Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

São Miguel do Tapuio: dois casos suspeitos de sarampo são investigados na cidade

A criança é procedente do estado de São Paulo e encontra-se em isolamento residencial.

18/04/2022 12:51

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) investiga dois casos suspeitos de sarampo no município de São Miguel do Tapuio (a 226 km de Teresina). Os pacientes seriam uma criança de apenas dois anos e um adulto do sexo masculino. A criança é procedente do estado de São Paulo há cerca de seis meses e atualmente encontra-se em isolamento residencial.

De acordo com o órgão estadual de Saúde, a criança é residente de zona urbana no município e apresentou sintomas como febre, tosse e exantema (irritação avermelhada na pele) no dia 18 de março deste ano, e apresentando gânglios retroauricular e exantema crânio caudal  no dia 23. Porém, somente no dia 01 de abril a criança foi levada à unidade de saúde, onde recebeu atendimento médico e foi notificada pelo profissional como suspeita de sarampo.

(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

A Sesapi, através da equipe técnica responsável pelo evento, orientou a coletar material (soro) para diagnóstico mais preciso, sendo encaminhado ao Lacen. O exame foi processado com resultado Igm (+) para dengue e inconclusivo para rubéola, dificultando o encerramento do caso.

Nesta situação é recomendado pelo Ministério da  Saúde o envio da amostra para a Fiocruz/Rio ou ao laboratório de referência do estado do Piauí, para investigação de possível infecção cruzada. Foi recomendado ao  município o desencadeamento do bloqueio vacinal. A criança apresenta esquema vacinal completo em 2020

A área técnica do nível central informou que está sendo investigado mais um caso suspeito de sarampo, em um adulto no município. 

A equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) do Estado do Piauí se deslocará dia 19 de abril para apoiar a equipe do município nesta investigação e ação de controle.

Campanha de vacinação contra gripe e sarampo tem início em abril do Piauí

A Campanha Nacional contra o Sarampo para crianças de seis meses a 05 anos de idade será realizada em paralelo com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. No mesmo período também será realizada a imunização de trabalhadores da saúde contra o Sarampo.

O período da imunização será de 04 de abril a 03 de junho, sendo o dia D de mobilização social, 30 de abril. A vacinação será realizada em duas etapas:

vacinação dos trabalhadores da saúde – juntamente com a primeira etapa da vacinação contra influenza de 04 de abril a 02 de maio;

campanha de seguimento contra o Sarampo - juntamente com a segunda etapa da vacinação contra influenza: de 03 de maio a 03 de junho de 2022.

Na Campanha Nacional contra o sarampo, o Piauí pretende imunizar 74.744 profissionais da saúde e 210.354 crianças de seis meses a 05 anos de idade. O último caso de sarampo registrado no Piauí foi em 2019, quando foram confirmados 12 casos da doença

O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. Para evitar a proliferação da doença a Sesapi, através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), segue capacitando para a prevenção e notificação da doença.

Fonte: Com informações da Sesapi
Mais sobre: