• Piauí Férias de Norte a Sul
  • SOS Unimed
  • Ecotur 2019
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Sigefredo Pacheco-PI

10 de fevereiro de 2012

Sigefredo Pacheco ganha mais um assentamento

Confira lista dos povoados beneficiados

O assentamento previsto para inauguração ainda este mês é o São Raimundo ou Satisfeito. Lá estão assentadas 29 famílias assentadas.

A Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) pretende beneficiar neste ano 1.400 famílias, através das linhas de Consolidação da Agricultura Familiar (CAF) e do Combate à Pobreza Rural (CPR), dentro do Crédito Fundiário (CF).

O CF já alcançou 18.000 famílias em 157 municípios do Piauí, que além de moradia, abastecimento d'água, energia elétrica e aquisição de alimentos são contempladas com uma linha de crédito produtivo que fortalece a geração de emprego e renda. Dentre os itens produzidos, destaca-se a fabricação de cajuína, pimenta malagueta, farinha, piscicultura, caprinocultura, o que incrementa a renda dos beneficiados.

Seis assentamentos estão previstos para serem inaugurados neste começo de ano e um deles é no município de Sigefredo Pacheco, que tem uma das maiores concentrações de assentamentos na região norte do estado.

O assentamento previsto para inauguração ainda este mês é o São Raimundo ou Satisfeito. Lá estão assentadas 29 famílias assentadas. A propriedade foi adquirida do Dr. Expedito e fica próximo a localidade Furnas.

Este é o 16º assentamento criado no município de Sigefredo Pacheco, que também abrigo o segundo maior do Piauí. Santo Antonio dos Campos Verdes, quem tem 357 famílias. Este assentamento foi implantado pelo INCRA, no processo de desapropriação, por ser propriedade improdutiva.

VEJA LISTA DE ALGUNS ASSENTAMENTOS EM SIGEFGREDO PACHECO
Santa paz
São Raimundo
Baixão dos tucuns (oficialmente consta como sendo jatobá, más territorialmente é Sigefredo Pacheco)
Sapucaial I
Sapucaial II
Sapucaieira
Brejo
Barro
Baixa
Condave
Baixão do Tamboril
Barraca de Dentro
Carcavela

Vice-governador diz que vai priorizar conclusão de estrada para Sigefredo Pacheco

Populares já chegaram a manifestar pelas obras

Dos 34 km da estrada, foram seito apenas 6 km e a obra estar parada há quase 3 anos. População já fez protesto, interditando outra PI, mas nada adiantou.

O vice-governador do Piauí, Antônio José de Morais Souza Filho (PMDB) realizou audiência nesta manhã (7) com o presidente do PSDB do município de Sigefredo Pacheco, Vicente Pacheco, onde trataram sobre a retomada das obras da PI-320 que dá acesso à cidade.

A construção do trecho de 34 quilômetros foi iniciada há mais de seis anos e está paralisada há pelo menos um ano e meio, com apenas seis quilômetros concluídos.O vice-governador anunciou a retomada da obra ainda este semestre com a convocação da construtora segunda colocada no processo de licitação, devido a problemas com a empresa que iniciou a obra. Zé Filho disse que vai articular também com o governador Wilson Martins uma visita ao município no sentido de ter a conclusão da estrada como uma das prioridades do governo.

Durante a audiência, Vicente Pacheco esteve acompanhado da presidente do PMDB de Sigefredo Pacheco, Maria Odete Moura, que falou sobre a importância da obra para o desenvolvimento do município, visto que o escoamento da produção fica prejudicado pela falta de estrada asfaltada.

Em outubro do ano passado a população chegou a interditar a PI-115, que liga Campo Maior a Castelo do Piauí, mas o protesto não surtiu o efeito desejado e sequer o governador do estado recebeu uma comissão para falar sobre a estrada.