• Curta Doar
  • Teresina 167 anos
  • Casa dos salgados
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias União

23 de agosto de 2019

União produz asfalto pela primeira vez e dá início a operação tapa-buracos

União produz asfalto pela primeira vez e dá início a operação tapa-buracos

Usina começou a produzir nesta sexta-feira (23) e centro da cidade já está recebendo a obra

A gestão municipal de União deu início a mais uma importante obra nesta sexta-feira (23). Após a conclusão da instalação da usina de asfalto do município, os trabalhos foram iniciados e a produção de asfalto segue sendo realizada a todo o vapor. É a primeira vez que se produz asfalto próprio em União.

Além da produção do asfalto, as obras da operação tapa-buracos também foram iniciadas. As ruas do centro da cidade serão as primeiras a serem contempladas, em seguida a operação segue nas demais vias de União. A  Avenida Filinto Rego já está recebendo as intervenções.

“Esta é uma grande conquista para o povo de União. É uma obra que vinha sendo muito aguardada e conseguimos dar início hoje. Com isso a nossa cidade vai ter uma nova cara nos próximos dias, pois vamos eliminar os buracos e os trechos que estão ruins, ofertando mais mobilidade para toda a população”, disse o prefeito, Dr. Paulo Henrique, que acompanhou de perto o início dos trabalhos.

Mais asfalto

O gestor lembrou ainda que a cidade será contemplada em breve com mais uma etapa da obra de asfaltamento, em parceria com o Governo do Estado. “Já construímos cerca de 3 km de asfaltamento, e outros 6 km ainda serão feitos, contemplando várias ruas importantes do município. Quem ganha com isso é o povo da nossa querida cidade. É mais mobilidade, mais desenvolvimento e mais progresso para União!”, pontuou.

22 de agosto de 2019

20 de agosto de 2019

Alunos da APAE participam de gincana recreativa

Alunos da APAE participam de gincana recreativa

Evento teve apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde

Alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de União –PI participaram de uma gincana recreativa, desenvolvida pelo coordenador do Projeto Jogos Adaptados, professor Guilherme Müller.

A iniciativa foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência intelectual e múltipla.

A gincana de atividades recreativas teve como finalidade principal promover a integração entre os alunos das salas do AEE (Atendimento Educacional Especializado) da cidade de União.

O coordenador informou que a experiência foi bastante positiva. “Foi uma experiência fantástica um momento único, onde os alunos do AEE poderão interagir entre si, conhecer e entender um pouco suas capacidades e habilidades motoras, enfrentar obstáculos, vivenciando na prática a importância do trabalho em equipe”, explicou.

Ele ressaltou ainda a importância da participação dos alunos com necessidades especiais, pais, professores, a sociedade como um todo no processo de inclusão.

A diretora da APAE, Maria do Carmo Mendes também citou a importância do evento. “Foi um momento bastante enriquecedor, tanto para as escolas envolvidas e seus alunos, quanto os professores e pais que participaram do evento”, disse. Ela ainda destacou a necessidade de discutir sobre inclusão e respeito às diferenças. 

A coordenadora do Ensino Especial, Joana de Sousa Neto, funcionários da Secretaria de Saúde e professores da rede municipal que atuam junto as turmas AEE (Atendimento Educacional Especializado) participaram do evento.

 As atividades em comemoração a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Múltipla, acontece anualmente e simultaneamente no período de 21 a 28 de Agosto em todo país e faz parte do calendário de eventos da Apae Nacional. 

16 de agosto de 2019

Festejos 2019: Gestão divulga programação cultural do evento

Festejos 2019: Gestão divulga programação cultural do evento

Bandas locais e regionais estão confirmadas para se apresentarem na Praça e no Parque Beira Rio

Entre os dias 21 e 31 de agosto, o município de União (54 km de Teresina) festeja o seu co-padroeiro, São Raimundo Nonato. Nesta época, a cidade recebe milhares de visitantes e fiéis que vem de todos os lugares para o evento. O festejo é o mais tradicional e mais aguardado pelos unionenses.

Durante os 10 dias, uma vasta programação cultural e religiosa toma conta da cidade. Apresentações culturais, shows musicais, novenas, leilões, parque de diversões e barraquinhas com comidas típicas fazem a alegria de quem visita União.

Para este ano, a Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo preparou uma programação cultural diferenciada que trás artistas da terra e vários artistas regionais. Os shows acontecem na Praça Barão de Gurgueia e no Parque Beira Rio.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, convida a população unionense para as festividades. "Estamos organizando um festejo com estrutura, apresentações culturais, shows musicais e muita segurança, para que os unionenses e visitantes aproveitem este evento da melhor forma possível. A população é convidada a prestigiar toda a programação", disse o gestor.

Confira a programação cultural:

PRAÇA BARÃO DE GURGUEIA – A partir das 21h30min

Dia 21/ quarta-feira

- Astro Rei (Fernando Silva)

- Chikinho do Forró

Dia 22 / quinta-feira

- Nélio Lima

- Toinho do Arrocha

Dia 23/ sexta-feira

- Onofre Neto

- Rosa Xote

Dia 24 / sábado

- Nilson Santos

- Irla Milena

Dia 25 / domingo

- Makeh

- Top Gun

Dia 26 / segunda-feira

- Sebastião Kadete

- Os Fragantes do Forró

Dia 27 / terça-feira

- Chico Fogueteiro

- Pagode TMJ

Dia 28 / quarta-feira

- Amanda Natielly

- Maguinho de Aço

Dia 29 / quinta-feira

- Isaac do Acordeon

- Hallison Balada de Luxo

Dia 30 / sexta-feira

- Banda Monamour

- Léo e Banda

Dia 31 / sábado

- Glauber Ferrari

- Validuaté

PARQUE BEIRA RIO – A partir das 22h

Dia 24 / sábado

- A Japa

- Forró Absolut

Dia 29 / quinta-feira

- Walkyria Starley

- Luketta

15 de agosto de 2019

Paróquia se prepara para os festejos de São Raimundo Nonato em União

Paróquia se prepara para os festejos de São Raimundo Nonato em União

Igreja Matriz da cidade recebe ajustes na estrutura física da área externa

A cidade de União, 56 km da capital do estado do Piauí, se prepara para o grandioso festejo do Co-Padroeiro da cidade, São Raimundo Nonato, uma das maiores festas religiosas do estado. O festejo acontece desde 1924 e, de lá pra cá, as expectativas são as melhores, aumentando os números de fies e visitantes no município, que aproveitam para pagar promessas e visitar parentes e amigos.
A programação religiosa do festejo de São Raimundo Nonato, neste ano de 2019, iniciará dia 20 (terça-feira), saindo às 17 horas da Capela de São José com procissão saindo do loteamento Pierote até a Igreja Matriz, onde será realizada a abertura oficial dos festejos. O encerramento das festividades está previsto para o dia 31 de agosto, com enorme carreata dos motoristas, em seguida procissão a pé com a imagem do santo.
Reforma na igreja
A Igreja Matriz está recebendo ajustes na área externa. As paredes que apresentaram pequenas rachaduras estão sendo restauradas, pinturas, iluminação, limpeza interna e externa, tudo para receber os fiéis de braços abertos na maior festa religiosa no município.
A prefeitura Municipal de União trabalha em parceria para que o município possa dar suporte a este evento grandioso, superlotando a cidade. Para tornar a noite mais atrativa, preparou uma programação que vem sendo realizada há vários anos, dois palcos serão montados para receber artistas da terra e de outras cidades.
A estrutura contará com dois palcos, um na praça em frente a igreja Matriz e um outro no Parque Beira Rio. Paroquianos e prefeitura estão engajados para mais uma grande festividade em honra a São Raimundo Nonato, confira:

13 de agosto de 2019

09 de agosto de 2019

Governadora em exercício e prefeito inauguram obra de calçamento

Governadora em exercício e prefeito inauguram obra de calçamento

A Vila Nova Conquista foi beneficiada com uma área de 3.749,90m² de pavimentação poliédrica

A governadora em exercício, Regina Sousa, esteve em União nesta sexta-feira (09) e junto com o prefeito da cidade, Dr. Paulo Henrique, realizou a inauguração das obras de pavimentação poliédrica (calçamento) em algumas ruas do Bairro Vila Nova Conquista. A obra se estende por uma área de 3.749,90 m² e está orçada em R$ 429.979,78.

A obra é fruto de uma emenda que foi destinada por Regina Sousa, ainda quando esteve no cargo de Senadora. A emenda foi executada através Governo do Estado, CODEVASF, via Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e com apoio também da gestão municipal.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, esteve acompanhado por uma comitiva e aproveitou a ocasião para agradecer os benefícios que o município tem recebido. “É um grande benefício para esta região. Estamos felizes e satisfeitos com esta obra que dá uma nova cara, uma nova estrutura para este bairro. Agradecemos a nossa governadora em exercício, Regina Sousa, pelos muitos benefícios que tem trazido para União”, disse o gestor.

Obra de asfalto

Na ocasião, a comitiva aproveitou para visitar o andamento das obras de pavimentação asfálticas da estrada que liga a PI 112 ao Povoado Santa Rita, na região do Divinópolis. “É um sonho antigo da população unionense e que agora está se tornando uma realidade. A obra está em andamento e esperamos poder entregá-la em breve”, disse a vice-governadora.

08 de agosto de 2019

Obra de calçamento na Vila Nova Conquista será inaugurada nesta sexta (09)

Obra de calçamento na Vila Nova Conquista será inaugurada nesta sexta (09)

A governadora em exercício Regina Sousa estará no município para a inauguração

A região da Vila Nova Conquista receberá nesta sexta-feira (09) a obra de construção de 3.749,90m² de pavimentação em paralelepípedo (calçamento). A obra, orçada em R$ 429.979,78, é fruto de emenda da vice-governadora Regina Sousa, ainda quando esteve no cargo de Senadora. A emenda foi executada através do Governo do Estado, CODEVASF, via Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR).

A solenidade que marca a inauguração da obra está prevista para acontecer às 12h30min. A governadora em exercício, Regina Sousa e sua comitiva confirmaram presença. O evento contará também com a presença do prefeito de União, Dr. Paulo Henrique e comitiva de secretários e servidores municipais.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, agradeceu o benefício e citou que é mais uma grande conquista do município. “Somos gratos a nossa vice-governadora, Regina Sousa, pelas emendas que ela já trouxe e vem trazendo para o nosso município. Este é mais um grande benefício para União. A nossa gestão tem uma grande parceria com o Governo e temos a satisfação de dar apoio a tudo de bom que vem para a nossa cidade. A população da região da Vila Conquista está de parabéns!”, citou.

Na manhã desta quinta-feira (08) a equipe da Secretaria de Obras esteve no local auxiliando nos preparativos e realizando ações de limpeza.

06 de agosto de 2019

Estrada que dá acesso aos povoados Marinheiro e Posse é inaugurada

Estrada que dá acesso aos povoados Marinheiro e Posse é inaugurada

Cerca de 11 km foram recuperados e 1,5 km foram construídos

A gestão municipal entregou também, na manhã desta terça-feira (06) a estrada que dá acesso aos povoados Marinheiros e Ilha da Posse. Cerca de 11 km de estradas foram recuperadas e mais 1,5 km construídos do zero. Mais uma obra realizada com recursos próprios do município.

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, do deputado estadual Georgiano Neto, dos vereadores: Mascarenhas, Orcivane Coelho, Eliane Costa; secretários municipais, servidores e várias pessoas da comunidade.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, destacou o trabalho que vem sendo realizado no sentido de promover mais mobilidade. “A nossa gestão tem realizado um trabalho focado na melhoria de vida da nossa população. Na zona rural, estamos recuperando toda a malha vicinal e construindo novos ramais, que estão encurtando caminhos e promovendo mais mobilidade entre as comunidades”, disse o gestor.

O secretário de Obras, Anderson Jardiel, destacou os trabalhos de recuperação das estradas. “Já recuperamos várias estradas e algumas outras estão sendo construídas. Em alguns casos, realizando sonhos antigos das comunidades que estão sendo beneficiadas, saindo do isolamento”, disse.

O deputado Georgiano Neto enfatizou a parceria com a gestão municipal. “Para nós é motivo de alegria voltar a União e ver a Prefeitura entregando obras, anunciando outros benefícios que serão entregues em breve. A gestão já tem um calendário de inaugurações para os próximos meses e nós somos parceiros, sempre prezando pelo bem-estar de todos”, pontuou.

Reformada e ampliada, escola Maria de Lourdes Craveiro é inaugurada

Reformada e ampliada, escola Maria de Lourdes Craveiro é inaugurada

Obra foi realizada com recursos próprios do município

A Prefeitura Municipal de União entregou na manhã desta terça-feira (06) as novas instalações da Unidade Escolar Maria de Lourdes Craveiro Miranda, localizada na região do Bairro Cruzeiro. A escola foi totalmente reformada e recebeu ampliação para atender um número maior de estudantes. A obra foi realizada com recursos próprios do município.

A solenidade de inauguração foi realizada no pátio da escola e contou com a presença do prefeito da cidade, Dr. Paulo Henrique; do deputado estadual, Georgiano Neto; dos vereadores: Orcivane Coelho, Mascarenhas e Eliane Costa, além de secretários municipais, professores e estudantes da escola.

Quem também participou do momento solene foi o filho da professora homenageada, José Luiz Craveiro, que esteve acompanhado por sua filha Mônica Craveiro. Eles se emocionaram com as homenagens que foram realizadas e aproveitaram para contarem um pouco da história da professora Maria de Lourdes. "Ela sempre foi muito dedicada à sua profissão. Fez isso com amor e carinho por toda sua vida", citou José Luiz.

Em seu discurso, o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, destacou a satisfação em entregar a escola reformada e ampliada. “Esta escola representa muito para a nossa Educação. Temos aqui centenas de crianças e jovens que são diretamente beneficiados com o ensino ofertado por uma equipe competente. Agora temos a satisfação de entregar uma estrutura nova, mais digna e mais moderna para todos”, destacou.

O deputado Georgiano Neto citou a parceria com a gestão municipal. “A gestão liderada pelo prefeito, Dr. Paulo Henrique, tem se destacado por estar trazendo muitas melhorias em todos os setores ao povo de União. Somos parceiros, sempre viabilizando recursos para a realização dessas ações e outras iniciativas”, informou.

O secretário de Educação, Marcone Martins, citou o empenho da SEMED na qualificação da oferta de ensino. “Estamos trabalhando para que os estudantes e professores da nossa cidade contem com uma educação de qualidade. Além desta escola, estaremos entregando em breve a U. E. Padre Luís Brasileiro e outra escola na zona rural, que também estão sendo reformadas para melhor atender a nossa população”, destacou.

05 de agosto de 2019

Gestão realizará inauguração de escola e estrada na zona rural

Gestão realizará inauguração de escola e estrada na zona rural

Solenidades de entrega dos benefícios acontecerá nesta terça-feira (06)

Nesta terça-feira (06), a Prefeitura Municipal de União realizará uma manhã de inaugurações. Na oportunidade, serão entregues à população a nova estrutura da Unidade Escolar Maria de Lourdes Miranda Craveiro e a estrada que liga o povoado Marinheiro à Ilha da Posse.

A estrada para a Ilha da Posse era uma reivindicação de dezenas de famílias que residem na região e que agora podem contar com uma estrada em perfeitas condições para o tráfego e a mobilidade na região.

A Unidade Escolar Maria de Lourdes Miranda Craveiro é uma das escolas mais antigas do município e está localizada em uma região bastante populosa da cidade. Com a reforma, o prédio ganhou nova estrutura, espaços modernizados, biblioteca e sala de informática. O prédio recebeu ainda uma ampliação, com a construção de outras duas salas de aula, que vão garantir a ampliação na oferta do ensino.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, informa que a gestão prossegue buscando atender as demandas da população. “A estrada é a realização de um sonho para muitas famílias daquela região. A reforma e a ampliação da escola representam um grande passo para a nossa Educação. Estamos ampliando a oferta do ensino e podermos atender ao menos mais 120 pessoas, além de ofertas aos estudantes e professores um espaço digno, moderno e arrojado”, disse o gestor.