• Banner boticário Malbec Magnetic
  • TV O DIA - fullbanner w3b
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias União

19 de outubro de 2018

Antiga fazenda de gado se torna União

O município de União está localizado a 60 quilômetros ao norte de Teresina, hoje com mais de 44 mil habitantes.

A construção da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios foi determinante para a elevação da Fazenda Estanhado à categoria de vila, já com o nome de União. Hoje com 165 anos de fundação, a cidade faz parte dos 224 municípios do Piauí.

O município de União está localizado a 60 quilômetros ao norte de Teresina, hoje com mais de 44 mil habitantes. Recebeu status de vila pela resolução provincial nº 362 em 1853, com território desmembrado de Campo Maior. Foi elevado à condição de cidade pelo decreto estadual nº 1 de 28 de dezembro de 1889.

A origem do nome

Marcos Brito, estudioso sobre a história do município, contou ao O DIA um pouco sobre origem do nome da cidade. “Existem duas versões para este nome de União. Uma delas, que a maioria aceita, é que, na época da Batalha do Jenipapo, foi aqui que as tropas se juntaram para o combate. Neste período, ficou conhecido para alguns historiadores como o local da união das tropas e depois foi derivando e ficou apenas União. É interessante, pois aqui em nossa cidade, ainda hoje existem marcas desses confrontos. Existe outra versão que conta que, na época, o representante do município dizia que como aqui era um local de pessoas hospitaleiras, não havia brigas, passou a se chamar cidade de União”, explica.

Marcos Brito, que também é poeta, descreve como é morar em União. “Procuramos exercer essa união entre nós. Quando alguém faz um evento poético, por exemplo, todos se mobilizam e, muitas vezes, fazemos por conta própria, pois sabemos que, muitas vezes, quando se trata de cultura, não se tem os incentivos necessários; embora ainda tenhamos muito a tradição do Estanhado; usamos os nomes ‘poetas do Estanhado’ e aqui tem muita música, muitos poetas. Então é um município acolhedor, onde as pessoas são hospitaleiras e o sentimento de União existe sim”, descreve.

Terras de poetas e cultura do vaqueiro

Anualmente, comemora-se o Dia Nacional do Vaqueiro em União, sempre em 29 de agosto, dentro da Programação dos Festejos de São Raimundo Nonato, que é co-padroeiro da cidade. Outro ponto de destaque é o Coral dos Vaqueiros de União, que é reconhecido nacionalmente e já fez grandes apresentações em todo o país.

União também conta com muitos músicos, poetas e outras manifestações culturais que são presentes no cotidiano das pessoas. A banda piauiense Validuaté, por exemplo, é de origem unionense e que hoje faz sucesso em todo o país.

O prefeito do município, Dr. Paulo Henrique, também comenta as lembranças e o sentimento de viver no município. “União está completando 165 anos de muitas histórias. Eu fui criado no Povoado Novo Nilo (zona rural de União), morei e estudei lá e também estudei no Patronato, que é uma escola tradicional daqui, administrada por freiras e nos orgulha muito. Meu pai foi prefeito por três vezes e tive a oportunidade de morar aqui em União alguns anos. Lembro-me que, quando meu pai foi prefeito pela primeira vez, não havia energia. Nesta época, foi comprado um motor para que funcionasse a iluminação da cidade. Temos muitos artistas, temos um artesanato em crescimento e a parte artística é muito importante também, temos músicos com reconhecimento nacional e não podemos deixar de citar a tradição dos vaqueiros”, descreve.

Dr. Paulo Henrique destaca ainda alguns feitos da sua gestão à frente do município. “Nossa gestão está com 1 ano e 9 meses e estamos fazendo um trabalho voltado para o bem-estar da população, dos cidadãos. Tivemos dificuldades no início, tivemos que tomar algumas medidas impopulares para conseguir fazer uma gestão organizada. Além disso, estamos trabalhando a reestruturação da cidade, que estava esburacada e tivemos que reformar postos de saúde, reformamos escolas e estamos realizando importantes obras de mobilidade urbana na zona urbana e também na zona rural. Tivemos ainda que implantar melhorias no Hospital Municipal e estamos nos preparando para reabrir o centro cirúrgico que foi reformado. Além disso, realizamos um grande trabalho na nossa Educação, através de uma nucleação, reunindo o maior número de alunos em uma sala e oferecendo mais qualidade na Educação e, com isso, já estamos colhendo frutos, pois alcançamos, em 2017, o maior Ideb da história do município”, destaca.

Leia mais reportagens especiais sobre o Dia do Piauí na edição deste fim de semana do jornal O DIA.

12 de outubro de 2018

CAPS realiza semana de atividades em alusão ao Dia da Saúde Mental

Programação contou com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde

Entre os dias 08 e 11 deste mês o Centro de Atenção Psicossocial de União (CAPS) realizou atividades alusivas ao Dia da Saúde Mental, que é comemorado no dia 10 de outubro. As atividades foram realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Na ocasião, foram realizadas diversas atividades durante a semana sempre buscando acolher o usuário e inseri-lo como parte ativa, dando assim poder para que cada um se torne protagonista de sua história, sempre respeitando e valorizando suas crenças e diferenças.

Dentre as atividades realizadas pode se destacar: Capoterapia com o mestre Gaúcho, Terapia manual – com a terapeuta ocupacional Hildegarda Oliveira, Música ao vivo com Will Jonh e Massoterapia com Fatima Araújo.

Para finalizar as atividades em grande estilo, realizou-se uma ação social com entrega de bombons feitos por usuários do Caps para crianças em creches de União. A distribuição foi realizada em alusão ao Dia das crianças e por fim houve um piquenique para confraternizar com os usuários e servidores do Caps.

A diretora do Caps de União, Francisca Teixeira, comentou sobre a data. “Apesar de a data merecer comemorações devido inúmeros avanços na área, também é necessário que sirva como um momento de reflexão sobre o que realmente e saúde mental e o que se preconiza pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Orientar que existe uma diferença entre estar doente e ser doente, desmistificando assim o Caps onde é visto como lugar para loucos”, destaca.

10 de outubro de 2018

Prefeitura realiza evento em alusão ao Dia da Criança

Crianças assistidas pelos Cras I e II participaram da comemoração

Realizou-se na tarde desta quarta-feira (09), um evento especial para as crianças atendidas pelos serviços ligados à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC). O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de União através da SEMASC.

A festinha foi marcada pela realização de brincadeiras, brinquedos para as crianças brincarem, apresentações, sorteios, participação de palhaços e ainda do humorista Zé Pinguelo (da TV Meio Norte), lanche e outras atividades que fizeram a alegria da criançada.

A Secretária, Martina Cavalcante, citou a importância do evento. “Mais uma vez estamos comemorando o Dia da Criança, uma data tão alegre e divertida, queremos que este seja um dia mágico e cheio de alegria. Pensando nisso trouxemos os palhaços e os humoristas para enriquecerem ainda mais o evento. Nosso objetivo é proporcionar um momento único para essas crianças, não tem coisa melhor que chegar e receber um abraço, um sorriso e um olhar”, destaca.

O Vice-Prefeito, Lauro Nery, este presente com sua família no evento e também parabenizou a organização do mesmo. “A gente se sente feliz em ver a felicidade das crianças que estão aqui brincando e participando ativamente do evento. A Semasc está de parabéns mais uma vez por comemorar em grande estilo e com muita organização o Dia da Criança”, destaca. Lauro Nery lembrou ainda da importância de se comemorar o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, momento também de carregar nossas energias e fé de que muitas coisas serão feitas no município. 

09 de outubro de 2018

Gestão comemora Dia dos Agentes Comunitários de Saúde

Profissionais foram beneficiados com fardamento novo e equipamentos de trabalho

Na manhã da última quinta-feira (04), a Prefeitura Municipal de União através da Secretaria Municipal de Saúde comemoraram o dia dos agentes municipais de saúde onde foram entregues fardamentos e equipamentos de trabalho,  além de com palestra motivacional com a palestrante Jessiane Mourão, psicóloga do Hospital Getúlio Vargas.

O Prefeito, Dr. Paulo Henrique, e a Secretária Dra. Anne Costa foram representados respectivamente pelo o procurador do município, Dr. Pedro Costa, e Socorro Costa. Dr Pedro Costa explicou sobre o plano de carreira dos agentes está em estudo e espera-se que até o final de ano tenha alguma informação positiva para sonho da categoria.  “Antes de ser levado para Câmara, iremos entregar o plano de carreira para o representante da classe analisar, só aí, a Câmara poderá apreciar e votar o plano de carreira destes profissionais, que merecem o reconhecimento”, relatou.

A coordenadora da Atenção à Saúde e representante também a secretária de saúde, Socorro Silva, relatou a importância do trabalho dos Agentes de Saúde do município. “Eles são a base, o início da identificação, prevenção de doenças para a população. É de extrema importância os relatórios repassados para que se planeje e atue precocemente em relação a saúde pública, por este motivo a gestão faz questão de investir no que seja necessário para o melhor desempenho deles no trabalho. Hoje estamos comemorando o Dia do Agente de Saúde, entregando fardamentos,  cada um vai adquirir uma camisa de manga curta e uma de manga longa, chapéu, balança e mochila, e os agentes de endemias irão receber calça, camisa, chapéu, botas enfim o que for necessário”, ressaltou.

O agente de saúde, Roniere Ygo, durante entrevista relatou que faz parte do quadro há dois anos e via a necessidade e importância do trabalho dessas pessoas na sociedade. “Antes eu percebia que eles tinham essa dificuldade de aquisição de fardamentos, apoio e incentivo, muitos viviam reclamando, do período que entrei, percebi que houve muitas mudanças positivas, como hoje temos incentivo, fardamento, sindicato e enfim, apoio dos poderes maiores”, frisou.

08 de outubro de 2018

Obras de asfaltamento devem ser retomadas nos próximos dias

Prefeitura está analisando as ruas que serão contempladas com nova etapa

O município de União está recebendo importantes obras de mobilidade urbana. Atualmente dois projetos estão sendo executados no município. Um deles prevê a implantação de cerca de 10 quilômetros de asfaltamento, em parceria com o Governo do Estado e emendas parlamentares dos deputados Júlio César e Georgiano Neto. O outro prevê a implantação de cerca de 2,4 quilômetros e é fruto de parceria entre a gestão, emendas dos deputados Fábio Abreu, Georgiano Neto e o vereador Frankilandy.

O Secretário Municipal de Obras, Cícero Cunha, informou que logo no inicio da próxima semana as obras estarão sendo retomadas. “Estávamos aguardando um material que estava em falta, o mesmo já chegou ao centro de distribuição. Acredito que as obras estejam sendo retomadas nesta semana aqui em União”, destaca.

Cicinha disse ainda que estará definindo com o prefeito e a equipe de gestão as próximas ruas a serem contempladas com as obras de asfaltamento. “Acredito que daremos início pela região do Parque Beira Rio e em seguida a obra contemplará outras ruas em outros bairros que estamos analisando e vamos fazer a medição”, frisou.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, lembrou que outros projetos ainda serão realizados em União. “Além destas duas importantes obras ainda teremos o Avançar Cidades, que vai pavimentar diversas ruas de União. Nosso município nunca avançou tanto em mobilidade urbana, em tão pouco tempo”, concluiu.

05 de outubro de 2018

SEMED realiza formação com profissionais do Mais Alfabetização

Encontro realizado na UESPI de União levou mais qualificação

Aconteceu nesta terça-feira, (02-10) no auditório da UESPI a III formação de profissionais do Programa Mais Alfabetização da rede municipal de ensino da cidade de União, participaram do momento, Professores, Assistentes de alfabetização do 1º ao 2º ano, Gestores escolares e toda a Equipe de Supervisão da SEMED.

O Programa Mais Alfabetização, criado pela Portaria nº 142, de 22 de fevereiro de 2018, é uma estratégia do Ministério da Educação para fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º e 2º ano do ensino fundamental. No município de União, o programa contempla atualmente 17 escolas, com a perspectivas de ampliação para 2019.

As aulas acontecem semanalmente e são resultados da parceria entre o Assistente de Alfabetização e o Professor titular da turma.

 O secretário municipal de educação, professor Marcone Martins, esteve presente ao encontro e falou da importância do programa para melhoria dos processos de alfabetização das crianças do ciclo alfabético, e destacou o compromisso da gestão em proporcionar melhorias para a educação municipal.

A coordenadora do programa no município, professora Dalva Xavier, frisou sobre os resultados das avaliações e atividades realizadas e destacou a necessidade da alfabetização das crianças dentro do ciclo adequado estipulado pelo MEC.

A programação teve ainda oficinas pedagógicas e uma palestra sobre o trabalho com materiais concretos como forma de incentivar e facilitar o processo de alfabetização no ambiente de sala de aula.

04 de outubro de 2018

Prefeitura divulga nota e esclarece sobre repasses para PREVI

De acordo com a diretora da PREVI, somente o mês de agosto está em atraso

A Prefeitura Municipal de União divulgou nota nesta quinta-feira (04), respondendo a matéria publicada em um portal de notícias de União. Na ocasião, o portal cita que a Prefeitura estaria com repasses junto ao Fundo de Previdência dos Servidores Municipais (PREVI UNIÃO) em atraso há 03 meses. Confira a nota na íntegra.

PREFEITURA E PREVI ESCLARECEM SOBRE INFORMAÇÃO FALSA QUE CITA ATRASO NOS REPASSES

Em resposta a matéria publicada no Portal de União, que cita que a Prefeitura estaria deixando de repassar dinheiro para a PREVI há três meses, a Prefeitura Municipal de União, através de sua Assessoria de Comunicação, esclarece e mostra a toda a população a verdade dos fatos.

Em determinado trecho da matéria em questão cita que “Há 3 meses seguidos a prefeitura não repassa os recursos das contribuições obrigatórias dos servidores para a previdência do Município – PREVI. A Legislação determina bloqueio das contas dos municípios que deixam de repassar 1 mês, os recursos da Previdência”.

Sobre a referida informação, informamos que a mesma não procede. A diretora do Fundo de Previdência dos Servidores Municipais – PREVI UNIÃO, Erna Pierote, informou a real situação sobre os repasses da Prefeitura para o Fundo.  “Informamos que o mês de julho foi totalmente quitado, inclusive o parcelamento. De atraso só tem o mês de agosto, que venceu dia 10 de setembro. Já as contribuições previdenciárias do mês de setembro só vencem dia 10 de outubro, então não podemos considerar como vencido o mês de setembro”, esclarece.

Aproveitamos a oportunidade para solicitar que o (a) responsável pelo referido portal de notícias publique esta nota como direito de resposta, já que nenhuma das matérias publicadas ali são assinadas por nenhum autor.

Milhares de eleitores unionenses devem ir às urnas neste domingo

Eleitor deve levar documento oficial com foto e título de eleitor para votar

A votação para eleições iniciará às 8 horas, nos 48 locais de votação em todo o município de União. O eleitor deve se dirigir a sua seção eleitoral até às 17 horas do horário de Brasília, munido de titulo de eleitor e documento oficial com foto. O portal O DIA/União vai divulgar algumas dicas para o eleitor que está em dúvida sobre a eleição de 2018.


A cidade de União possui 33.048  eleitores, o que representa 75,52% da população atual que é de 43.761 (Fonte: IBGE 
http://www.ibge.gov.br), com 142 seções e 48 locais de votações. Cada seção contará com 4 mesários, que será comandada pelo o presidente da mesa eleitoral. Este ano será pelo segunda vez o uso das urnas com biometria (a urna com identificação biométrica já foi usada em União nas eleições 2016), onde o mesário poderá conferir a foto do eleitor no caderno na hora em se apresenta a mesa de votação (os mesários não poderão conferir foto dos eleitores na urna). Há fotos dos eleitores nos cadernos de votação. Na urna o eleitor será habilitado pela aposição de seu dedo e leitura da respectiva digital, outra novidade está no uso do titulo de eleitor no celular através do aplicativo E-TÍTULO.


O aplicativo disponibilizado pela Justiça Eleitoral pode ser utilizado por aparelhos que usam a plataforma Android e IOS e está disponível para download no Google Play e no AppStore. Somente quem já fez a biometria poderá se identificar e votar nas Eleições Gerais deste ano apenas com a versão digital do seu título. Os eleitores que ainda não fizeram o recadastramento biométrico podem utilizar o aplicativo, mas devem apresentar um documento oficial com foto no dia da eleição.


Ao baixar o e-Título, devem ser informados: o número do título eleitoral, nome, nome da mãe e do pai e a data de nascimento. Em seguida o documento digital será validado e liberado. Após o primeiro acesso o documento ficará gravado no celular podendo ser acessado pelo eleitor a qualquer tempo e sem a necessidade de novo preenchimento de dados.


*Para baixar o e-Título:* Iphone  ou Ipad (IOS) clique aqui. <https://itunes.apple.com/br/app/e-t%C3%ADtulo/id1320338088?mt=8>
Smartphone ou Tablets (Android) clique aqui <https://play.google.com/store/apps/details?id=br.jus.tse.eleitoral.etitulo&hl=pt_BR>.


Não esqueça a ordem de votação:


DEPUTADO FEDERAL, 4 DÍGITOS
DEPUTADO ESTADUAL,  DÍGITOS
SENADOR, 3 DÍGITOS
SENADOR, 3 DÍGITOS
GOVERNADOR, 2 DÍGITOS
Presidente, 2 DÍGITOS


Vamos algumas dúvidas mais frequente do eleitor, o que pode o que não pode.
Ø Eleitor pode levar cola para a cabine e retirar SIM


Ø Ser acompanhado quando até a cabine de votação.
Só será permitido a digitação por pessoa acompanhando o eleitor, quando totalmente inviável que ele mesmo o faça (casos de deficiência física que impossibilite a digitação). a pessoa que for digitar junto ao eleitor deve ser maior de idade e não pode estar trabalhando para a justiça eleitoral ou para os candidatos ou coligações concorrentes na eleição.


Ø Consultar a lista de candidatos fixado próximo a cabine de votação sim.
Haverá uma lista de candidatos para consulta pelo eleitor junto à cabine de votação.


Ø Não deve manifestar seu voto durante a votação 


Ø Não deve manifestar seu voto durante a votação 
os mesários e toda a estrutura da justiça eleitoral devem garantir ao eleitor o direito ao sigilo de seu voto, por isso somente o eleitor deve comparecer à cabine de votação e, individualmente, digitar seu voto na urna eletrônica. Não pode haver outra pessoa junto ao eleitor no momento da digitação do voto na cabine e o eleitor não pode entrar na cabine manuseando qualquer equipamento que lhe possibilite fotografar, filmar ou outra forma de divulgar seu ato de votação.


Ø Celular na cabine não será permitido de forma nenhuma. os celulares tipo smarthphone serão utilizados apenas para a identificação do eleitor que portar o e-título. identificado o eleitor, este deve deixar o aparelho junto à mesa de apoio ou com os mesários até voltar da conclusão de sua votação

Seminário marca abertura da campanha Outubro Rosa em União

Evento atraiu servidores municipais e a população em geral

A Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta terça-feira (03) o II Seminário Municipal "Um Toque Pela Vida". O evento que marca abertura das atividades alusivas à campanha Outubro Rosa em União aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e contou com a presença do prefeito municipal, Dr. Paulo Henrique; da secretária de Saúde, Dra. Anne Costa; servidores municipais e população em geral.

A Coordenadora da Saúde da Mulher do Município de União, Vizandra Letícia, explica que a campanha será intensa também nos postos de saúde. "Cada Unidade Básica de Saúde, cada posto estará trabalhando com palestras educativas, exame de rastreamento e prevenção do Câncer de Mama. É campanha de esclarecimentos", destaca.

Na abertura, a médica Layanne Moura e a Psicóloga Denise Layane falaram sobre o Câncer de Mama, como acontece, os cuidados, os direitos do paciente e o impacto psicológico que ocorre com a notícia do diagnóstico da doença.

"Estamos todos voltados para esta campanha para que atinja todos os locais de União e quero lembrar que, entre outros cuidados, a mulher pode está fazendo sempre a palpação que lhe permite identificar alguma anormalidade. É um gesto simples, mas muito importante, pois quando mais cedo descobrir, melhor", comentou o Prefeito e médico, Paulo Henrique.

A secretária de Saúde, Dra. Anne Costa, também destacou os objetivos da campanha. “O principal objetivo da campanha é a conscientização e a prevenção ao câncer de mama. É também um momento para trocarmos informações e estarmos mais perto da população e sermos multiplicadores dessas informações, especialmente para as mulheres, onde é mais prevalente. Será um mês com muitas atividades”, pontua.

