• Campanha Mobieduca
  • Teresina shopping
  • HEMOPI - Junho vermelho
  • ITNET
  • Novo app Jornal O Dia
  • TV O DIA att

Notícias União

06 de junho de 2019

Seminário marca atividades em alusão ao Dia do Meio Ambiente

Seminário marca atividades em alusão ao Dia do Meio Ambiente

Seminário reuniu estudantes da rede municipal de ensino

O Seminário “Educação Ambiental e Sua Importância” marcou as atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado anualmente no dia 05 de junho. O encontro reuniu estudantes das escolas da rede municipal de ensino e foi realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores (STTR), pela gestão municipal, através das secretarias de Educação e Agricultura e Meio Ambiente.

Na oportunidade, os jovens participaram de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente e os impactos negativos da ação do homem sobre ele. O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; o secretário de Educação, Marcone Martins; a secretária de Saúde, Socorro Silva e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Amaury Rachid, participaram do evento.

“Cuidar do meio ambiente é um dever de todos nós! Este seminário é mais uma maneira de conscientizarmos estes jovens sobre os riscos que vivemos com a não preservação da natureza e discutirmos também sobre o crescimento dos problemas ambientais. A gestão está apoiando iniciativas como esta”, destacou o prefeito, Dr. Paulo Henrique.

O secretário de Educação, Marcone Martins, destacou a importância do seminário. “Os estudantes são o futuro da nossa cidade, do nosso país e do mundo. Levar informações como estas para as escolas é de grande importância e muito necessário. Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, o consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento e outros. São assuntos que merecem a nossa atenção e é isso que temos buscado realizar”, pontuou.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Amaury Rachid, comentou as ações que vem sendo realizadas. "É importante que cada um faça sua parte! Estamos buscando parcerias para a realização de projetos para o município e o mesmo já está se adequando ao ICMS Ecológico. A iniciativa de levar informações e orientações para as escolas é de grande importancia e merece o nosso apoio", comentou.

Ao final do encontro, cada escola participante recebeu mudas de plantas frutíferas para que as mesmas sejam plantadas pelos estudantes.


04 de junho de 2019

03 de junho de 2019

Município dá entrada em projeto para construção de matadouro

Município dá entrada em projeto para construção de matadouro

Prefeito e secretário participaram de reunião na SEPLAN

No último dia 30 de maio, o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique Costa e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Amaury Rachid, estiveram em reunião na sede da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN).

Na oportunidade, os gestores se reuniram com o secretário estadual de Planejamento, Antonio Neto e trataram de algumas pautas referentes ao Orçamento de Investimentos no Território Entre Rios, no qual o município de União faz parte. Os gestores deram entrada em projeto de construção de um matadouro público na cidade (local com instalações adequadas para o abate de animais).

“Participamos da Plenária do Território Entre Rios que aconteceu em Água Branca e saímos de lá com a certeza de que nosso município está apto a colaborar com a estratégia de desenvolvimento do território. Viemos em busca de parcerias e inicialmente queremos viabilizar a construção deste matadouro, que é algo importante e que União necessita”, disse o prefeito.

O secretário, Amaury Rachid, detalhou sobre a reunião. “Na oportunidade, o Presidente do Conselho Territorial, Evandro Aragão também participou e firmou compromisso com o município de União. Eles garantiram agilidade na execução do projeto e este é o início de outras parcerias que ainda iremos viabilizar. Quero ressaltar a colaboração do Agente de Desenvolvimento do Território, Avelar Almeida, que tem nos ajudado bastante”, explicou.

31 de maio de 2019

Acessuas Trabalho: Seminário é realizado no Povoado Tabocas

Acessuas Trabalho: Seminário é realizado no Povoado Tabocas

Cerca de 100 estudantes participaram do encontro que falou sobre empreendedorismo

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) segue sendo realizado em União. Na tarde da última terça-feira (28) foi a ver da comunidade Tabocas, zona rural de União, receber o projeto. Na oportunidade, cerca de 100 estudantes da U. E. Alcides Rodrigues participaram do encontro

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, a vereadora Eliane Costa e a secretária de Assistência Social e Cidadania, Martina Cavalcante participaram do evento. A iniciativa vem sendo realizada pela gestão municipal, através de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação (SEMED) e Assistência Social e Cidadania (SEMASC).

“É um projeto bonito e que dá a estes jovens mais qualificação e oportunidades. Com estes seminários é possível entender melhor sobre empreendedorismo e obter dicas valiosas para a inserção no mercado de trabalho. É bonito participar e ver que todos eles tem objetivos”, destacou o prefeito, Dr. Paulo Henrique.

Sobre o Acessuas Trabalho

O programa busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e emprego.

29 de maio de 2019

27 de maio de 2019

Mais uma escola da zona rural é beneficiada com o projeto Comunidade Ativa

Mais uma escola da zona rural é beneficiada com o projeto Comunidade Ativa

U. E. Elvira Soares de Carvalho, na Terra Vermelha, recebeu equipe da gestão na última sexta-feira

O projeto Comunidade Ativa segue em frente com a abertura de mais uma escola que foi nucleada para ofertar reforço escolar no contra turno das aulas, além de serviços de saúde e assistência social. Um espaço para ser utilizado pela comunidade com atividades que envolvam o coletivo.

