• Curta Doar
  • Teresina 167 anos
  • Casa dos salgados
  • Novo app Jornal O Dia
São João do Piauí

Artistas de São João do Piauí homenageiam Gonzagão

Homenagem ao Gonzagão

22/12/2012 09:57h

Muitas homenagens a Luís Gonzaga aconteceram no dia 13 de dezembro, data em que Luiz Gonzaga completaria 100 anos de vida, se ainda esteve vivo. Luís Gonzaga morreu aos 76 anos no dia 2 de agosto de 1976, seu corpo foi enterrado em sua cidade natal em Exu no Pernambuco.

No município de São João do Piauí, muitos músicos prestaram homenagens a Luiz Gonzaga. Na quinta-feira, dia 13 de dezembro, dia de Santa Luiza, e data de nascimento de Luís Gonzaga, por iniciativa do cantor Honorinho e a participação de vários artistas, foi celebrada uma missa pelo Padre Lourival na Igreja Matriz de São João Batista em homenagem ao rei do baião.

Já na noite da sexta-feira, dia 21 de dezembro, aconteceu na Praça do Casal de Bailarinos, que fica ou lada da Igreja Matriz, um show promovido pelos artistas da cidade e pelo Projeto Encantadores do Sertão em comemoração ao centenário do Rei do Baião.Durante as apresentações dos artistas foram exibidas imagens de shows de Luís Gonzaga e do filme "O Homem que Engarrafava Sonhos", que conta a história de Humberto Teixeira, um dos menestréis que, juntamente com Zé Dantas, Zé Marcolino, João Silva, e tantos outros fizeram a escrita para a majestosa obra de Luiz Gonzaga, e que também contribuíram para a música brasileira, nordestina.

Vários artistas cantaram e tocaram musicas de Luís Gonzaga, cada um com seu jeito especial de ser e de transmitir uma mensagem de carinho ao grande cantor, que com um toque magico, levou o forro pé de será de Exu para o mundo, incrementado e unindo pela primeira vez a sanfona, o triangulo e zabumbo, formando o forro pé de será que conhecemos hoje.

Após as apresentações aconteceu também o sorteio de presentes para os músicos que contribuíram para a realização desta homenagem ao rei do baião. O evento teve a iniciativa do Delso Ruben e do professor Gonçalo Carvalho e o apoio dos músicos sanjoanenses.

Fonte: Pé de Figueira
Por: Geysa Silva

Deixe seu comentário

Tags:


Notícias Relacionadas