• Clínica Shirley Holanda
  • Semana do servidor
  • Netlux
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias São Julião

01 de julho de 2012

São Julião se prepara para Ordenação Presbiteral do Diácono Wagner Carvalho

São Julião se prepara para Ordenação Presbiteral do Diácono Wagner Carvalho

Evento religioso promete movimentar a cidade de São Julião

O diácono Wagner Carvalho vive os preparativos para Ordenação Sacerdotal, quando receberá o Segundo Grau do Sacramento da Ordem pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom Plínio José Luz da Silva, Bispo Diocesano de Picos.

A ordenação do Diácono Wagner Carvalho acontece às 19h do dia 30 de julho, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de São Julião, que é sua terra natal. A primeira Missa celebrada pelo novo padre acontece no dia seguinte, às 19h, na mesma Igreja. Sobre o diaconado na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, ele afirma ter sido uma experiência muito marcante de caridade e aproximação.

" Levo uma recordação grandiosa dos picoenses, em especial aqueles que fazem parte da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. Com o Pe. Gregório pude conviver e partilhar a vida sacerdotal, com o Pe. João Pereira eu pude partilhar essa experiência ministerial. Foi uma experiência muito marcante no meio do povo de Deus, através da realização de sacramentos, das visitas às famílias e comunidades do interior, agradeço a Deus por tudo e espero que toda essa vivência seja somada como base para a nova experiência que há de vir. Quem Cristo nos conserve sempre para aquilo que ele nos chamou", afirma.
Na manhã do domingo (01) será ordenado o Diácono Francisdilso Silva, natural de Picos-PI. A celebração será às 9h da manhã na Catedral Nossa Senhora dos Remédios, e a sua primeira Missa às 19h do mesmo dia.

27 de maio de 2012

I Fórum Municipal de Cultura é realizado na cidade de São Julião

I Fórum Municipal de Cultura é realizado na cidade de São Julião

I Fórum Municipal de Cultura é realizado na cidade de São Julião


A Prefeitura Municipal de São Julião PI juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura na responsabilidade de Maria Cândida realizaram neste sábado dia 26, o I Fórum Municipal de Cultura. O Fórum teve como principais objetivos:
•Tornar Pública a Lei de Criação do Sistema Municipal de Cultura;
•Tornar públicos os mecanismos de captação de recursos e financiamentos conjuntos para ações culturais;
•Institucionalizar e regulamentar a Secretaria Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura;
•Coletar subsídios para elaboração do Plano Municipal de Cultura;
•Mobilizar a sociedade com relação à importância do Plano Municipal de Cultura;
•Lançar as bases para um levantamento direcionado ao acervo matérias e imaterial da Cultura local;
•Habilitar o município de São Julião para a inclusão no Sistema Nacional de Cultura;
Participaram do evento diversas autoridades municipais, estaduais, coordenadores e alunos do Projovem Campo saberes da terra dos Povoados de Fujona e Mandacaru, como também a turma do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual do Piauí - UESPI - Campus Fronteiras PI.
Durante o evento ocorreram diversas apresentações culturais, como a apresentação dos grupos de Reisados, São Gonçalo, Literatura de Cordel, dentre outros. Para a secretaria municipal de Cultura (já citada no inicio da matéria), a Institucionalização do Sistema Municipal de Cultura fará com que nossa cultura receba uma visão mais ampla em âmbito estadual e municipal.
O evento contou ainda com a realização de uma palestra feito por Edson Pop Ribeiro, Palestrante, Professor, Técnico em Administração Pública e Secretário Municipal de Cultura do município de Belém do Piauí. Onde foi abordado o fato da institucionalização da cultura no município, respostas a questionamento sobre a situação em que se encontra nossa cultura e o que deve ser feito, e por fim, a consolidação das propostas elaboradas para projeto.

21 de março de 2012

Comunidade escolar comemora chegada de mobiliário em São Julião

Comunidade escolar comemora chegada de mobiliário em São Julião

Última entrega foi em São Julião...

"Um ambiente mais bonito incentiva a gente a estudar mais e cuidar do que é nosso, para que os alunos dos próximos anos possam usufruir também dessa estrutura", relata Valdelúcia Sousa (18 anos), aluna da 3º série do Ensino Médio, da Unidade Escolar Aprígio Pereira Bezerra, em São Julião-PI. Essa foi uma das centenas de escolas totalmente equipadas pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), só em 2012 já fora mais de 400.

A política de reestruturação das escolas públicas vem equipando de maneira acelerada as unidades da capital e do interior do Estado. Só nos três primeiros meses do ano mais de 400 escolas já receberam algum tipo de equipamento que além de aumentar o conforto do aluno em sala de aula, garante um atendimento mais adequado da escola, refletindo na aprendizagem.

Na entrega realizada na última terça (20), houve grande comoção da comunidade escolar de São Julião, cidade a 376 km de Teresina, que ansiava por novos materiais para as escolas que têm em média 300 alunos. É o que relata a diretora da U.E. Aprígio Pereira Bezerra, Luisa Joana.

"É com orgulho e entusiasmo que recebemos essa nova estrutura para a escola que deu uma nova cara a mesma. Agora reforçaremos nosso projeto de preservação do patrimônio público para que esse material dure anos e anos". A escola recebeu 120 kits aluno (cadeira e mesa), freezer, ventiladores, geladeira, liquidificador, fogão industrial, cadeiras estofadas, mesas e cadeiras para professores, que lotaram dois caminhões da Seduc.

Já na U. E. Joaquim Baldoíno, outra escola estadual da cidade, a entrega de mobiliária aconteceu com um evento envolvendo o coordenador de Patrimônio da Seduc, Gonçalo Soares, a diretora da 16ª Gerência Regional de Educação (Gre), Eva Arrais, a secretária municipal de Educação, Glória Filha, diretores, professores, alunos e autoridades locais. "Sabemos da dificuldade na reposição de materiais por parte da Seduc, pelo grande índice de depredação do patrimônio. Agradecemos ao secretário da Educação, Átila Lira, pelos equipamentos e conscientizaremos a todos pela conservação dos mesmos", diz a diretora da unidade, Genoveva Alencar.

Mais equipamentos

A gerente da 16ª Gre destacou o trabalho realizado nos municípios da região e reforçou a preocupação com a preservação da escola. "A Seduc já equipou escolas nos municípios de Pio IX, Fronteiras, Belém do Piauí, Marcolândia e agora São Julião. A melhoria da educação vem ocorrendo gradativamente com o PAR (Plano de Ações Articuladas) e o Progep (Programa de Gestão da Escola Pública), dentre outros, que estão surtindo ótimo efeito na região".

O coordenador de Patrimônio da Seduc encerrou o evento garantindo mais empenho no trabalho da Secretaria para atendimento de todas as necessidades. "Além das solicitações, fazemos visitas por todo o Piauí e lutamos para atender o mais rápido possível as escolas do nosso Estado. Nossa educação começa quando conservamos adequadamente esses materiais que são uma base de apoio para a educação de qualidade", finalizou Gonçalo.