ao alto de um morro próximo, e ali, entregando a ele um cavador de madeira, mandou que abrisse um buraco na pedra bruta, que cobre quase todo o monte. Ele mesmo foi ao mato próximo trazendo logo depois uma cruz de madeira. O vaqueiro não havia cavado nada, naturalmente. O velho, beato, abaixou-se, traçou com o dedo um circulo na pedra, e com a mão toda, sacou um extrato da mesma, ficando aberto o buraco um tanto profundo e circular, como se pode ver ainda hoje ao lado da Igreja. Ali fincou a cruz e disse ao vaqueiro que, por aquele sinal, um dia aconteceriam maravilhas. Em seguida desceu o morro e já próximo ao rio São Nicolau, mostrou-lhe uma nascente de Água (Olho D’água) que o vaqueiro não conhecia, apesar de tantos anos campeando naquela região. Também falou que, por aquelas águas, até milagres ali haveria de acontecer.


É assim lendária a origem deste santuário, com a devoção especifica a “Divina Santa Cruz”. Contam que o velho depois seguiu viagem, ou que teria simplesmente desaparecido. Tempos depois adoece a filha do vaqueiro . Piorando cada vez mais, apesar das “meizinhas”, rezas e promessas. Lembrou-se o vaqueiro da cruz que ficara lá no morro. Levou a criança até lá, rezou com ela e depois, no olho d’água, deu-lhe um banho e a fez beber daquelas água. Voltou para casa com a filha...completamente curada. A partir do acontecimento, surgiu uma devoção que já se espalha por quase todo o País, um sinal da providência pode explicar a irresistível atração que leva milhares e milhares de pessoas a Santa Cruz todos os anos, apenas para rezar junto a uma cruz de madeira.




23 de agosto de 2016

programação do festejo da Exaltação da Santa Cruz-2016

Santa Cruz dos Milagres


ARQUIDIOCESE DE TERESINA

PARÓQUIA SANTUARIO ARQUIDIOCESANO DE SANTA CRUZ DOS MILAGRES

TEMA:

“SEDE MISERICORDIOSOS COMO VOSSO PAI É MISERICORDIOSO!”

  Nós, que fazemos parte da Paróquia Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres, com júbilo, temos a satisfação de convidar você e sua família para o festejo da Exaltação da Santa Cruz dos Milagres. Em consonância com a arquidiocese de Teresina, abordaremos a temática da misericórdia: “Sede Misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”.

  Motivados a vivermos a misericórdia de Deus no santuário, teremos a oportunidade de buscar a reconciliação (confissão), renovar o batismo, entrar pela porta santa e alcançar as indulgências plenárias, coroando estes momentos com a Eucaristia.

  Não percam este tempo de graça!

Façam suas caravanas e  venham beber da misericórdia do Pai.

Com o amor misericordioso do Pai,

Dom Jacinto    Pe.Raniery Alencar Moura    Pe. Valdiano José de Araújo

Arcebispo de Teresina  Pároco e reitor do santuário  Vigário Paroquial e Vice-reitor

Conselho Pastoral e Econômico

PAUTA LITÚRGICA PARA TODOS OS DIAS

06H- Santa Missa (Matriz)

09h- Missa (Novo Santuário) com entrada na Porta Santa. Após a Missa, catequeses específicas.

12h- Missa (Matriz)

15h – Hora da Misericórdia (Terço da Misericórdia)(Matriz)

18h – Celebração de Acolhida às romarias com a Celebração da Cruz

19h – Missa (Novo Santuário)

PRÉVIA (04/09) - DOMINGO

05H00: ALVORADA com carreata percorrendo toda a cidade, encerrando com o café partilhado e Santa Missa no novo santuário

1º DIA (05/09) – SEGUNDA-FEIRA

SUBTEMA: O pai perdoa e acolhe os seus filhos

1ª LEITURA: Ex 17,1-7

SALMO RESPONSORIAL: Sl 25 (24)

EVANGELHO: Lc 15,11-32 (O pai avistou de longe o filho e teve compaixão)

PASTORAL:Todas

FAMÍLIAS HOMENAGEADAS: Abade, Lopes, Moura, Ludgero

Vaqueiros

CASAL COORDENADOR (A): Vu Moura e Luiz

PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO: Pe. Antonio Cruz

PAROQUIA RESPONSÁVEL PELA NOITE: São João Batista (Barro Duro)

·  Após a missa das 06h: percurso do peregrino até o olho d’água, com renovação do Batismo por aspersão2087

