• SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias União

18 de fevereiro de 2020

Conheça a programação para o Carnaval 2020 em União

Conheça a programação para o Carnaval 2020 em União

Este ano a gestão realizará uma programação com 5 dias de folia

Com 5 dias de programação, o Carnaval de União, que é tradição, promete movimentar a cidade e a região. Entre os dias 21 e 25 de fevereiro, milhares foliões todos os lugares devem vir prestigiar um dos maiores carnavais de rua do Piauí.

A gestão municipal prepara os últimos detalhes para proporcionar aos foliões uma estrutura com palco, iluminação e sonorização, além de banheiros químicos e muita segurança será montada para sediar o evento. O corredor da folia será montado na Avenida Filinto Rego, como é feito anualmente e o palco estará posicionado ao lado da Praça do Mercado. A programação no corredor da folia começará diariamente às 21h.

A cantora Gil Mendes (ex-forró Real e ex-forró dos Plays se apresenta na segunda-feira)

A novidade para este ano é que a abertura do Carnaval acontece na sexta-feira (21) com a apresentação da bandinha de sopro na Praça Getúlio Vargas (Praça do Fenelon), às 17h. A apresentação será um resgate dos carnavais tradicionais, com repertório especial.

Parcerias

O evento estará sendo realizado pela Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e em parceria com o Governo do Estado, por meio de emendas dos deputados Georgiano Neto e Júlio César.

Programação

21.02 – sexta-feira

Resgate do Carnaval Tradicional

17h – Banda de Sopro

Local: Praça Getúlio Vargas (Praça do Fenelon)

22.02 - Sábado

- Astro Rei

- Banda Pilera

- Pegadões do Forró

Local: Avenida Filinto Rego

23.02 - Domingo

- Glauber Ferrari

- Bebê Chorão

- Toda Boa

24.02 – Segunda-feira

- Chiquinho do forró

- A Japa

- Gil Mendes

25.02 – Terça-Feira

- Cabriolas

- David de Farra

- Mel Rios 

Mel Rios (Ex-A Loba)

A Japa

12 de fevereiro de 2020

Gestão trata sobre a realização da Exponorte e do II Festival da Cana

Gestão trata sobre a realização da Exponorte e do II Festival da Cana

Prefeito e secretários participaram de reunião sobre os eventos em Teresina

Em agenda em Teresina na manhã de hoje (12), o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique e os secretários Amaury Rachid (Agricultura e Meio Ambiente) e França (Desenvolvimento), participaram de reunião com a secretária de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo, Simone Pereira Araújo.

Na oportunidade, os gestores trataram sobre demandas para a realização da segunda edição do Festival da Cana e a realização da Exponorte. Na oportunidade, a secretária se comprometeu em trabalhar para incluir os dois eventos no calendário de eventos do Estado.

“Foi uma conversa muito produtiva e tenho certeza que daí teremos ótimos resultados em breve. A Exponorte é um evento de grande importância para o nosso município, pois União tem muito potencial para a criação de ovinos e caprinos. O Festival da Cana vai se consolidar como outro grande evento, pois fomenta a economia e o empreendedorismo da região”, citou o prefeito.

O secretário Amaury Rachid também destacou a importância de se buscar parcerias para a realização dos eventos. “O potencial de União é enorme e queremos trabalhar da melhor forma, sempre incentivando a sustentabilidade do homem do campo, dos criadores e também fortalecendo a economia”, disse.

O secretário de Desenvolvimento, França, também citou a importância da busca por novas parcerias visando a realização dos eventos. "A Secretaria de Estado do Agronegócio será uma grande parceria nos trabalhos em torno da realização destes eventos. Com isso estaremos fomentando o nosso turismo, o agronegócio, o empreendedorismo e a nossa Economia. União só tem a ganhar!", disse.

10 de fevereiro de 2020

Solenidade marca abertura do ano letivo em União

Solenidade marca abertura do ano letivo em União

Gestão municipal e servidores em Educação participaram do evento na U. E. Padre Luís Brasileiro

A abertura do ano letivo de União aconteceu na manhã desta segunda-feira (10). Para marcar o início das aulas, uma solenidade foi realizada na U. E. Padre Luís de Castro Brasileiro, com discurso de autoridades e a presença dos estudantes e do corpo docente da escola.

O evento também contou com a presença do prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; do secretário de Educação, Marcone Martins; do secretário de Agricultura, Amaury Rachid e do procurador do município, Dr. Pedro Costa.

Na ocasião, o grupo teatral UniArtes fez uma belíssima apresentação para todos os presentes.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, se pronunciou aos presentes e reafirmou o compromisso com a Educação. “A nossa Educação tem alcançado grandes resultados nos últimos anos e continuamos investindo para o fortalecimento da mesma. É visível para todos nós que a qualidade do ensino melhorou, prova disso é o nosso IDEB que vem crescendo. Reafirmo o compromisso da nossa gestão com a nossa Educação”, disse o gestor.

O secretário Marcone Martins também citou os avanços da Educação. “A gestão está comprometida em fazer da Educação de União uma referência. Estamos focados neste proposito e quem ganha com isso são os nossos alunos que contam com ambientes adequados, professores qualificados, merenda de qualidade e muito mais”, citou.

