Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TIMON DE LUTO. Perdemos Dona Mundoca

Dona Mundoca faleceu nesta terça(01/12), às 13h. O velório iniciará às 18 horas na Câmara Municipal de Timon.

01/12/2015 15:09

É com profundo sentimento de consternação que informo que Timon, o Maranhão, e o universo do magistério e das letras perderam no início da tarde desta terça-feira, a professora Raimunda de Carvalho Sousa, conhecida popularmente como "Dona Mundoca", uma das importantes personalidades da história de Timon, nascida em 14 de outubro de 1926. Filha de Frutuoso Annes de Carvalho e Maria Beleza de Carvalho, a professora Mundoca nasceu na localidade Santa Inês – atual região do balneário Roncador -, zona rural de Timon.

Fotoedição: Renno Ferreira

Dona Mundoca Tinha 89 anos e era Formada em Letras e Pedagogia com habilitação em Administração Escolar e especialização em Supervisão de Ensino, a professora Mundoca começou a atuar no magistério em 1948 onde exerceu diversos cargos na área da educação. Ela implantou o ginásio Bandeirante de Timon que dirigiu durante 13 anos.

Um das professoras mais influentes na história da educação do município, Dona Mundoca era membro da Academia de Letras, Ciências e Ecologia do Leste Maranhense. Ocupa a 13ª cadeira e tem como patrono o ilustre timonense Jaime Rios. A professora é autora do livro "Timon, sua história sua gente".

"Timon, sua história sua gente", obra literária de autoria de Raimunda de Carvalho Sousa(Dona Mundoca)

Além do magistério, a professora Mundoca teve participação na criação da primeira bandeira de Timon, sendo a principal idealizadora. O principal símbolo do município foi criado através da Lei n° 460, de 20 de junho de 1972, quando foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Timon.

Dona Mundoca deixa dois filhos: Janete e Bertolino Carvalho, 7 netos e 7 bisnetos. Além de outros milhares de filhos agregados, que foram instruídos sob sua égide.

Dona Mundoca faleceu nesta terça(01/12), às 13h. O velório iniciará às 18 horas na Câmara Municipal de Timon,.

O HINO DE TIMON É DE AUTORIA DE DONA MUNDOCA.


Fonte: Lucas Stefano
Edição: Lucas Stefano
Por: Lucas Stefano
Mais sobre: