• SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias União

04 de outubro de 2019

Gestão promove curso de salgados para mulheres atendidas pelo Bolsa Família

Gestão promove curso de salgados para mulheres atendidas pelo Bolsa Família

Encerramento do curso foi realizado nesta sexta-feira (04)

Ao total, 15 pessoas que são atendidas pelo programa Bolsa Família no município foram beneficiadas com o curso de Salgados, ofertado pela gestão municipal, por meio das secretarias municipais de Ação Social e Cidadania (SEMASC) e Desenvolvimento, em parceria com o SENAC. A professora Alice Carvalho ministrou as aulas do curso.

O encerramento foi realizado nesta sexta-feira (04), com a entrega de certificados para todos as participantes. O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, marcou presença e parabenizou a todos. “Mais uma turma que sai daqui pronta para exercer essa nova profissão e gerar mais renda para o sustento da família. É mais conhecimento e é mais aprendizado. Parabenizo a toda a equipe da SEMASC pelo esforço de sempre estar proporcionando essas oportunidades, que fazem a diferença na vida das pessoas”, citou o gestor.

O curso oferece uma oportunidade de geração de emprego e renda e o conhecimento específico para uma nova profissão. “É gratificante poder colaborar com estas pessoas, através do curso, que vai dar a elas uma nova oportunidade e mais conhecimento. A SEMASC vem buscando parcerias para ofertar mais cursos para a população unionense, especialmente as pessoas mais carentes e mais necessitadas”, citou a secretária, Martina Cavalcante.

O secretário de Desenvolvimento, França, também parabenizou as participantes. “É mais uma turma de futuras empreendedoras que sai daqui. Com este curso elas podem garantir um futuro melhor para si e para as suas famílias. Estamos felizes com os resultados e já buscando novas parcerias para novos cursos”, disse.


Professores de União recebem formação para aplicação de avaliação do SAEB

Professores de União recebem formação para aplicação de avaliação do SAEB

O Saeb é a maior e mais antiga ferramenta utilizada para avaliar a qualidade da educação básica

Gestores, secretários de Educação e professores de todo o Brasil são os responsáveis por dar o pontapé inicial no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019. O Saeb é a maior e mais antiga ferramenta utilizada para avaliar a qualidade da educação básica brasileira.

Em União, os professores estão passando pela formação para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que tem como objetivo avaliar a qualidade da educação praticada no país.Com o Saeb é possível fazer um retrato da educação básica nacional.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique falou sobre os avanços da Educação unionense. “Temos um grande compromisso com a nossa Educação e por isso buscamos investir na qualidade do ensino ofertado. Isso reflete nos resultados, que já são perceptíveis pela população. Essa equipe está se preparando para desempenhar um papel importante que é a avaliação do SAEB com os estudantes unionenses”, disse.

O secretário de Educação, Marcone Martins, falou da importância da formação e da avaliação. “Nossa equipe está empenhada em alavancar os resultados da nossa educação aqui no município e sabemos que isso colabora diretamente com a educação do nosso país. Então esta formação é importante para os professores, diretores e também aos estudantes”, disse.

Os testes direcionados aos alunos começarão a ser aplicados nas escolas, no dia 21 de outubro. As avaliações de português e matemática serão para todos os estudantes de 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. Para preservar a comparabilidade e a série histórica do Saeb, o conteúdo será baseado na matriz vigente.

27 de setembro de 2019

Gestão municipal realiza I Simpósio de Saúde Mental

Gestão municipal realiza I Simpósio de Saúde Mental

Evento é parte da programação da campanha Setembro Amarelo

A gestão municipal de União realizou na manhã desta quinta-feira (26) o I Simpósio de Saúde Mental. O evento, realizado no auditório do Centro Cultural de União, reuniu usuários do Centro de Atenção Psicossocial de União (CAPS), servidores municipais e a população em geral.

O Simpósio teve o objetivo de levar mais informações a cerca de temas relacionados à saúde mental, mitos e verdades sobre suicídio e maneiras de prevenção. Na oportunidade, os participantes presenciaram palestras ministradas pelos médicos: Dra. Dayse Castro (psiquiatra do Nasf), Dr. Matheus Gregório (psiquiatra do CAPS), Dr. Vinicius Santos (psiquiatra convidado) e Dra. Thayrine Pimentel (psicóloga e diretora do HMU).

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, marcou presença e falou da importância da campanha que vem sendo realizada em União. “O Setembro Amarelo está dando a oportunidade de refletirmos sobre diversos temas, em especial à Saúde Mental. É de grande importância todas as iniciativas que estão sendo feitas e não posso deixar de destacar o grande trabalho da Saúde e do CAPS”, disse.

A coordenadora do CAPS, Hildegarda Oliveira, também citou as ações da campanha. “É um mês voltado para essa conscientização da população sobre a prevenção ao suicídio. Estamos realizando essa campanha com o objetivo de levar conhecimento, de fazer o alerta e principalmente incentivar as pessoas que estejam passando por algum momento delicado a procurarem ajuda”, disse.

25 de setembro de 2019

23 de setembro de 2019

Justiça Itinerante e PMU disponibilizam serviços para a população

Justiça Itinerante e PMU disponibilizam serviços para a população

Começou na manhã desta segunda-feira (23) a jornada de atendimentos e segue até o dia 27

Começou na manhã de hoje (23) os atendimentos da Justiça Itinerante em parceria com a Prefeitura Municipal de União e até o dia 27 deste mês, diversos serviços estão sendo disponibilizados para a população.

O atendimento vem sendo realizado através de senhas limitadas que podem ser adquiridas na Defensoria Pública. Na oportunidade, a Prefeitura Municipal de União também está disponibilizando diversos serviços para a população unionense.

Dezenas de pessoas já passaram pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União, local onde os postos de atendimentos estão instalados, em busca de atendimento. Toda a população é convidada a participar.

Confira os serviços disponíveis:

SERVIÇOS OFERTADOS PELA JUSTIÇA ITINERANTE:

Casamento Comunitário, Divórcio Consensual, Ação de pensão alimentícia, Reconhecimento de Paternidade, Exame de DNA, retificação de registro de nascimento ou casamento, suprimento de registro de nascimento ou de óbito, reconhecimento e dissolução de união estável, orientações jurídicas, segunda via das certidões de casamento, expedição de RG.

SERVIÇOS OFERTADOS PELA PREFEITURA DE UNIÃO:

Saúde: Vacinação contra sarampo | Aferição de pressão arterial | verificação de glicemia capilar | Orientações sobre a Saúde Bucal |Entrega de Preservativos | Ginástica Laboral | Serviços de Fisioterapia | Orientação Nutricional | Emissão do cartão do SUS | Serviços de Saúde Mental

Educação: Espaço lúdico | presença de psicopedagoga com informações e orientações | carinho da leitura

Semasc: Informações sobre a Identidade Jovem |Tarifa social de energia | Passe livre intermunicipal e interestadual para PCD |Carteira do idoso |Bolsa família | Concurso de redação |Presença de assistente social e psicólogo para informações e orientações

Secretaria de Desenvolvimento |SEBRAE

- Formalização de empresas

- Orientações para empreendedores

20 de setembro de 2019

XI Conferência da Assistência Social é realizada em União

XI Conferência da Assistência Social é realizada em União

Evento reuniu dezenas de pessoas e debateu novos rumos da assistência social

A Prefeitura Municipal de União realizou na manhã desta sexta-feira (20) a XI Conferência da Assistência Social. O evento que é realizado pela gestão social, através da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania (SEMASC), aconteceu no auditório do Centro Cultural e abordou o tema Assistência Social: Direto do Povo com Financiamento e Participação Social.

A conferência foi realizada com o objetivo de discutir os novos rumos da assistência social e debater assuntos importantes. A conferência é um movimento em defesa da democracia e da política pública de assistência social, que se faz necessária.

A secretária de Ação Social e Cidadania, Martina Cavalcante, citou a importância do encontro. “Assistência Social é um direito de todos e de todas e é partindo deste principio que iniciamos esta conferencia, um momento estratégico para saber o destino da ação social e fortalecer a rede de proteção no nosso município”, disse.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, também falou aos participantes sobre o papel da ação social. “A ação social é muito importante, não é apenas assistencialismo, mas tem muitas vertentes que podem ser feitas para ofertar mais oportunidades para a população. Através destes trabalhos, realizados pela Assistência Social é possível chegar mais perto daqueles que precisam e colaborar e criar novos caminhos para estas pessoas”, disse o gestor.