05 de fevereiro de 2020

30 de janeiro de 2020

Gestão faz renovação de contratos e atualização de portarias de 2º turno

Gestão faz renovação de contratos e atualização de portarias de 2º turno

Cerimônia foi realizada na manhã desta quinta-feira (30)

A gestão municipal de União realizou, através da Secretaria Municipal de Educação, a cerimônia de renovação de contratos e atualização de portarias do segundo turno de professores efetivos da rede municipal de ensino.

O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (30) no auditório do Centro Cultural Benedito Martins Napoleão do Rêgo, em União, e contou com a presença do prefeito Dr. Paulo Henrique, do secretário Marcone Martins e outras autoridades.

A solenidade foi direcionada aos professores celetistas que trabalharam em 2019 e aos professores efetivos que não acumulam cargos e que tem a partir de 10 anos de 40h ininterruptas.

Na oportunidade, o prefeito fez um pronunciamento aos presentes e explicou sobre as mudanças que vem sendo realizadas. “Estamos realizando mudanças necessárias para a melhoria da nossa Educação e para o avanço do nosso município. Precisamos ter consciência e pensar. Estamos lotando pessoas que passaram em concurso, processo seletivo... Não podemos colocar pessoas por escolha pessoal. Tenho visto a nossa educação pensando nas pessoas, nas famílias e nos alunos e é desta maneira que continuarei me portando”, citou.

O gestor reafirmou ainda o compromisso com os servidores e os estudantes. “Digo e repito! Não iremos fazer nada que a lei não permita. Quero reafirmar o respeito que temos pelos professores, pelos estudantes e seus familiares. Então estamos fazendo as coisas de maneira que a gestão trabalhe sempre pelo bem da população e repito, não faremos nada por cima da lei!”, destacou.

O secretário de Educação, Marcone Martins, reafirmou o compromisso em fazer mais pela Educação. "Estamos trabalhando dia e noite para fortalecer a nossa Educação. As mudanças que estamos realizando vão proporcionar a melhoria do nosso ensino e com isso dar oportunidades a outras pessoas. A gestão tem trabalho de forma impessoal e acreditamos que é a melhor maneira de se trabalhar pelo bem de todos. Reafirmamos o nosso compromisso com a Educação", disse.

29 de janeiro de 2020

10 de janeiro de 2020

17 de dezembro de 2019

Equatorial sorteará 120 geladeiras para clientes em União

Equatorial sorteará 120 geladeiras para clientes em União

Sorteio acontece nesta sexta-feira (20). Veja como se cadastrar e concorrer!

Chegou a oportunidade dos moradores do município de União realizarem a troca de suas geladeiras velhas por geladeiras novas, de forma gratuita, através de cadastro para sorteio realizado pelo programa E+ GELADEIRA NOVA da Equatorial Piauí. Serão 120 geladeiras para os clientes da Equatorial. O sorteio é realizado pelo programa de Eficiência Energética da Equatorial Piauí E+ Geladeira Nova.

Em União, clientes que residem na zona rural e urbana poderão efetuar o cadastro para participar do sorteio de 120 geladeiras que será realizado 17 a 20 de dezembro (dia 20 até meio dia), na Praça Barão de Gurguéia (nº 473-Bairro Centro – Paróquia Nossa Senhora dos Remédios). O sorteio também acontece no dia 20 de dezembro, às 18h, na mesma praça.

O Projeto E+ Geladeira Nova possibilita que o cliente da Equatorial Piauí tenha a oportunidade de ganhar uma geladeira mais econômica e eficiente em sua casa. Ações como essas do cadastro e a troca das geladeiras são gratuitas, e a Equatorial Piauí, através de seu programa de Eficiência Energética, contribui para que os clientes beneficiados possam reduzir o consumo de suas residências obtendo uma conta de energia mais barata, além de um consumo eficiente.

A Equatorial reforça ao cliente que o número de cadastros para o sorteio de geladeiras no município é limitado. O horário para cadastro será de 08h às 17h30 nas praças dos municípios. Na ocasião, os clientes das três cidades também poderão efetuar a troca de lâmpadas ineficientes por lâmpadas LED, garantindo a troca de até 05 lâmpadas por unidade consumidora, através do programa de Eficiência Energética.

Para participar do sorteio das geladeiras, é preciso preencher alguns critérios, dentre eles:

-Ser cliente residencial;

-Estar em dia com as suas faturas de energia;

-Ter uma geladeira velha em funcionamento/condições de uso para a troca;

-Ser o titular da conta de energia ou em nome de pai ou mãe;

-Levar CPF, Identidade e a última conta de energia para o cadastro;

-O transporte da geladeira velha para o local de troca, bem como da nova, fica a cargo do cliente.

Sorteio E+ Geladeira Nova – União

Local: Praça da Igreja Matriz

Cadastro para sorteio: 17 a 20 de dezembro – 08h às 17h30 –

Sorteio: Dia 20 de dezembro, às 18h, na praça.

Troca dos Equipamentos: 21 de dezembro – Praça da Igreja Matriz – A partir das 6h