• cachoeir piaui
  • Campanha salao
  • APCEF
  • Novo app Jornal O Dia
  • TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias União

12 de abril de 2019

VII Conferência Municipal de Saúde é realizada

Centenas de pessoas entre profissionais, conferencistas e convidados participaram

Realizou-se nesta sexta-feira (12) a VII Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS”. O encontro, que aconteceu no Balão Hall, contou com a presença do prefeito, Dr. Paulo Henrique e reuniu centenas de pessoas, entre profissionais da área da saúde, conferencistas e convidados. O evento teve o objetivo de discutir as propostas que serão levadas para a Conferência Estadual.

A secretária de Saúde, Socorro Silva, deu as boas vindas aos participantes e falou sobre o foco do encontro. “A conferência é realizada a cada quatro anos nos municípios piauienses e na ocasião é feita a escolha dos delegados. Durante o encontro, é feita a escolha dos eixos que serão apresentados na conferência estadual e depois, na conferência nacional”, frisou.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, reafirmou o compromisso da gestão em ouvir e buscar atender as demandas da Saúde. “Este evento é de grande importância para todos que fazem a Saúde e os usuários da Saúde. É daqui que vão sair as demandas e as principais necessidades e dificuldades neste setor. A gestão está de portas abertas para ouvir esses anseios e, dentro da estrutura que temos, procurar soluções para melhorar a cada dia a qualidade do atendimento que é ofertado para a população unionense”, explicou o gestor.

Sobre o hospital municipal, o gestor explicou algumas das dificuldades enfrentadas pelo município atualmente. “Não podemos negar o grande gasto que temos com o Hospital de União. Hoje temos atrasos em mais de R$ 400 mil reais, dos repasses do Governo. Estamos indo até a SESAPI buscar uma resolução para esse problema, conseguir um mutirão de cirurgia de cataratas e reivindicar uma melhoria no nosso co-financiamento, que atualmente conta com um valor defasado”, citou.

Servidores participam de reunião sobre o Bolsa Família

Encontro serviu para discutir sobre as condicionalidades do programa

A Prefeitura Municipal de União realizou, no dia 05 de abril, um encontro entre as secretarias municipais de Ação Social e Cidadania (SEMASC) e de Educação (SEMED). O objetivo do encontro foi a troca de informações entre os servidores. Na ocasião, foi apresentada uma nota técnica, reafirmando protocolos e procedimentos necessários ao adequado acompanhamento da frequência escolar de crianças e adolescentes beneficiárias programa no município.

“Discutimos sobre as formas de se acompanhar as condicionalidades, que são compromissos que as famílias assumem junto ao Governo Federal, nas áreas da saúde e educação, e que devem ser cumpridas para que o benefício não seja cancelado, bloqueado ou suspenso. Uma delas refere-se à Educação, pois é necessário que as crianças e adolescentes estejam regularmente em escolas da rede pública de ensino e frequentando as aulas”, explicou a secretária, Martina Cavalcante.

Na ocasião, o assessor técnico da Coordenação Municipal do CadUnico, Gustavo Araújo, explanou sobre o funcionamento do Programa Bolsa Família no município. "A articulação intersetorial na gestão do programa, especialmente nas áreas de assistência social, educação e saúde, potencializa o acompanhamento das condicionalidades e os impactos do Programa. União possui atualmente um plano de ação, que prevê diversas ações para reforçar esse monitoramento”, explica.

O próximo evento previsto envolverá a Secretaria Municipal de Saúde e as equipes da Atenção Básica.

09 de abril de 2019

Prefeitura realiza campanha em prol de famílias alagadas

Qualquer pessoa pode colaborar doando alimentos não perecíveis, roupas, produtos de higiene e outros itens

A Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania (SEMASC), está realizando campanha de arrecadação em prol das famílias alagadas após inundação fluvial no município. Qualquer pessoa pode doar, basta dirigir-se a um dos pontos de coleta.

“É um momento de sermos solidários e toda ajuda é muito bem recebida. Estamos monitorando as áreas alagadas e prestando assistência às famílias, mas é importante frisar que contamos com a colaboração de todos!”, destaca o prefeito, Dr. Paulo Henrique.

