• e-titulo
  • TV O DIA - fullbanner w3b
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias União

20 de agosto de 2018

Travessa 7 de Setembro recebe obras de pavimentação asfáltica

Mais uma rua contemplada com obras de mobilidade urbana

Mais uma Rua de União está recebendo obras de pavimentação asfáltica (asfaltamento), desta vez a Travessa 7 de Setembro (Saindo da Rua Aneirão Coutinho, passando pela Rua 7 de Setembro e ligando até a Rua São José, no Bairro São Sebastião), outro trecho importante do município.

Esta é mais uma etapa da obra de mobilidade que está sendo realizada e é fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal de União, Governo do Estado, deputados Fábio Abreu e Georgiano Neto, a pedido também do vereador Frankilandy.

Para o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, a obra só vem a somar com o desenvolvimento do município. “Em menos de dois anos de gestão já podemos ver os avanços em nossa cidade, especialmente em relação a mobilidade urbana. São várias ruas que estão sendo contempladas com estas obras, tanto na cidade como na zona rural temos obras de pavimentação. Agradeço a parceria com o Governo, os parlamentares e também o vereador Frankilandy que contribuiu para a vinda desta etapa de obra de pavimentação”, destacou.

O vereador Frankilandy informou que as obras continuam em outros trechos. “Ao total serão 2,640 km (linear) de asfaltamento a serem implantados em União nesta etapa das obras. Estamos felizes por estarmos conseguindo realizar, sabemos que não é fácil, mas estamos contribuindo pois queremos ver o crescimento do nosso município”, frisou.

U. E. Maria de Lourdes recebeu o projeto Samuzinho nas Escolas

Evento teve palestras e simulações de atendimentos com os alunos

O Projeto Samuzinho Nas Escolas (Edição 2018) foi lançado na manhã da última quinta-feira (16), na U. E. Maria de Lourdes Craveiro, em União. Na oportunidade os técnicos do SAMU de União ministraram palestras e realizaram simulações de atendimentos de urgências e emergências para estudantes e professores da escola. O evento contou com as presenças do prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; da secretária de Saúde, Dra. Anne Costa; do secretário de Educação, Marcone Martins e de outros servidores.

O projeto que é realizado pelo SAMU de União em parceria com a Prefeitura Municipal, através das secretarias municipais de Saúde e Educação é extensivo para todas as escolas do município e será realizado durante todo o mês de agosto. “No ano passado estivemos em um grande número de escolas municipais e este ano queremos alcançar também o maior número possível. Resultado disso tem sido a diminuição dos índices de ocorrências e números de trotes, devido às informações repassadas no decorrer das palestras que são abordadas de forma ativa, lúdica, e dramatizada pelos próprios alunos e socorristas seguindo as orientações do instrutor do projeto”, explicou o coordenador Kerly Silva.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, destacou a importância do projeto. “É um projeto de grande importância que proporciona mais conhecimento, que ensina e orienta esses alunos sobre a importância dos atendimentos de urgência e emergência. A equipe do SAMU de União está de parabéns mais uma vez pela iniciativa, sabemos que no ano passado foi um sucesso e este ano não será diferente. A Prefeitura está dando total apoio, sabemos que este projeto já é referencia para os demais municípios”, frisou.

SOBRE O PROJETO

O projeto Samuzinho nas Escolas foi idealizado pelos SAMU 192 do Distrito Federal em Maio de 2007, onde outros municípios copiam o projeto. O projeto apresenta para a população o tipo de trabalho realizado pelo Samu 192, ensina também os procedimentos a serem realizados em situações de emergência, visando igualmente à conscientização da população sobre a importância do serviço de saúde e também tem o intuito de conscientizar as crianças em relação aos problemas causados por ligações indevidas (trotes) para o número de emergência 192, e o mais importante de tudo ensina resgatar a cidadania e ajudar o próximo.

17 de agosto de 2018

Seminário de prevenção e combate às queimadas é realizado

População, lideranças locais e representantes de entidades participaram do evento

Com o objetivo de discutir a ocorrência de queimadas e incêndios florestais no município a Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o Ministério Público do Piauí realizou na manhã desta quinta-feira, (16), palestras com a temática proferida por profissionais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e IBAMA.

O evento foi realizado no campus da UESPI de União e contou com a presença do prefeito, Dr. Paulo Henrique; do secretário de Agricultura, Amaury Rachid; do secretário de Educação, Marcone Martins; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Laurentino; dos palestrantes e da população em geral.

O Secretário de Agricultura do Município de União, Amaury Rachid, falou que, além de denunciar as queimadas, é importante a consciência do cidadão.  "Não podemos fechar os olhos para a situação que o município passa. Pra gente é um orgulho, enquanto gestor está promovendo ações que desenvolva socialmente a comunidade. É importante denunciar, porém, o mais importante é a consciência que o meio ambiente é papel de todos nós, somos nós, enquanto cidadão, que somos responsáveis por ele", comentou o secretário durante o evento realizado na UESPI.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, destacou a importância da prevenção. “Anualmente temos ocorrências de queimadas e fazer a prevenção de forma correta é importante! A Prefeitura está trabalhando em parceria com as secretarias para promover essa conscientização junto á população e consequentemente diminuir o número de casos”, frisou.

16 de agosto de 2018

15 de agosto de 2018

Rua Aneirão Coutinho recebe obras de asfaltamento

Obra é parte de projeto de mobilidade que beneficiará também outras ruas de União

Dando continuidade às obras de mobilidade urbana no município de União, a Rua Aneirão Coutinho que compreende trechos do centro da cidade e outros bairros, está sendo beneficiada com obras de pavimentação asfáltica (asfaltamento). A realização dos trabalhos iniciou-se na manhã desta quarta-feira (15) e o projeto é fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal de União, Governo do Estado e os deputados Fábio Abreu e Georgiano Neto, com apoio também do vereador Frankilandy.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, comentou a retomada das obras de mobilidade. “Estamos honrando mais compromissos com a população unionense. É mais uma obra importante e que faz parte de um grande projeto de mobilidade que temos para União. Além destas ruas que estamos asfaltando, muitas outras vão receber obras de asfaltamento e calçamento através do Avançar Cidades e de outros projetos. União está se transformando e ganhando uma nova cara! Agradecemos as parcerias com o Governo e com os deputados que sempre estão nos apoiando”, disse o gestor.

O vereador Frankilandy esteve visitando o local durante o início das obras e explicou em detalhes como serão realizadas as obras nesta etapa. “Ao total serão 2,640 km (linear) de asfaltamento a serem implantados em União nesta etapa das obras. O projeto também vai beneficiar as ruas: João Abreu, Areolíno de Abreu (trecho) e Rua São Sebastião, além de outros trechos. Reafirmamos o nosso empenho e só temos a agradecer a gestão e as parcerias que estamos conseguindo com os parlamentares e viabilizando obras como estas”, frisou.

O senhor Osvaldo Melo, que reside na rua há 48 anos, citou que a obra é um sonho antigo. “É a realização do sonho de uma vida inteira. São mais de 48 anos convivendo aqui e a rua encontrava-se em um estado muito ruim, praticamente intrafegável para carros e motos. É de grande importância e só temos a agradecer!”, disse.

Edição 2018 do Projeto Samuzinho nas Escolas

Começa nesta quinta-feira (16), na U. E. Maria de Lourdes Craveiro

Acontece na manhã desta quinta-feira (16) a abertura do Projeto Samuzinho nas Escolas (Edição 2018). O projeto será iniciado na Unidade Escolar Maria de Lourdes Craveiro, com palestras ativas e simulações de atendimentos de urgências e emergências. O projeto é realizado pelo SAMU de União em parceria com a Prefeitura Municipal, através das secretarias municipais de Saúde e Educação.

De acordo com o coordenador do SAMU, Kerly Silva, o projeto é extensivo a todas as escolas do município e dará continuidade eu outras escolas no decorrer do mês de agosto. “Ano passado realizamos e foi um sucesso. Estamos retornando este ano com essa importante medida de capacitação para crianças e jovens. É um aprendizado que eles podem levar para o cotidiano também”, destacou.

Kerly citou ainda o conteúdo das palestras realizadas em 2017. “Estivemos em um número máximo de escola do município, alcançando um público de crianças jovens adolescentes e adultos resultando na diminuição dos índices de ocorrências e números de trotes, devido às informações repassadas no decorrer das palestras. Abordamos de forma ativa, lúdica, e dramatizada pelos próprios alunos e socorristas seguindo as orientações do instrutor do projeto”, explica.

SOBRE O PROJETO

O projeto Samuzinho nas Escolas foi idealizado pelos SAMU 192 do Distrito Federal em Maio de 2007, onde outros municípios copiam o projeto.  O projeto apresenta para a população o tipo de trabalho realizado pelo Samu 192, ensina também os procedimentos a serem realizados em situações de emergência, visando igualmente à conscientização da população sobre a importância do serviço de saúde e também tem o intuito de conscientizar as crianças em relação aos problemas causados por ligações indevidas (trotes) para o número de emergência 192, e o mais importante de tudo ensina resgatar a cidadania e ajudar o próximo. 

14 de agosto de 2018

Jovens da zona rural recebem kits do Projovem Campo

Prefeito e secretário participaram de evento para entrega de kits

Jovens da região do Alto São José (zona rural de União) estão sendo beneficiados com o programa Projovem Campo “Saberes da Terra”. Na noite da última quinta-feira (09), realizou-se a entrega dos kits escolares aos beneficiados com o projeto. O evento contou com a presença do prefeito de União, Dr. Paulo Henrique e do secretário de Educação, Marcone Martins.

O curso tem o objetivo de preparar estudantes para o mercado de trabalho. O curso está sendo realizado na Unidade Escolar Joana Pereira dos Santos, com uma turma de 20 alunos com idade entre 18 a 29 anos, que estão atrasados nas séries do Ensino Fundamental. O programa tem a duração de 18 meses com direito ao certificado de conclusão do Ensino Fundamental e do Curso Técnico.

“É um curso de extrema importância, pois oferece mais educação e muito mais oportunidade para estas pessoas. Com essa capacitação eles ficam aptos a ingressar no mercado de trabalho com mais profissionalismo e conhecimento”, disse o secretário de Educação Marcone Martins.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, destacou ações em prol da educação. “Temos trabalhado de forma ativa para garantir mais qualidade na educação que é oferecida. Já estamos colhendo os frutos, pois em menos de dois anos já registramos o crescimento do nosso IDEB e sei que quem ganha com isso é a população. Este curso é de extrema importância, onde quem é beneficiado tem mais educação, tem mais oportunidade. Reafirmamos o compromisso de agir pela nossa educação, especialmente na zona rural”, frisou.

08 de agosto de 2018

Capacitação sobre prevenção à violência contra mulher é realizada

Encontro contou com palestra da promotora de Justiça, Amparo Paz

A Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria de Assistência Social - SEMASC em parceria com o Ministério Público do Estado do Piauí, realizou na manhã desta terça-feira, 07 de agosto, uma capacitação da rede de atendimento da mulher vítima de violência no município de União.

A Capacitação teve como participantes técnicos da SEMASC e conselheiros dos diversos conselhos do município de União. A palestra foi conduzida pela Promotora de Justiça Maria Amparo Paz e pela psicóloga e coordenadora do CREAS União, Lidiane Mendes. O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica do Piauí - SINTE, em União.

Na ocasião marcaram presença no evento a promotora de Justiça. Maria do Amparo Paz; Cynara Veras, psicóloga; Lidiane Mendes, coordenadora do CREAS, o delegado do município Ricardo Moura e outros servidores da gestão municipal.

A promotora, Amparo Paz, citou a importância do encontro. "Esses encontros são importantes para os conselheiros que lidam no dia a dia com mulheres vítimas de violência. A sociedade em pé de igualdade a gente tem que ir construindo, pois sabemos que isso ainda não é assim, então a gente tem que compreender a violência de gênero para poder acolher as mulheres, porque muitas vezes a gente se pega culpando a mulher, e isso não pode acontecer", disse.

A psicóloga Lidiane Medes destacou a importância da prevenção da violência contra as mulheres. “Infelizmente casos de violência contra mulheres são mais presentes no nosso cotidiano do que imaginamos, por isso se faz necessário cada dia mais ações de prevenção. A SEMASC tem realizado ações preventivas e sempre contando com o apoio da Prefeitura Municipal, pois entendemos que precisamos estar atentos e juntos da população por esta luta que é de todos nós”, enfatizou.

07 de agosto de 2018

03 de agosto de 2018

Agosto Dourado: Atividades serão realizadas durante todo o mês

Confira o cronograma e as Unidades de Saúde que estarão realizando atividades

A Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Prefeitura Municipal de União, inicia as atividades do Agosto Dourado, mês destinado ao incentivo à amamentação, com intuito de conscientizar a importância da amamentação na promoção da saúde da criança e na criação do vínculo familiar. Com isso, uma vasta programação com atividades será oferecida à população unionense.

A população é convidada a se informar sobre as atividades que serão oferecidas nas Unidades Básicas de Saúde do município. A programação está sendo organizada pela Coordenação da Saúde da Mulher, Coordenação do NASF e Coordenação da Atenção Básica.

A coordenadora da Saúde da Mulher, Vizandra Letícia Oliveira, afirma que serão oferecidas informações relevantes às mulheres unionenses. Durante esse mês, seguindo a campanha Agosto Dourado apresentaremos algumas informações relevantes sobre o aleitamento materno, as equipes da saúde da família estão trabalhando a programação junto com a equipe do NASF, a fim de encorajar esta prática e ainda fortalecer os conhecimentos sobre a amamentação que é a base da vida e essencial para a promoção da saúde”, destaca.

A secretária municipal de Saúde, Dra. Anne Costa, reforça a importância da campanha. “É mais uma oportunidade para que as mulheres de União possam receber informações importantes. É uma campanha que trata sobre o diferencial da amamentação na vida das crianças. Sabemos que as crianças alimentadas com leite materno também desenvolvem melhor o desempenho cerebral, com isso melhor escolaridade. Toda a população é convidada a participar!”, pontua.

SEMASC acompanha grupo de mulheres e gestantes do Divinópolis

Atividades já estão sendo realizadas com mulheres e gestantes da localidade

O grupo de mulheres da localidade Divinópolis também participou de atividades no mês de julho. Realizou-se no dia 19 a primeira reunião com o grupo, onde na oportunidade o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique e a Secretária de Assistência Social e Cidadania, Martina Costa, estiveram presentes dando as boas vindas às participantes.

“Fomos até lá para conhecer de perto estas mulheres, falar sobre a importância da participação delas no grupo e ouvir um pouco do que elas têm a dizer também. Acredito que este grupo possa render bons frutos para as mulheres e para as futuras mamães”, disse o gestor.

“É mais uma semente que vamos plantar aqui na região. Será um trabalho voltado para a troca de experiências, a divulgação de informações que são importantes para o cotidiano dessas mulheres e também a promoção da integração entre elas. A SEMASC estará sempre acompanhando de perto”, disse a secretária, Martina Cavalcante.

A psicóloga e a Assistente social do CRAS I realizaram dinâmica de quebra gelo e apresentação das integrantes, falaram sobre o objetivo do grupo e realizaram o cronograma das demais reuniões que acontecerão mensalmente.

No dia 31 de Julho foi a abertura do Grupo de Gestantes, onde houve apresentação da equipe do CRAS, roda de conversa com Assistente social sobre direitos da mulher durante a gestação e dinâmica sobre mitos e verdades da prática de exercícios físicos no período gestacional com a presença da educadora física Flávia Prado.

02 de agosto de 2018

Boite do Balão Hall anuncia show com Noda de Cajú e Rosa Xote

Evento acontece no sábado, 25 de agosto, dentro da programação dos festejos de União

O festejo de São Raimundo Nonato em União (PI) será marcado por uma noite de muito forró e paixão. No sábado, 25 de agosto, a boite do Balão Hall recebe pela primeira vez ‘o vício do Brasil’ (Forró Noda de Cajú), banda que fez história no forró e que trás um repertório exclusivo de forró das antigas.

Além da banda Noda de Cajú, a banda teresinense Rosa Xote fará parte da programação do evento com repertório de forró da atualidade. A organização do evento informa ainda que haverá promoções especiais para algumas bebidas (detalhes serão divulgados em breve). A festa deve iniciar às 22h.

SOBRE A BANDA NODA DE CAJÚ

Formada em 1996 na cidade de Arcoverde-PE, a banda ficou conhecida no mundo do forró por suas versões de músicas internacionais como ''lindos momentos'', ''eu juro'', “pétalas neon”, “sol do meu verão” e “magia branca''. Também emplacaram sucessos de sua autoria com ''meu vicio''," alguém que espero'', "tanto amor", “eu me rendo”, “A Rainha e o Rei”, entre outras... Que resultou em grande volume de vendas de Cds e grandes apresentações a nível nacional e na televisão.

A cantora Valéria Cavalcante, dona da voz marcante dos principais sucessos do Noda de Cajú, esteve fora da banda por algum tempo, mas retornou recentemente aos vocais do grupo ao lado dos cantores Paulinho Araújo e Juliana Braga. Além dos seus grandes sucessos, o publico unionense contará com outros sucessos de forró das antigas que fazem parte do repertório que será apresentado pela banda.

INGRESSOS ANTECIPADOS

De acordo com a organização do evento, os ingressos estarão disponíveis na semana do evento, com valores especiais (que divulgaremos em breve) para quem deseja adquirir antecipadamente.

Em União, os ingressos estarão disponíveis nos Supermercados São José, no Babagula e com vendedores autorizados. Em Teresina, poderão ser encontrados na Banca do Zezinho (no Centro).

26 de julho de 2018

Autoridades participam da Feira da Agricultura Familiar

Feira é realizada anualmente pelo Sindicato dos Trabalhadores de União

Realizou-se entre os dias 24 e 25 de julho a 9ª edição da Feira Agrícola "Sabores e Saberes da Agricultura Familiar e Reforma Agraria" do município de União. O evento é anualmente promovida pelo Sindicato dos Trabadores e Trabadoras Rurais (STTR). A feira que já é tradicional tem o objetivo de expor as riquezas agrícolas familiares e beneficiar as famílias unionenses.

Nesta edição, o evento contou com a presença das seguintes autoridades: Dr. Paulo Henrique (prefeito de União), Lauro Nery (vice-prefeito de União), Regina Sousa (Senadora), Patrícia Vasconcelos (Secretária de Desenvolvimento Rural), Manoel Cecílio (vereador), Mascarenhas (vereador), Amaury Rachid (Secretário de Agricultura), Sr. Laurentino (presidente do sindicato STTR) e representantes dos sindicatos da região.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, destacou a importância da feira dentro do município. “É um evento rico em variedades agrícolas e artesanais que com grande êxito foi muito bem apreciado pela população. É também uma vitrine de tudo que a nossa agricultura familiar representa. É oportunidade para estas famílias e também uma forma de fortalecer cada dia mais a nossa agricultura”, destacou.

O secretário Amaury Rachid destacou as parcerias com os agricultores. “Estamos sempre em parceria com o Sindicato, a SDR em busca de melhorias para o fortalecimento da nossa agricultura familiar, que é muito forte aqui no município. A feira é uma vitrine de tudo que essas famílias produzem de melhor e para nós é motivo de orgulho ver o crescimento deste evento a cada ano”, disse.

25 de julho de 2018

União é a primeira cidade do PI a receber o Internet para Todos

Programa do Governo Federal será implantado em 188 cidades piauienses

O programa Internet Para Todos foi implantado em União, na manhã desta quarta-feira (25), com a presença do Ministro Gilberto Kassab (da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). A solenidade para implementação do projeto foi realizada na U. E. Coronel Gervásio Costa, na localidade Novo Nilo, zona rural do município.

União é a segunda cidade do país e a primeira cidade piauiense a receber o projeto. Ao total, 188 municípios do Piauí serão beneficiados com o sinal de internet via satélite. Nos próximos dias o programa também será instalado nos municípios de Miguel Alves, Barras e Alto Longá e nos demais, a previsão é que seja até dezembro deste ano.

Na oportunidade, o ministro destacou a importância da inclusão social com o acesso à internet. “Estamos trazendo a oportunidade ao acesso a informação. Mais de 53 milhões de brasileiros, que não possuem acesso à internet serão beneficiados por este projeto. O Programa vai trazer uma melhoria sensível à qualidade de vida das pessoas que moram aqui no Estado”, destacou. 

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, agradeceu a parceria e destacou o projeto. “Somos gratos por este importante projeto! Vamos priorizar a zona rural e as regiões mais carentes do município. O programa vai promover mais inclusão com um custo muito baixo e será sem dúvidas de grande importância para a população unionense”, frisou.

Participaram ainda da solenidade o vice-prefeito, Lauro Nery; o secretário de Estado do Planejamento, Antonio Neto; os vereadores Frankilandy, Orcivane, Mascarenhas, Feitosa e Alderico Cunha; o ex-prefeito de Miguel Alves, Nonato Pereira; o ex-prefeito de Barras, Edilson Sérvulo; secretários municipais, servidores, estudantes, professores da rede municipal de ensino e a comunidade local.

SOBRE O PROGRAMA

A conexão de internet do Programa será feito por meio do satélite do governo brasileiro, que está em órbita desde 2017 e recebeu investimentos de R$ 3 bilhões. As prefeituras cadastradas para receberem o sinal devem apresentar a infraestrutura básica e as condições para participação no Internet para Todos.





Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado