• Jovens escritores 2018
  • Patrimônio 30/04
  • banner marcas
  • Marcas Inesquecíveis 2018 26/03

Notícias União

22 de maio de 2018

Caminhada marca combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Caminhada faz parte da campanha 'Faça Bonito' que é realizada em União

Com o objetivo de chamar à atenção da população unionense para a importância de prevenir e denunciar a violência sexual contra crianças e adolescentes, a Prefeitura de União, através das secretarias de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação em parceria com outras entidades, realizou grande caminhada em alusão à campanha “Faça Bonito”, nesta sexta (18), em União.

A caminhada levou milhares de pessoas às ruas da cidade. Gestores, estudantes, educadores e populares se reuniram na Praça Gervásio Costa e seguiram até o Parque Beira Rio onde houve a culminância da caminhada, com orientações aos presentes e apresentação com palhaços.

A Secretária de Assistência Social explica como é fácil denunciar os abusos. "Essa caminhada realizada pela SEMASC, através do CREAS e dos CRAS, junto com o Conselho Tutelar, com as secretarias de Educação e da Saúde, tenta sensibilizar a sociedade que tem que fazer a denuncia contra o abuso sexual de crianças e adolescentes. É fácil fazer a denuncia. Em União, pode procurar o Conselho Tutelar, o CREAS, a Delegacia ou simplesmente ligar para o número 100. A ligação é gratuita de qualquer telefone”, explica.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, falou sobre a importância da campanha que é realizada em União. “A campanha é o ponto alto de um trabalho continuo que com certeza merece atenção do poder público. Estamos aqui em parceria com as secretarias municipais, o Conselho Tutelar e a sociedade em geral para alertar e prevenir. A campanha é importante e conta com o nosso total apoio”, frisou.

Sobre o Dia

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.

20 de maio de 2018

Usuários do CAPS de União participam de rodas de diálogo em Teresina

Rodas de diálogo foram realizadas em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial

No Brasil, o 18 de maio marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data instaurada em 1987 e adotou como lema “Por uma sociedade sem manicômios” e iniciando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira. Seus objetivos são, desde então, propor não só mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os transtornos mentais.

Partindo dessa perspectiva, o CAPS de União vem atuando e potencializando ações antimanicomiais dentro do serviço, como também em outros espaços. Com esse objetivo, os usuários do CAPS de União participaram na segunda-feira, 14, de uma roda de diálogo antimanicomial em Teresina realizada na UNIFSA, pelos profissionais do CAPS AD de Teresina.

Os usuários do CAPS de União mais uma vez se destacaram, compartilhando com os usuários de outros CAPS, profissionais e estudantes, as experiências exitosas vivenciadas no nosso CAPS. 

Para a diretora do CAPS de União, Thaís de Andrade, "a participação dos usuários em atividades extramuros mostra exatamente uma inversão ao modelo manicomial em defesa de práticas psicossociais", frisou.

A participação do CAPS na roda de diálogo contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Outra prática muito valorizada no CAPS de União, é o fortalecimento do protagonismo dos usuários e familiares conforme preconiza a portaria da RAPS. "Realizamos trimestralmente Assembleia com usuários e familiares com o intuito de incluí-los na gestão institucional, para refletirmos e avaliarmos o processo de trabalho no dispositivo. É um espaço potente de participação, de escolhas e de pertencimento que nos auxilia a direcionamos as nossas ações enquanto gestores do SUS”. Recentemente foi aprovado o novo Estatuto da Associação Liberdade (Associação de Usuários, Familiares e interessados na Saúde Mental de União) que já “existe” há 08 anos e agora estamos batalhando para sua legalização. Dia 08 deste mês realizamos a eleição da nova diretoria desta Associação que, agora, terá como Presidente Luzia Silva Gomes e Vice-presidente Sara de Oliveira Castro”, finaliza.

19 de maio de 2018

Campanha Faça Bonito leva palestras para as escolas da rede municipal

Palestrantes abordaram o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

O mês de maio é marcado pelo combate ao abuso e exploração sexual contra criança e adolescente, pensando nisso a Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – SEMASC em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, mobilizou equipes e a sociedade com ações palestras nas escolas da rede municipal sobre a temática. Os psicólogos do CRAS e CREAS estão fazendo revezamento e indo a algumas escolas, juntamente com a equipe do NASF.

 A Equipe do CRAS I esteve na U.E. José Ricardo no dia 11 de maio, já na segunda-feira (14), foi a vez da U.E. Murilo Braga. Na oportunidade, os profissionais realizaram palestra sobre o Combate ao abuso e Exploração Sexual a Criança e Adolescentes, com a psicóloga Denise Araújo e a presença da Assistente Social Katiane Gualberto.

A equipe do CRAS II esteve na APAE no dia 09 de maio, na escola Clívia Boavista na quinta-feira (16) e no SCFV do CRAS II ontem (17). Nas ocasiões, foram realizadas palestra de Combate ao Abuso e Exploração Sexual a Criança e Adolescente, nessa oportunidade o psicólogo Jaelton Jackson, abordou o tema de forma clara e de fácil compreensão para os participantes. 

A secretária de Assistência Social, Martina Cavalcante, ressalta a importância da campanha que é realizada no município. “As ações e palestras são importantes, pois nos dá a oportunidade de estarmos mais próximos à realidade dessas crianças e adolescentes. Com isso as possíveis vítimas entendem a importância de se denunciar, não ficar calado e procurar pai, mãe, professor ou amigo para compartilhar o assunto. Ressaltamos a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o apoio do Conselho Tutelar e o acolhimento por parte das escolas por onde estamos passando”, destacou.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, destacou o apoio que a prefeitura tem dado à campanha. “No ano passado também fizemos bonito. É uma campanha de grande importância, que leva conscientização de verdade para essa nossa juventude. Nos dias de hoje a informação se faz necessária até mesmo como forma de prevenção! A prefeitura sempre está de portas abertas dando total apoio a essas iniciativas”, frisou.

Dia D de vacinação contra a gripe H1N1 foi realizado em União

Até o momento, 63% da meta de vacinação foi atingida, campanha segue sendo realizada

O Dia D de Vacinação contra a gripe H1N1 foi realizado no último sábado (12), em todo o país. A Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou durante todo o dia do sábado. Os postos de saúde ficaram abertos para a vacinação  nos integrantes dos chamados grupos de risco (ou prioritários), são eles: Idosos, Crianças de 6 meses até  menores de 5 anos, Trabalhadores da saúde, Professores das redes pública e privada, Povos indígenas, Gestantes, Puérperas (até 45 dias após o parto), Pessoas com doenças crônicas (asma, diabetes…) ou com imunossupressão.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Dra. Anne Costa, 9.554 pessoas serão vacinadas no município até o final da campanha. Até o momento 6.070 vacinas já foram aplicadas, uma margem de 63% da meta a ser alcançada.

A secretária ressaltou ainda que apesar da greve dos profissionais agentes de Saúde no município, a campanha tem sido realizada. “Está sendo uma campanha com bastante dedicação por parte dos profissionais, já que os profissionais agentes de Saúde e algumas enfermeiras estão ausentes porque estão em greve. Alguns municípios não tiveram condições de realizar a campanha. É um momento importante para a Saúde em todo o país, mas através da colaboração  e empenho da gestão e  servidores estamos realizando os procedimentos e esperamos alcançar as metas até o final da campanha”, destacou.

17 de maio de 2018

16 de maio de 2018

Educação realiza formações com professores da rede municipal

Formações para implantação da nova base curricular no município

O Brasil passa pelo um momento de transição no currículo escolar. Em União, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação de União está realizando as formações com diretores e professores de áreas específicas. As formações seguem até o dia 17 deste mês e tem o objetivo de planejar o processo e preparar a rede municipal para a reelaboração do currículo escolar e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no município.

Após a constituição dos comitês, os grupos estão estudando o histórico escolar da rede, produzindo textos do novo currículo e iniciando a mobilização e comunicação a todos os envolvidos, especialmente os professores da rede municipal de ensino.

O secretário de Educação, Marcone Martins, falou sobre a importância das formações. “Todos os professores da nossa rede vão participar, todos estão envolvidos. O que está acontecendo neste momento é um processo de formação onde estamos planejando o processo de preparação para toda a rede de ensino. É um momento importante para a Educação do nosso município, que passa a ter mais qualidade e mais planejamento”, destaca.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

15 de maio de 2018

CAPS promove oficina de beleza e orientações sobre cuidado com o corpo

Atividades foram realizadas na sede do CAPS e contaram com a colaboração de voluntários

Para orientar os usuários da Saúde Mental em União, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizou na manhã desta segunda-feira (14) uma Oficina de Beleza com orientações sobre os cuidados e higiene com o corpo. As atividades contaram com o apoio da Prefeitura Municipal de União.

As atividades foram realizadas com usuários que participam do CAPS de União. A oficina contou com a participação de voluntários como a cabeleireira, Maria do Socorro Vaz, moradora do Residencial São Sebastião (Rua 3, Casa 120) e  do Designer de Sobrancelhas, Joel Luis, além de outros profissionais locais.

Para a diretora do CAPS, Thaís de Andrade, as atividades são de extrema importância aos usuários. "Promover o cuidado com a higiene pessoal e a elevação da autoestima é sempre importante. Essas práticas, como lavar, cortar e escovar os cabelos, barbear, pintar as unhas, designer de sobrancelhas, apesar de rotineiras pra muitos têm efeitos terapêuticos e proporcionam bem estar, acolhimento e o toque corporal. Vale ressaltar que além de melhorar o visual estético esse tipo de oficina possibilita a satisfação, contato consigo mesmo e com o outro. Muitas vezes é nesse tipo de intervenção que, por um momento eles recebem um toque nas mãos, nos cabelos, um sorriso, enfim. A sociedade na rigidez das regras lançam na margem o afeto a esses que, como qualquer outro ser humano necessita de afetividade", explicou.

CRAS II realiza evento e atividades em homenagem às mães

Momento de confraternização foi realizado na sede do CRAS II, no Bairro São Sebastião

Realizou-se na manhã desta sexta-feira (11) uma manhã de atividades em homenagens as mães atendidas pelo CRAS II, em União. O evento que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de União, foi organizado através da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC).

As participantes puderam participar de palestra com o psicólogo Jaelton Jakson, presenciaram apresentação de danças por parte do grupo de crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), participaram também de concurso de dança entre mães, sorteio de brindes e lanche.

A secretária, Martina Cavalcante, destacou a importância do momento de confraternização. “Tem sido de grande importância o trabalho desenvolvido pela equipe da SEMASC com essas mamães, com jovens, crianças e idosos. Foi um momento especial onde pudemos nos aproximar mais dessas pessoas, repassar orientações sobre seus direitos e deveres e conscientiza-las um pouco sobre a missão de ser mãe. Estão todas de parabéns, pela passagem do seu dia”, destacou.

Para o prefeito, Dr. Paulo Henrique, o trabalho que vem sendo realizado é de grande importância. “A Prefeitura tem grande satisfação em poder contribuir e incentivar ações como esta, que são coordenadas pela equipe da SEMASC e que atendem diretamente a população mais carente da nossa cidade. Estar mais perto destas pessoas garantindo seus direitos faz parte da nossa missão e continuaremos com este objetivo”, frisou.

14 de maio de 2018

11 de maio de 2018

10 de maio de 2018

No DF, prefeito participa de encontro sobre o desenvolvimento do Nordeste

Gestor participou de evento na sede nacional do Tribunal de Contas da União

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, participou na manhã desta quarta (09) de um dos encontros da bancada nordestina no Congresso Nacional, com objetivo de apresentar o Relatório Desenvolvimento Sustentável Nordeste 2030 e discutir possibilidades de ações em prol do desenvolvimento sustentável da região.

A reunião que contou também com a presença de palestrantes, gestores, deputados e senadores dos Estados do Ceará, Maranhão e Piauí aconteceu na sede nacional do TCU (Tribunal de Contas da União), em Brasília (DF). O relatório apresentado durante o evento mostra um panorama dos achados, com o mapeamento dos desafios locais para o desenvolvimento.

Na ocasião o gestor, que esteve com o deputado federal Júlio César falou sobre o evento. “É de grande importância para todos os municípios do Nordeste, em especial dos Estados do Piauí, Maranhão e Ceará. É um encontro para buscar soluções sobre diversas demandas e sabemos que infelizmente o Nordeste sofre com desigualdade extrema”, destacou o gestor.

OUTROS PROJETOS

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, também está aproveitando a sua passagem pela capital federal para agilizar projetos já encaminhados e pleitear novos projetos junto aos parlamentares da bancada piauiense que sempre contribuem com o município. “Sempre que venho a Brasília levo notícias positivas, pois sempre contamos com a colaboração de alguns amigos parlamentares para levar projetos e melhorias para União”, pontuou.

Hospital recebe mudanças para melhorias no atendimento à população

Reformas e transformação são frutos de ações da gestão municipal na busca por mais qualidade na saúde

O Hospital Municipal Dr. José da Rocha Furtado, em União (55 km de Teresina), tem passado por transformações nos últimos meses. Recebendo atenção especial por parte da gestão municipal, o hospital teve a sua capacidade de atendimento dobrada e passou a realizar diversos procedimentos que antes não realizava. Outras mudanças ainda serão realizadas com a entrega da reforma do centro cirúrgico e a reforma da outra parte do hospital, que começará em breve.

Há cerca de 1 ano e 5 meses atrás, em gestões anteriores, o hospital atendia cerca de 80 pacientes por dia, hoje atende cerca de 160. Isso em virtude do aumento do número de profissionais plantonistas. São 2 médicos que atendem 24hs, 2 enfermeiros, assistente social, dentre outros.

O hospital também oferece aos pacientes o suporte com a realização de exames de imagem (ultrassonografia e raio-X ) e exames laboratoriais. A realização destes exames tem auxiliado no diagnostico dos pacientes que passam por ali diariamente.

O diretor clínico do hospital, Dr. Itapuã Damásio, ressaltou ainda o aumento na quantidade de exames realizados. “Atualmente o hospital realiza cerca de 540 exames de Raio-X por mês, entre pacientes internos, pacientes encaminhados pelo PSF e oriundos de municípios vizinhos”, ressalta.

O hospital também conta com o trabalho de um médico (profissional de ultrassonografia) que por 4 vezes na semana atende pacientes internos, garantindo mais apoio ao diagnóstico dos médicos, objetivando em um melhor resultado no tratamento dos pacientes. “Realizamos em média 360 exames de ultrassonografia em pacientes que vem do PSF, além dos internos do hospital”, explica.

O diretor clínico informou ainda que está implantando protocolos de atendimento para casos de infarto, dor torácica, AVC (Acidente Vascular Cerebral), ICC (Insuficiência Cardíaca Congestiva), síndrome coronariana, analgesia, o que garante melhor tempo de resposta ao tratamento e referencia de pacientes para serviços de alta complexidade, quando necessário.

Prefeito, secretária de Saúde e equipe técnica realizando visita ao hospital

Reformas

Está sendo concluída a reforma da cozinha, que ficará dentro dos padrões, com aquisição de fogão industrial, depósito para condicionamento dos alimentos, coifa, exaustor e equipamentos para uso correto pelos profissionais. Outros pontos do hospital, como a sala de parto, e algumas enfermarias receberam pequenas reformas na ambiência, pois estavam funcionando por muito tempo de maneira insalubre.

Centro cirúrgico

A secretária municipal de Saúde, Dra. Anne Costa, informou que a Prefeitura tem cobrado agilidade para que o centro cirúrgico passe a funcionar o mais breve possível. “Já recebemos alguns dos equipamentos necessários e estamos aguardando a outros, o que é fruto de uma parceira com o Governo do Estado, por meio de emendas da Senadora Regina Sousa. De acordo com a Sesapi (Secretaria de Saúde do Estado) receberemos em breve para que possamos informar a reabertura do centro cirúrgico", explicou.

O centro cirúrgico contará com o profissional médico anestesista que irá atuar na realização das cirurgias.

Hospital terá cara nova

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, anunciou recentemente a liberação dos recursos, por parte do Ministério da Saúde para a reforma da outra parte do hospital. “Já estávamos pleiteando esses recursos desde o ano passado e com o apoio do Senador Ciro Nogueira, conseguimos junto ao Ministério da Saúde a liberação destes recursos. Faremos os trâmites normais para dar inicio a esta obra que vai transformar por completo o hospital oferecendo o melhor para a nossa população", disse o gestor.


08 de maio de 2018

04 de maio de 2018

Câmara rejeita processo que pedia o afastamento do prefeito de União

Por 8 votos contra 4, o legislativo unionense rejeitou processo de autoria do vereador Eduardo Bacelar

Por 8 votos contra 4, a Câmara Municipal de União rejeitou o processo que pedia o afastamento do prefeito, Dr. Paulo Henrique, do cargo. Em sessão realizada na noite desta quinta-feira (03), a sede do legislativo esteve lotada de correligionários da situação e oposição da cidade, que acompanharam de perto a votação que previa o recebimento do processo, de autoria do vereador Eduardo Bacelar (PP).

Na ocasião, os vereadores: Alderico Cunha (PT), Orcivane Coelho (PHS), Manoel Cecílio (PT), Mascarenhas (PR), Franklandy (PSD), Eliane Costa (PSB), Gilson Medeiros (DEM) e Júnior Mota (DEM), votaram contra o recebimento do processo. Já os vereadores: Júnior Viana (PP), Pedro Gomes (PRB), Eduardo Bacelar (PP) e Marquim Mota (PSDB), votaram a favor. A sessão foi conduzida pelo presidente da casa, vereador Feitosa (PPS).

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, informou que já esperava o resultado positivo da votação e segue sua gestão de cabeça erguida. “Infelizmente temos algumas pessoas que torcem pelo atraso do nosso município. Temos trabalhado muito, apesar de termos recebido um município com muitos problemas, já fizemos muitas coisas e continuaremos fazendo com a cabeça erguida. Estamos focados em solucionar as demandas do município, trazer obras e ações que desenvolvam a nossa cidade. Tenho certeza que a população entendeu que esta movimentação foi apenas uma tentativa, sem sucesso, de desestabilizar o trabalho que estamos realizando”, destacou.

02 de maio de 2018

2° Cia / 16° BPM Prende acusado em União durante feriado

Prisão ocorreu quando PMs estavam realizando o patrulhamento ostensivo na cidade

Na tarde desta última terça feira, 01/05, policiais militares lotados na Cia de União estavam realizando o patrulhamento ostensivo quando foram informados sobre uma ocorrência de assalto, segundo o informante dois indivíduos abordaram uma senhora e utilizando de violência subtraíram o relógio e o celular da vítima. 

De posse destas informações e das características físicas dos acusados, as equipes intensificaram as diligências com o objetivo de localizá-los.

Durante as diligências a guarnição visualizou os suspeitos, que ao perceberem a aproximação da viatura, abandonaram a motocicleta na qual estavam e empreenderam fuga à pé por uma área de mata de difícil acesso. Os policiais militares fizeram uma incursão na mata e lograram êxito em encontrar e abordar um dos suspeitos. Após busca pessoal e vistoria no perímetro foi  encontrada uma arma de fogo de fabricação artesanal que foi utilizada na prática do crime.

Diante dos fatos o acusado identificado como Raimundo Nonato Rodrigues da Costa (19 anos) confessou a autoria do crime, motivo pelo qual foi dada voz de prisão ao mesmo pelo crime roubo. Raimundo já responde processos pela prática dos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e roubos.

O acusado e todo o material apreendido foram conduzidos para a Central de flagrantes em Teresina para que sejam adotadas as medidas cabíveis ao caso.