Na tarde da última sexta-feira (24), o prefeito Dr. Paulo Henrique e o secretário municipal de Educação, Marcone Martins, inauguraram o projeto na Unidade Escolar Elvira Soares de Carvalho, na Localidade Terra Vermelha. A escola é a segunda a ser reaberta e incluída no projeto Comunidade Ativa.


As aulas de reforço acontecem das 8h às 10h e de 14h às 16h. E já no dia 5 de junho terá um curso destinado à comunidade, que ensinará sobre a produção de detergente, uma possibilidade de reforço para a renda familiar. 

A senhora Iraci, que reside na comunidade, reconheceu que o projeto vai mudar a realidade das famílias. “Este projeto está devolvendo a nossa esperança... São atividades que vão envolver toda a comunidade e queremos que este projeto aconteça sim e temos fé que vai dar tudo certo”, frisou.

Durante a inauguração do projeto, o prefeito, Dr. Paulo Henrique, falou com a comunidade. “A Educação está avançando e alcançando resultados satisfatórios. Não queremos deixar os prédios que foram nucleados sem atividades e por isso criamos este projeto que aproxima a gestão das comunidades. Estaremos trazendo, além das atividades de reforço escolar, várias atividades sociais e de saúde. Queremos que a comunidade aproveite estes espaços da melhor forma possível para o bem estar de todos”, disse o prefeito.

O secretário, Marcone Martins, também destacou os benefícios do projeto. “Nosso grande objetivo é melhorar a qualidade da educação que é ofertada para os alunos da rede municipal. Nosso primeiro passo foi nuclear e agora estamos com o segundo passo, que é a promoção de atividades nas comunidades que tiveram escolas nucleadas. É um compromisso nosso, pois quando fizemos a nucleação nos comprometemos e dissemos que as escolas não ficariam fechadas”, disse o secretário.

23 de maio de 2019

União está recebendo seminários de implantação do Acessuas Trabalho

União está recebendo seminários de implantação do Acessuas Trabalho

Programa oferta oportunidades de capacitação e acesso ao mercado de trabalho

União está recebendo o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas). A iniciativa está sendo implantada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), que está percorrendo os principais polos levando informações.

Na manhã desta terça-feira (21), a região de David Caldas recebeu o seminário sobre o projeto. O evento contou com a presença do prefeito municipal, Dr. Paulo Henrique; da secretária de Assistência Social e Cidadania, Martina Cavalcante; de servidores municipais e da comunidade local. Outros seminários serão realizados nos próximos dias nas comunidades: Divinópolis, Buriti Alegre, Novo Nilo e zona urbana.

O programa busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e emprego.

Para o prefeito, Dr. Paulo Henrique, a iniciativa leva mais oportunidade e qualificação. “É uma ação de inclusão produtiva que vai ofertar mais oportunidade e mais qualificação aos jovens de União. Queremos atingir cerca de 500 jovens com este programa e estamos felizes com a possibilidade de contribuir com essas pessoas, incentivando e fortalecendo o acesso aos direitos sociais”, destacou o gestor.

A secretária, Martina Cavalcante, destacou a importância do programa. “É mais uma grande oportunidade para estes jovens de nossa cidade. Uma iniciativa que visa, por meio de parcerias e estratégias, incentivar a qualificação da mão de obra na busca por inserção no mercado de trabalho. Estamos otimistas e somos gratos à gestão municipal pelo apoio e parceria em mais esta empreitada”, pontuou.

Ações do Acessuas

- Promoção de estratégias, ações e medidas para enfrentar a pobreza, por meio de identificação e sensibilização de usuários;

- Desenvolvimento de habilidades e orientação para os usuários; acesso a oportunidades por meio do encaminhamento de usuários;

- Monitoramento do percurso dos usuários no acesso ao mundo do trabalho;

- Articulação com outros programas e serviços da assistência social e de demais áreas, como saúde, educação e trabalho; acompanhar usuários que ingressem no mundo do trabalho, dentre outras ações.

21 de maio de 2019

17 de maio de 2019

18 DE MAIO: Caminhada em alusão à campanha é realizada

18 DE MAIO: Caminhada em alusão à campanha é realizada

18 DE MAIO: Caminhada em alusão à campanha é realizada

A Prefeitura Municipal de União realizou, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) em parceria com as secretarias de Educação, Esportes e Conselho Tutelar uma caminhada alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A caminhada faz parte da Campanha Faça Bonito, que é lembrada nacionalmente no dia 18 de maio.  

A caminhada teve início com concentração no Balão Hall e seguiu pelas ruas da cidade até a Praça de Eventos. Secretários municipais, servidores, estudantes, crianças e jovens que são atendidos pelos CRAS e a comunidade em geral também participaram.

Durante o evento os participantes presenciaram apresentações lúdicas, danças e peças de teatro que simbolizaram a luta contra o abuso sexual de crianças e adolescentes.

Para a secretária de Assistência Social e Cidadania, Martina Cavalcante, a campanha é importante para a conscientização das pessoas. “É uma realidade que devemos combater orientando, conversando e explicando. A campanha é de grande importância e tem unido toda a sociedade. Estamos mobilizando estudantes, professores e toda a população nesta luta!”, disse.

O secretário de Educação, Marcone Martins, representou o prefeito durante o evento e ressaltou a importância da iniciativa. "Nosso gestor está ausente aqui pois está participando de reunião em Teresina. Não podemos deixar de ressaltar a importância desta campanha e dizer que nós que fazemos a Educação também estamos mobilizados", destacou.

SOBRE O 18 DE MAIO

O 18 de maio é conhecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

15 de maio de 2019