28 de setembro de 2018

Palestra sobre fibrose cística foi realizada em União

Palestra foi direcionada para profissionais da Saúde e população em geral

Na tarde desta quarta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Fisioterapia Maria Haydée Costa Medeiros, realizou palestra sobre fibrose cística. O evento aconteceu no auditório da Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União e contou com a presença do prefeito municipal, Dr. Paulo Henrique e da secretária de Saúde, Drª Anne Costa, além de profissionais da Saúde e da população.

A fibrose cística também conhecida como mucoviscidose, é uma doença genética, hereditária, autossômica e recessiva, ou seja, passa de pai/mãe para filho (a). Sua principal característica é o acúmulo de secreções mais densas e pegajosas nos pulmões, no trato digestivo e em outros órgãos do corpo.

Maíra Damasceno, fisioterapeuta do ambulatório do hospital Getúlio Vargas, relatou que essa é uma doença pouca divulgada e que é uma doença letal, por essa razão, acredita que a divulgação dessa doença possa obter um resultado precoce em pessoas que ainda não conhecem ou tenha essa doença, podendo ser tradada de maneira eficaz. Ela ressaltou que pessoas morrem por falta de informação, uma das causas de morte está a pneumonia e que é uma doença recessiva, que passa de pai para filho. 

A secretária de Saúde, Drª Anne Costa, relatou durante entrevista que 5 de setembro é dia nacional da fibrose cística, em alusão a esta data este sendo realizada a palestra. “A fibrose cística é uma doença pouco conhecida, a mortalidade é muita alta e ela é pouco conhecida por falta de informação, então, as crianças morrem cedo com um diagnóstico errôneo de pneumonia de repetição, asma bronquite e muitas outras”, ressalta.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, fez uso da palavra e ressaltou a importância da informação sobre a doença. “União é um município com pouco mais de 44 mil habitantes. É de grande importância informar melhor a população e profissionais da Saúde sobre as maneiras de prevenir e diagnosticar precocemente as crianças portadoras de fibrose cística,”, disse.

A coordenadora do Centro de Fisioterapia Maria Haydée Costa Medeiros, Irisvana Moreira, destacou que o propósito da palestra é conscientizar a população em geral e profissionais da área da saúde. “Não temos casos, mas fica o alerta para a possibilidade de casos ainda não descobertos. A palestra vem para informar e ajudar os profissionais”, destaca.

Saúde destaca experiências exitosas em congresso estadual

NASF e PSF de Novo Nilo apresentaram 10 projetos de sucesso em União

União se destacou mais uma vez com trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF e também da equipe do PSF de Novo Nilo I. As equipes estiveram participando do VIII Congresso de Saúde e a V Mostra de Experiências Exitosas, realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí - COSEMS, no Sesc Praia em Luís Correia. As equipes contam com total apoio da Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Com o tema “Governança e Regionalização no SUS” foram discutidos temas de importante relevância para a saúde pública do Piauí com a confirmação da participação de mais de 300 pessoas entre secretários de saúde e técnicos.

O NASF de União apresentou os seguintes trabalhos: Oficina de Introdução Alimentar, Meu Peso Saudável, Prende e Solta: atuação da fisioterapia na incontinência urinária, Orientação familiar e comunitária na atenção primária à Saúde da criança, Implantação de testes rápidos de HIV e Sífilis na atenção básica do município de União e Projeto Vida: Gestação Melhor.

A equipe do PSF de Novo Nilo I apresentou os seguintes projetos: Amigos do Coração: Prevenção e cuidados cardiovasculares na população da comunidade Novo Nilo, Planejamento Familiar: Ser pai e mãe com responsabilidade (projeto que ganhou menção honrosa entre os 5 melhores projetos do Piauí), Viver bem sem tabagismo: experiência em uma Unidade Básica de Saúde do interior de União-PI e Gestar Feliz e com sabedoria.

Para a coordenadora do NASF de União, Graziela Sampaio, o evento foi também uma oportunidade para troca de experiências. “Os trabalhos de União estão se destacando mais uma vez o que é motivo de orgulho para nós. Levar para todo o Piauí as nossas experiências e adquirir aqui mais conhecimento para levar para o nosso cotidiano em União também é de grande importância”, frisou.

Para a enfermeira Margarete Rodrigues, do PSF Novo Nilo I, os projetos em destaque contribuem para que a população tenha uma vida mais saudável. “São projetos que estamos trabalhando em União e que certamente estão auxiliando as pessoas atendidas na busca por mais qualidade de vida. É motivo de grande orgulho e satisfação poder levar o nome do nosso município para fora do Estado e para todos o país”, destaca.

