• Piauí Férias de Norte a Sul
  • SOS Unimed
  • Ecotur 2019
  • Novo app Jornal O Dia
Santa Cruz dos Milagres

Tradicional encontro dos Santos, atrai milhares de fiéis, Sta Cruz.

Santa Cruz dos Milagres

14/11/2016 12:36h - Atualizado em 14/11/2016 20:58h

Aconteceu nesta manhã de domingo do dia 13 de novembro em Santa Cruz dos Milagres, a tradicional romaria dos santos. lugar que apresenta ao romeiro um clima de espiritualidade e transcendência. Santa Cruz dos Milagres, fica a 180 km de Teresina, único Santuário reconhecido pelo vaticano e ocupa a 3ª romaria do nordeste. Calcula-se que, pelo menos cem mil peregrinos de todo lugar do mundo passa por este Santuário durante o ano. Pode dizer-se que não existe ninguém em toda região que ainda não tenha passado por aqui. Muita gente visitar a Santa Cruz, uns para agradecer as graças alcançadas, outros para pedir, são inúmeros depoimentos dos romeiros de graças alcançadas.

  A Romaria propriamente dita é uma atitude especifica de fé dos romeiros que veem para pedir ou agradecer os dons de Deus. Feita a pé, bicicleta, jumento, pau de arara, ônibus,etc.muitos ficam debaixo de árvores, lonas, dentro de carros, em fim, não existe obstáculo para estas pessoas.

E o encontro dos santos iniciou no ano de 1990, apenas com os padroeiros das cidades vizinhas. Pe. Davi Mendes(memória) foi o responsável por este grande evento, hoje atrai milhares e milhares de peregrinos que no segundo domingo de novembro, vem para o Santuário trazendo suas imagens de devoção.

Este ano com o novo reitor do Santuário Pe. Raniery Alencar Moura, que a 6 meses assumiu o Santuário tem dado continuidade aos trabalhos do novo Santuário. chegando aumentar o número de missas nos finais de semanas, dentre outras obras já iniciadas: 80 banheiros e cruzeiro de 15m de altura, todo iluminado.

O mesmo pensando na melhor forma de acolher os romeiros neste grande dia do encontro dos santos, juntamente com vice reitor Pe. Valdiano e equipe do Santuário, iniciou a procissão na entrada da cidade(posto de gasolina) invés da fazenda Galileia, local já estava pequeno para grande números de pessoas e carros e também era muito próximo do novo Santuário. E caminhar faz bem para saúde, precisamos caminhar afirmou reitor>

Após muita divulgação deu certo, as 4hs da manhã já havia padroeiros e muitos romeiros, iniciou a procissão as 5hs Santa Cruz trazida em um carro do corpo de bombeiros em seguida os padroeiros. Acredita-se, que foi o maior encontro de santos já visto no Santuário, aproximadamente 40 à 50 mil pessoas passaram por aqui neste final de semana. Seguimos pela Av. Teodoro Pereira do Bairro Lagoa, ao nascer do sol, que embelezou a caminhada. Moradores que  por problema de saúde havia  tempo não via a Santa Cruz,ficaram felizes em vê a Divina Santa Cruz passar pela primeira vez no bairro. Passou na frente da Igreja matriz, onde muitos fiéis esperavam e continuou até novo Santuário, onde encerrou com a Santa Missa as 6hs. As 9hs missa do encerramento do ano da Misericórdia com Dom Jacinto Brito. Confira!!!


Ministra Isabel, esperando na frente de sua casa.


Fonte: Vu Moura-Direto de Santa Cruz dos Milagres-PI
Edição: Vu Moura
Por: Vu Moura

Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas