• SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias São Pedro

11 de fevereiro de 2020

30 de janeiro de 2020

Secretaria de Saúde realiza treinamento sobre prevenção ao suicídio

Secretaria de Saúde realiza treinamento sobre prevenção ao suicídio

Janeiro branco mês dedicado à prevenção ao suicídio, um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações

A prefeitura municipal de São Pedro do Piauí e secretaria municipal de saúde realizaram na quarta (29) no auditório do CRAS (Centro de referencia da Assistência Social), ’TREINAMENTO DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO E AUTOMUTILAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL’.

O Treinamento foi ministrado pela Psicóloga Thalita Brito (Suicidologista, Mestranda em Saúde, Membro da Assoc. Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio- ABEPS, Membro do Grupo de Trabalho de Prevenção ao Suicídio das Forcas Armadas, Psicóloga da Polícia Militar-PI...).

O objetivo da Prefeitura, por meio de iniciativa da Secretaria Municipal de saúde, foi preparar os trabalhadores no trato com pacientes em sofrimento psicológico e com pensamentos suicidas.

Janeiro branco mês dedicado à prevenção ao suicídio, um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Mas o suicídio pode ser prevenido! Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo. Por isso, fique atento (a) se a pessoa demonstra comportamento suicida e procure ajudá-la.

Imagens : Márcio Costa/Ascom


21 de janeiro de 2020

Jovem de zona rural é executado em São Pedro do Piauí

Jovem de zona rural é executado em São Pedro do Piauí

A vítima é do povoado Todos os Santos (distante 18 km da sede do município) e teria ido até a cidade resolver uma questão com um desafeto

Um jovem identificado como ‘Maninho’ foi assassinado com um tiro na cabeça no final da tarde desta segunda-feira (20), no Mutirão, bairro Alto da Cruz, em São Pedro do Piauí.

A vítima é do povoado Todos os Santos (distante 18 km da sede do município) e teria ido até a cidade resolver uma questão com um desafeto. O suspeito foi identificado como Ronaldo Reis de Sousa e está foragido.

De acordo com informações, o crime está relacionado ao tráfico de drogas na cidade e zona rural. 

Quando a vítima chegou ao local foi surpreendido por pelo desafeto que atirou contra ele. Maninho foi atingido na cabeça e morreu no local.

A Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de homicídio, e quando chegou ao local a vítima já estava morta

As suspeitas são de que o crime esteja relacionado a outro homicídio ocorrido no último dia 18 de dezembro, onde um jovem, identificado como Roberto José de Alencar, 23 anos de idade, foi assassinado na rodovia que liga a sede do município à comunidade Pedras. A vítima também morava no povoado Todos os Santos, município de São Pedro.

Estão sendo feitas diligências, mas até o momento o suspeito não foi localizado.

Dados do Relatório de Criminalidade divulgado na última segunda-feira, 13 de janeiro de 2020, pela Secretaria Estadual de Segurança revelam que 18 municípios do Piauí concentram 51,5% das Mortes Violentas Intencionais (MVIs) registradas no interior do estado em 2019.

Entre as cidades São Pedro do Piauí aparece entre uma das mais violentadas do interior do estado.

Imagens - Reprodução Internet

15 de janeiro de 2020

15 de outubro de 2019

Caminhada: Para uma boa educação, pais e escola devem caminhar juntos

Caminhada: Para uma boa educação, pais e escola devem caminhar juntos

A família e a escola devem ter responsabilidades divididas, e nenhuma pode sobrepor à outra.

A Unidade Escolar ‘Landrí Sales’ e escolas parceira da rede municipal de ensino do município de São Pedro do Piauí, realizaram na tarde dessa segunda-feira,14 de outubro, às 16h, caminhada pela principal rua da cidade do projeto ‘ESCOLA E FAMÍLIA, RESPONSABILIDADES DIVIDIDAS’ que tem como subtema ‘FAMÍLIA E ESCOLA, SÓ HÁ UM CAMINHO: CADA UM ASSUMIR O SEU PAPEL’.

O foco principal da caminhada é o diálogo permanente com a família dos estudantes pelo envolvimento, cooperação e união de todos, não se ensina e nem se educa sem corrigir, e esse é o papel da família, e não apenas da escola.

Nos últimos anos a escola vem sentindo o turbilhão, o peso do fardo que tanto’ os outros’ lhe responsabilizaram e isso não os exime como profissional da educação de exercer de formar cidadão preparados para vida social e profissional.

A comunidade docente do município busca através dessa caminhada a participação mais ativa das famílias na vida escolar dos seus filhos

A participação dos pais na vida escolar dos filhos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem.

Os pais precisam entender, no entanto, que é primordial a parceria família/escola, afinal de contas, educar é um ato que ultrapassa os muros da escola. Em casa se aprende: cumprimentar, dizer obrigado, com licença, ser limpo, ser honesto, ser correto, ser pontual, falar bem, não xingar respeitar os semelhantes, ser solidário, não roubar, não mentir, cuidar das próprias coisas e das dos outros e ser organizado.

Na escola se aprende: matemática, geografia, biologia, inglês, geometria e onde são reforçados os valores que os pais ensinam os seus filhos.

A escola não pode e nem deve assumir a responsabilidade sozinha e a família não pode decretar o seu fim em si mesmo.

A família e a escola devem ter responsabilidades divididas, e nenhuma pode sobrepor à outra.

Imagens : Rede Social

11 de outubro de 2019

Escolas realizarão caminhada de abertura do projeto pedagógico em São Pedro

Escolas realizarão caminhada de abertura do projeto pedagógico em São Pedro

A caminhada será realizada pelas principais ruas da cidade na segunda-feira,14 de outubro, ás 16h.

A U. E. ‘Landrí Sales’ e escolas parceira da rede municipal de ensino do município de São Pedro do Piauí, realizara na próxima segunda-feira,14 de outubro, às 16h, caminhada pela principal rua da cidade do projeto ‘ESCOLA E FAMÍLIA, RESPONSABILIDADES DIVIDIDAS’ que tem como subtema ‘FAMÍLIA E ESCOLA, SÓ HÁ UM CAMINHO: CADA UM ASSUMIR O SEU PAPEL’.

O objetivo é sensibilizar as famílias quanto a seu papel de educar os filhos e acompanhar a evolução de sua aprendizagem como uma rotina diária em casa e na escola. Educar é um ato que ultrapassa os muros da escola e é uma via de mão dupla.

‘ O projeto está organizado em ações simples onde o foco principal é a família, onde a mesma terá oportunidade de visitar a escola para acompanhar o desempenho acadêmico de seu filho(a) através dos boletins de notas, frequência escolar, registro de ocorrência e visitas aos filhos na sala de aula’, disse a coordenadora pedagógica, Naiáde Nereida.

Naiáde, professora Rosa Amélia e o professor Elias Pires diretor a escola municipal ‘Davina Veloso’, foram entrevistados no programa REALIDADE 87 na rádio comunitária Progresso FM, apresentando o projeto para a comunidade.

A caminhada será realizada pelas principais ruas da cidade na segunda-feira,14 de outubro, ás 16h, concentração em frente à escola ‘Manoel Soares Teixeira’, bairro alto da cruz.