• TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias União

17 de fevereiro de 2019

Prefeitura prepara programação para o Carnaval 2019

Últimos detalhes estão sendo definidos e programação oficial sai ainda está semana

A Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está preparando a programação para o Carnaval 2019 na cidade. O período carnavalesco que acontece entre os dias 02 e 05 de março vai sediar um evento com bandas e estrutura, aberto ao público, da forma tradicional.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, adiantou que está recebendo apoio dos deputados Georgiano Neto e Júlio Cesar, através de emendas parlamentares que irão garantir a realização do evento. “Estamos contando com o apoio dos deputados e assim está garantido o nosso carnaval, tradicional como sempre é”, disse o gestor.

Os últimos detalhes detalhes estão sendo definidos e a população deve aguardar a divulgação oficial da programação para o carnaval que deve acontecer nos próximos dias.

TERMO DE AJUSTE DE CONDUTA

Na manhã desta quinta-feira (14), a Promotora de Justiça de União, Francisca Maria, se reuniu com representantes de blocos, donos de paredão, polícia militar e representante da Prefeitura Municipal. A reunião teve o objetivo de discutir e ajustar o Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

Na oportunidade, a promotora fez diversas recomendações, entre elas: A proibição da venda de bebidas alcoólicas em garrafas de vidro, a regulamentação do local e horário de funcionamento dos paredões e ainda pediu o comprometimento por parte da Prefeitura Municipal em manter a limpeza do ambiente (corredor da folia) e a publicação de um decreto, para fins legais, sobre as recomendações acordadas.

15 de fevereiro de 2019

13 de fevereiro de 2019

Secretária representa União em evento promovido pela SASC

Martina Costa e membros do Conselho participaram do lançamento da Escola de Conselhos do Piauí

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (SASC) lançou, em parceira com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Piauí (CEDCA/PI); a Escola de Conselhos do Piauí e a pré-campanha Leão Amigo 2019. O evento aconteceu na última quinta (07), no Cine Teatro da Assembleia Legislativa, em Teresina.

Na oportunidade, foi anunciado também o calendário de ações para a realização da XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontecerá em maio deste ano. Foram exibidos para os representantes dos municípios do Piauí que marcaram presença, orientações sobre a eleição nos conselhos tutelares do Estado, que vai acontecer no dia 06 de outubro.

De União, participaram do evento a secretária municipal de Ação Social e Cidadania (SEMASC), Martina Costa; a presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Socorro Bacelar e a conselheira tutelar, Antonia de Maria.

“Um evento importante, tratamos sobre a arrecadação para o Fundo Estadual da Criança e do Adolescente e tratamos ainda deste projeto do Conselho Estadual que foi iniciado em 2011, mas depois parou e agora está de volta. Essa capacitação para conselheiros tutelares é de grande importância, pois oferece mais conhecimento e auxilia na melhoria das atividades realizadas por ele em defesa dos Direitos da Criança e Adolescente”, disse Martina.

ESCOLA DE CONSELHOS

A Escola de Conselhos é um projeto que vem para aprimorar o conhecimento dos Conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA e CMDCA's) e dos Conselheiros Tutelares em todo o Piauí, alcançando assim, em torno de 2.479 pessoas envolvidas no trabalho de proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes no Estado.

11 de fevereiro de 2019

SEMED realiza formação com monitores e motoristas do transporte escolar

Encontro foi realizado na U. E. Padre Luís Brasileiro

A Prefeitura Municipal de União, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou na manhã do último sábado (09) a I Formação com Motoristas e Monitores da Rede Pública de Ensino. O encontro aconteceu na U. E. Padre Luís Brasileiro e contou com a presença do secretário de Educação, Marcone Martins e de profissionais da Educação.

Durante o encontro os profissionais presenciaram palestra com o especialista em psicologia da Educação, Raimundo Júnior. A capacitação ofertou mais conhecimento, troca de informações o que consequentemente vai melhorar a qualidade do trabalho que é realizado por estes profissionais.

O palestrante, Raimundo Júnior, explica sobre a formação. “É uma formação que trata de relações pessoais, atribuições e obrigações desses profissionais e dicas de primeiros-socorros para o trabalho deles durante o transporte escolar, para que os mesmos estejam mais habilitados a desenvolverem as suas atividades”, disse.

O secretário de Educação, Marcone Martins, falou aos presentes no evento. “Nosso objetivo é ofertar mais qualidade no transporte e dentro, durante o trajeto de casa até a escola. Esta formação é uma garantia que tem sido dada pela gestão, a partir do momento que implementamos o processo de nucleação. Então para que as famílias fiquem mais tranquilas, garantimos a presença de um monitor que foi escolhido pela própria comunidade, e que cuidam das crianças e jovens dentro dos ônibus.”, frisou.

07 de fevereiro de 2019

Blocos Maremoto e Amostrados se juntam em um só bloco em União

Bloco AVALANCHE é a novidade do carnaval 2019 em União

 Carnaval se aproximando, a cidade de União já começa a se movimentar, os blocos já começaram a seus trabalhos para um dos melhores carnavais no estado Piauí, os blocos Maremoto e Amostrados resolveram se unir e formaram um só bloco dando o nome de Bloco Avalanche. O bloco terá muitas novidades para os foliões que curtem o carnaval na cidade União em 2019.

Os organizadores estão otimistas com a junção dos dois blocos, tornando assim o maior bloco alternativo, para a primeira etapa, foram confeccionados 700 abadas, que em breve está a venda aos público com um preço bacana. A sede do bloco deverá ser inaugura neste sábado com um coquetel, e fica localizado Rua Areolino de Abreu, N° 1110, Centro, (Próx. Posto Casa Nova). Este repórter foi convidado para integrar a equipe na assessoria de comunicação, juntamente com o portal O DIA e Portal 180 Graus, que fará vários flash.  

Com a corda toda, o Bloco Avalanche volta “Gigante” no carnaval 2019, com um dos artistas de maior sucesso e visibilidade estadual atualmente. O artista vai levar para o corredor da Folia, Av. Felinto Rêgo, no domingo de carnaval, toda sua irreverência e energia, aliadas a um repertório repleto de sucessos, com tudo que o povo gosta de ouvir e curtir, além do suingue contagiante que só o “Gigante” tem.

"O Bloco do Avalanche reunirá um dia de folia, 03 de março, muitos jovens unionenses e visitantes em um clima gostoso e alto astral. O Bloco contará com uma super estrutura de seguranças treinados, carro de apoio equipado com eficiente sistema de bar com grande variedade de bebidas (cerveja, refrigerante e água mineral), serviço móvel interno, enfermaria com assistência gratuita de primeiros socorros, auxiliar de enfermagem, e distribuição de materiais preservativos para garantir o conforto do folião durante o percurso", frisou a organização do Bloco Avalanche.

Evamar Viana, um dos organizadores, durante entrevista a este porta, fala “você já pode começar a se programar para ter um carnaval “Gigante em 2019, e reunir sua galera, se prepare para curtir com artista mais paredões no Bloco do Avalanche, que acontece no domingo de carnaval, no Corredor da Folia”. O bloco conto os parceiros produtores Ekipe [email protected], EVS Entretenimento, Magão do Poder, Amostrados, Família Batatinha. Acompanhe as novidades do bloco também pelo instagram: blocoavalanche2k19 e E-mail: [email protected]

Confira mais detalhes do bloco:

CONCENTRAÇÃO COMPLEXO BALÃO HALL - Espaço 2 na Rua Areolino de Abreu, 1628-1660 - São Francisco, União - PI.

ATRAÇÕES: 

BANDA Pedro Sousa - "É o Pago Funk do PS" 

TRIO Elétrico Gigante de Aço

 PAREDÕES DE SOM.


ATENÇÃO:

CERVEJA 350ml, Refrigerantes e Água.

3 Cerveja por R$ 4,99.

COBERTURA DO EVENTO FILMAGEM AÉREA COM DRONE E TOUR VIRTUAL. 

Vale Abadas + Copos Personalizado kit's disponíveis por apenas R$ 24,99, apartir do dia 09/02.

Adquira já seu kit:

WhatsApp -  99462 7910 - EVS

WhatsApp - 98879 4464 - Alenilson Silva 

 WhatsApp -99562 3156 - Leandro Castro 

 WhatsApp - 99557 8134 - Anderson Santos 

 .


06 de fevereiro de 2019

SEMASC realiza entrega de chuteiras para crianças e adolescentes

Beneficiados são atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A Prefeitura Municipal de União, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania (SEMASC), realizou na manhã desta terça-feira (05) a entrega de chuteiras para 42 crianças e adolescentes que são acompanhadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) na localidade Divinópolis.

A solenidade de entrega foi realizada na quadra poliesportiva da localidade e contou com as presenças do prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; da secretária, Martina Cavalcante; da vereadora Eliane Costa, das crianças e adolescentes atendidas pela SEMASC, acompanhados por seus pais ou responsáveis.

A secretária comentou a importância do incentivo às crianças e adolescentes. “Através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo estamos atendendo e mudando a realidade de muitas famílias. Essas crianças, esses jovens contam com atividades educativas e saem da ociosidade, tendo mais aprendizado, mais oportunidades e isso é realmente importante e gratificante!”, destacou.

O prefeito, Dr. Paulo, destacou a parceria com a SEMASC. “Reafirmarmos o nosso compromisso em apoiar sempre e fazer o que for possível para garantir a realização dessas atividades, destas ações que envolvem a SEMASC. É perceptível que estamos no caminho certo, colhendo bons resultados e garantindo mais cidadania, mais dignidade e ofertando mais oportunidades ao povo unionense!”, pontuou.

SOBRE O SCFV

É um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social.

Prefeitura esclarece informação sobre instalação de caixa d'água em creche

Secretário explicou sobre as informações distorcidas foram divulgadas por portal de notícias na cidade

Em resposta à matéria publicada pelo Portal de União, informando que a Prefeitura teria enviado um “cascão de caixa d’água” para a Creche Tia Consuelo, na Vila Nova Conquista, a Prefeitura esclarece as informações repassadas de forma distorcida por este veículo de comunicação.

De acordo com o secretário de Obras, Anderson Jardiel, logo após o desabamento da Caixa D’água que abastecia a creche a secretaria recebeu a solicitação e foi até o local avaliar o que poderia ser feito para resolver o problema. “Estivemos por lá e encontramos uma forma de resolver com certa urgência o problema da falta de água para que as aulas pudessem iniciar tranquilamente”, disse.

O secretário informou que foi realizada uma ligação direta no poço existente na creche, que está abastecendo outras duas caixas de água já existentes na creche. “Com isso o abastecimento está normal, sem problemas e garantindo o funcionamento da creche”, explica.

“Infelizmente algumas pessoas publicam informações distorcidas, por terem visto uma caixa de água lá na Creche (que inclusive já foi retirada do local), eles acharam que a mesma seria utilizada. Mas o que aconteceu foi isso, ligamos direto no poço para normalizar o abastecimento enquanto resolvemos em definitivo a instalação de uma nova Caixa D’água”, explicou.

05 de fevereiro de 2019

Ano letivo é iniciado com aula inaugural na Creche Tio Carlos

Prefeito e secretário de Educação participaram do evento

Na manhã desta terça-feira (05), pais e alunos da creche Tio Carlos Monteiro participaram da aula inaugural que marca o início do ano letivo 2019. O evento contou com a presença do Prefeito, Dr. Paulo Henrique; do Secretário de Educação, Marcone Martins, servidores municipais, professores, pais de alunos e outras autoridades.

“Realizamos em grande estilo a nossa aula inaugural nesta manhã e estamos felizes por poder dar inicio dentro do prazo exigido pela lei. Começando agora, na segunda semana do mês, temos a certeza da garantia dos 200 dias letivos. Com isso quem ganha são os estudantes, a comunidade, que conta com mais qualidade na Educação”, disse o secretário, Marcone Martins.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, marcou presença e falou aos participantes. “A Educação de União está se tornando referência, pois estamos investindo de verdade na qualidade da nossa Educação. Estamos valorizando os servidores, ofertando mais qualificação e trabalhando em parceria com esses profissionais para garantir os bons resultados. Parabenizo toda a equipe da SEMED que tem sido realmente incansável neste processo”, frisou.

O diretor do departamento de Ensino Pedagógico, Pedro Oliveira, destacou a atenção especial com as creches. “Estamos ofertando o que as escolas necessitam para que se inicie o ano letivo dentro da normalidade, e as creches municipais, como esta que atende crianças de 2 à 5 anos de idade, tem uma atenção especial da secretaria de Educação de União”, destaca.

De acordo com a diretora da creche, Nair Carvalho, a Creche Tio Carlos atende atualmente 175 crianças com idades entre 2 e 5 anos, sendo que há uma lista de espera com mais de 50 crianças. “É uma creche bastante procurada, acredito que nosso trabalho desenvolvido com essas crianças tem atraído essa grande procura, e também a sua localização”, pontua.

04 de fevereiro de 2019

01 de fevereiro de 2019

Professores participam de Encontro Pedagógico 2019

Evento iniciou ontem e segue até o final do dia de hoje com atividades

Iniciou na noite desta quinta-feira (31) o Encontro Pedagógico 2019. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e visa promover mais conhecimento, troca de informações e consequentemente melhorar a qualidade do ensino ofertado na rede municipal.

Centenas de professores participaram da solenidade, realizada na quadra do Patronato Maria Narciso e Colégio Irmã Maria Eugênia (PCIME). O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; o secretário de Educação, Marcone Martins; o secretário de Agricultura, Amaury Rachid; a capitã da Polícia Militar, Márcia Geane e vários servidores municipais também prestigiaram o evento.

