• Curta Doar
  • Teresina 167 anos
  • Casa dos salgados
  • Novo app Jornal O Dia
São João do Piauí

4° Festival da Uva acontecerá de 14 a 17 de novembro em São João do Piauí

Em São João do PI

27/02/2013 14:33h

Reunião realizada no Sebrae definiu a data da 4ª edição do Festival da Uva de São João do Piauí. O evento será realizado no período de 14 a 17 novembro de 2013. Participaram da reunião o prefeito Gil Carlos(PT), diretores do Sebrae e representante da Secretaria Estadual de Turismo.Segundo Gil Carlos, o Sebrae/PI e Secretaria de Turismo oferecerão cursos para a população para receber turistas.

Gil Carlos diz ainda que o evento representa o fortalecimento da cultura da uva, colocando também São João do Piauí no calendário turístico do Estado, e que, com "o Festival, vamos oportunizar geração de renda, mostrar o nosso potencial turístico e gastronômico".

Festival da Uva
Idealizado pela então primeira-dama Rejane Dias, o Festival da Uva foi criado pelo Governo do Estado para destacar o potencial do município de São João do Piauí para a fruticultura irrigada, em especial para o cultivo da uva, a partir de projeto piloto implantado pela Codevasf no assentamento Marrecas, onde aproximadamente 4 hectares da fruta é cultivado.

O evento, entretanto, não se consolidou ainda no calendário de eventos do município, em razão da falta de periodicidade em sua realização. Ao contrário dos festejos juninos, já tradicional, a primeira edição do Festival da Uva foi realizada em janeiro de 2009. Já a segunda, em dezembro do mesmo ano. A terceira edição do festival somente ocorreu mais de 2 anos depois: em janeiro de 2012. Quando for realizada a 4ª edição do evento, em novembro deste ano, terão decorridos quase 2 anos desde a realização do último festival.

Além disso, o festival ainda não alcançou o principal objetivo a que se propôs ao ser concebido: a atração de investimentos para a cidade, com a participação da iniciativa privada na fruticultura local.

Com o início da implantação do Projeto de Irrigação Marrecas-Jenipapo, onde serão investidos mais de R$ 45 milhões pela Codevasf, o 4° Festival da Uva será uma nova oportunidade para atrair investidores para o município, podendo gerar emprego e renda que se estendam além de três dias de festa.

Fonte: Pé de Figueira
Por: G

Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas