• Clínica Shirley Holanda
  • Semana do servidor
  • Netlux
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Santa Filomena

30 de agosto de 2013

Vereador Tony Santos requereu atendimento odontológico para a Zona Rural

REQUERIMENTO nº. 002/2013

O vereador Tony Santos, requereu na sessão parlamentar desta sexta feira, 30 de agosto, na Câmara de vereadores de Santa Filomena, providências urgentes para criação de equipes e implantação de atendimento odontológico nas comunidades da Zona Rural do município.

Confira o conteúdo do Requerimento:

O vereador Antonio Santos de Sousa Silva â Tony Santos REQUER ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Esdras Avelino Filho, informações sobre a falta de atendimento odontológico nas comunidades da zona rural e solicita atendimento para as comunidades Matas, Santa Fé, Sete Lagoas, Brejo das Meninas, Lagoa e Cabeceiras do Angelim, onde os moradores buscam respostas para os seguintes questionamentos: Porque a zona rural está sem atendimento odontológico? Quais as providencias tomadas pelo executivo para que as comunidades da zona rural passem a contar com o serviço? Existem ações do Programa Saúde na Escola? E se existem, estão sendo levadas aos alunos das escolas da zona rural? Porque o serviço de atendimento odontológico do Povoado Matas foi cancelado?

A atenção à saúde bucal deve ser voltada para todos. A população deve ser acompanhada sempre por uma equipe, que deverá ir à comunidade com a finalidade de identificar os problemas e as necessidades de saúde e encontrar as soluções em conjunto com a família, informando e promovendo Educação em Saúde. Além disso, deve realizar o diagnóstico de saúde da comunidade, por meio de levantamento dos indicadores.

O objetivo de tal requerimento é melhorar as condições de saúde das comunidades, propiciando qualidade de vida, além de ser uma oportunidade para que essas pessoas que moram em locais longínquos possam fazer um tratamento odontológico.

27 de agosto de 2013

Educação no Trânsito deverá ser tema obrigatório nas escolas municipais

O projeto está há mais de quatro meses esperando ser colocado em pauta e o objetivo é de promover aos alunos a reflexão sobre a realidade do trânsito, difundindo princípios para segurança e sustentabilidade.

No ultimo dia 10 de abril de 2013, o vereador Tony Santos deu entrada no Plenário da Câmara Municipal de Santa Filomena, ao PROJETO DE LEI Nº 001/2013 que propõe incluir a Educação para o Trânsito como disciplina obrigatória no currículo das Escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino.


O projeto que está há mais de quatro meses esperando ser colocado em pauta tem o objetivo de promover aos alunos a reflexão sobre a realidade do trânsito, difundindo princípios para segurança e sustentabilidade. Além dos espaços organizados para essas discussões, também será papel dos professores levar para sala de aula atividades relacionadas à temática, como verdadeiros agentes de prevenção de acidentes.

PROJETO DE LEI Nº 001/2013

Inclui a Educação para o Trânsito como disciplina obrigatória no currículo das Escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino.

 A CÃMARA MUNICIPAL DE SANTA FILOMENA, ESTADO DO PIAUÃ, no uso das atribuições legais, aprova o seguinte:

 Art. 1º - O Executivo incluirá a Educação para o Trânsito como Disciplina obrigatória no currículo das Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.

 Art. 2º - São objetivos da disciplina a Educação para o Trânsito:

 I â conscientizar crianças e adolescentes sobre a responsabilidade social no trânsito;

II â reduzir as ocorrências relativas a acidentes e violência no transito;

III â educar os futuros condutores com princípios de cidadania.

 Art. 3.º - O conteúdo programático da disciplina Educação para o Trânsito deverá conter:

 I â material pedagógico contendo o Código de Trânsito Brasileiro editado em linguagem adequada à faixa etária a que se destina;

II â aulas expositivas com apresentação de dados estatísticos sobre trânsito, ministradas por professores habilitados, conforme regulamento;

III â aulas práticas, dentro e fora da escola.

 Parágrafo Ãnico â A Secretaria Municipal de Educação poderá promover adequação no conteúdo programático de que trata o caput deste artigo.

 Art. 4.º - A disciplina Educação para o Trânsito será ministrada em 01 (uma) hora/aula semanal.

 Art. 5.º - O critério de avaliação da disciplina Educação para o Trânsito obedecerá aos critérios das demais disciplinas da grade curricular da escola.

 Art. 6.º - O Executivo regulamentará esta Lei no prazo de 90 (noventa) dias, contado a partir da sua publicação.

 Art. 7.º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

  Sala das Sessões, 10 de abril de 2013.

 Antonio Santos de Sousa Silva

TONY SANTOS

Vereador PV

10 de julho de 2013

Terço dos homens reuni 36 participantes na noite desta terça feira

Terço dos homens

Há duas coisas com que você deve se preocupar: se participa do Terço dos Homens ou não. / Se participa, não há com que se preocupar, pois você estará lutando pela harmonia das famílias, a paz no mundo e sua união com Deus por intermédio de Maria Santíssima. / Se não participa, há duas coisas com que se preocupar: se vai decidir em participar ou não. / Se decidir em participar você já leu / Se decidir por não, há duas coisas com que se preocupar: como resolver as desavenças familiares, os conflitos no mundo e seu encontro com Deus. / Agora, se você não participar, estará tão ocupado com os problemas, juntamente com velhos amigos que não participam que não terá tempo de se preocupar. / Então, pra que se preocupar?

Refrão
à Mãe e Rainha do Santo Rosário
Mãe Admirável, Mãe do Santuário
O mundo sem fé na dor se consome
Ajuda esse mundo com o Terço dos Homens

No Teu Santuário, que é fonte e berço
Nasceu a missão dos Homens do Terço
O primeiro homem, um santo varão
Como o bem amado, se chama João

(refrão)
à Mãe e Rainha do Santo Rosário
Mãe Admirável, Mãe do Santuário
O mundo sem fé na dor se consome
Ajuda esse mundo com o Terço dos Homens

O Terço é presente de Tua ternura
As mãos que o levam são nossas são duras
O homem rezando se torna menino
Que pode mudar do mundo o destino

(refrão)
à Mãe e Rainha do Santo Rosário
Mãe Admirável, Mãe do Santuário
O mundo sem fé na dor se consome
Ajuda esse mundo com o Terço dos Homens

O Terço tem contas e é meditado
Mas Tu, Mãe, não contas o nosso pecado
Convidas a todos, o Terço é do povo
Só queres que o homem seja Homem novo

(refrão)
à Mãe e Rainha do Santo Rosário
Mãe Admirável, Mãe do Santuário
O mundo sem fé na dor se consome
Ajuda esse mundo com o Terço dos Homens

à Tua escola o Terço, ele é luz
Ninguém como Tu sabe mais de Jesus
O Santo Evangelho ensina de novo
Teu Terço é Bíblia que Deus deu ao povo

(refrão)
à Mãe e Rainha do Santo Rosário
Mãe Admirável, Mãe do Santuário
O mundo sem fé na dor se consome
Ajuda esse mundo com o Terço dos Homens

Nas Ave Marias que aqui repetimos
Falamos do amor que por Ti sentimos
Com o Terço na mão em santas vigílias
Rezamos unidos às nossas famílias

02 de julho de 2013

Manifestações podem gerar nova relação entre povo e poder e empresários

População saiu às ruas pedindo mudanças em ato que ficará na história de Santa Filomena - Piauí.

Tudo começou na sexta feira, dia 28 de junho com uma manifestação organizada em Santa Filomena pelo Movimento âACORDA SANTA FILOMENAâ contra o aumento dos valores das passagens das canoas e os descasos praticados pela Eletrobras/Cepisa. Passados três dias da primeira grande manifestação a Comissão Organizadora do Movimento se reuniu no último domingo para fazer um balanço e traçar novas metas, onde foi marcada uma reunião com os donos das Canoas e gerente do Pontão.

A reunião aconteceu na noite desta segunda feira, 01 de junho, no Escritório de Advocacia H. Holemberg, no Centro de Santa Filomena. Durante a reunião foi feito um acordo quanto à adequação dos valores das passagens e reestruturação destes transportes que são frequentemente usados pela população de Santa Filomena, Alto Parnaíba e visitantes.

Na reunião, que foi bastante produtiva, ficou acordado que, a partir de hoje, terça feira, 02 de julho, o valor da passagem de pedestres que era de 2,00 vinda e volta, passará a custar 1,50 um real e cinquenta centavos, ou seja, a comunidade, através do Movimento âACORDA SANTA FILOMENAâ conseguiu a redução que foi solicitada.

Até que se consiga novo acordo, a passagem das motos continuará da mesma forma, mas o que se aconselha aos motoqueiros é que os mesmos busquem junto aos proprietários uma forma de contrato mensal para que possam reduzir formalmente os gastos com passagens, uma vez que se formamos parar para fazer cálculos a economia será satisfatória.

Também durante a reunião ficou estabelecido que o movimento irá tentar marcar uma audiência com o Prefeito Esdras Avelino, para que, na presença dos representantes do Movimento e dos proprietários das canoas, se busque uma forma de fazer cumprir o que está previsto em Lei.

A idéia do acordo é evitar que centenas de pessoas tomem as ruas para mais uma vez cobrar seus direitos. Aos poucos, o foco está se alargando, dando voz a todos, a maioria jovens que levantavam cartazes contra a corrupção, a falta de ética na política e as pre­cariedades na saúde e educação, onde a falta de investimentos precariza a qualidade do serviço prestado. Também os gastos ex­cessivos que ajudaram a au­mentar o tom dos protestos.

A organização do Movimento ACORDA SANTA FILOMENA destaca que a manifestação não tem o objetivo de prejudicar ninguém, o que se quer é justiça, respeito e direitos garantidos. Tudo isso pode ser feito através de acordo que torna o movimento mais pacífico ainda, desde que suas reivindicações sejam atendidas e são em benefício da maioria.

30 de junho de 2013

Projeto Vôo das Andorinhas promove Casamento comunitário em Santa Filomena

Projeto Vôo das Andorinhas promove Casamento comunitário em Santa Filomena

Casamento comunitário em Santa Filomena

A Associação Comunitária das Mulheres Filomenenses â ACMF, tem o Prazer de anunciar que dia 24 de agosto de 2013 será realizado em Santa Filomena â Piauí âUM DIA DE CIDADANIA) denominado o âVÃO DAS ANDORINHASâ.

Na programação será realizado o Casamento Comunitário, especial aos novos casais e aos que queiram oficializar sua união matrimonial.

Vale lembrar que cada casal deverá se inscrever até o dia 15 de julho, munidos de todos os documentos pessoais, haja vista que a organização precisa de tempo suficiente para organizar tudo dentro dos padrões.

Os casais interessados poderão procurar a diretoria da Associação Comunitária das Mulheres Filomenenses, neste evento representada pela Advogada Hozayra Holemberg, a nutricionista Iris Lopes e as professoras Margarita Espitar e Josidete Ramos.

Casamento comunitário é o casamento gratuito realizado em conjunto com outros casais organizados para ajudar casais que não tem condições financeiras, onde os noivos se apresentam à trajes tradicionais, mantendo até mesmo o famoso vestido de noiva branco com enormes caldas, e ainda com direito a véu e grinalda. à uma celebração muito linda, pois é organizada com muito cuidado pelos elaboradores. Esse tipo de casamento esta sendo cada vez mais requisitado, afinal tem muitos casais que desejam oficializar sua relação.

Normalmente os documentos exigidos para o casamento comunitário no civil é a cópia do registro de identidade, cópia do cadastro de pessoa física , cópia do comprovante de residência, cópia autenticada certidão de nascimento, atestado de pobreza e cópia do registro de identidade dos padrinhos (maiores de 21 anos)

Se você quer oficializar sua relação conjugal com a pessoa que ama, e até então não tinha condições financeiras de pagar, essa é uma ótima maneira para realizar seu desejo.

 

29 de junho de 2013

Povo de Santa Filomena descobre o poder da manifestação popular.

MATÉRIA QUE TRADUZ O SENTIMENTO VERDADEIRO DO CIDADÃO

Alguns devem se perguntar: "Porque estou fora Santa Filomena? E porque milhares de filomenenses fizeram o mesmo?" Todo ser humano se acomoda na vida que estiver levando, só muda, se algo o incomoda, isto é, se alguma coisa não vai bem.

Nosso povo ama Santa Filomena, mas infelizmente a política é muito suja, na justiça falta muito para ser feito.

As leis aprovadas, parece até brincadeira. Onde muitos políticos assinam e votam os projetos sem saber seu conteúdo, sem analisá-los movidos pela razão, a emoção fala mais alto e o tombo é certo.

Estas manifestações não podem parar, o povo unido faz tremer as forças contrárias. Já chega de acomodarmos com tanta sujeira, onde a imprensa não pode mostrar as realidades, mas podem mostrar os pontos negativos, só para enganar o povão. Se em Santa Filomena existe tanta falha administrativa a culpa é dos administradores que não governam para o povo, só pensam em si!

Manifestações são necessárias para a construção da vida política de um povo. As manifestações políticas no Brasil desprezam a participação dos partidos políticos, uma vez que estes estão diretamente envolvidos na maior parte dos escândalos que gera manifestação pública. São pouquíssimos os que realmente se esforçam para colaborar verdadeiramente com a comunidade, a maioria quer benefício próprio e isso vai ter que acabar pelo bem do povo filomenense.

O povo de Santa Filomena deu uma grande demonstração de cidadania, foram centenas que estiveram nas ruas nesta última sexta feira (28) reivindicando direitos que não estão sendo respeitados. Foram muitas as cobranças clamadas nas ruas e de frente à Câmara Municipal e jamais poderemos deixar de entender o povo porque sua soberania é incontestável e as pessoas só vão às ruas porque sabem, conhecem e sofrem com os descasos praticados contra o povo.

Obrigado ao povo dos Bairros de Santa Filomena, Bairro Bela Vista, Bairro São João, Novo Horizonte, Centro, Boa Esperança I e II, Bairro da Matriz, Beira Rio e os demais que estiveram apoiando nosso movimento.

Obrigado à equipe que esteve comigo durante toda a organização e realização desta grande manifestação que aconteceu nesta sexta feira em Santa Filomena. Tanto à equipe, quanto ao povo, agradeço profundamente por terem atendido meu convite e ido às ruas reivindicar seus direitos que lhes são garantidos por Lei.

CONTEM COMIGO SEMPRE!

16 de março de 2013

Moradores pedem recuperação imediata da Rua Bandeirantes em Santa Filomena. Confira!

Moradores pedem recuperação imediata da Rua Bandeirantes em Santa Filomena. Confira!

Moradores pedem recuperação imediata da Rua Bandeirantes em Santa Filomena. Confira!

Na manhã da ultima sexta feira, 15 de março, o vereador Tony Santos recebeu convite dos moradores da Rua Bandeirante, no Bairro Primavera. Durante a visita foi constatado que já tem até morador se mudando para outros bairros e até mesmo para Alto Parnaíba, como é o caso do conselheiro tutelar Misael.
Misael reside na última residência, alto da Rua Bandeirantes e por não suportar tamanho descaso, foi obrigado a mudar-se para o Residencial Santa Clara na visinha cidade Alto Parnaíba, Estado do Maranhão.
Segundo moradores, Misael e sua esposa Maria tinham que descer e buscar água há quase duzentos metros de sua resudência porque simplesmente a água do poço que a refeitura abriu não chega até sua casa, aí onde mora o sofrimento, porque ao retornar eles têm que subir esta ladeira mostrada nas fotos.
Após registrado o problema, o vereador Tony Santos, em consonância com os moradores daquela região, resolveu redigir um pedido de providência a ser apresentado na próxima sessão da Câmara Municipal que acontecerá no próximo dia 20 de março. No pedido de providência de nº 008/2013, está explicitado a urgência da ação, uma vez que aqueles moradores não estão mais suportando tamanho descaso.
Segundo o vereador Tony Santos, um detalhe que lhe chamou atenção foi que o problema da Rua Bandeirantes fica há poco menos de 200 quilômetros da residencia do prefeito, o que o torna mais absurdo ainda.