• SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Santa Filomena

05 de março de 2013

Trabalhador sofre acidente após bater moto em monte de cascalho deixado pela prefeitura.

Trabalhador sofre acidente após bater moto em monte de cascalho deixado pela prefeitura.

Trabalhador sofre acidente após bater moto em monte de cascalho deixado pela prefeitura.

Há vários dias a Prefeitura de Santa Filomena autorizou a colocação de cascalho em algumas ruas da cidade e no trecho entre a zona urbana e o Auto Posto Pires, saída para Gilbués. O certo é que já faz quase um mês e o cascalho ainda não foi espalhado, causando acidente e transtornos à comunidade, especialmente aos condutores de veículos automotores.

Na semana passada foi registrado um grave acidente no trecho próximo à zona urbana, saída para Gilbués. O Jovem Leandro, vinha da fazendo onde trabalha no cerrado, quando uma carreta o atingiu com luz alta e o encandeou causando um grave acidente que o deixou fortemente ferido. No momento Leando tentou desviar da carreta e bateu no monte de cascalho, o mesmo caiu e ficou na situação que está na foto.

Além dos montes espalhados na saída para Gilbués, outros montes estão sendo obstáculos na ruas da cidade, parte deles foram colocados no Bairro Novo Horizonte, mas ainda não foram espalhados e os moradores, inconformados pedem socorro e ficam apenas na esperança de que a qualquer hora o descaso seja sanado.

Por outro lado nossa reportagem pôde constatar a colocação de outros montes no trecho da Rua Leonidas Melo, Bairro São João, bem próximo ao Centro da cidade. O trecho que antes era alagado e esburacado ao extremo (foto 01), está há mais de duas semanas cheio de monte de cascalho, com mostra a segunda foto abaixo.

Perguntamos a um dos funcionários se tinha previsão de quando o cascalho seria espalhado, o mesmo responder que não sabia e que foi autorizado apenas a colocar o cascalho, mas que ainda não foi informado sobre a segunda parte do trabalho.

Nossa reportagem tentou contato com algum dos responsáveis, mas não conseguiu. Nas tentativas de buscar esclarecimentos nos foi informado de que o prefeito não se encontrava e os demais não tinham informações concretas sobre o assunto. Mas mesmo assim tentaremos novos contatos e muito em revê informaremos a previsão de resolução do problema.

02 de março de 2013

Seleção de Santa Filomena vence seleção de Gilbués no Estádio da Boa Vontade!

Seleção de Santa Filomena vence seleção de Gilbués no Estádio da Boa Vontade!

Seleção de Santa Filomena vence seleção de Gilbués no Estádio da Boa Vontade!

Na noite deste sábado, 02 de fevereiro, a seleção de Santa Filomena enfrentou no Estádio da Boa Vontade a seleção de Gilbués-Piauí. Um jogo que inicialmente foi dominado pelo time de Gilbués que, apesar da viagem de 150 km começou abrindo o placar logo no início do jogo, deixando a seleção e os torcedores filomenenses com ar de tristeza, mas ao passar do tempo o time de Santa Filomena reagiu e empatou a partida.

O jogo que contou com a presença de dezenas de torcedores transcorreu em clima de paz e ao final rendeu um placar de 5 x 3 favorável à seleção de Santa Filomena que mais uma vez demonstrou superioridade ao jogar em casa.

Domingo, 21 de abril de 2013, as comunidades de Santa Filomena e Alto Parnaíba terão a oportunidade de dar mais um show de solidariedade. Neste dia acontecerá o primeiro grande jogo beneficente, fazendo parte do Projeto Futebol Solidário, idealizado pelo vereador Tony Santos em parceria com Ronaldinho Araújo e Roberto Alves de Palmas-To.

O jogo será entre as seleções de Santa Filomena e Palmas.

Uma iniciativa muito positiva no qual será arrecadado alimento não perecível que será imediatamente doado às famílias carentes de Santa Filomena e Alto Parnaíba que se fizerem presentes no Jogo. Vale lembrar que a grande partida de futebol acontecerá no Estádio da Boa Vontade a partir das 16:00 horas.

Neste evento contaremos com a participação e colaboração de todos os atletas, desportistas, dirigentes de times, Secretaria de Esporte, Câmara de Vereadores, Prefeitura, Empresas e empresários locais e, principalmente da comunidade.

Um jogo emocionante no qual o resultado pouco importará, o mais importante será a arrecadação de alimentos e também será uma grande oportunidade de rever os amigos, confraternizar-se, fazer novas amizades e promover a interação entre as equipes e atletas.

A expectativa é de um grande público no dia do evento, uma vez que o esporte local está carente de eventos impactantes e por nossos parceiros estarem demonstrando grande força de vontade.

Na noite do sábado que antecede o Jogo Beneficente, será realizado uma grande festa no Clube Por do Sol do nosso amigo Gilson. A animação da festa ficará por conta do Bonde dos Rodados e do DJ Jorge, vindos diretamente de Palmas-TO para fazer a festa!

Aprovado projeto que autoriza contratação de funcionários antes do concurso público de Santa Filomen

Aprovado projeto que autoriza contratação de funcionários antes do concurso público de Santa Filomen

Aprovado projeto que autoriza contratação de funcionários antes do concurso público de Santa Filomen

Na sessão da Câmara desta ultima quinta feira foi aprovado o Projeto de Lei nº 06 de dezembro de 2012 que dispõe sobre a contratação por tempo determinado.

Segundo consta no projeto, as contratações são importantes porque vão atender a necessidade temporária de excepcional interesse público e que segue os termos do inciso IX do art. 37 da Constituição Federal.

O Projeto de Lei que é de autoria do Executivo e devidamente assinado pelo prefeito Esdras Avelino Filho apresentou diversas falhas julgadas graves por alguns parlamentares. Uma das gravidades do projeto foi observada pelo vereador Antonio Santos de Sousa Silva (Tony Santos), segundo Tony, o Artigo 12 que visa a contribuição dos contratados ao Regime Geral de Previdência Social merecia uma atenção especial uma vez que, além dos descontos serem vistos por ele como exagerados, ainda tem o grande problema de os descontos não estarem sendo repassados ao INSS.

