• Piauí Férias de Norte a Sul
  • SOS Unimed
  • Ecotur 2019
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias São Luis do Piauí

28 de novembro de 2013

ASCOMLAU realiza 5ª Festa do Boi Gordo

ASCOMLAU realiza 5ª Festa do Boi Gordo

A Associação está preparando um grande evento marcado pela morte do "Boi Gordo", triangular de futebol e festa dançante.

SÃO LUÃS DO PIAUÃ- A Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade José Laudimiro Leite (ASCOMLAU), do Povoado Guaribas Velha, realizará uma das maiores e mais tradicionais festas do município de São Luís do Piauí: a 5ª Festa do Boi Gordo. A Associação está preparando um grande evento marcado pela morte do "Boi Gordo", triangular de futebol e festa dançante. 

O evento programado para o dia 30 de novembro vai ter início as 05h com a morte do Boi Gordo (um boi de 10 arrobas), cuja carne será utilizada para preparar o churrasco,a panelada, o mocotó e o pirão que poderão ser apreciadas durante a festa dançante. O evento continua às 16h com um triangular de futebol com as equipes dos veteranos de São João da Canabrava, São Luís do Piauí e Bairro Pé do Morro. 

A partir das 21h30 o momento mais aguardado do evento: a festa dançante com Edson Sanfoneiro e Banda gravando seu novo CD e degustação do Boi Gordo - comidas que tem como prato princiapl a carne bovina.

Para o Presidente da ASCOMLAU, Gilberto Rodrigues" a Festa do Boi Gordo é um evento que vai virar tradição. O boi é um animal típico de nossa região e merecia uma festa que levasse seu nome. Os sócios da ASCOMLAU em sua maioria são criadores de gado e então, nada melhor do que satisfaze-los em um evento que hoje não é apenas local, mas alcança toda a microrregião. E quem sabe, com o passar do tempo estaremos inseridos entre os maiores eventos do Piauí e do Nordeste", concluiu.

27 de novembro de 2013

Conselho Tutelar realiza palestra informativa em São Cristóvão

Conselho Tutelar realiza palestra informativa em São Cristóvão

O evento tinha o objetivo de informar sobre o papel do Conselho na sociedade

SÃO LUÃS DO PIAUà - Aconteceu na tarde da última terça-feira(26), na Escola Municipal Simeão Veloso no Povoado São Cristovão uma palestra informativa com o tema âA Importância do Conselho Tutelar na Sociedade e suas atribuiçõesâ.

A palestra tinha o objetivo de informar sobre as atribuições do conselho, sua importância na sociedade e também informar a população em que casos o Conselho deve ser procurado.

Se fizeram  presentes  a palestra a conselheira coordenadora Elizete da Conceição, a secretária Soleide Araújo, e os conselheiros Josefa Rocha, Simone Sousa e Francisco Manoel que falaram sobre o que é o Conselho e o Conselheiro, para que serve, como funciona, horário de funcionamento, suas atribuições e a história da criação do Conselho Tutelar no município de São Luís do Piauí. Também assistiram à palestra, os alunos do 2° ao 5°ano da referida escola, seus pais e diversas pessoas do povoado São Cristovão e localidades vizinhas.

O Conselho Tutelar espera com essa iniciativa informar a população sobre o seu trabalho de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes de São Luís do Piauí.segundo a conselheira Josefa Rocha "com essas palestras queremos informar a população que se pode procurar o conselho e em que situações procurar. à mais fácil ir ao encontro das pessoas e proporciona-las o acesso a informação"conclui a conselheira.


24 de novembro de 2013

O jeito Alex de jogar

O jeito Alex de jogar

Artilheiro do Interclasses fala sobre o seu jeito de jogar bola.

SÃO LUÃS DO PIAUà - Pegue um jovem de 17 anos do Povoado José de Barros que gosta de bater uma bolinha e entregue-lhe uma bola de futebol. Junte nove de seus amigos, uma quadra onde possa se jogar quatro partidas e diga que a sua meta é apenas ganhar o campeonato interclasse de futsal do seu colégio. Sente-se e espere para ver o que acontece.

Parece inusitado mais não é. Essa situação proposta pelo professor de educação física da Escola Estadual Antônio Pereira de Araújo em São Luís aconteceu de fato e fez com que o jovem Alex Barros não apenas ajudasse seu time a vencer o campeonato mas também lhe garantir três medalhas de honra ao mérito: a de capitão do time vencedor, a de melhor jogador do campeonato e a de artilheiro absoluto com a incrível marca de 26 gols em apenas quatro partidas. Em termos de comparação, o vice artilheiro que jogou três partidas, fez apenas 10 gols. 

O que mais chama a atenção nessa história são os seus números. O Kaká são luisense de 17 anos, teve uma média de 6,5 gols por partida. A esse desempenho ele atribui ao fato de jogar futebol com seus amigos todos os finais de semana no campo do povoado onde mora(José de Barros, Zona Rural de São Luís do Piauí). Sua atuação na final foi marcante no segundo tempo, onde em um espaço de 10 minutos(dos 09 aos 19) ele marcou 6 gols: aos 09, 10, 12, 13, 15 e 19. Isso sem contar com o gol que ele fez logo aos 04 minutos do segundo tempo.

"A vitória não foi minha, mais de todos os que jogaram. A diferença é que tive mais chances de chutar a gol, mais se não fosse o passe dos meus amigos, eu não teria conseguido. à importante você saber que ninguém faz nada só", falou Alex em entrevista ao Portal O Dia. 


Fotos: Leda Rocha/ Portal O Dia


Premiação do Interclasses

Premiação do Interclasses

A premiação aconteceu logo após os jogos das finais na Quadra.

SÃO LUÃS DO PIAUà - A premiação do Campeonato de Futsal Interclasses aconteceu logo após os dois jogos da final na Quadra Poliesportiva. O momento mais vibrante sem dúvida foi quando o time do Estudienses se posicionou para receber o troféu e a torcida começou a gritar eufórica: âà campeão!â.

As premiações começaram com a dupla de arbitragem. Assis Silva e Assis Júnior receberam medalha de honra ao mérito por terem atuado com árbitros durante o campeonato.

Em seguida o atacante do Estudienses Alex Barros, recebeu medalha de melhor jogador do campeonato, entregue pelo professor Agnaldo Leite. A professora Izelândia Matos fez a entrega da medalha de artilheiro na categoria masculino também para o jogador Alex Barros, que marcou 26 gols em 4 jogos. A professora Filomena Moura fez a entrega da medalha de artilheiro na categoria feminina para a jogadora Lucimara Barros do time Topâs Futebol Clube, que marcou três vezes no campeonato.

Logo após, foi feita a premiação do time vice campeão na categoria feminino. Cada jogadora do time As coleguinhas recebeu uma medalha das mãos da professora Natanildes Barros que também fez a entrega do troféu de vice a capitão do time Laís Moura.

As jogadoras do time Topâs Futebol Clube receberam as medalhas de campeãs das mãos da professora Selma Santana, que também entregou a capitã do time Lucimara Barros o merecido troféu de campeãs na categoria feminino do I Campeonato Interclasses de Futsal.

A premiação do time de vice campeão na categoria masculino foi entregue pelo Diretor de Esportes Assis Silva, que fez a entrega das medalhas e do troféu de vice ao time do Fundamental Azul.

Quando o time do Estudienses se posicionou para receber a premiação, a torcida começou a gritar âé campeão!â. A entrega das medalhas foi feita pelo secretário Edilson Monteiro e pela Professora Nelita Barros. O professor Assis Júnior realizou a entrega do troféu de campeão ao time do Estudienses.

Os premiados:

Campeão Masculino: Estudienses(Ensino Médio).

Vice Campeão: Fundamental Azul(Ensino Fundamental)

Campeã Feminina: Topâs Futebol Clube(1° Ano B)

Vice: As coleguinhas(1° Ano A)

Goleiro menos vazado: Thiago(Estudienses)

Dupla de zaga: Dailson e Luís José(Estudienses)

Artilheiro Masculino: Alex Barros(Estudienses), com 26 gols.

Artilheira Feminina: Lucimara Barros(Topâs Futebol Clube), com 03 gols.

Melhor jogador: Alex Barros(Estudienses)



Missão no Setor Santana

Devotos se reúnem para louvar à "Excelsa Imaculada Conceição"

SÃO LUÃS DO PIAUà - O Setor Sete da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição  de Bocaina-PI, que compreende as comunidades de Escondido, José de Barros, Santana e São Cristóvão recebeu no último dia 13 de novembro, a visita missionária da Imagem da Imaculada Conceição. A visita faz parte dos eventos da Festa da Padroeira da Paróquia e é um convite para a participação dos fiéis durante o festejo que acontecerá de 29 a 09 de dezembro de 2013, na Sede na Paróquia. 

A visita teve início às 08h na comunidade José de Barros. Ãs 10h a comunidade Santana recebeu a imagem; às 14h ela chegou em Escondido e às 16h em São Cristóvão. A visita consistia da acolhida da Imagem na Igreja pelos devotos de cada comunidade, seguido de um momento mariano. 

O ponto alto da missão aconteceu às 19h na Igreja de Nossa Senhora de Fátima no Povoado Santana, onde dezenas de fiéis de todas as comunidades do Setor se reuniram para a Santa Missa. Nesta celebração, o pároco Francisco Pereira Borges foi homenageado pela passagem do seu aniversário natalício.

O momento seguinte foi o "Leilão da Partilha". Todas as jóias doadas e arrematadas são oferecidas à Imaculada Conceição para realizar a sua festa. 

A missão terminou com a confissão dos pais, padrinhos e jovens que participarão do Sacramento da Crisma que acontecerá na comunidade no mês de dezembro.

23 de novembro de 2013

STR realiza Assembleia Geral

Os trabalhadores rurais de São Luís do Piauí foram convocados para tirar dúvidas e obter informações sobre seus direitos.

SÃO LUÃS DO PIAUà -  O Sindicato dos Trabalhadores Rurais(STR) de São Luís do Piauí realizou na tarde do dia 19 de Outubro, na Escola Municipal Manoel de Barros e Silva do Povoado Santana Assembleia Geral para discutir sobre o Documento Base do 6º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais(CNTTR) e a escolha dos Delegados da FETAG do Sindicato local.

Estiveram presentes ao evento o Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (FETAG/PI) Evandro Luz, o Secretário de Políticas Agrícolas da FETAG/PI Paulo Carvalho, o Coordenador do Pólo Regional de Picos da FETAG/PI Libório Rocha, o Gerente de Benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social(INSS) de Picos Vítor César de Carvalho, o Presidente do STR de São Luís Lourival Barros, a Diretoria Executiva do STR de São Luís e os sócios do Sindicato.

Durante a Assembleia, o Gerente do INSS Vítor Carvalho falou sobre a importância de ser sócio do sindicato para os trabalhadores rurais no que diz respeito a consessão de benefícios como Aposentadoria por Idade, Salário-Maternidade, Auxílio-Doença e Auxílio Invalidez e da documentação em dia. Falou também da participação da mulher e do jovem trabalhador rural no sindicato.

Ao final da Assembleia, foram escolhidos os quatro delegados que irão participar do 6º CETTR âPI, que será realizado na cidade de Teresina-PI no mês de fevereiro de 2014. São eles: Lourival Barros(presidente do STR), Francisca Maria(Coordenadora de Mulheres), Valdemar Hipólito(Coordenador da Terceira Idade) e Francinete Barros(Coordenadora de Jovens).

01 de novembro de 2013

Programação Oficial da Semana da Juventude 2013

Programação Oficial da Semana da Juventude 2013

Comemoração contará com apresentações de grupos da microrregião. Shows acontecerão nos três dias de evento.

SÃO LUÃS DO PIAUà - Foi divulgada pela Prefeitura de São Luís e a Comissão Organizadora nesta quinta-feira(dia 31 de outubro), a programação oficial da Semana da Juventude 2013, que acontece em São Luís do Piauí de 15 a 17 de novembro de 2013.  As apresentações artísticas acontecerão em todas as noites do evento e contará com a presença de grupos locais e da microrregião de Picos.

O roteiro festivo do evento terá entrada gratuita e será realizado nos dias 15 e 16 na Quadra Poliesportiva e no dia 17 em um espaço montado em Praça Pública onde se apresentarão artistas locais e regionais.

Além dos apresentações e show, estão previstas outras atividades que contarão com a presença dos jovens das comunidades do município.

Confira a programação oficial da Semana da Juventude 2013:

 DIA 15/11:  Sexta feira

19h - Acolhida das Comunidades - Praça Severiano Teodoro 

19h30 -  Solenidade de Abertura

20h â Teatro Mudo com o grupo DJ São da Canabrava

20h30 â Show: Ritmos da Fé (Semente de Restauração) - Poliesportivo

22h30 â Festa com Banda Nova Pegada

DIA 16/11: Sabado

16h â Jogo do Queima - Poliesportivo

19h â Palestra Show com Mury Campos - Poliesportivo

20h30â Apresentação do Grupo Estica e Puxa(Massapê do Piauí) - Poliesportivo

21h â Festa  com Banda Karibé(São Luís) e Forró Tonado(Valença do Piauí) â Poliesportivo

DIA 17/11: Domingo

8h â Palestra: Testemunho de vida com o Grupo Esperança Viva(Picos-PI) - Poliesportivo

9h30 â Gincana com as Comunidades - Poliesportivo

16h â Futebol amador - Campo Municipal

19h â Jogral "Valor da Nossa Terra" - Palco

19h â Mostra de Ritmos - Grupo de São Luis - Palco

20h â Show com Dudu Rocha e BandaToca do Vale â Praça Publica

A Prefeitura de São Luís e a Comissão Organizadora do Evento vão neste final de semana, dias 02 e 03(sábado e domingo) entregar nas comunidades do município a programação e fazer o convite para que os jovens se façam presentes ao evento.

As grandes expectativas do evento são a Acolhida das Comunidades (dia 15, às 19h), a palestra show com Mury Campos(dia 16, às 19h) e o show com Dudu Rocha e Banda Toca do Vale(dia 17, as 20h).

31 de outubro de 2013

Ensino Médio realiza Dia D

Ensino Médio realiza Dia D

O dia é o ponto alto do programa Ensino Médio Inovador

SÃO LUÃS DO PIAUà - O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação â PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.
O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea. 
Em São Luís, o projeto trabalhou o macrocampo de participação estudantil, e na manhã desta quinta, 31, os alunos, professores e a equipe da escola realizaram um mutirão de limpeza na Escola Estadual Antônio Pereira de Araújo. 

Foram lavadas as salas de aula, as cadeiras, as mesas, os banheiros, o teto foi vasculhado, o muro foi limpo; tudo para tornar o ambiente da escola mais agradável para todos.

A Diretora da Escola, Fabiana Batista fala da alegria que poder contar com os alunos para realizar essa ação."A ação realizada aqui em São Luís foi uma iniciativa dos professores e  que foi aceita pelos alunos. Eles queriam uma escola bonita e essa foi a melhor maneira que encontramos para realizar esse desejo. O mais importante é que todos os alunos se fizeram presentes e isso demostra que a proposta trabalhada de participação estudantil foi cumprida ". A aluna do 2º ano, Josielma Moura fala que"hoje é um dia diferente, e por isso é muito interessante ver todo mundo aqui, trabalhando pelo mesmo objetivo. Por isso eu sair lá do Povoado Santana, onde eu moro para estar aqui hoje e participar desse Dia D".

O multirão aconteceu das 8h às 12h, e terminou com um almoço na escola.


Bruna Sousa foi classificada para o 1º Festival de Música Popular de Picos

Bruna Sousa foi classificada para o 1º Festival de Música Popular de Picos

Bruna Sousa apostará na canção "Amar e ser amada" de sua autoria

SÃO LUÃS DO PIAUà - A cantora Bruna Sousa está entre os 40 artistas selecionados para a 1ª edição do Festival de Música Popular de Picos, realizado em Picos, Piauí. O evento acontece no período de 01 de novembro a 14 de dezembro, durante o Programa Odorico Carvalho, transmitido pela TV Picos, canal 13.

A artista concorre ao prêmio melhor música com a canção "Amar e ser amada", composta por ela mesma."Estou muito feliz por ter conseguido a classificação. Agora vou me preparar para fazer bonito no palcoâ, declarou a cantora ao Portal de Notícias Canabrava News.

Atualmente, Bruna Sousa é a vocalista da Banda Kairibé e essa é sua primeira participação em um festival de música. Ela disputará o prêmio de melhor música com cantores veteranos do cenário picoense: Darlan Alves, Sirleide Carvalho, Deysiane Nunes e Marcelo Luz.

Segundo o Diretor da TV Picos, Odorico Carvalho, a primeira edição do Festival de Música Popular de Picos recebeu 84 inscrições. Dessas, a comissão selecionou 40 canções para participarem de 4 eliminatórias. O prêmio será a gravação de um CD com as 10 músicas finalistas, a gravação de um clip de cada uma. E as três primeiras colocadas ainda receberão um prêmio em dinheiro de R$1.500,00; R$1.000,00 e R$500,00 respectivamente.

A apresentação da Bruna será dia 08 de novembro, a partir da 22h.