O secretário de Educação, Marcone Martins, ressaltou as conquistas alcançadas pela educação nos últimos dois anos. “É notável que avançamos bastante! Tem sido um trabalho focado e planejado que visa a melhoria da qualidade da nossa educação, vista também uma melhor valorização dos nossos servidores e já estamos vendo os frutos. Conquistamos o melhor IDEB da nossa história no ano passado e estamos trabalhando para vencer as próximas metas”, disse.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, também se pronunciou durante o evento. “Todos sabem do carinho e respeito que eu tenho pela educação do nosso município. Estamos trabalhando bastante em busca de avanços em todos os setores, mas em especial a nossa Educação e Saúde. É motivo de orgulho ver que estamos colhendo frutos e isso é resultado do trabalho dos educadores e dos servidores envolvidos. Vamos continuar avançando e buscando formas de valorizar ainda mais os servidores e melhorar mais a qualidade do nosso ensino”, pontuou.

Ao final da solenidade, o professor e consultor empresarial Mury Campos ministrou palestra motivacional com temas focados na qualidade da educação. O encontro segue até esta sexta (01) com atividades na U. E. Padre Luís Brasileiro e no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União.


31 de janeiro de 2019

SEMASC entrega certificados de cursos profissionalizantes

Solenidade foi realizada no auditório do Sindicato dos Trabalhadores

Na manhã desta quinta-feira (31), a Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania (SEMASC) realizou a entrega dos certificados de conclusão para os participantes dos cursos profissionalizantes que foram realizados gratuitamente nos últimos meses, tanto pela própria secretaria, como os mais recentes que foram ofertados em parceria com o SENAC.

A solenidade que marcou a entrega dos certificados foi realizada no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e contou com a presença do prefeito, Dr. Paulo Henrique; da secretária de Ação Social e Cidadania, Martina Costa; do vice-prefeito, Lauro Nery; da secretária de Cultura e Turismo, Patrícia Costa; da vereadora, Eliane Costa; do vereador, Frankilandy; da diretora da PREVI, Erna Pierote; da assessora técnica da SEMASC, Janaína Mapurunga; de servidores municipais e os alunos dos cursos. Ao final da solenidade, foi realizada a distribuição de brindes aos participantes.

Foram ofertados cursos de: produção de biscuit, técnicas de penteado e depilação, produção de pães caseiros, oficina de decoração com uso de balões, oficina de cabeleireiro, entre outros. Na oportunidade, além da entrega dos diplomas, os participantes participaram de uma palestra sobre empreendedorismo que foi ministrada pela assessora técnica da SEMASC, Janaína Mapurunga.

“Hoje é um dia especial para todas essas pessoas. É a certeza de novas oportunidades, de um novo aprendizado e a certeza da possibilidade de obter uma renda extra por meio da nova profissão. Estamos felizes com os resultados dos cursos que ofertamos e também com a parceria com o SENAC e é apenas o começo. Com isso estamos valorizando os profissionais e artesãos do nosso município e descobrindo novos talentos. Estamos pleiteando mais cursos, oficinas e mais oportunidades”, destacou a secretária.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, parabenizou os concludentes. "É um novo tempo pra todos vocês que agora contam com mais conhecimento e consequentemente mais oportunidade. Vão colher os frutos de tudo isso muito em breve e para nós é motivo de orgulho fazer parte. Continuaremos apoiando e buscando mais oportunidades para a nossa população", destacou.

CAPS realiza atividades em alusão ao Dia da Saúde Mental

Roda de conversa e esclarecimentos foram realizados na manhã de hoje

Durante o mês de janeiro o Centro de Atenção Psicossocial de União (CAPS) realizou vários trabalhos com os pacientes, em alusão ao mês da Saúde Mental. Nesta quinta-feira, 31 de janeiro, as atividades foram encerradas com atividades e palestras ofertadas aos usuários e familiares. Na oportunidade, foram realizados esclarecimentos sobre os tratamentos e prevenções à saúde mental.

A coordenadora e terapeuta ocupacional do CAPS, Hildegarda Oliveira, relatou a importância de intensificar os trabalhos sobre a saúde mental no município. “Não só pacientes com transtorno mental são atendidos, mas também usuários de drogas são assistidos por esta instituição”. Hidelgarda ressaltou ainda que o trabalho vem mostrando resultados positivos. “Observamos uma melhora significativa no relacionamento família e paciente, antes havia muito o preconceito da própria família em aceitar que alguém da família sofria de algum transtorno mental, e essa realidade hoje está bem diferente”, destaca.

O psiquiatra Rayli Sales, falou sobre a campanha Janeiro Branco. “Estamos fechando mês de conscientização de transtorno mental de modo geral, com uma mesa redonda e bate papo sobre os desafios da saúde mental no mundo contemporâneo. Falamos sobre a saúde mental nos dias atuais, onde os transtornos mentais então em evidência nas pessoas. Explicamos sobre a prevenção ao adoecimento, tratamentos, e enfim, todo o trabalho que pode ser realizado para que a população tenha mais conhecimento e possa se tratar de modo adequado”, pontua.


28 de janeiro de 2019

Jogos marcam final do Campeonato Unionense de Futsal

Prefeito e secretários participaram das rodadas realizadas neste domingo (27)

Aconteceu na manhã deste domingo (27) uma das rodadas de jogos da final do Campeonato Unionense de Futsal. Na oportunidade, os jogos decisivos marcaram as vitórias de seleções das categorias Sub 11, Sub 13 e Sub 15.

Os jogos foram realizados no Ginásio de Esportes “O Pindungão” e iniciaram às 09h da manhã. O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; o secretário de Esportes, França; o secretário de Obras, Cícero Cunha e o secretário de Agricultura, Amaury Rachid, participaram do evento.

Na categoria Sub 11 sagrou-se campeão o time 11 de Julho, que venceu o Alto São José por 4 x 0. Na categoria Sub 13, quem se deu bem na disputa foi o time AABB, que derrotou por 3 x 2 o 11 de Julho. Finalizando a rodada, na categoria Sub 15, o time David Caldas venceu o 11 de Julho com um placar de 5 x 4.

O secretário de Esportes, França, parabenizou os times participantes. “Todos estão de parabéns! Notamos o empenho de todos, está sendo um campeonato muito bonito e que só tem a crescer aqui na nossa cidade. Estaremos reforçando ainda mais o nosso trabalho e apoio às categorias de base do nosso município”, frisou.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, também se pronunciou e falou sobre o evento. “Um campeonato jamais visto em União! Bem organizado e com a participação ativa dos times e das torcidas. União tem muitos talentos e a nossa gestão está fazendo questão de trabalhar o incentivo a este e outros esportes”, destacou.

26 de janeiro de 2019

Governadora em exercício visita União e entrega equipamentos ao hospital

Regina Sousa também visitou obras da U. E. Fenelon Castelo Branco e participou de reunião com lideranças

A governadora em exercício, Regina Sousa, esteve em União na tarde desta sexta-feira (25). Na ocasião, a chefe do executivo realizou entrega de equipamentos para o centro cirúrgico do Hospital Dr. José da Rocha Furtado, visitou obras da U. E. Fenenelon Castelo Branco e participou de reunião com lideranças políticas do município na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR). 

Durante a visita da governadora, o hospital recebeu carro de anestesia, monitor cardíaco, leitos e ar-condicionados, o que já soma junto aos outros equipamentos já entregues, R$ 1,2 mi em emendas destinadas por Regina Sousa, quando foi Senadora da República. 

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, agradeceu a parceria com o Governo e falou sobre a reabertura do Centro Cirúrgico. "A população tem cobrado a reabertura deste centro e agora vejo que já é uma realidade cada dia mais próxima. Somos gratos ao Governo do estado, a governadora Regina que sempre é atenciosa com União. Ela tem nos ajudado bastante, esta não é a primeira emenda dela para o município e esses equipamentos tornam possível a reabertura do centro cirúrgico", frisou.

A governadora em exercício, Regina Sousa, falou sobre os benefícios que o Governo tem trazido para o município. "Para abrirmos o centro cirúrgico falta somente um equipamento e estamos trabalhando para que o mesmo venha o mais breve e possamos colocar o centro para funcionar. Aproveito para dizer que desejo estar aqui presente e participar da primeira cirurgia que será realizada e dizer que estaremos lutando para trazer benefícios para esta terra", destacou.

Também participaram dos eventos o Secretário de Estado do Governo, Merlong Solano; o deputado diplomado, Franzé Silva; o ex-deputado federal, Antonio José Medeiros; o ex-prefeito de União, José Barros Sobrinho; os vereadores: Frankilandy, Eduardo Bacelar, Orcivane Coelho, Feitosa e Manoel Cecílio; os secretários municipais: Socorro Silva (Saúde), Marcone Martins (Educação) e Amaury Rachid (Agricultura); o presidente do STTR, Laurentino; lideranças locais e a comunidade em geral.