·  08h30: Peregrinação à porta Santa saindo da Igreja Matriz

·  17h00: Caminhada com a Santa Cruz pela cidade

2º DIA (06/09) – TERÇA-FEIRA

SUBTEMA: Deus criou o mundo com sabedoria

1ª LEITURA: Is 55,1-11

SALMO RESPONSORIAL: Sl 41 (40)

EVANGELHO: Jo 15,1-8 (Ele limpa o ramo para que dê mais fruto)

PASTORAL: Grupos de Evangelização e Terço dos Homens

FAMÍLIAS: Santos, Cardoso, Barbosa, Alexandre

CASAL COORDENADOR: Regina e Juvenal

PRES. DA CELEBBRAÇÃO: Pe. Geová

PAROQUIA RESPONSÁVEL PELA NOITE: Santa Luzia (Promorar)

3º DIA (07/09) – QUARTA-FEIRA

SUBTEMA: Deus conduz seu povo na história

1ª LEITURA: Ez 36,23-28

SALMO RESPONSORIAL: Sl 42 (41)

EVANGELHO: Mc 12, 28-34 (O primeiro de todos os mandamentos)

PASTORAL:Pastoral da Criança

FAMÍLIAS: Minervino, Gomes, Melo, Carvalho, Assis

CASAL COORDENADOR: Fátima e Dima

PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO: Pe. Francimilson

PAROQUIA RESPONSÁVEL PELA NOITE: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Água Branca)

4º DIA (08/09) – QUINTA-FEIRA

SUBTEMA: Jesus nos amou com coração de carne 

1ª LEITURA: Ez 36, 23-28

SALMO RESPONSORIAL: Sl 43 (42)

EVANGELHO: Mt 9, 9-13 (Eu não vim para chamar os justos...)

PASTORAL:Pastoral do Batismo

FAMÍLIAS: Pinheiro, Araújo, Ribeiro, Aquino, Macêdo

CASAL COORDENADOR(A):Fátima e Zé Gregório

PRES. DA CELEBRAÇÃO: Pe. Antonio

PAROQUIA RESPONSÁVEL PELA NOITE: Santuário de Fátima (São Benedito-CE)

5º DIA (09/09) – SEXTA-FEIRA

SUBTEMA: D’Ele recebemos, a Ele nos doamos

1ª LEITURA: 2 Sm 12, 1-9.13

SALMO RESPONSORIAL: Sl 51 (50)

EVANGELHO: Lc 15, 1-10 (Haverá alegria no céu por um só pecador que se converte)

PASTORAL:Pastoral da Saúde e da Pessoa idosa

FAMÍLIAS: Pereira, Alves, Batista, Mendes

CASAL COORDENADOR:Antonio Nelson e Francisca

PRES. DA CELEBRAÇÃO:Pe. Amadeu

PAROQUIA RESPONSÁVEL PELA NOITE: : Santa Cruz Dos Milagres

6º DIA (10/09) - SÁBADO

SUBTEMA: Abre-se o coração a quem tem fome e sede

1ª LEITURA: Tg 1, 22-27

SALMO RESPONSORIAL: Sl 57 (56)

EVANGELHO: Lc 19, 1-10 ( Hoje a salvação entrou nesta casa)

PASTORAL: Catequese

FAMÍLIAS: Venção, Rodrigues, Viturino, Lima, Melé, Jorge

CASAL COORDENADOR(A):Graça e Sula

·  Após a missa das 06h: percurso do peregrino até o olho d’água, com renovação do Batismo por aspersão

·  8h30: Peregrinação à porta Santa saindo da Igreja Matriz

PRES. DA CELEBRAÇÃO: Pe. Klebert Viana

PAROQUIA RESPONSÁVEL PELA NOITE: Nossa Senhora do O e Conceição

Apresentação da orquestra sinfônica de Teresina: 18h15

7º DIA (11/09) -  DOMINGO

SUBTEMA: Peçamos ao Espírito os sete santos dons

1ª LEITURA: Rm 5, 6-11

SALMO RESPONSORIAL: Sl 92 (91)

EVANGELHO: Mt, 3-12 (Ele vos batizará com o Espírito Santo e o fogo)

PASTORAL:Ministros da Eucaristia e Escola da Fé

FAMÍLIAS: Sales, Vieira, Boa Nova, Andrade, Bastião

CASAL COORDENADOR(A):Moura e Eliane

Percurso do peregrino até o olho d’água, com renovação do Batismo por aspersão

Peregrinação à porta Santa saindo da Igreja Matriz

PRES. DA CELEBRAÇÃO: Pe. Miguel Junior

PAROQUIA RESPONSÁVEL PELA NOITE: Santa Teresinha do Menino Jesus (Elesbão Veloso)

8º DIA (12/09) – SEGUNDA-FEIRA

SUBTEMA: O amor espera e tudo suporta

1ª LEITURA: 1 Jo 1, -10

SALMO RESPONSORIAL: Sl 103 (102)

EVANGELHO:  Lc 18, 9-14 (Meu Deus,tem piedade de mim que sou pecador)

PASTORAL:Pastoral da Família e Pastoral do Dízimo

FAMÍLIAS: Portela, Leal, Dantas, Bezerra, Leite, Eufrásio

CASAL COORDENADOR:Ivonete e Ribamar

PRES. DA CELEBRAÇÃO: Pe. Tertuliano

PAROQUIA RESPONSÁVEL PELA NOITE:São Gonçalo (Amarante)

9º DIA (13/09) -  TERÇA-FEIRA

SUBTEMA: Fonte de todo bem, dulcíssimo alivio

1ª LEITURA: Gl 5, 16-24

SALMO RESPONSORIAL: Sl 119 (118)

EVANGELHO:  Jo 20, 19-23 (Recebei o Espirito Santo)

PASTORAL:Pastoral da Juventude e Pascom

FAMÍLIAS: Mesquita, Silva, Soares, Frazão, Alencar, Marques

CASAL COORDENADOR:Alice e Augustavo

·  Após a missa das 06h: percurso do peregrino até o olho d’água, com renovação do Batismo por aspersão

·  08h30: Peregrinação à porta Santa saindo da Igreja Matriz

PRES. DA CELEBRAÇÃO: Dom Jacinto

PAROQUIA RESPONSÁVEL PELA NOITE: Comunidade Arca Nova (Teresina)

ENCERRAMENTO (14/09) – QUARTA-FEIRA

1ª LEITURA: Primeira LeituraNm 21,4b-9

SALMO REPONSORIAL: Sl 77

EVANGELHO: Jo 3,13-17

PAROQUIA RESPONSÁVEL PELA NOITE: Santuário de Santa Cruz dos Milagres

RESPONSÁVEL:  Todos os casais coordenadores

16h-Procissão, começando da igreja Matriz, passando pelas ruas da cidade e encerrando com a Santa Missa no Novo Santuário.

07 de agosto de 2016

Paroquianos realizam surpresa aos 9 anos vida sacerdotal Pe. Raniery

Paroquianos realizam surpresa aos 9 anos vida sacerdotal Pe. Raniery

Santa Cruz dos Milagres

Celebramos neste primeiro domingo de agosto, o "Dia do Sacerdote".

Mas os paroquianos de Santa cruz, anteciparam as comemorações, tendo em vista os 9 anos de vida sacerdotal de Pe. Raniery moura, os mesmo realizaram uma surpresa sábado no dia 06. Os mesmos juntamente com as irmãs, levaram seus almoços para partilhar com ele e sua mãe, nesta data tão importante na vida de Pe. Raniery que agradeceu a todos o carinho para com ele e pe. Valdiano, que também sábado passado completou 7, anos foi acordado 5hs da manhã, ao som de safona e tabores e café da manhã, ressaltou ainda que se nascerce outra vez escolheria novamente ser padre, pois é uma vocação que gosta muito e faz por Amor a Deus. Disse Pe. Raniery.

O sacerdote é alguém que, um dia, pela graça de Deus foi chamado a seguir os passos de Jesus Cristo. Seduzido pelo serviço apostólico e profético,quis servir ao povo por amor ao Reino de Deus, colocando-se na escuta do grito de tantos irmãos e irmãs esmagados, sofridos pela injustiça e pelo pecado.
Foi um dia ungido e chamado a ser Cristo vivo no mundo em que vive. Consciente de suas fragilidades, mas repleto de uma grande alegria, anunciar a Boa Nova de Jesus. Carregar a cruz para chegar à ressurreição é o caminho de cada cristão, mas especialmente de cada sacerdote.

A noite linda missa dinamizada em homenagem aos nossos párocos e aos 15 anos de Keylla de nossa comunidade.

Rezemos pela fidelidade de todos os sacerdotes do mundo inteiro! Confira!!