ONDE ENTREGAR AS DOAÇÕES?

CRAS I – Rua Fernando Lobão (ao lado da AABB)
CRAS II – Bairro São Sebastião (antigo Centro Social)
CREAS – Rua Anísio de Abreu

O QUE POSSO DOAR?

Alimentos não perecíveis
Roupas
Colchões
Produtos de Higiene
Outros itens

Comissão Municipal de Defesa Civil presta assistência às famílias alagadas

Outras medidas estão sendo tomadas pelas equipes que estão percorrendo o município

A Comissão Municipal de Defesa Civil realizou reunião para tratar de ações que estão sendo realizadas no município. A reunião geral da comissão foi realizada na tarde desta segunda-feira (08) na sede da Prefeitura e contou com a presença do prefeito, Dr. Paulo Henrique, membros do Corpo de Bombeiros e demais membros da comissão.

“Já estamos fazendo um monitoramento das áreas atingidas e ao mesmo tempo um levantamento dos danos causados pela inundação fluvial em nossa cidade. Estamos prestando atendimento às famílias atingidas, ofertando espaços para quem ficou desabrigado e ofertando outros tipos de serviço e ajuda. Pedimos o apoio e a colaboração da população unionense”, disse o prefeito, Dr. Paulo Henrique.

De acordo com o Presidente da Comissão, David Miranda, a comissão formou outras equipes que estão percorrendo as várias áreas do município que foram atingidas com o objetivo de fazer, também, um relatório para emissão de parecer.

VISTORIA

Ainda na tarde do último domingo (07), o Secretário de Obras, Aderson Jardiel e o Procurador Geral do Município, Dr. Pedro Costa estiveram percorrendo algumas áreas da cidade que foram atingidas. “Fizemos uma vistoria e conversamos com várias pessoas. Infelizmente a inundação trouxe prejuízos para muitas famílias e para o município. Algumas estradas estão danificadas, impossibilitando o acesso das pessoas e dos transportes. Estamos agindo para trazer soluções rápidas e eficazes”, comentou o Procurador Geral do município.

Vila Nova Conquista será beneficiada com obra de calçamento

Obra é fruto de emenda da ex-senadora e atual vice-governadora, Regina Sousa

A vice-governadora, Regina Sousa, esteve em União na tarde desta segunda-feira (08), assinando ordem de serviço para construção de pavimentação em paralelepípedo (calçamento) em uma área de 3.749,90m². A obra está orçada em R$ 429.979,78 e vai beneficiar ruas do bairro Vila Nova Conquista.

Para o anúncio do benefício, realizou-se uma solenidade na quadra esportiva do Bairro. O evento contou com a presença do prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; do ex-prefeito, José Barros; do deputado estadual, Francisco Limma; do vereador, Manoel Cecílio; do líder comunitário, Luizinho da Vila; do presidente do STTR, Sr. Laurentino; do presidente do Partido dos Trabalhadores em União, Leonardo Fialho; do representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, Pereira, de secretários e servidores municipais, além da população. 

A obra representa grande benefício para a população que reside naquela região e é fruto de uma emenda que foi destinada por Regina Sousa, ainda quando esteve no cargo de Senadora. A emenda será executada para a realização da obra, através Governo do Estado, CODEVASF, via Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR).

“Estamos aqui para anunciar o início da obra. A empresa que realizará a obra já se encontra no município e creio que a mesma se inicie nos próximos dias. É fruto de uma emenda que colocamos em 2017, mas infelizmente por conta das burocracias, só agora estamos iniciando. Nosso objetivo é melhorar a estrutura dessa região, promovendo mais desenvolvimento e mais acessibilidade”, explicou a vice-governadora.

Durante a solenidade, o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, agradeceu o benefício.  “Somos gratos a nossa vice-governadora, Regina Sousa, pelas emendas que ela já trouxe e vem trazendo para o nosso município. Este é mais um grande benefício para nossa cidade. Lembro que o vereador Manoel Cecílio solicitou a liberação das ruas para que fosse feito o calçamento e prontamente atendemos. O que vier de bom para nossa cidade, estaremos abrindo as portas! Estou feliz por todas as famílias que residem aqui na Vila”, destacou o gestor.


04 de abril de 2019

Crianças e jovens atendidos pelos CRAS recebem materiais esportivos

Solenidade de entrega aconteceu nesta quarta-feira (04), no Ginásio O Pindungão

A Prefeitura Municipal de União, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania (SEMASC), realizou na manhã desta quarta (03) a entrega de material esportivo para jovens que são atendidos nos Centros de Convivência do município, CRAS I e II.

A solenidade de entrega foi realizada no Ginásio de Esportes “O Pindungão” e contou com a presença das crianças e jovens que foram beneficiados, da secretária, Martina Cavalcante; do secretário de Esportes, França e servidores da SEMASC.

A secretária, Martina Cavalcante, aproveitou a oportunidade para frisar que “o futebol está trazendo bons resultados com esses jovens, para isso, tivemos que alinhar com a educação e comportamento dentro da família, onde o professor Paulo Peixe, não só ensina a jogar futebol, mas também trabalha a questão da disciplina e o coletivo. Com isso já é possível ver os resultados positivos, com jovens melhorando a nota nas escolas. A realização do projeto contou com a parceria de outras secretarias, como a Educação, Esporte e apoio total da Prefeitura Municipal de União”, destacou.

O secretário de Esportes, França, destacou o trabalho da SEMASC. “Quero parabenizar a secretária Martina pelo o belo trabalho desenvolvido com essas crianças, inserindo no esporte, dando uma oportunidade para os nossos jovens que precisam dessa ajuda. Hoje os jovens podem contar com material adequado para a prática de suas atividades. É uma imensa satisfação estarmos entregando os materiais”, disse.

A Coordenadora do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Nete Macedo, informou que projeto também está sendo desenvolvido no povoado Divinópolis e Novo Nilo, e em breve o povoado David Caldas será agraciado com as ações. “É um projeto que já acontece há certo tempo. O que estamos fazendo neste período é a entrega dos materiais adequados para que eles possam participar da melhor forma. feito nesse período é a entrega de material adequado para que eles possam participar da melhor forma, e é uma alegria de hoje podermos está entregando um uniforme e uma chuteira para cada um deles”, pontuou.

03 de abril de 2019

Prefeitura garante realização de atendimentos no Hospital

Com a falta de médicos, realidade vivia em muitos municípios, o prefeito assumiu plantão e está realizando atendimentos no local

Ao contrário do que algumas pessoas têm divulgado e propagado por meio de redes sociais na manhã desta quarta-feira (03). A Prefeitura Municipal de União tem garantido a realização de atendimentos de urgência no Hospital Municipal e nos Postos de Saúde do município.

Foi esclarecido, em outra oportunidade, sobre a dificuldade na contratação de médicos para o preenchimento dos plantões no Hospital. Mas a gestão, por meio da Secretaria de Saúde, tem garantido que a população seja atendida. “Estamos fazendo as triagens de forma normal e aqueles atendimentos mais simples, que podem ser resolvidos em Postos de Saúde, estamos encaminhando”, explicou a diretora, Nayana Portela. “As pessoas estão sendo atendidas normalmente, os casos mais graves que são realmente de urgência e emergência, estamos resolvendo aqui”, acrescenta.

PREFEITO ASSUME  ATENDIMENTO

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, encontra-se no hospital desde cedo realizando atendimento junto ao médico plantonista. O gestor é cardiologista e está atendendo, de forma voluntária. “Estamos trabalhando para resolver e normalizar os plantões o quanto antes, enquanto isso ficarei dando assistência e cobertura. A falta de médicos é uma realidade vivida por muitos municípios. Hoje fiz questão de vir pessoalmente, como médico que sou, reforçar o atendimento e dar uma atenção especial aos pacientes”, destacou.

Dr. Paulo Henrique reafirmou ainda o compromisso da gestão com a Saúde. “União enfrenta dificuldades como todos os municípios. Não tem sido fácil, mas já avançamos bastante em relação à Saúde. Continuamos na nossa missão de buscar mais investimentos e promover mais qualidade de vida para a população”, pontua.

ALERTA PARA A POPULAÇÃO

Infelizmente pessoas ligadas a lados políticos adversários à gestão, estão agindo de má fé e utilizando as redes sociais para repassar uma imagem distorcida da realidade. Tais atitudes não contribuem em nada com o progresso e o desenvolvimento do município. Essas pessoas estão motivadas por seu desejo de retaliar a gestão e por seus interesses pessoais. É preciso que estejamos em alerta e busquemos a verdade dos fatos, antes de crer em tudo que é divulgado.


Prefeitura esclarece informação divulgada pelo Sindicato dos Servidores

Em nota, presidente do órgão trata sobre o desconto da contribuição sindical em folha de pagamento

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de União esclarece, por meio de sua Assessoria de Comunicação, sobre nota que foi divulgada pela presidente do Sindicato dos Servidores Púbicos de União (SSPU). Ela fez uso de redes sociais para divulgar nota com o título: “CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MENSAL VOLUNTÁRIA: Prefeitura de União retira da folha de pagamento a contribuição mensal voluntária dos servidores públicos municipais de União (SSPU)”.

A nota repercutiu ainda em portais de notícias do município.

Com relação a nota:

1ª. Na referida nota, a presidente acusa a Prefeitura Municipal, ex-gestores do município e secretários, colocando sobre estes a responsabilidade pela retirada da contribuição mensal voluntária dos servidores filiados ao sindicato da folha de pagamento;

2º. A responsável pela nota faz ainda uma série de alegações (sem as devidas provas) contra a gestão municipal, claramente com a intenção de manchar a imagem e plantar a desconfiança na população, motivada por seu desejo de retaliar a gestão municipal.

ESCLARECEMOS QUE:

1º - A medida tomada pela Prefeitura de União, e por vários outros municípios do país está acontecendo em decorrência da Medida Provisória Nº 873, publicada no dia 1º de março pelo Governo Federal. A referida decisão tomada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, VEDA O DESCONTO SINDICAL em folhas de pagamento e detalha sobre como o pagamento da contribuição deve ser realizado.

2º - A Medida Provisória foi amplamente divulgada. Por essa razão, assim como aconteceu em outros municípios, houve o estrito cumprimento do contido na Medida Provisória. A presidente não pode dizer que desconhece a Lei.

3º - Na nota, a presidente cita ainda uma lei municipal de Nº 691/2016, que garante a obrigatoriedade do desconto em folha, devidos ao sindicato, desde que devidamente autorizados pelos servidores.

- É necessário informar a presidente, e a quem mais interessar que a referida Lei não foi publicada, não estando em vigor.

Mesmo assim a gestão municipal vinha realizando os descontos normalmente. Deixando de fazê-lo somente agora, após a publicação da Medida Provisória do Governo Federal.

POR FIM:

Informamos que a medida foi tomada em cumprimento à Medida Provisória do Governo Federal. A gestão municipal tem trabalhado diariamente para promover o bem-estar da população e com isso, tem agido de forma transparente e como determinam as leis.

Sobre as acusações feitas, aqueles que se sentiram ofendidos com as frases, citações poderão estar pedindo explicações e respostas em juízo.

29 de março de 2019

Secretário representa gestão em evento da SDR

Lançamento do Plano Estadual do Desenvolvimento da Aquicultura

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Amaury Rachid, representou a gestão municipal durante o lançamento do Plano Estadual do Desenvolvimento da Aquicultura, realizado na última sexta-feira (22). O evento aconteceu no auditório da Secretária do Estado de Desenvolvimento Rural (SDR) e reuniu representantes de vários municípios.

Para o secretário, investir na aquicultura se faz necessário também no município de União. “União está na rota dos municípios com forte potencial. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vem mostrando o compromisso da gestão em buscar inovações para essa atividade tão forte em nossa cidade, sempre em parceria com Governo Estadual, através da SDR. Agradecer a companhia do Presidente da Associação dos Piscicultores de União, João de Deus, que sempre vem buscando melhorias para a categoria e, do prefeito Dr, Paulo Henrique, que nos dá o apoio necessário para melhorar a vida do homem do campo”, destacou.

SOBRE O PLANO

O plano é um documento elaborado e resultante da parceria da SDR com a Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Através dele, um consultor da Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO), atuou junto a SDR e instituições parceiras, realizando um levantamento detalhado sobre as necessidades, planejamentos, estruturas e ações voltadas para maior consolidação e êxito da atividade no Piauí nos próximos anos.

28 de março de 2019

Artesãos participam de chamada pública e palestra informativa

Encontro foi realizado na sede da Secretaria de Ação Social e Cidadania

Artesãos e oficineiros unionenses participaram de chamada pública e palestra informativa, realizados pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania (SEMASC).

O encontro que aconteceu na sede da SEMASC ofertou mais conhecimento e contou com palestra ministrada por Jakeline Melo, que é design de interiores e especialista em artesanatos. O advogado Neerias Cavalcante também participou e falou sobre as formas legais de se trabalhar com artesanato no município. Ao final do evento, um delicioso café da manhã foi servido.

Trabalhamos dois grandes eixos, a base e os conceitos sobre artesanatos. Falamos sobre os segmentos, as matérias-primas, os tipos de produtos que podem ser trabalhados e a importância de inserir a cultura local nos produtos, confeccionando produtos com a cara do município. Falamos ainda sobre o associativismo, repassando noções básicas para mostrar o que um grupo precisa para construir uma associação”, explicou a palestrante.

“Durante o encontro, os participantes receberam informações sobre a criação de uma associação e também tiraram dúvidas sobre direitos e deveres. A chamada pública é uma forma democrática de estarmos ofertando oportunidade para estas pessoas, que vão repassar aos jovens, adolescentes e famílias atendidas pelo Bolsa Família mais conhecimento”, declarou a secretária, Martina Cavalcante.

26 de março de 2019

25 de março de 2019

Projeto contra o tráfico de drogas é lançado em União

Caminhada e bate papo com estudantes, professores, servidores e autoridades foi realizado

O projeto “Alvo Contra o Tráfico de Drogas” foi lançado na manhã desta segunda-feira (25) em União. A iniciativa faz parte do conjunto de projetos que estão sendo desenvolvidos pelos Centros de Apoio Operacionais e integram o Plano Geral de Atuação Finalística do Ministério Público do Piauí. Em União, o projeto também conta com o apoio da Prefeitura Municipal.

O lançamento contou com uma caminhada e culminância na quadra poliesportiva da Vila Nova Conquista. O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; a Promotora de Justiça do Município, Dra. Renata Márcia; o vereador Júnior Mota, representantes da Polícia Militar e Civil, representantes do Conselho Tutelar, secretários municipais, estudantes de várias escolas, professores e servidores participaram do evento.

O projeto possui três eixos de atuação: Vigilância, Prevenção e Repressão e tem como foco ações como a identificação da criminalidade do tráfico de drogas e território de atuação; prevenir a prática dos crimes e ação articulada das forças de segurança pública local. Em União, inicialmente, o projeto irá atender a região da Vila Nova Conquista.

“Precisamos estar do lado e apoiar iniciativas como esta! O Ministério Público sabe que poderá contar com o apoio da gestão municipal, pois é de grande importância à realização de um trabalho de conscientização e que permita aos jovens, crianças e adultos um diálogo sobre o perigo das drogas”, explicou o prefeito, Dr. Paulo Henrique.

A promotora, Dra. Renata Márcia, citou que o projeto irá atuar com parcerias. “O projeto acontecerá com ações das instituições parceiras, por exemplo, o CREAS e CAPS, a polícia... Serão realizadas rodas de conversa com os pais e responsáveis de crianças e adolescentes e com os próprios adolescentes para explicar o que causa o uso das drogas. O projeto também vai atender a quem deseja deixar o vício e basta procurar as instituições parcerias para que possamos dar o devido encaminhamento para o tratamento”, destacou.

COLABORAÇÃO

O evento também levou a mensagem de apelo a todos os participantes para que colaborem com o combate ao tráfico. Todos foram informados que as denuncias podem ser feitas de forma anônima ao Ministério Público, Polícia Civil ou Militar.