O vereador Tony Santos apresentou ainda duas propostas complementares ao Artigo 4º, sugerindo que fosse acrescentada a quantidade de funcionários necessários para atender tais necessidades, incluindo número e escala de vagas por área. A proposta foi feita pelo simples fato de nãos constar essas informações no projeto. Ainda foi apresentada pelo Vereador Tony Santos a proposta de complementação do § 3º do Art. 2º e no § 2º do Art.4º, para que conste a data de realização do Concurso Público.

José Bonifácio foi outro vereador que apresentou modificações ao Projeto, o mesmo deu entrada à ementa nº 001 de 2013 que torna obrigatória à Prefeitura de Santa Filomena destinar 10% das vagas de contrato temporário para alunos concludentes do Ensino Médio na Rede Pública.

As propostas dos Vereadores Tony Santos e José Bonifácio receberam parecer favorável do relator José Damasceno Nogueira Filho. O mesmo entendeu que as propostas atendem às perspectivas e anseios da comunidade filomenense.

Depois de muitas discussões entre os edis e esclarecimentos por parte do secretário de Educação Pedro Maia e do secretário de administração Ciro da Costa Rocha, o projeto finalmente foi aprovado e, agora a prefeitura está autorizada a realizar as contratações, sendo que os contratos terão período de validade estipulado até 31 de julho deste ano de 2013, após está data as vagas serão preenchidas pelos concursados.

27 de fevereiro de 2013

Agentes do IMEP e do INMETRO realizaram inspeção em comércios de Santa Filomena

Agentes do IMEP e do INMETRO realizaram inspeção em comércios de Santa Filomena

Agentes do IMEP e do INMETRO realizaram inspeção em comércios de Santa Filomena

Os Agentes Fiscais de qualidade estiveram hoje em Santa Filomena realizando inspeção em na área de qualidade em todos os estabelecimentos comerciais de Santa Filomena.

Nossa reportagem conversou com os agentes Aquiles e João Mendes, os mesmos informaram que já estão há dias realizando este mesmo trabalho em todas as cidades do Sul do Piauí e que Santa Filomena é uma das últimas que estão sendo visitadas.

Na inspeção realizada na área de qualidade, a análise está sendo feita em 400 produtos, sendo que os que carecem de uma atenção maior são o álcool, fósforo, extensão elétrica e lâmpadas, ambos, só poderão ser mantidos nas prateleiras se estiverem atendendo os requisitos de segurança do Inmetro.

O que é o Inmetro :.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).

Objetivando integrar uma estrutura sistêmica articulada, o Sinmetro, o Conmetro e o Inmetro foram criados pela Lei 5.966, de 11 de dezembro de 1973, cabendo a este último substituir o então Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM) e ampliar significativamente o seu raio de atuação a serviço da sociedade brasileira.

No âmbito de sua ampla missão institucional, o Inmetro objetiva fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

Sua missão é prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do País.

Dentre as competências e atribuições do Inmetro destacam-se:

Executar as políticas nacionais de metrologia e da qualidade;

Verificar a observância das normas técnicas e legais, no que se refere às unidades de medida, métodos de medição, medidas materializadas, instrumentos de medição e produtos pré-medidos;

Manter e conservar os padrões das unidades de medida, assim como implantar e manter a cadeia de rastreabilidade dos padrões das unidades de medida no País, de forma a torná-las harmônicas internamente e compatíveis no plano internacional, visando, em nível primário, à sua aceitação universal e, em nível secundário, à sua utilização como suporte ao setor produtivo, com vistas à qualidade de bens e serviços;

  • Fortalecer a participação do País nas atividades internacionais relacionadas com metrologia e qualidade, além de promover o intercâmbio com entidades e organismos estrangeiros e internacionais;
  • Prestar suporte técnico e administrativo ao Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Conmetro, bem assim aos seus comitês de assessoramento, atuando como sua Secretaria-Executiva;
  • Fomentar a utilização da técnica de gestão da qualidade nas empresas brasileiras;
  • Planejar e executar as atividades de acreditação de laboratórios de calibração e de ensaios, de provedores de ensaios de proficiência, de organismos de certificação, de inspeção, de treinamento e de outros, necessários ao desenvolvimento da infra-estrutura de serviços tecnológicos no País; e

Desenvolvimento, no âmbito do Sinmetro, de programas de avaliação da conformidade , nas áreas de produtos, processos, serviços e pessoal, compulsórios ou voluntários, que envolvem a aprovação de regulamentos.

Seleção de Palmas x Seleção de Santa Filomena se enfrentarão no Estádio da Boa Vontade

Seleção de Palmas x Seleção de Santa Filomena se enfrentarão no Estádio da Boa Vontade

Seleção de Palmas x Seleção de Santa Filomena se enfrentarão no Estádio da Boa Vontade em Santa Filo

Domingo, 21 de abril de 2013, as comunidades de Santa Filomena e Alto Parnaíba terão a oportunidade de dar mais um show de solidariedade. Neste dia acontecerá o primeiro grande jogo beneficente, fazendo parte do Projeto Futebol Solidário, idealizado pelo vereador Tony Santos em parceria com Ronaldinho Araújo e Roberto Alves de Palmas-To.

O jogo será entre as seleções de Santa Filomena e Palmas.

Uma iniciativa muito positiva no qual será arrecadado alimento não perecível que será imediatamente doado às famílias carentes de Santa Filomena e Alto Parnaíba que se fizerem presentes no Jogo. Vale lembrar que a grande partida de futebol acontecerá no Estádio da Boa Vontade a partir das 16:00 horas.

Neste evento contaremos com a participação e colaboração de todos os atletas, desportistas, dirigentes de times, Secretaria de Esporte, Câmara de Vereadores, Prefeitura, Empresas e empresários locais e, principalmente da comunidade.

Um jogo emocionante no qual o resultado pouco importará, o mais importante será a arrecadação de alimentos e também será uma grande oportunidade de rever os amigos, confraternizar-se, fazer novas amizades e promover a interação entre as equipes e atletas.

A expectativa é de um grande público no dia do evento, uma vez que o esporte local está carente de eventos impactantes e por nossos parceiros estarem demonstrando grande força de vontade.

Na noite do sábado que antecede o Jogo Beneficente, será realizado uma grande festa no Clube Por do Sol do nosso amigo Gilson. A animação da festa ficará por conta do Bonde dos Rodados e do DJ Jorge, vindos diretamente de Palmas-TO para fazer a festa!

23 de fevereiro de 2013

Agricultores dos cerrados enfrentam o fenômeno conhecido como

Agricultores dos cerrados enfrentam o fenômeno conhecido como "veranico"

Agricultores dos cerrados enfrentam o fenômeno conhecido como "veranico"

O clima seco que vem preocupando os produtores de soja da região de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, já começa a refletir na perspectiva de produtividade. O mais grave é que o veranico coincide com a fase crítica da cultura - florescimento, formação das vagens e enchimento dos grãos - e algumas propriedades poderão ter perdas significativas.

Até o algodão herbáceo não irrigado está sofrendo com a escassez de chuvas no sudoeste piauiense. Os efeitos desse veranico poderão influenciar a produtividade do algodão, que tem aproximadamente 6 mil hectares cultivados somente no município de Santa Filomena.

Já são quase 20 dias sem chuva, fenômeno que os meteorologistas chamam de "veranico", um pequeno espaço de tempo de estiagem e altas temperaturas, em plena estação chuvosa.

A maioria das lavouras não está conseguindo se desenvolver conforme o esperado e as perdas com a soja começam a aparecer. A meta, no início da safra 2012/2013, era colher até 60 sacas por hectare. Com os veranicos, a previsão cai para 45 sacas (2.700 quilos/hectare).

Algumas lavouras tiveram perdas irreversíveis. Há outras que, devido à ocorrência de chuvas isoladas, ainda têm possibilidades de que haja recuperação. Mas teria que chover pelo menos 100 milímetros no decorrer dos próximos 15 dias.

Todavia, de acordo com as informações dos principais Institutos de Meteorologia (Tempo Agora, Climatempo, INMET, CPTEC e Somar), a previsão para todo o município de Santa Filomena não é boa. Até o início de março, teremos predomínio de sol, apenas com pouca variação de nuvens, embora haja a possibilidade de ocorrerem chuvas isoladas.

20 de fevereiro de 2013

Vereador José Bonifácio fez colocações pertinetes na sessão da Câmara Municipal.

Vereador José Bonifácio fez colocações pertinetes na sessão da Câmara Municipal.

Vereador José Bonifácio fez colocações pertinetes na sessão da Câmara Municipal.

Na sessão da Câmara Municipal, ocorrida hoje, dentre outras ponderações o Vereador José Bonifácio Bezerra informou que atualmente, o piso salarial de médicos para 20 horas de trabalho semanal é de R$ 9.000 (nove mil reais) e para 40 horas de trabalho é R$ 18.000 (dezoito mil reais), informou ainda alguns repasses para a saúde.

Saibam quais foram os repasses e quanto entrou por cada:

1. No dia 8 de fevereiro, o Ministério da Saúde depositou R$ 12.710,42 (doze mil, setecentos e quarenta e dois reais) para pagamento do programa de atendimento básico.
2. No dia 19 de fevereiro, entrou 6.690,00 (seis mil, novecentos e noventa) para pagamento de saúde bucal. Ainda no dia 19, ontem, entrou R$ 14.250,00 para pagamento de agentes comunitários de saúde (salários) que é Ministério da Saúde que paga. Entrou ainda neste dia 19, R$ 2.626,50 (dois mil seiscentos e vinte e seis reais e cinquenta centavos) para pagamento do Programa de Assistência Farmacêutica Básica.

José Bonifácio Bezerra salientou que é contra o plantão de quinze dias dos médicos, mas destacou a importância do Médico e diretor de Saúde do Município Carlos Augusto Braga. Disse que o Dr. Carlos é um excelente cirurgião e que nossa comunidade precisa mais dele do que ele da gente! José Bonifácio ressaltou que não justifica termos um só médico para 6 mil pessoas como é o caso de Santa Filomena.

Sobre a vinda de mais um médico, José Bonifácio disse não adiantar nada vim um médico só para clinicar. Segundo Ele, se pudemos ter dois médicos cirurgiões, aí sim daria para atender com maior eficiência.

José Bonifácio, na condição de apresentador do Programa Domingo Musical da Rádio Rio Taquara, se colocou à disposição para entrevistar o Dr. Carlos para que o mesmo explanasse a situação atual da saúde municipal, assim todos ficaram cientes de tudo.

19 de fevereiro de 2013

Vereador Tony Santos divulga projetos para os Residenciais Boa Esperança I e II.

Vereador Tony Santos divulga projetos para os Residenciais Boa Esperança I e II.

Vereador Tony Santos divulga projetos para os Residenciais Boa Esperança I e II.

Tony Santos: "Ninguém sabe o que quem está calado quer. Pois é, desde o início de janeiro estou divulgando meus projetos para melhorar a situação da comunidade de Santa Filomena. Um deles é solicitar melhorias para os Residênciais Boa Esperança I e II".

O vereador Tony Santos, que está sempre antenado com a comunidade, vem apresentando um trabalho totalmente voltado para o bem-estar do povo de Santa Filomena.

Desde o início de janeiro Tony vem divulgando seus projetos para Santa Filomena, atualmente está divulgando o Pedido de Providência Nº 004-2013 que solicita melhorias nos residenciais Boa Esperança I e II. Segundo Tony Santos "todas as ruas dos referidos bairros ficam sem condições de tráfego, especialmente no período chuvoso, as ruas estão escuras a noite. Existe também o grande problema dos terrenos baldios, que os proprietários não cuidam e deixam os mesmos à mercê do crescimento incessante dos matos e procriação de bichos e animais peçonhentos. Há também uma grande necessidade que tem preocupado os moradores, além de estar proporcionando um grande sofrimento à comunidade dos Residenciais Boa Esperança I e II, a água que dificilmente vem à torneira, quando vem, logo acaba".

Ontem pela manhã, ao se dirigir à Rádio Rio Taquara para apresentar seu programa Cidadania nas Ondas do Rádio, Tony presenciou uma máquina da prefeitura já recurando a rua principal do Residencial Boa Esperança II. A cena foi um tanto quanto empolgante e linda de se ver, é a prova de que a prefeitura está reagindo bem às minhas reclamações e da comunida e o povo certamente está feliz pelas melhorias que estão acontecendo, finalizou o vereador.

Tony Santos disse ainda ter vários outros projetos prontos para serem encaminhados à Câmara e ao prefeito, mas tudo na hora certa, aos poucos tudo se ajeita, afirmou. Disse ainda que tais ações fazem parte do Projeto a Cidade que Queremos, que será lançado muito em breve junto à comunidade de Santa Filomena.

17 de fevereiro de 2013

Santa Filomena sofre dois roubos em residências em menos de uma semana.

Santa Filomena sofre dois roubos em residências em menos de uma semana.

Os roubos foram todos praticados por menores!

Santa Filomena é uma cidade pequena, pacata, na maioria do tempo calma e aconchegante, mas as vezes nos surpreende e nos deixa meio cabreiros diante de alguns acontecimentos bizarros que por aqui acontecem, não sendo só bizarros, às vezes nos trás grande preocupação.

Apesar dos esforços da polícia, que está intensificando seus trabalhos a cada dia, alguns furtos continuam acontecendo na cidade, na semana passada, duas menores invadiram a residência do casal Gleidson Queiroz e Eloar Soares, e levaram colônias, sandálias e outros objetos. Segundo o Sr. Gleidson, as menores já foram identificadas, agora só falta esperar os procedimentos da Polícia Militar.

Outro roubo aconteceu na residência do Senhor Adriano, mais conhecido como Baiano. O mesmo procurou o programa Cidadania nas Ondas do Rádio, do apresentador Tony Santos para ofertar recompensa a quem conseguir descobrir quem furtou o pneu do seu carrinho de transportar seus objetos de trabalho. O Sr. Baiano trabalha com ferro velho e passa o dia inteiro girando cidade a fora empurrando seu carrinho que usa duas rodas de pneu de bicicleta, até a tarde de ontem o pneu ainda não havia sido encontrado.

Os casos podem até não ser de grande relevância, mas, para quem está acostumado a viver em uma cidade que dificilmente acontece algo desta natureza, os casos nos trazem grandes preocupações, especialmente no que diz respeito à educação desses menores e à criação dos pais. Aí nos vem uma reflexão seguida de um questionamento. Não estaria faltando políticas públicas voltadas para essa classe social e, consequentemente para as demais?

Pensando em contribuir para resolver essa problemática, o vereador Tony Santos está redigindo um projeto para criação de uma escolhinha de futebol que será denominada de "Príncipes da Bola". A escolinha visa preencher o tempo ocioso das crianças e jovens de ambos os sexos da nossa região, com a prática do futebol de campo, orientar e ensinar a prática do futebol, respeitando a individualidade biológica e o desenvolvimento da criança, utilizando o esporte como meio de socialização, inteiração e educação, desenvolvendo habilidades físicas, motoras, técnicas e táticas da prática do futebol. Sem esquecer o aspecto social, descobrindo novos talentos e dar ênfase as crianças mais carentes de nossa região, pois elas são as que mais precisam do esporte como fator de integração e inclusão social e participar de diversas competições no âmbito regional e estadual.

16 de fevereiro de 2013

Tony Santos começa a construir uma história transparente e independente

Tony Santos começa a construir uma história transparente e independente

Há quem prefira esperar a notícia oficial. Tony Santos, não.

Jornalismo é uma atividade relacionada diretamente à liberdade de expressão. A divulgação de informações e opiniões pelos meios de comunicação deve acontecer com plena liberdade, com todos tendo o direito de exercê-la, e é isso o que estabelece a Constituição de 88.

Mais do que restrições à liberdade de expressão, o que interessa à sociedade é jornalismo independente e de qualidade.

Há quem prefira esperar a notícia oficial. Tony Santos, não.

A noticia oficial conta dados que interessam a quem é alvo dela, possivelmente há maquiagem nas entrelinhas, mas o Blogueiro Tony Santos receberá sempre a notícia oficial e, em tempo hábil buscará os víeis que possam lhe ofertar os dados complementares para maior veracidade da informação.

Tony Santos vai atrás dos fatos, cava a informação, cruza dados e publica aquilo que tem convicção, ainda que negado pela versão oficial.

É do conflito que surgem as informações mais importantes.

As análises precisas, a crítica contundente e influente, e os furos de reportagem, longe de serem fruto de privilégio na informação, é resultado direto da capacidade de correr atrás da informação, de cruzar dados com várias fontes e insistir - sendo até chato - na confirmação daquilo que recebe como notícia.

O adicional que diferencia o Tony Santos dos demais é exatamente o fato de jamais - jamais mesmo, em qualquer circunstância - se conformar com a versão oficial.

Quem quiser esperar pela versão oficial, que o faça. Tony Santos, não. Esta coluna irá atrás do seu próprio caminho.

Por que é assim que se influencia o poder e se transforma a sociedade...

Tony Santos é um dos mais experientes blogueiros, responsável pelos noticiários locais, o mesmo faz sempre um misto de notícias entre o que acontece em Santa Filomena e Alto Parnaíba, prezando sempre pela divulgação da realidade nua e crua, baseada na verdade e, quando preciso, tecer elogios a que de fato merecer.

A importância da atividade jornalística no processo democrático é fundamental para o desenvolvimento social. Uma postura participativa, influente e crítica da população só são possíveis através de um espaço público que possibilite aos homens opinarem e discutirem sobre as questões envolvidas no âmbito da cidadania. O conceito de jornalismo pode ser considerado, de imediato, à prática de informar, entretanto, ele não serviria de nada se não pudesse contribuir para a melhoria de vida das pessoas, como instrumento de utilidade pública.

Atualmente, os meios de comunicação, têm discutido sobre os buracos nas ruas, o caos na saúde pública, a escassez de água, os roubos, assaltos e muitos outros problemas que ganharam os noticiários e, praticamente, tornaram-se padrões na definição das pautas. Problemas, que são de responsabilidade dos governos, transformaram-se em assuntos bombardeados a todo o momento pela mídia. Pessoas que não tem as necessidades básicas atendidas usam do jornalismo como meio de acesso à cidadania.

Os grupos sociais empobrecidos, muitas vezes desiludidos com as burocracias estatais, sindicais e partidárias, recorrem à mídia para conseguirem reparações, justiças ou, simplesmente, atenção. É por este motivo que os meios de comunicação fascinam, já que escutam as pessoas e transmitem sensações de soluções das questões levantadas.

Como pode o jornalismo combater isso? De que maneira ele pode lidar com discursos e opiniões diversas de interesses de diferentes esferas sociais? O jornalismo muitas das vezes tornasse superficial e retrógrado na sua maneira de lidar e trabalhar com conflitos e desigualdades sociais. Neste contexto está a responsabilidade dos meios de divulgação das notícias, que pode influenciar positivamente quando bem desenvolvido e utilizado.

A relação entre jornalismo, cidadania e responsabilidade dos meios de comunicação são estreitas e, para promover resultados satisfatórios para o bem público, deve ser considerada em sua totalidade e contextualização social. Tais assuntos somente ganham relevância suficiente quando abordados de maneira ética e responsável.

O jornalismo deve preocupar-se com a liberdade e clareza na divulgação das questões que permeiam a sociedade, pois estas é que promovem o crescimento dos direitos humanos e da democracia. A mídia deve contribuir para a promoção, construção, crescimento e fortalecimento da cidadania. Não deve haver influências políticas ou econômicas nas divulgações.

A informação dos fatos deve estar sempre atrelada aos atores sociais.
O jornalismo deve ser um multiplicador dos direitos humanos. Não vivemos mais em uma ditadura militar onde todos os direitos de cidadania foram cassados.
A democracia evoluiu e a mídia também deve evoluir.

Prefeituras receberam a maior parcela do Fundo de Participação dos Municípios de toda a história

Prefeituras receberam a maior parcela do Fundo de Participação dos Municípios de toda a história

Prefeituras receberam a maior parcela do Fundo de Participação dos Municípios de toda a história

O Governo Federal transferiu no ultimo dia 08 de fevereiro para as contas dos municípios piauienses a maior parcela de FPM de toda história . O fundo é a transferência constitucional (CF, Art. 159, I, b), da União para os Estados, Distrito Federal e municípios composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

A distribuição dos recursos aos Municípios é feita de acordo com o número de habitantes, onde são fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual.

Os critérios atualmente utilizados para o cálculo dos coeficientes de participação dos Municípios estão baseados na Lei n.º. 5.172/66 (Código Tributário Nacional) e no Decreto-Lei N.º 1.881/81.

No dia 08 de fevereiro o valor líquido do FPM transferido para a prefeitura de Santa Filomena foi de R$ 666.207,20 Crédito.

Analisando o total geral depositado na conta prefeitura de Santa Filomena no período de 01 de janeiro a 16 de fevereiro, confere-se um montante de 1.957.998,58 Crédito, perfazendo um total de aproximadamente dois milhões de reais.

Para acompanhar mensalmente os valores depositados nas contas das prefeituras é só acessar o link a seguir e digitar o nome da cidade que você deseja informação: https://www17.bb.com.br/portalbb/djo/daf/Demonstrativo,802,4647,4652,12,1.bbx

15 de fevereiro de 2013

Estrutura de Escola Municipal oferece risco à saúde de alunos e funcionários!

Estrutura de Escola Municipal oferece risco à saúde de alunos e funcionários!

Estrutura de Escola Municipal oferece risco à saúde de alunos e funcionários!

Na manhã desta sexta feira, nossa reportagem flagrou a cena mostrada na foto.

Estes são os alunos da Escola Municipal Primavera, os mesmos estavam esperando na fila a hora de entrar na escola para iniciar as atividades do dia. Mas poderia ser apenas uma simples imagem, se não fosse o perigo que estavam correndo perigo a se perfilarem no meio da rua, correndo riscos de um veículo automotor ou algum animal desgovernado passarem por ali e causar acidente, colocando em risco a vida dessas crianças.

Como se não bastasse, a reportagem ainda constatou a triste situação da parte interna e do outro lado da escola. Uma realidade que nenhum pai ou mãe gostaria de submeter seus filhos.

Nesta reportagem pudemos afirmar que o pátio e as salas estão razoavelmente conservados e propícios para a permanência dos alunos, mas por outro lado, tem o que há de pior.

Para começar, em plena 11 horas da manhã, já não foi possível encontrar alunos e funcionários na escola, mas segundo a diretora isso está acontecendo porque desde o inicio do ano letivo ainda não teve merenda escolar em nenhuma escola do município e que os alunos estão saindo as 10:00 da manhã.

A reportagem registrou ainda que a tampa da caixa d'água que antes estava largada e encostada no muro da escola, hoje estava encostada na parede interna do banheiro feminino. O que traduz ainda mais tamanho descaso.

Ainda foi possível registrar, como mostram as fotos, a situação do outro lado da escola que, além de não ter muro, ainda está rodeada de mato e grande quantidade de lixo, deixando assim a escola com ar de abandonada.

Hoje à tarde nossa reportagem, através do vereador Tony Santos, foi até a secretaria da escola e conversou com a diretora Izabel, a mesma nos recebeu super bem e declarou que se fosse por ela os problemas já haviam sido solucionadas e que por várias vezes já solicitou solução aos responsáveis mas ainda não obteve resposta concreta e, dessa forma a situação continua até que os administradores tomem providencias.

Segundo a diretora, os pedidos de resolução dos problemas foram encaminhados para o Secretário de Obras o Senhor José Nazário Abreu, o qual foi procurado imediatamente por nossa reportagem.

José Nazário nos informou que já encaminhou à prefeitura, na pessoa do prefeito Esdras, uma lista de ações a serem realizadas em prédios públicos, mas o prefeito, apesar de se colocar à disposição, ainda não deu solução, especialmente aos problemas da Escola Municipal Primavera. Segundo Ele o prefeito alega não ter dinheiro em caixa porque está pagando pendências do pleito anterior, inclusive as geradas desde o mês de agosto de 2012, mas que, mesmo com tanta dificuldade financeira, está realizando outras ações de maior prioridade, como a construção de salas na Creche Escola Pequeno Príncipe, reforma recente na parte externa do PETI e a reforma do teto da prefeitura que está em andamento.

José Nazário reconheceu que a escola realmente está necessitando de uma boa reforma e adequações imediatas, inclusive de acessibilidade e por isso, ainda neste sábado (16-02) irá acionar o senhor Francisco, responsável pelo serviço de limpeza da prefeitura para que o mesmo disponibilize pelo menos dois trabalhadores para realizar a limpeza da caixa d'água e o retorno da tampa para o lugar de onde nunca deveria ter saído.

Ainda segundo José Nazário, o prefeito até que tenta realizar as ações por ele solicitadas, mas é barrado pelas informações dadas pelo Sr. Francisco das Chagas Dias Rosal Junior, de que a prefeitura não tem condições financeiras suficientes no momento.

13 de fevereiro de 2013

24 de janeiro de 2013

Adolescente filomenense posta no facebook foto da escuridão no Centro de Santa Filomena.

Adolescente filomenense posta no facebook foto da escuridão no Centro de Santa Filomena.

Adolescente filomenense posta no facebook foto da escuridão no Centro de Santa Filomena.

O adolescente Isaac Abrahao, postou na manhã desta quinta feira uma foto que, segundo ele, traduz a realidade do Centro de Santa Filomena, mas especificamente da Avenida Presidente Getúlio Vargas, onde fica localizada sua residência.

Ao lado da foto Isaac portou o seguinte comentário: "Manow não parece, mas esse é o Centro de Santa Filomena falta de vergonha não? #\"É o povo no poder\" kkkkkkk

Além de Isaac, outros filomenenses estão demonstrando indignação pela situação que se encontra Santa Filomena.

CONFIRA ALGUNS COMENTÁRIO:

Patricia Moreira Que pena que o prefeito de Santa Filomena se esqueceu das suas obrigações...

Rayanne Araujo · 121 amigos em comum

o prefeito de santa Filomena deve ta moreno de inveja de Alto Parnaíba.

Beatriz Cunha DO Valle Inveja??? Fica nada... Se tivesse inveja já tinha feito a mesma coisa com Santa Filomena. Acho que ele pouco importa pra isso...

Jose Lopes Da Silva Neto

SANTA FILOMENA VAI ENTRAR PARA O LIVRO DOS RECORDES,POR SER A CIDADE QUE MAIS TEM MATO E ACUMULOU LIXO NOS ÚLTIMOS TEMPOS.

Daisy Nogueira Pinheiro Uma vergonha para os filomenenses, principalmente os que moram fora e veem o desenvolvimento de qualquer cidade por menor ou mais nova que seja, diferente da nossa Santa Filomena tão antiga e pequena ser tão atrasada. E o mais engraçado é que as pessoas que criticam ainda são tachadas e perseguidas. UMA VERGONHA! SERÁ SE O ADMINISTRADOR( DO DINHEIRO PÚBLICO) NÃO SE SENSIBILIZA COM A SITUAÇÃO CAÓTICA DESSA CIDADE?

Andréa Lustosa de Alencar E o pior de tudo é q ainda há os q querem calar a boca do povo,nem q seja na marra,a essas pessoas só tenho uma coisa a dizer,se toquem,se julgam tão capazes de alguma coisa,então façam algo pela mesma e parem de fazer críticas destrutivas,a cidade precisa de ação e não de corrupção...

Rayanne Araujo que vergonha

Merces Sousa isso e uma vergonha.

Netin Lopes a explicação dada em seu discurso de posse foi que na gestão passada encontrou a prefeitura sem verbas e agora..... qual será a próxima.... vou aguardar.

Jose Lopes Da Silva Neto

SEM PROMOTOR, SEM JUÍZ, SEM PADRE, SEM DELEGADO, SEM MÉDICO. É MOLE OU QUER MAIS, PARA SANTA FILOMENA? AH!AINDA FALTOU: \"E GESTOR PÚBLICO TEM? ONDE TÁ?

José Overbeck

MEU DEUS, DAI-ME FORÇAS PARA EU CONTINUAR COM O SANALP! ANDO TÃO DESESTIMULADO COM ESSE LUGAR!!!! UM SENTIMENTO DE DECADÊNCIA TÃO GRANDE!!!!!!!!!!!

Ana Lucia Pereira Oliveira publicou em José Overbeck

Realmente Zé, nossa cidade esta mais para uma vila abandonada, ruas escuras, esburacadas e sujeiras por todos os lados. Uma cidade onde os políticos filhos da terra não tem o mínimo de interesse pelo desenvolvimento. Que tristeza! Até quando isso vai durar meu Deus?

17 de janeiro de 2013

Centro Médico Carlos Braga excelência em atendimento médico e exames. Saiba mais!

Centro Médico Carlos Braga excelência em atendimento médico e exames. Saiba mais!

Centro Médico Carlos Braga excelência em atendimento médico e exames. Saiba mais!

CMC e Você uma parceria que deu certo. Sua vida levada a sério. Atendemos em Alto Parnaíba e Tasso Fragoso.

Na hora de fazer um check up no seu corpo procure uma clinica que tenha qualidade, precisão nos seus exames e um profissional altamente qualificado.

No CMC Centro médico Carlos Braga a sua vida é levada a sério. Fazemos exames periódicos, do coração, da próstata, da prevenção do câncer, da tireóide, do colo do útero, do pênis, assim como a colposcopia e cauterização à Laser, de lesões ginecológicas e urológicas.


Embora estejamos longe de saber tudo, reconhecemos que o fato de cumprir um tratamento médico e de fazer avaliações regulares pode reduzir muitíssimo o impacto da doença na sua qualidade de vida.


É sempre bom ter alguem que entenda como o seu corpo funciona profundamente para poder dar algumas dicas de saúde. Em uma pessoa saudável um acompanhamento de seis em seis meses está de bom tamanho, pois assim vc fica sabendo se tem algum problema ou pode continuar com a sua vida sem preocupaçoes.

Conheça os exames que ajudam a deixar seu coração em ordem:

Eletrocardiograma: Serve para avaliar a parte elétrica do coração, e algumas vezes isso fornece pistas sobre o formato do coração e algumas doenças. É possível ver o ritmo, frequência dos batimentos e o trajeto que o impulso elétrico faz dentro do coração.

Ecocardiograma transtorácico: Serve para ver o coração mais de perto. Geralmente é usado para ver os átrios (uma parte do coração) em busca de coágulos de sangue. Costuma ser realizado sob sedação salvo situações excepcionais. Geralmente o paciente que internou para este exame recebe alta no mesmo dia após se recuperar da sedação. É necessário jejum de pelo menos 6 horas, mas depende de cada serviço. Recomenda-se levar acompanhante.

Teste ergométrico: É um dos mais antigos e sensíveis métodos para investigar arritmias induzidas pelo esforço e doença de coronárias, com baixo risco e grande aplicação prática.

Cintilografia do miocárdio: Geralmente o paciente deve evitar certos alimentos (chocolate, café, chá, cafeína) e algumas medicações (checar com seu médico) pelo menos 48 horas antes do exame. É um exame onde o paciente recebe material radioativo especialmente tratado para aderir ao músculo do coração (miocárdio). Ele é injetado em repouso e durante esforço físico (O esforço pode ser com esteira, bicicleta ou com medicações), chegando ao coração através das coronárias. Assim, o material radioativo "pinta" as áreas com fluxo normal de sangue e deixa "não pintada" qualquer área onde o fluxo seja insuficiente. Assim podemos ver onde o miocárdio está em sofrimento (isquemia). Podemos ver se isso acontece só no esforço físico ou se acontece também sem fazer esforço. Costuma a durar pelo menos 6 horas, sugiro trazer acompanhante.

A colposcopia é um exame ginecológico onde é utilizada uma lente de aumento binocular de grau 10 para inspecionar o colo do útero em busca de sinais de câncer. Em geral a colposcopia é um exame requisitado frente a um resultado anormal do exame de Papanicolau.

A colposcopia é um exame com procedimento indolor para a mulher e que não precisa de anestesia, sendo realizado em poucos minutos, geralmente no consultório do médico especialista que analisa o resultado do papanicolau e o aspecto do colo do útero para se determinar o melhor tratamento e orientar a paciente.

O Exame de próstata inclui o toque retal e o exame de sangue. Ele deve ser feito todos os anos a partir dos 45 anos de idade, especialmente quando há história familiar desse tipo de câncer.

Durante o exame a próstata é apalpada de modo a se poder se identificar a presença de um nódulo que em caso afirmativo deve ser tratado.

O exame de sangue, avalia a presença do antígeno prostático específico (PSA), e também pode ser uma forma de diagnosticar o câncer de próstata.

Após a apalpação de um nódulo na próstata, o homem deve ser submetido a uma ultrasonografia, seguida de biópsia da próstata, para de definir até onde o câncer disseminou e quão maligno ele é.

Todos esses Exames e muitos outros você encontra no Centro Médico Carlos Braga. Estamos atendendo em Alto Parnaíba e Tasso Fragoso.

Em Alto Parnaíba estamos localizados à Rua Gonçalves Dias, Centro. Em Tasso Fragoso à Rua Rui Barbosa, 229, Centro.

Telefone Alto Parnaíba: (89) 3569-7390

Telefone Tasso Fragoso: (99) 8181-0163.

16 de janeiro de 2013

Hoje seria o aniversário de 57 anos de José Luiz Cortes Gomes Falecido há 08 meses vítima de LEUCEMI

Hoje seria o aniversário de 57 anos de José Luiz Cortes Gomes Falecido há 08 meses vítima de LEUCEMI

Hoje seria o aniversário de 57 anos de José Luiz Cortes Gomes Falecido há 08 meses vítima de LEUCEMI

Programado para emplacar sorrisos nos rostos de todos aqueles que tiveram a chance de conhecê-lo.


Zé Luiz era a missigenação de Pai, profissional, humorista e acima de tudo, amigo verdadeiro; sempre positivo, proativo e acolhedor. Não deixava a peteca cair nem nos momentos de tristeza e, segundo seus amigos de longa data sempre buscava formas diversas de estampas sorrisos nos rostos de centenas de pessoas que dele se aproximavam.


Mas, como nem tudo na vida é eterno, Zé Luiz, Esposo de Marizete Rios Gomes, foi acometido por um Câncer no Sangue (Leucemia), uma doença maligna que acomete os leucócitos, os glóbulos brancos do sangue presentes nos gânglios linfáticos e na corrente sanguínea. Doença essa que o levou à morte.


No próximo dia 11 de maio completa 01 ano do seu falecimento e hoje, se estivesse na Terra, ao nosso lado, comemoraria seus 57 anos de vida.


Hoje também comemoraria 28 anos de casado com sua esposa
Marizete Rios Gomes dentro dos quais receberam três presentes de Deus que são seus filhos Alan, Alena e Alex.


Zé Luiz era muito carismático e fazia amizade facilmente. Um homem de princípios e muito extrovertido, onde estava a alegria reinava fortemente.


Por ser muito religioso, Zé Luiz sempre participava da vida da Igreja Católica onde auxiliava nos trabalhos e participava afincamente dos eventos religiosos.


Veja o que postou seu filho Alex Rios na sua página no faceboock: "


E meu velho hoje completaria 57 anos, se vivo ainda tivesse.. Apos 8 meses sem você entre nos, tudo ainda doí como se tivesse acontecido ontem.Temos a certeza que ai de cima você nos observa aqui em baixo...
#SaudadesEternas

14 de janeiro de 2013

Vereador Tony Santos apresentará Pedido de Providência solicitando coleta de lixo nas Vias Públicas

Vereador Tony Santos apresentará Pedido de Providência solicitando coleta de lixo nas Vias Públicas

Vereador Tony Santos apresentará Pedido de Providência solicitando coleta de lixo nas Vias Públicas

Vereador Tony Santos apresentará Pedido de Providência solicitando coleta de lixo nas Vias Públicas de Santa Filomena

O recém empossado vereador Tony Santos, antes muito da primeira sessão da Camâra Municipal do ano de 2013, preocupado com a situação que se encontra as vias públicas e interessado em resolver os problemas reclamados pela população filomenese já começou a agir e apresentará no primeiro ato público da Casa Legislativa o Pedido de Providência nº 001/2013 no qual Solicita que a coleta de lixo nas Vias Públicas da Cidade de Santa Filomena passe a ocorrer diariamente de segunda a sexta feira.


Tony Santos, recém empossado para o cargo de vereador em Santa Filomena ressalta que a falta de trato com o lixo no município é um desleixo com o dinheiro público. O mesmo disse que o descaso com o lixo em Santa Filomena é o reflexo da péssima administração da Prefeitura, responsável pelo recolhimento, transporte e destino final de todo o lixo produzido no município.


Tony Santos defende maior atenção quanto à coleta de lixo em Santa Filomena, para Ele, os poderes devem se unir para promover urgentemente a criação de políticas públicas que preserve o meio-ambiente e proteja a saúde pública, é preciso ainda a realização campanhas de conscientização da população sobre o uso correto do lixo. Precisa ser feita uma coleta de lixo mais frequente", disse Tony Santos.

CONFIRA NA ÍNTEGRA O PEDIDO DE PROVIDÊNCIA DO VEREADOR TONY SANTOS.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS Nº 001/2013


Solicita que a coleta de lixo nas Vias Públicas da Cidade de Santa Filomena passe a ocorrer diariamente de segunda a sexta feira.


Senhor Presidente:


Senhores Vereadores:


O Vereador Antonio Santos de Sousa Silva (Tony Santos), no uso de suas legais e regimentais atribuições, vem, apresentar PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS, solicitando que a coleta de lixo, nas Vias Públicas de todos os Bairros de Santa Filomena, Estado do Piauí, passe a ser efetuado diariamente de segunda a sexta feira.


Justifica-se tal pedido pois as Vias Públicas estão lotadas de lixo por toda parte, assim como as frentes das residências, e para atender os pedidos da comunidade os próprios moradores solicitam esta providencia da coleta de lixo.


Sem mais para o momento envio minhas cordiais saudações.


Câmara Municipal de Santa Filomena-Piauí, Fevereiro de 2013.


________________________________________


Antonio Santos de Sousa Silva (Tony Santos)

Vereador PV

Policia Militar disponibiliza telefone para contato com a comunidade.

Policia Militar disponibiliza telefone para contato com a comunidade.

Policia Militar disponibiliza telefone para contato com a comunidade.

De acordo ao que foi dito pelo Capitão Mário, durante solenidade de posse dos eleitos que aconteceu no ultimo dia 1º de janeiro na Câmara Municipal, a Polícia Militar de Santa Filomena acaba de divulgar o número do telefone para contato com a comunidade.
Segundo o Capitão Mário, o telefone ficará sempre à ativa, sob a responsabilidade do policial de plantão. Ainda segundo o Capitão Mário, o policial de plantão pode até ter o direito de não atender seu telefone pessoal, mas o da Polícia Militar Ele é obrigado a atender em qualquer que seja a ocasião.
Para entrar em contato com a Polícia Militar DE Santa Filomena, o cidadão deverá ligar para o número: (89) 9984-4821, este número estará disponível 24 horas ininterruptas.
Dicas e Uso do telefone (89) 9984-4821 da Polícia Militar
1. O telefone (89) 9984-4821 da Polícia Militar é a forma rápida e eficaz para a sociedade solicitar amparo à Polícia Militar e comunicar os diversos tipos de ocorrências e/ou roubo, furto em andamento, agressões e demais emergências.
2. É sabido que o telefone da polícia deverá receber inúmeras ligações de trotes como crianças, adolescentes e adultos xingando e falando palavrões, ofendendo os operadores (policiais militares). Este telefone foi criado para servir a comunidade em situações de emergência. Toda vez que alguém utilizar para trotes está impedindo que outro seja socorrido.
3. Aos pais, professores e comunidade em geral solicitamos que conscientizem-se e divulguem a importância do telefone da Polícia Militar. Devendo acioná-lo somente em caso de necessidade de apoio policial ou socorrismo.
4. Ao acionar o (89) 9984-4821 para comunicar qualquer crime ou solicitar socorro, o solicitante deve fornecer o máximo de dados possíveis ao operador policial como: endereço completo e ponto de referência do local dos fatos, informar as características dos agressores.