19 de setembro de 2019

Justiça Itinerante estará em União entre os dias 23 e 27 deste mês

Justiça Itinerante estará em União entre os dias 23 e 27 deste mês

A Prefeitura Municipal de União também vai ofertar diversos serviços para a população

O município de União se prepara para receber a Justiça Itinerante, que estará ofertando vários serviços para a população entre os dias 23 e 27 de setembro, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O atendimento será realizado via Defensoria Pública com senhas limitadas.

A vinda da Justiça Itinerante faz parte de uma parceria com a Prefeitura Municipal de União, que também estará disponibilizando diversos serviços para a população unionense. Toda a população é convidada a participar! Confira a lista abaixo:

SERVIÇOS OFERTADOS PELA JUSTIÇA ITINERANTE:

Casamento Comunitário, Divórcio Consensual, Ação de pensão alimentícia, Reconhecimento de Paternidade, Exame de DNA, retificação de registro de nascimento ou casamento, suprimento de registro de nascimento ou de óbito, reconhecimento e dissolução de união estável, orientações jurídicas, segunda via das certidões de casamento, expedição de RG.

SERVIÇOS OFERTADOS PELA PREFEITURA DE UNIÃO:

Saúde: Vacinação contra sarampo | Aferição de pressão arterial | verificação de glicemia capilar | Orientações sobre a Saúde Bucal |Entrega de Preservativos | Ginástica Laboral | Serviços de Fisioterapia | Orientação Nutricional | Emissão do cartão do SUS | Serviços de Saúde Mental

Educação: Espaço lúdico | presença de psicopedagoga com informações e orientações | carinho da leitura

Semasc: Informações sobre a Identidade Jovem |Tarifa social de energia | Passe livre intermunicipal e interestadual para PCD |Carteira do idoso |Bolsa família | Concurso de redação |Presença de assistente social e psicólogo para informações e orientações

Secretaria de Desenvolvimento |SEBRAE

- Formalização de empresas

- Orientações para empreendedores

18 de setembro de 2019

16 de setembro de 2019

União 166 Anos | Gestão inaugura novo setor de urgências do HMU

União 166 Anos | Gestão inaugura novo setor de urgências do HMU

Solenidade marcou a entrega do espaço reformado e modernizado

Realizou-se na manhã desta segunda-feira (16) a inauguração das novas instalações do setor de urgências e emergências do Hospital Municipal de União. A inauguração desta etapa é parte da programação em comemoração aos 166 anos de emancipação política de União.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, citou a alegria de avançar mais uma vez na Saúde. “É um passo muito importante que estamos dando na Saúde do nosso município. Este espaço, completamente reformado e modernizado vai oferecer mais comodidade e possibilitará melhoria e mais agilidade nos atendimentos que serão realizados. O próximo passo é entregarmos o centro cirúrgico e em seguida, reformar toda a outra parte do hospital”, disse o gestor.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, representou o Governador Wellington Dias e a vice-governadora Regina Sousa na solenidade. Ele citou a satisfação na parceria entre governo e município. “Aqui nós estamos entregando um espaço novo todo adequado para que o povo possa ter um novo serviço de urgência e emergência e que atenda os anseios da população. É fruto de parcerias entre o município e o Governo, então União está de parabéns!”, disse.

O deputado estadual Georgiano Neto, “É alegria e satisfação estar aqui e entregar mais este beneficio que ajudará a melhorar a vida das pessoas. Tenho visto aqui um vasto calendário de atividades, inaugurações que trazem melhorias para a população. União está de parabéns e reafirmo a parceria do nosso mandato em prol de mais benefícios para a cidade”, disse.

A diretora do hospital, Thayrine Pimentel, citou a satisfação em entregar o espaço para a população. “A estrutura está aconchegante, está belíssima! Nosso desejo de hoje é agradecer ao prefeito e a todos os envolvidos para que fosse possível a entrega deste novo espaço que beneficiará diretamente a população de União”, disse.

A solenidade que marcou a inauguração do espaço contou com a presença do prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; do vice-prefeito Lauro Nery; do ex-prefeito Gervásio Filho; do senador Marcelo Castro; dos deputados Georgiano Neto e Júlio César; do secretário estadual de Saúde, Florentino Neto; de vereadores, secretários municipais e servidores.

União 166 anos | Gestão inaugura reforma da U. E. Padre Luís Brasileiro

União 166 anos | Gestão inaugura reforma da U. E. Padre Luís Brasileiro

Escola conta agora com espaços mais dignos e completamente modernizados

Segue a programação do aniversário dos 166 anos de emancipação política de União. Na manhã desta segunda-feira (16), a gestão municipal realizou a inauguração das novas instalações da Unidade Escolar Padre Luís Brasileiro.

Uma das escolas mais antigas do município, com 41 anos de existência, recebeu ampla reforma e cobertura do pátio. A reforma e modernização dos espaços era uma reivindicação da comunidade, que agora foi atendida pela gestão administrativa do município.

“Estamos felizes por mais esta conquista! Esta escola é uma referencia para toda a cidade e estava realmente precisando dessa melhoria. Quem ganha com isso é o povo de União, os estudantes, professores e pais de alunos. A escola está linda, com espaços modernos e mais dignos para todos. É mais uma obra feita com recursos próprios do nosso município”, citou o prefeito, Dr. Paulo Henrique.

O secretário de Educação, Marcone Martins, também falou sobre os benefícios do trabalho feito na escola. “Era uma reivindicação de toda a comunidade escolar e com esforço e a sensibilidade do nosso prefeito, conseguimos atender. A escola está ganhando outra vida, ofertando espaços melhores para a oferta do ensino aos professores e alunos. União está mais uma vez de parabéns!”, destacou.

Katiane Silva, que é mão de um aluno da escola, citou a expectativa com a obra. “Minha expectativa após essa reforma é das melhores. Meu filho está muito ansioso para retornar aos estudos, ele adora todos os professores e a direção é maravilhosa. Eu estudei aqui e por isso resolvi colocar meu filho para estudar aqui também”, disse.

12 de setembro de 2019

11 de setembro de 2019

10 de setembro de 2019

09 de setembro de 2019

Ex-estudantes unionenses reencontram amigos de escola há 25 anos

Ex-estudantes unionenses reencontram amigos de escola há 25 anos

Após 25 anos sem se reencontrar colegas de sala de aula, unionenses tiveram boas recordações

Na manhã de sábado (07), em meio as comemorações do dia da Independência do Brasil, ex-alunos do antigo colégio Cursão, onde vários unionenses já estudaram, aproveitaram para participar do primeiro reencontro após 25 anos terminarem os estudos na referida escola. A ideia partiu de três pessoas, que então, passaram a descobrir contatos de cada um, e que conseguiram realizar o sonho de rever os amigos de colégio.

O dia 7 de setembro, para um grupo de amigos unionenses, não ficou apenas como comemoração da Independência do Brasil, mas sim, um marco histórico na vida de cada ex-estudantes que há 25 anos não reencontravam seus colegas de colégio em Teresina. Após dias realizando buscas de contatos de cada colegas, o grupo foi crescendo, chegando 50 participantes, que puderam rever cada colega de sala de aula. Maryvelta Moraes, uma das organizadora do encontro, relatou a reportagem, “a tarefa de realizar esse encontro não foi nada fácil, mas me proporcionou uma emoção enorme de poder rever meus amigos, e ver os caminhos que cada um deles seguiram após anos de estudos no Colégio O Cursão, agradeço a cada um que pôde comparecer, e teremos outro encontro em breve, pontuou Maryvelta.

O encontro foi realizado em uma churrascaria da capital, onde a alegria, as lágrimas, as conversas e os sorrisos tornaram o encontro mais que um sonho do grupo. Este repórter também fez parte desse grande encontro, onde foi percebido que alguns se formaram em diversas áreas, como jurídico, administradores, saúde, educação, enfim, diversas profissões. Um novo encontro foi marcado para acontecer na cidade de União onde muitos dos ex-estudantes são naturais desta cidade, e deve reunir mais gente que por motivos maiores não puderam comparecer.