A secretária de Saúde, Dra. Anne Costa, também comentou o desempenho dos trabalhos de União. “Toda equipe do NASF e da Saúde está de parabéns. São profissionais comprometidos que estão realmente fazendo a diferença. A prova disso é o belo desempenho das nossas experiências neste congresso. O nosso trabalho está sendo referencia para todo o Piauí e isso nos orgulha bastante”, pontua.

27 de setembro de 2018

Prefeitura realiza entrega de estrada que era aguardada há 25 anos

Estrada beneficia famílias da região das Cajazeiras e outras comunidades

Durante final de semana a comunidade Cajazeiras, zona rural de União, foi contemplada com a entrega da construção de uma estrada vicinal (até então inexistente). A obra deverá beneficiar várias famílias que residem naquela região.

A estrada construída possui 2,5 km, ligando a comunidade Cajazeiras até a comunidade Carnaúba Arrumada, beneficiando as comunidades como Porção, Meios, Padrasto, Santa Rosa, Marajá e outras. O Secretário Municipal de Obras Cicinha Cunha, em entrevista relatou que é um pedido antigo dos moradores e que o prefeito, Dr. Paulo Henrique, entendeu a necessidade e realizou esse sonho de muitos que tinham grande dificuldade de trafegar.

O Senhor Francisco Gomes relatou emocionado, que espera a construção da estrada há 25 anos. “É a realização de um sonho de uma vida inteira. É Deus no céu e ele na terra e na prefeitura, homem bom! Isso aqui vai servir para nós todos, porque aqui não tinha quem trafegava e precisávamos trazer as coisas em carro de mão ou bicicleta”, frisou.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, esteve presente na comunidade para a entrega oficial da estrada e falou sobre a realização de mais esta obra. “Não medimos esforços para a construção desta estrada! Tive conhecimento da grande necessidade e hoje estou entregando esta obra que irá beneficiar muitos e melhorar a vida de todos que vivem nessa região, não só Cajazeiras, mais muitas outras comunidades também... E assim estamos trabalhando em todos os recantos de União, vendo as demandas mais urgentes e buscando solucionar os problemas do povo” destaca.

Já o senhor Raimundo Maria, disse que está feliz pela realização da obra da estrada. “Aqui antes a gente caminhava por dentro de água no período chuvoso e era impossível trafegar. Só temos que agradecer ao prefeito e ao secretário Cicinha por terem atendido o nosso pedido”, pontuou. 

26 de setembro de 2018

Palestras sobre prevenção ao suicídio e valorização da vida são realizadas

Atividades fazem parte da campanha Setembro Amarelo no município

Buscando a conscientização e informar a população unionense sobre a necessidade de atenção para a prevenção do suicídio, o CAPS União realizou duas palestras nesta segunda-feira, dia 24 de setembro.

O auditório do Sindicato Rural recebeu alunos, profissionais da saúde e populares, para uma palestra com o médico psiquiatra, Dr. Rayli Sales, sobre a "Avaliação e Conduta de Paciente em risco de Suicídio" e com o padre Nilton Santos com o tema "Um olhar efetivo do cuidador sobre si mesmo".

As atividades fazem parte da campanha nacional Setembro Amarelo, mês de alerta para a prevenção do Suicídio. “É mais uma atividade que vem para somar esta luta que deve ser de todos nós, a prevenção ao suicídio. Nós do CAPS, com apoio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e da Prefeitura estamos empenhados na realização das atividades em torno da campanha”, explicou a gestora do CAPS, Francisca Teixeira.

"Estas palestras e as demais atividades dentro da Campanha Setembro Amarelo são importantíssimas para orientar as pessoas que estão passando por uma situação de cuidar de alguém que está passando por momentos difíceis e até mesmo para a própria pessoa saber entender o momento que está passando, que aquilo é passageiro, que ele saiba superar, que saiba como buscar ajuda", disse o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique.

Usuários do CAPS de União participam de passeio ecológico

Atividade faz parte do calendário de eventos do Setembro Amarelo

Dando continuidade às atividades em alusão à campanha ‘Setembro Amarelo’, os pacientes do CAPS de União participaram de um dia diferente e cheio de atividades. Eles tiveram a oportunidade de realizar um passeio ecológico ao Parque Zoobotanico, em Teresina. O Passeio contou com total apoio da Prefeitura de União, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação.

Durante o passeio, realizou-se com eles uma roda de conversa sobre a prática dos exercícios físicos na prevenção da depressão e no auxílio à qualidade de vida e saúde. Os usuários participaram ainda de aula de alongamento e relaxamento com o educador físico, Guilherme Muller.

“Uma simples mudança na rotina, aliado com exercícios físicos diários ou alternados já causa um impacto significativo na prevenção de várias doenças, dentre elas a depressão. Estudos apontam que o exercício físico constante ou moderado é um aliado benéfico na saúde dos indivíduos”, explica o educador, Guilherme Muller.

Para a gestora da unidade, Francisca Teixeira, essas atividades são fundamentais para o desenvolvimento de cada usuário. “São vivencias importantes que colocam o usuário como protagonista da sociedade, tornando-os sujeitos ativos e proporcionando empoderamento. É uma forma de criar laços por meio das atividades culturais, lúdicas e sociais. Agradeço aos secretários, Dra Anne Costa e Marcone Martins pela parceria e apoio”, explicou.

VI edição das Olimpíadas Escolares é realizada com sucesso

Escolas da rede municipal participaram do evento

A Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou a VI edição das Olimpíadas Escolares 2018. A abertura contou com desfile das 23 escolas da rede municipal de ensino, a escolha da garota "Olimpíadas Escolares 2018" e apresentação da Fanfarra das Artes.

O evento foi realizado no Ginásio de Esportes "O Pindugão” e foi prestigiado pelo Prefeito de União Dr. Paulo Henrique; Secretario de educação, Marcone Martins; Secretario de esportes, França; que compuseram a mesa de honra.

Na fala bastante entusiasmada do Secretario Marcone, foi destacada a importância das Olimpíadas como incremento e benefícios na educação "Esse é um momento muito importante, pois os vários polos educacionais estão reunidos e socializando as varias experiências existentes entre si. Esse é sem duvidas o principal instrumento de mobilização que trará bons frutos para a cidadania", destacou.

Já o prefeito, Dr. Paulo Henrique, acrescentou que o evento é um movimento que dinamiza a juventude "Os jogos intercolegiais e um momento de grande importância, onde se expõe o bom desempenho na parte esportiva de cada aluno. E a gestão esta trabalhando para melhorias e benefícios para um desenvolvimento esportivo melhor. A Educação está de parabéns pelo belíssimo evento”, disse o gestor.

O secretario de esportes aproveitou a ocasião para destacar o movimento proporcionado pelo evento e a importância da parceria que existe entre as secretarias. As Olimpíadas foram realizadas até domingo (22).

19 de setembro de 2018

Prefeitura realiza encontro sobre direitos dos LGBTs

Evento foi realizado através da SEMASC na sede da UESPI de União

A Prefeitura Municipal de União, por intermédio da secretaria de Ação Social e Cidadania-SEMASC, em parceria com a Diretoria de Direitos Humanos e Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania-SASC, realizou nesta terça-feira, dia 18, atividades com o Grupo de Convivência de Travestis e Transexuais Itinerante com o tem "Direito de Travestis e Transexuais em Movimento, movendo as estruturas".

O evento foi mais uma oportunidade para se debater os direitos de travestis e transexuais. "Nós da SEMASC, enquanto gestão, estamos abertos a todos os movimentos, roda de conversa, se precisar de material, organizar conferência, tudo que for necessário para a gente trabalhar a questão de respeito ao próximo", disse a secretária Martina Costa.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, compareceu e falou sobre a importância do encontro. “O respeito ao próximo é de grande importância. A nossa gestão tem trabalhado esta questão em relação a todos os cidadãos e este encontro é de grande importância para a conscientização de todos nós”, explicou.

O encontro aconteceu no Auditório da UESPI, em União, e contou com a participação de populares e autoridades. Entre os presentes estavam o Prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, o Delegado de União, Dr. Ricardo Lemos, a Secretária de Ação Social e Cidadania, Martina Cavalcante, Secretário de Educação Marcone Martins, a Secretária do Centro de Referência LGBT do SASC, Maria Laura dos Reis e a Defensora Pública Patrícia Monte.





Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado