• Canta
  • SOS Unimed
  • Fagner
  • Trilha das emoções
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Santa Cruz dos Milagres

29 de junho de 2016

SASC entrega certificado do Curso de Informática do Caminhão Digital

Santa Cruz dos Milagres

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), por meio do Secretário de Estado da Assistência Social,Henrique Rebêlo, entregou, nesta quarta-feira (29/06), na Pré-Escola Mundica Portela, em Santa Cruz dos Milagres, distante 180 quilômetros de Teresina, 260 certificados de conclusão do curso de informática básica, oferecido no Caminhão Digital.

Na Escola Móvel do Projeto Caminhão Digital, mantido pela Sasc, os alunos tiveram acesso a conhecimentos dos programas Excel, Word, Pow Móvel do Projeto Caminhão Digital, mantido pela Sasc, os alunos tiveram acesso a conhecimentos dos programas Excel, Word, Power Point, digitação e internet. O curso teve duração de 60 dias.

O Cerimonialista da SASC, deu inicio a solenidade de entrega dos certificados, chamado as autoridades para compôr a mesa.


Abrindo os discursos, a representante dos alunos, Vanessa Evangelista,Relator a sua satisfação, em tem participado desse curso que, abrirá portas para todos nós no mercado de trabalho e com certeza as oportunidades surgirão. Agradeceu ao Secretário Henrique Rebêlo, prefeito Neto Minervino e Luiz Gomes, autor do perdido junto a SASC.

Prefeito Neto Minervino, parabenizou os alunos e agradeceu ao Secretário Henrique Rebelo por tem atendido os pedidos deste município e destacou a importância da qualificação educacional por meio de cursos ao mercado de trabalho e que, seu objetivo é qualificar pessoas para o mercado.

Luiz Gomes. autor do pedido.


Para o secretário da Sasc, Henrique Rebêlo, o projeto leva à população que precisa de oportunidade de capacitação de forma gratuita.O secretário, ressaltou ainda a importância de projetos como o Caminhão Digital e prometeu novos cursos ao município. A educação é o maior legado que podemos deixar a estes jovens. Inclusão social e capacitação profissional são prioridades na nossa gestão. Disse o Secretário.

Sr da pessoa Idosa representando os deficientes.

Após foi servido um lanche.



25 de junho de 2016

Paroquia de Santa Cruz, realiza curso de canto e Dicas Litúrgicas

Santa Cruz dos Milagres

2º dia de curso de canto e dicas Litúrgica, com profº e cantor gerinho de Oeiras, reuniu equipe de Liturgia do Santuário, para uma melhor aperfeiçoamento na área Litúrgica.

Os temas trabalhados foram:

*   Liturgia: aprendendo a celebrar melhor;

*  Intenções da Celebração;

Reverência ao Altar;

Espaço Litúrgico;

Símbolos, gestos e sinais;

Proclamação das leituras;

Os Cantos;

Tocadores e cantores.

Foram momentos de muito aprendizado.

Reitor do Santuário, Pe. Raniery, a um mês afrente da Paroquia tem mostrado um belíssimo trabalho com os paroquianos, resgatou a equipe de liturgia, onde acontece encontro de preparação e ensaios de canto para as missas, todas as quintas-feira as 19hs, salão paroquial, as missas de domingo as 9hs da manhã será no Novo Santuário, pedido dos romeiros, pois só era realizado uma no final do mês, irá colocar banheiros químicos ao redor do Novo Santuário, até a construção de (100) banheiros, pretende aumentar o número de missas, sendo uma domingo a noite para a comunidade, resgatar, grupo de jovens e casais.

 Seu objetivo é acolher bem a todos, principalmente os romeiros, que chegam a neste Santuário de diversos canto do Brasil, seja a pé, a cavalo, bicicletas, pau-de-arara,ônibus, etc.

Desde os tempos da igreja primitiva é possível perceber uma preocupação sobre como receber e tratar bem as pessoas. O livro de Atos menciona: “Tendo eles chegado a Jerusalém, foram bem recebidos pela igreja…” Atos 15:4.

O propósito de uma Igreja Acolhedora é dar a melhor impressão do amor de Jesus, tanto aos visitantes como aos seus próprios membros. Finalizou agradecendo a todos, em seguida ofereceu um belíssimo almoço. Confira!!!

Lindos CDS com várias músicas do profº Gerinho.

Romeiros de Altos, chegando ao Santuário de pau-de-arara.


19 de junho de 2016

Fiéis saem em procissão com a Divina Santa Cruz ao Novo Santuário

Santa Cruz dos Milagres

Romeiros de várias cidades do Piauí e Maranhão, participaram neste domingo (19/06) da Missa no novo Santuário de Santa Cruz dos Milagres, localizado a 181 km ao Sul de Teresina. A celebração religiosa foi presidida pelo novo reitor Pe. Raniery Alencar Moura, Pe. Valdiano e Pe. Alcântara de São Félix, no maior templo católico do Piauí.

Após a missa das 7hs da manhã fiéis saíram em procissão com a Cruz até o Novo Santuário, onde será celebrada a 2ª missa das 9hs, uma belíssima ideia do novo reitor, tendo em vista o número de romeiros aumentando a cada final de semana.

 

Cuja devoção já alcançou o terceiro lugar entre as maiores romarias do Nordeste. Toda essa história iniciou no final do século XIX, com a revelação do primeiro milagre por intercessão da Divina Santa Cruz.

Fiéis hospedam debaixo de árvores, de lonas, dentro dos carros, etc, pois a rancharia não suposta o números de romeiros, para eles o que importa é vim agradecer as graças alcançadas e para outros pedi a cura, emocionante a fé destes peregrinos. Confira!!!

Plantão do Dízimo.



30 de maio de 2016

5ª e Última noite do II Circuito Cultura Viva Sta Cruz.

5ª e Última noite do II Circuito Cultura Viva Sta Cruz.

Santa Cruz dos Milagres

Santa Cruz dos Milagres, foi contemplada pela primeira vez, ao programa Cultura Viva, criado em 2004 no âmbito federal. 

O projeto do governo federal com apoio do estadual e municipal, através do ministério da Cultura(Mic), do qual governo interino chegou a eliminar, graças a força do povo ele voltou atrás e fez com quer nossa cidade incendiasse este mega evento. Através do Pontinho de Cultura dos Milagres, Vale do Sambito e Associação local dos Barraqueiro.

O evento aconteceu de (25 à 29/05), com as oficinas de : Kit Multimídia, de dança, Teatro de boneca, Música, Teatro, de Hip Hop e Conserto de Brinquedos, chegando um total de oito oficinas.


 Último dia iniciou as 16hs saindo do Colégio Centro de Educação até a praça de Evento, onde continuou com as apresentações das oficinas. 

Oficina de Teatro de Bonecos, onde as crianças apresentaram a história de nossa cidade.

Aconteceram nos colégios e Centro de Convivência,a noite as apresentações na praça de Eventos, com a participação dos Pontos de Culturas de outras cidades como: Batalha, Jaicós, Lagoa do Sítio, Capim pubo mun. de Elesbão Veloso, etc. Última noite resultado das oficinas e entrega dos diplomas e um show com pequeno  Isaque da acordeon, músicas pé de serra.

A coordenadora Francivalda agradeceu a toda comunidade pela acolhida e a participação nas oficinas e nas apresentações culturais a noite,  e finalizou pedindo as escolas, poder público e comunidade que continuassem com o trabalho, pois a semente teria sido plantada e gostaria de voltar a cidade. Desejo do Forró continuou.

Praça lotada durante estes 5 dias de evento, prefeito Neto Minervino, esteve presente com demais autoridade local. Profº Nonatim chefe de Departamento de Cultura, responsável por este mega evento, está de parabéns...

Professor da oficina de dança deu um show com seu alunos.


O que é o Programa Cultura Viva?

Os Pontos de Cultura são o eixo principal do Programa Cultura Viva, implementado pelo Ministério da Cultura entre 2004 e 2005. A ideia do programa é valorizar e apoiar as iniciativas culturais da comunidade, reconhecendo o protagonismo dos cidadãos e cidadãs que produzem cultura em suas regiões. Entre 2004 e 2012, foram beneficiados 3.662 pontos de cultura em todo o país.

Os Pontos de Cultura são parceiros na relação entre o poder público e a sociedade, atuando em áreas e territórios da cidade em que a oferta de equipamentos e programas de inclusão cultural são insuficientes ou inexistentes. 

Oficina de música.

Oficina de grafite(lindas pinturas)Professor e alunos.

Oficina de Hip Hop


Teatro

Qual é o objetivo do programa?
Fortalecer a ação cultural dos grupos atuantes nas comunidades, ampliando o acesso aos meios de produção, circulação e fruição de bens e serviços culturais. 

Multimídia

Vídeo feito pela equipe multimídia

Capim pubo a dança do boi.

Conserto de brinquedos.

Ducéu recebeu o certificado e foi homenageada, em nome da 3ª idade.

Reisado de nossa cidade.

O mais esperado Isaque da acordeon.

Todos cairam no forró.

Bonito Zefinha com seu filho Pepy