• Jovens escritores 2018
  • Patrimônio 30/04
  • banner marcas
  • Marcas Inesquecíveis 2018 26/03

Notícias São Raimundo Nonato

17 de janeiro de 2015

A COOPARN está comprando mel à vista pelo melhor preço de mercado em SRN

A COOPARN (Cooperativa Apícola da Microrregião de São Raimundo Nonato)



A COOPARN (Cooperativa Apícola da Microrregião de São Raimundo Nonato) com fundação desde o ano de 2008 com o intuito de reunir produtores de São Raimundo Nonato e região objetivando produzir mel de qualidade, venda conjunta para assim, conquistarem melhores preços de mercado.

Nesta segunda-feira, 12 de janeiro de 2015, a COOPARN deu início a suas atividades no Entreposto de Mel de São Raimundo Nonato, onde a cooperativa em parceria com a importadora de mel da Alemanha WALTERLANG que já atua no mercado de importação de mel no país a vários anos e com 105 anos de mercado.

A COOPARN também tem parceria com a VIA NATURAL TRADING que tem como representante o piauiense Paulo Henrique Miranda, que já atuou no mercado da região de São Raimundo Nonato pela FRORAMEL, Paulo Henrique Miranda é conhecido de muitos produtores de mel da região e de revendedores.

âNosso objetivo é que os produtores de mel de toda a região de São Raimundo Nonato possa nos procurar aqui no Entreposto de mel da Cooperativa. Nós temos preços competitivos, estamos pagando os melhores preços do mercado e pagamos à vista e com um diferencial dos demais, o produtor vendendo o seu mel para a COOPARN, vai estar investindo em si mesmo e tendo a certeza que o dinheiro vai circular no próprio município, seja através dos impostos ao estado e ao município e através dos investimentos na própria cooperativa e seus cooperadosâ. Edilene Landim, presidente da COOPARN.

âA cooperativa está pronta para comprar o seu mel não somente dos produtor, mas também dos revendedores que compram o mel direto do apicultor, basta nos procurar aqui no Entreposto de mel da COOPARN que nossa equipe estará apta a fazer bons negócios. Aproveito para convidar a todos os produtores de mel da nossa região para conhecer a nossa infraestrutura e a nossa forma de trabalho podem estar procurando a Edilene Landim, a mim Henrique Neri Junior, o Orlando, o Valdeci lá dos Macacos que é o nosso vice-presidente, o irmão Dico da Serra Branca que é nosso tesoureiro, enfim, estamos prontos pra recebe-los. Ainda na região do Bonfim põem procurar o Ney e o Raimundo Filho que estão representado nossa cooperativa naquela regiãoâ. Destacou Henrique Neri Junior membro e Relações Públicas da COOPARN.

O produtor de mel da microrregião de São Raimundo Nonato que tenha interesse em se tornar membro ou cooperado da Cooperativa Apícola da Microrregião de São Raimundo Nonato â COOPARN, pode procurar a Diretoria da Cooperativa para se filar ou obter maiores informações. Os interessados poderão ir pessoalmente até a sede da Cooperativa na PI-140, bairro Santa Luzia, próximo ao monumento do Tatu ou contactar pelos telefones: (89) 8130-5532 ou (89) 8117-3797 Falar com Edilene Landim ou Henrique Neri Junior.

Fonte: Veja SRN


03 de janeiro de 2015

A 13ª Festa de Reis e São Gonçalo será realizada em S. Rdo. Nonato

É uma Festa Popular que acontece anualmente em janeiro, desde o ano 2002, com objetivo de valorizar grupos e artistas de reisado e roda de são Gonçalo, revitalizando antigos elementos destas tradições da cultura imaterial.

Todos os anos no mês de janeiro, é realizado na cidade de São Raimundo Nonato a Festa de Reis e São Gonçalo, organizada pelo Grupo Culturart. Nesse ano 2015 a 13ª Festa de Reis e São Gonçalo fará o resgade do reisado realizado nas residências, como era feito antigamente. 

Programação da 13ª FESTA DE REIS E SÃO GONÃALO
Dias 03 a 05  de janeiro de 2015 o reisado será realizado nas residências, concentração na sede do Culturart no bairro Gavião às 20h.
Dia 06 de janeiro de 2015, será realizada a 13ª Festa de Reis e São Gonçalo, na sede do Ponto de Cultura Culturart, localizado na rua Manoel Antonio da Silva ( conhecida popularmente como: rua das Pedras ), bairro Gavião, São Raimundo Nonato, às 20h.
Todos estão convidados, entrada franca.

Foto: Grupo Culturart

Histórico da Festa de Reis e São Gonçalo:

à uma Festa Popular que acontece anualmente em janeiro,  desde o ano 2002, com objetivo de valorizar grupos e artistas de reisado e roda de são Gonçalo, revitalizando antigos elementos destas tradições da cultura imaterial como a dança de batuque que se faz nos reisados desta região do Piauí que estava quase se  perdendo e com a Festa de Reis e São Gonçalo convencemos os grupos a colocar novamente esta dança ao final da apresentação do reisado para enriquecer o folguedo e preservar a cultura. A Festa de Reis e São Gonçalo não acontece como um evento isolado em São Raimundo Nonato, todos os anos, os grupos que participam tem que realizar as apresentações de reisados nas suas comunidades ou cidade da microrregião, segundo a tradição e também ministrar oficinas para as gerações mais novas. No caso dos grupos de reisados. Já os grupos de roda de São Gonçalo, fazem oficinas nas comunidades e também tem que fazer uma apresentação na comunidade e segundo a tradição é sempre alguém da comunidade que faz uma promessa que é paga com a dança da roda de são Gonçalo. O evento geralmente acontece em dois ou três dias para as apresentações de reisado e roda de são Gonçalo, mas tem uma programação de cinco dias com a realização de oficinas de reisados e dança de são Gonçalo em escolas públicas da cidade de São Raimundo Nonato; oficinas de captação de recursos para projetos culturais e mesas redondas sobre temas voltados para a valorização da cultura popular e cultura negra, além de promover as duas manifestações em edição de livro de partitura das músicas desses folguedos e vários documentos em fotos e vídeos.

Fonte: Grupo Culturart

01 de janeiro de 2015

Morre o ex prefeito de S. Rdo. Nonato Gaspar Ferreira

O líder político Gaspar Dias Ferreira faleceu na tarde de hoje, aos 81 anos de idade em SRN


O líder político Gaspar Dias Ferreira faleceu na tarde de hoje, 1, aos 81 anos de idade, em sua residência no município de São Raimundo Nonato-PI, devido problemas de saúde.

Conhecido por sua liderança política, foi prefeito de São Raimundo Nonato por três vezes, vereador e secretário de agricultura, abastecimento e irrigação do Estado, tornando-se conhecido em toda a região.

LÃDER POLÃTICO

Em 1950 fez seu primeiro discurso em prol da candidatura de Bitoso Silva (PSD), onde se apaixonou pela política.

Em 1954 comerciante, com experiência de já ter participado da campanha anterior, foi eleito vereador. Em 1958 Gaspar Ferreira candidata-se novamente a vereador sendo mais uma vez o mais votado.

Em 1962 se candidata a prefeito obtendo grande êxito. Em 1976 foi vice-Prefeito ao lado de Pedro Macário de Castro. Em 1982 torna-se predito novamente. Em 1992 é eleito novamente prefeito tendo como vice-prefeito Péricles Macário de Castro.

No período de 2000 a 2001 foi convidado pelo então governador Hugo Napoleão para exercer o cargo de secretário de agricultura, abastecimento e irrigação do estado.

Na política atual, Gaspar Ferreira é pai do atual Prefeito de São Raimundo Nonato Avelar Ferreira e do deputado Estadual Edson Ferreira.

NOTA DE FALECIMENTO

- Gaspar Ferreira será velado na Câmara Municipal dos Vereadores de São Raimundo Nonato amanhã às 15 horas;

- Ãs 16:30 horas será realizada a Missa de Corpo Presente na Igreja Matriz de São Raimundo Nonato;

- Em seguida o sepultamento no cemitério Nossa Senhora da Piedade.

Fonte: Portal SRN

31 de dezembro de 2014

21 de dezembro de 2014

19 de dezembro de 2014

Tio é detido por estuprar a sobrinha de 12 anos no município de S.R.Nonato

Um homem de 33 anos foi preso acusado de estuprar a sobrinha de 12 anos de idade no município de SRN

Um homem de 33 anos foi preso acusado de estuprar a sobrinha de 12 anos de idade no município de São Raimundo Nonato, a 517 km de Teresina. O caso está sendo acompanhado pelos conselheiros tutelares que revelaram surpresa diante do comportamento da vítima, que chegou a tatuar a inicial do nome do suposto agressor na própria perna. 

De acordo com Gervânia dos Santos, do Conselho Tutelar, a agressão sexual contra a criança foi constatada após denúncias anônimas. Na residência, no bairro Santa Luzia, moravam ainda a mãe e seu companheiro, além da criança e do tio. 

"Ficamos chocados como a menina lida com a situação. Ela nutre um amor muito grande pelo tio, que é irmão da mãe dela. Inclusive chegou a tatuar com leite de castanha a inicial do nome do acusado. Exames comprovaram que houve rompimento do hímen da criança e que ele mantinha relação sexual pela vagina e ânus e ainda sem o uso de preservativo. A menina geralmente desmaiava logo após o ato e não tem noção da gravidade de tudo isso", explicam as conselheiras tutelares Gervânia dos Santos Sousa, Fernanda Silveira, Mirian Pereira, Ramisséia Negreiros e Ana Mercês, que acompanham o caso. 

O tio, que não teve a identidade revelada, foi preso e negou as acusações. Ainda de acordo com o Conselho Tutelar, a mãe da vítima já estava desconfiando do irmão, porém não tomou nenhuma atitude, e também deverá ser investigada por omissão. 

O acusado morava na residência da família há cerca de quatro meses e pelo menos há três estaria violentando sexualmente a menina. 

"A criança conta tudo com naturalidade e nos disse que ainda era virgem. à um caso chocante porque de um lado ocorria tudo isso e de outro nos deparamos com uma menina que ainda brinca de boneca. à lamentável", acrescenta Gervânia dos Santos. 

O flagrante ocorreu nesta quarta-feira (17) e as conselheiras tutelares estão no Fórum, neste momento, para comunicar o caso a juiz da comarca de São Raimundo Nonato. Até o momento, a criança ainda continua sob os cuidados da mãe. 

Conselho Tutelar paralisa atividades

Há uma semana, o Conselho Tutelar de São Raimundo Nonato está parado e só atende a casos de urgência e emergência devido ao atraso de dois meses nos salários. De acordo com as conselheiras tutelares, a equipe também está sem transporte e sem motorista e até o momento a prefeitura não demonstrou interesse em resolver a situação.

Em tempo

O nome do acusado não foi informado, mas nossa equipe estará entrando em contato com a polícia para tentar divulgar a identidade do possível estuprador.

Informações do Conselho Tutelar

 Fonte: Weslley Moreira/Graciane Sousa

14 de dezembro de 2014





Enquete

Como você avalia a lista de convocados para a seleção brasileira?

ver resultado