Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

População sofre por atendimento em São João do PI

Até atendimento ambulatorial está sendo difícil na cidade

22/04/2015 08:52

O hospital Estadual Teresinha Nunes de Barros a muitos anos atrás era referência em atendimento na região de São João do Piauí. Cirurgias, procedimento de engessar braço ou perna de pacientes que sofriam acidentes, tudo em atendimento era feito no antigo Hospital Regional Teresinha Nunes de Barros.

Hoje a população pena por um simples atendimento ambulatorial, um simples atendimento médico. 

Com a chuvas vieram o acumulo de água e consequentemente o risco de dengue, a nova Chikungunya e mais viroses, devido a inoperância por parte da secretaria de saúde, principalmente do setor de doenças epidemiológicas a situação tem se agravado em São João.

               

O atendimento no Hospital é feito apenas por um médico, e como podemos ver na foto enviada pelo leitor, a situação e lamentável, diversas pessoas esperando atendimento, e o médico é o mesmo que atende também os doentes internados. Sem contar que o Hospital hoje mais parece uma prisão com tantos portões com vigias.

Em uma rede social um moradora de São João Colocou: 

" O povo de São João do Piauí está precisando com urgência de solução para o problema de saúde pública do momento, SURTO DE DENGUE, CHIKUNGUNYA e VIROSES. Digo com conhecimento de causa fui picada pelo mosquito, estou doente, e o hospital é lotado, inclusive um ÚNICO MÉDICO plantonista no Hospital Regional Teresinha Nunes de Barros que atende Urgência nunca vai atender a demanda e a realidade é revolta pelo grande risco que corre a população. Os profissionais do domingo podem dar o melhor de si mas nunca vão conseguir atender à demanda, já que no domingo não se encontra um posto de saúde aberto chegando todo tipo de doente no hospital, o problema da cidade torna-se maior porque até clínica particular aberta no domingo é coisa rara. No Hospital Regional além das Urgências ainda tem os internos para cuidar, por isso a dificuldade das pessoas que adoecem não é apenas no momento devido ao surto, a questão é que São João cresceu e também o Hospital Regional atende a toda a micro região. O que a gente percebe é uma preocupação dos enfermeiros que até correm riscos em fazer certos atendimentos na hora urgência sem médico próximo para prescrever..." Postou a moradora de São João do Piauí.

E a situação vai ficando a cada dia pior, a direção do Hospital atualmente é exercida por uma profissional que não é de São João do Piauí, não conhece a realidade da nossa região.

O cargo de direção do Hospital, segundo uma fonte, esta com a sua nomeação sob a responsabilidade do PT de São João do Piauí. Imaginemos então, se a saúde do município vai de mal a pior imaginem a situação do Hospital Estadual Teresinha Nunes de Barros.

Enquanto se levar política para dentro de órgãos públicos de saúde a situação sempre será essa; de desrespeito, falta de profissionais, falta de sensibilidade para com o ser humano, para com o próximo.

Fonte: Pé de Figueira
Edição: Geysa Silva
Mais sobre: