• Marcas Inesquecíveis 2018 02/02
  • assinatura jornal 2018

Notícias União

22 de fevereiro de 2018

SEMASC promove capacitação com servidores da pasta

Capacitação foi ministrada pela professora e mestre Janaína Mapurunga, que também faz assessoria técnica para a SEMASC

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) promoveu no dia 09 de fevereiro uma capacitação para os funcionários da pasta. O curso foi ministrado pela assessora técnica da secretaria, professora e mestre Janaína Mapurunga.

Na ocasião foi abordada a lei orgânica da assistência social, lei n°8 742, de 7 de Dezembro de 1993 e a resolução n°39, de Dezembro de 2010 que dispõe sobre o processo de reordenamento dos Benefícios eventuais no âmbito da política de assistência social em relação a política de Saúde. Posteriormente foram realizadas dinâmicas em grupos e por fim, esclarecidas as atribuições de cada funcionário.

A professora e mestre, Janaína Mapurunga, esclareceu que o objetivo da capacitação foi para que os funcionários tenham o conhecimento das leis da assistência e compreendam a função de cada um na secretaria, possibilitando assim, um melhor atendimento a população unionense.

A secretária, Martina Costa, avaliou de forma positiva a realização da capacitação. “O primeiro ano da nossa gestão aqui na Semasc foi bastante produtivo e queremos avançar ainda mais agora em 2018. Queremos ampliar o atendimento e com isso obter mais resultados. Temos uma equipe forte e com este treinamento sei que os trabalhos serão melhores desenvolvidos”, destacou.

21 de fevereiro de 2018

Prefeitura vai reajustar piso e vencimentos de professores do magistério

Após reunião com membros do Sindicato, ficou acertado que projeto seria enviado à Câmara

Realizou-se na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de União um encontro entre representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de União (SSPU), o prefeito Dr. Paulo Henrique; o procurador do município, Pedro Costa; a presidente da PREVI UNIÃO, Erna Pieroti e o secretário municipal de Educação, Marcone Martins.

A reunião teve como objetivo tratar de assuntos de interesse dos servidores, como por exemplo: a regulamentação da situação dos servidores que são concursados com 20 horas, mas que atuam em 40 horas. Tendo em vista que caso a situação não seja regulamentada os servidores podem vir a ter prejuízos, especialmente com a previdência.

“Fizemos um estudo preliminar e verificamos que há anos se perpetua uma situação irregular que merece ser ajustada, com vistas a trazer segurança jurídica aos servidores públicos e a Administração. Decidimos criar uma comissão para levantamentos de dados para possível elaboração de uma lei que possibilite a incorporação do segundo turno, com base no atingimento de determinados critérios objetivos, sendo um dos principais o tempo de serviço”, explicou o procurador do município, Dr. Pedro Costa.

Outro ponto abordado durante a reunião foi à fixação da hora aula em 60 minutos. De acordo com o secretário, Marcone Martins, o servidor não terá prejuízos em horas extras. “Estaremos fazendo adequações aos horários do servidor como forma de compensação ao acréscimo de 10 minutos”, destacou.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, avaliou a reunião como proveitosa. “Foi um momento importante e muito proveitoso. Estamos fazendo uma gestão transparente e temos buscado manter esse diálogo com os servidores. Desde o início da gestão sempre estamos de portas abertas para conversar e ver o que pode ser feito, sempre dentro da lei”, explicou o gestor.

Ao final da reunião, a presidente do Sindicato, Lucélia Saraiva, sinalizou positivamente em relação à regulamentação das 40 horas dos servidores. Em relação à nucleação das escolas, todos os presentes foram de acordo com a necessidade da realização do processo, desde que sejam observadas as disposições legais.

REAJUSTE DO MAGISTÉRIO

Ao final da reunião, o prefeito Dr. Paulo Henrique, comprometeu-se ainda em enviar à Câmara de Vereadores um projeto de lei que trate do reajuste dos vencimentos do magistério.

20 de fevereiro de 2018

17 de fevereiro de 2018

Carnaval com crianças, adolescentes e idosos atendidos no SCFV é realizado

Bloco Cometa Loucura do CAPS também participou da folia em parceria com a SEMASC

A Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania (SEMASC) realizou entre os dias 07 e 08 de fevereiro o carnaval com crianças e adolescentes atendidos pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que funcionam no CRAS I  e CRAS II. No dia 08 também foi realizado o carnaval com idosos, também atendidos pelos SCFV, na AABB. Estiveram participando da festa os usuários dos serviços do CAPS, juntamente com a equipe.

Durante a festinha com as crianças e adolescentes, juntamente com alguns pais ou responsáveis e a equipe, os participantes desfilaram com plaquinhas e faixas enfatizando a não violência e exploração contra crianças e adolescentes. Houve muitas brincadeiras, músicas e danças, além da escolha do rei e rainha do carnaval.

Na festinha com idosos a animação foi geral ao ritmo de marchinha de carnaval. Todos brincaram, dançaram, se fantasiaram e se divertiram muito. Na ocasião, foi feito a escolha do rei e rainha do carnaval. Após, foi servido um lanche delicioso.

O objetivo do SCFV é possibilitar espaços de convivência, favorecendo a melhoria da qualidade de vida, a valorização da autoestima, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e a prevenção do isolamento social. Para participar das atividades, o interessado deve realizar inscrição nos CRAS do município.

"Estou muito feliz com a realização das festinhas com os idosos, crianças e adolescentes. Estamos felizes também pela presença do CAPS com a gente! Quero dizer que tudo foi feito com muito carinho e dedicação.  Ainda teremos muitas outras comemorações e muitas novidades para o ano de 2018" disse Martina Costa, Secretária de Assistência Social e Cidadania.

BLOCO COMETA LOUCURA

Este ano o CAPS participou com o bloco Cometa Loucura do carnaval junto com os idosos (dia 08 de fevereiro), em parceria com a SEMASC. O bloco comemorou 11 anos de existência e a coordenadora Thaís de Andrade falou sobre o evento. “Esta é uma das atividades que integra a política de reinserção social dos usuários do CAPS além de ser um momento de descontração e diversão. No nosso bloco desfilam não apenas os usuários, mas também os profissionais e a comunidade. Precisamos cada vez mais dar visibilidade a sociedade para diminuir o estigma contra as pessoas com transtornos mentais”, destacou. A secretária de Saúde, Dra. Anne Costa, também acompanhou o evento.

Confira mais imagens dos eventos:

16 de fevereiro de 2018

Professor Marcone Martins assume a Secretaria de Educação de União

Pasta era comandada pela professora Edinalva Guimarães que deixou o cargo semana passada

O professor Marcone Martins assumiu a Secretaria Municipal de Educação de União na manhã desta sexta-feira (16). A solenidade de posse do novo secretário contou com a presença do prefeito, Dr. Paulo Henrique; do chefe de Gabinete, Sérgio Motta e de funcionários da secretaria. Anteriormente a secretaria era comandada pela professora Edinalva Guimarães.

Durante a solenidade, o novo secretário falou aos presentes e citou os desafios que terá pela frente. “Chego humildemente à secretaria, comecei aqui em janeiro de 2017 e quero dizer que vou precisar bastante da colaboração de todos vocês. É um momento de somarmos forças, pois sei que a equipe aqui da SEMEC é muito competente, sabemos fazer”, disse.

Professor Marcone Martins e prefeito, Dr. Paulo Henrique

NUCLEAÇÃO DE ESCOLAS

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, aproveitou a ocasião para explicar aos presentes como está sendo feito o processo de nucleação de algumas escolas municipais, esclareceu dúvidas e reafirmou o compromisso de fazer mais pela educação. “Um estudo está sendo realizado e ao final de tudo vocês verão que o que estamos fazendo vai melhorar e garantir mais direitos aos professores. Nossa gestão está trabalhando para fazer o que for de melhor pela educação e pelos professores, mas sempre dentro da lei”, explicou.

Marcone Martins também explicou sobre o processo de nucleação das escolas da rede municipal. “A princípio a proposta era fechar 36 escolas, mas tem sido feita uma vistoria nas comunidades e com isso o número caiu para 29. A nucleação vai possibilitar melhoria no financeiro e investimentos na estrutura e na parte humana do profissional", explica. 

15 de fevereiro de 2018

Capitão Miguel Luz divulga resultada operação carnaval seguro em União

Carnaval 2018 em União teve segurança reforçada, garantindo tranquilidade no município.

Nesta quarta-feira de cinzas, 14/02, foi realizado um balanço da operação e com base em números e estatísticas confirmado pela 2ª Cia/ 16º BPM de União, por tanto, que a cidade de União mais uma vez teve um dos carnavais mais seguro do estado do Piauí.

Pelo segundo ano consecutivo, o Capitão Miguel Luz, comandante do policiamento ostensivo na cidade de União coordenou a Operação Carnaval Seguro, que teve como objetivo promover a sensação de segurança para toda a população unionense, bem como para os turistas que visitaram a cidade durante o período carnavalesco.

Um complexo plano de segurança foi elaborado com bastante antecedência, tudo pensado para garantir que todos os foliões pudessem aproveitar as noites de festa e se divertirem com seus familiares e amigos.

Além do policiamento empregado diretamente no evento, outras guarnições continuaram realizando o patrulhamento ostensivo por toda a cidade, de modo que a polícia militar pudesse estar presente em todos os bairros e levando a sensação de segurança para as comunidades.

Os números comprovam o sucesso da operação:

• Com foco na prevenção foram realizadas inúmeras abordagens, buscas pessoais e vistoria veiculares.

•Foram realizadas apreensões de drogas, armas brancas e armas de fogo.

•Roram efetuadas apreensões de menores infratores e a prisão de indivíduos em conflito com a lei, dentre eles; dois indivíduos que estavam em regime de liberdade condicional e que agora retornarão para o sistema prisional do estado.

Com muita segurança, Carnaval de União foi um dos melhores do PI

Em quatro dias de festa a cidade acolheu milhares de foliões que se divertiram com tranquilidade

O carnaval de rua que é realizado em União (55 km de Teresina) sempre foi tradicional. Este ano, a Prefeitura Municipal da cidade, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo organizou quatro dias de evento, garantindo muita diversão e segurança para os foliões da cidade e também para quem veio de fora.

Com estrutura de som, palco, iluminação, banheiros públicos químicos e segurança por toda a extensão da Avenida Filinto Rêgo (corredor da folia), o carnaval da cidade se consagrou mais uma vez, como um dos melhores de todo o Estado. Além de toda a estrutura a programação do evento trouxe nomes como: Trybahianos, Erick Paizão, Léo Cachorrão, Lily Araújo, Barco Novo, Jhony Fred, Del Dukará, Gleyane Lima, Hallan Kastro e A Onda, além de atrações locais.

A Saúde foi uma grande parceria neste Carnaval, durante os quatro dias a Barraca da Saúde esteve atuando com ações preventivas e serviços de primeiros socorros. Além das bandas no palco principal, outra característica marcante do Carnaval de União foi a presença dos paredões de som que fizeram um show a parte na Praça Gervasio Costa (Praça dos Automotivos). Na segunda-feira de carnaval, o corredor da folia também ficou pequeno para receber mais uma vez o desfile do Bloco Os Gatões, que arrastou milhares de pessoas.

Para o prefeito da cidade, Dr. Paulo Henrique, o evento gerou oportunidades e só tem a crescer. “Carnaval em União é tradição e este ano estamos todos de parabéns. Foram quatro dias com muita segurança, as atrações agradaram a população que se fez presente durante o evento. O evento também gerou oportunidades aos barraqueiros, ao comércio local e isso é muito bom para o município!”, frisou.

A secretária de Cultura e Turismo do município, Patrícia Costa, destacou a organização do evento. “Fizemos tudo pensando na população, em proporcionar alegria e diversão de forma saudável nestes quatro dias. A nossa parceria com a polícia da cidade também foi de grande importância, pois isso garantiu a tranquilidade durante todo o carnaval. União está mais uma vez de parabéns e no próximo ano será ainda melhor”, destacou.

SEGURANÇA

A segurança foi outro ponto de destaque neste carnaval, sem ocorrências graves, após o balanço da Segurança no Estado, o carnaval de União foi considerado um dos mais seguros de todo o Piauí. Durante o evento, atuaram em conjunto as polícias Civil e Militar, sob o comando do Capitão Miguel Luz, além da segurança privada do evento.

PARCERIAS

O Carnaval de União é fruto de parcerias entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura (SECULT), com apoio dos deputados Georgiano Neto, Júlio César e Firmino Paulo. A Prefeitura também firmou parcerias com as polícias Civil e Militar, no objetivo de garantir a tranquilidade durante o evento.

Cantora Gleyane Lime cantou muito axé das antigas no domingo de carnaval

Léo Cachorrão foi uma das atrações mais aguardadas pelos foliões

Lilly Araújo fez um super show no domingo de carnaval

Del Dukará agitou a Avenida na segunda-feira de Carnaval

Arrastamassa de Fortaleza fechou com chave de ouro o carnaval na terça-feira

O Barco Novo da Bahia também fez a festa na segunda-feira de carnaval

Bandas locais: Forró de Farra, Chikinho do Forró, Os Flagantes e Unny City também fizeram a festa


06 de fevereiro de 2018

População fecha rodovia em protesto contra aumento da passagem de ônibus

A passagem de ônibus intermunicipal de União para Teresina subiu dois reais nas vans e três nos ônibus coletivos a partir desta semana.

Moradores da cidade de União interditaram a PI-112, que liga o município a Teresina, em protesto contra o aumento das passagens de ônibus para a Capital. A partir desta semana, a tarifa para quem utilizar as vans que fazem linha entre as duas cidades subiu de R$ 6,00 para R$ 8,00; e para quem precisar os ônibus coletivos, subiu de R$ 5,00 para R$ 8,00.

Desde as seis horas da manhã o grupo fechou as pistas da rodovia com galhos e tocaram fogo, impedindo a passagem dos veículos nos dois sentidos. Por volta das oito horas, nenhuma força policial havia chegado ainda ao local para sinalizar a área orientar os motoristas para os desvios. O resultado foi a formação de engarrafamento nas proximidades da localidade São Felipe, na zona Rural do município unionense. Para os manifestantes, essa ação é só o início da luta, outros protestos serão agendados caso nenhum posicionamento por parte do órgão responsável.  

Fotos: Ossian Mello

Para a estudante Sanny Ravanne, que faz o percurso Teresina-União todos os dias, o preso da passagem já pesava consideravelmente no orçamento e com este aumento, se locomover para a Capital fica ainda mais difícil. “União não tem esquema de meia passagem para estudante. Todo mundo aqui, seja quem for, paga a tarifa inteira, então no meu caso, que faço esse percurso duas vezes ao dia e gasto de R$ 25 a R$ 30 por semana, vou gastar agora R$ 45. Isso pesa demais no bolso”, afirmou a estudante.

Sanny acrescenta ainda que o preço da passagem é alto demais para o curto tempo de viagem de Teresina para o município. O percurso leva cerca de meia hora de carro e de duas horas de ônibus. Outro problema mencionado pela estudante e que não justifica o aumento da tarifa é estrutura dos ônibus que fazem a linha Teresina-União. Segundo Sanny, são carros sucateados que não dão o mínimo de segurança aos passageiros.

Com relação ao protesto, os manifestantes pretendem manter a rodovia interditada durante boa parte da manhã até que representantes dos órgãos públicos competentes se pronunciem para negociar com a população unionense. A intenção dos moradores é conseguir a redução da passagem para o valor que vigorava até a semana passada.

O Portal O Dia entrou em contato com a Secretaria Estadual de Trânsito (Setrans) e a assessoria do órgão informou que irá se pronunciar por meio de nota.

ATUALIZAÇÃO:

Em nota, a Secretaria Estadual de Trânsito (Setrans) afirmou que os reajustes são realizados com base nos parâmetros da ANTT.


Veja na íntegra:

Com relação às manifestações ocorridas devido ao reajuste no valor da tarifa do transporte intermunicipal Teresina/União, a Secretaria de Estado dos Transportes do Piauí (Setrans-PI) esclarece que:

Nos anos de 2013 e 2014, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) concedeu reajuste acumulado de 11,7%, sendo que, no Piauí, o mesmo percentual só foi concedido em 2015.

Com relação ao reajuste de 2015, a ANTT concedeu aumento de 7,7%, o qual não foi repassado aos usuários do sistema, até então. 

Já nos anos seguintes (2016-2017), a ANTT concedeu reajuste acumulado de 10,489%, sendo que no mesmo período o Governo do Estado concedeu reajuste de apenas 9,042%. 

A Setrans-PI ratifica que o atual reajuste (7,7%) é referente ao ano de 2015, que só agora, três anos depois, está sendo repassado pelo Governo.

A Setrans reitera, ainda, que os reajustes são realizados com base nos parâmetros da ANTT, que estabelece indicadores para a regulação do transporte interestadual, com base em dados socioeconômicos. Esses índices são utilizados como referência pela Setrans-PI para que sejam estabelecidos os valores tarifários em nível estadual.

02 de fevereiro de 2018

Centro de Atenção Psicossocial é referência para todo o Estado

Trabalho realizado pelos profissionais do CAPS é referência em todo o Piauí

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de União (55 km de Teresina) foi o primeiro do Estado, sendo fundado no ano de 2004 na gestão do ex-prefeito Gervásio Filho. Naquela época, o projeto pioneiro foi desenvolvido e prestou atendimento a muitas pessoas e oferecendo atividades terapêuticas em grupo, ou de forma individual.

Atualmente o CAPS de União, presta atendimento para mais de 2 mil pessoas, conta com equipe multiprofissional constituída por uma médica psiquiatra, uma enfermeira, uma terapeuta ocupacional, uma técnica de enfermagem, uma assistente social e uma psicóloga, além dos profissionais de apoio.

O Centro conta com total apoio da Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Saúde que custeia boa parte dos gastos deste dispositivo, já ultrapassando a contrapartida do Governo Federal. Hoje com um atendimento diferenciado, com o trabalho de profissionais comprometidos e com foco nos resultados, o CAPS de União volta ser referência entre os demais.

Coordenadora Thaís de Andrade e usuários representando União em viagem

Antes as atividades desenvolvidas do CAPS limitavam-se apenas a dispensação de alguns medicamentos, triagens e atendimentos psicológicos, com profissionais de nível superior apenas no turno manhã. Ademais, o CAPS encontrava-se com pendências na Gestão Estadual no que diz respeito ao envio da produção RAAS, BPA C, BPA I que por 05 meses não foi alimentado o sistema. Ao assumir a nova gestão foi normalizado o atendimento passando a funcionar manhã e tarde, com aumento da carga horária dos profissionais e houve um reajuste salarial.

Hoje quem é atendido no local conta com um leque de atividades terapêuticas, nas quais se destacam: Acolhimento inicial; atendimento individual; atendimento em grupo; atendimento familiar; atividades comunitárias; assembleias com os usuários e familiares para fortalecimento do controle social; dispensação de medicamentos; atividades de suporte social; articulação com a rede; visitas domiciliares; busca ativa; celebração das datas comemorativas; capacitação; ações de Matriciamento em saúde mental com atenção básica.

Atividades em grupo e individuais são realizadas com usuários

A coordenadora Thaís de Andrade destaca que o trabalho tem trazido bons resultados. “Nosso trabalho tem como principal objetivo fortalecer a autonomia e empoderamento dos usuários para que possam produzir novos processos de vida dentro de suas possibilidades, além de evitar a internação psiquiátrica. Todavia, havendo priorização das pessoas com transtornos mentais mais severos e persistentes”.

A coordenadora destaca também que apesar dos resultados positivos, a busca por mais avanços é constante. “Ainda temos muito que avançar especialmente ao que tange estratégias de reabilitação psicossocial, que considero um dos grandes entraves da Política Nacional de Saúde Mental. Reconhecemos que o caminho na atenção psicossocial é longo e árduo, que necessitamos de constantes investimentos para o fortalecimento da Política pública municipal de saúde mental, principalmente, para ofertar um cuidado de qualidade condizente com os princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira”, afirma.

Secretária de Saúde, Dra. Anne Costa, o prefeito Dr. Paulo Henrique e a coordenadora do CAPS, Thaís de Andrade

  Para Luzia Gomes, usuária do CAPS há 08 anos, a assistência dada aos usuários melhorou significativamente. “Nesta gestão a assistência para nós usuários melhorou bastante, agora somos bem cuidados e tratados por todos da equipe, todos nos respeitam, temos mais aproximação com o grupo; o nosso almoço e lanche é melhor e mais saudável; não faltam mais nossos medicamentos. Estou gostando do trabalho, hoje me sinto melhor, não tenho mais crises e consigo trabalhar normalmente”, finaliza.

Dra. Anne Costa, secretaria de Saúde do município, destaca que a saúde mental tem sido uma das prioridades nesta gestão. “Temos nos esforçado para garantir os direitos das pessoas com transtornos mentais conforme preconiza as diretrizes da RAPS. No primeiro ano de gestão reorganizamos o processo de trabalho do CAPS para oferecer aos usuários uma assistência digna, medicações, terapias e outras atividades tudo que qualquer ser humano tem o direito e a gestão tem o dever de dar", destacou.

QUALIFICAÇÃO

A coordenadora Thaís de Andrade informou ainda que durante o ano de 2017, foram realizados processos formativos/capacitação para os profissionais do CAPS e demais profissionais da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, tais como: Médicos, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem das Unidades Básicas de Saúde e do Hospital Geral; Agentes Comunitários de saúde; Cuidadores do Serviço Residencial Terapêutico, além dos profissionais do NASF.

Essas capacitações visam reorganizar e melhorar o processo de trabalho da rede e em rede no que tange ao atendimento as pessoas com transtornos mentais através do Matriciamento em Saúde Mental com Atenção Básica, que atualmente acontece na Zona Rural. Vale ressaltar que tanto os profissionais quanto os usuários do CAPS também participaram de capacitações e cursos em Teresina, além dos eventos realizados em outros municípios.

Confira mais imagens

Saúde realiza encontro de gestores e planeja avanços para 2018

Saúde realiza encontro de gestores e planeja avanços para 2018

A Saúde de União registrou importantes avanços em 2017 e pretende avançar muito mais neste ano de 2018. Pensando nisto, a secretária municipal, Dra. Anne Costa, realizou recentemente o primeiro encontro com os coordenadores, diretores e gerentes de cada área específica da gestão em Saúde do município. 

A reunião teve o objetivo de ratificar os relatórios do ano de 2017 e planejar mudanças e avanços para 2018. Na oportunidade, a secretária realizou a apresentação da Dra. Margarete Pimentel, especialista em gestão pública municipal para a Saúde, da APPM.

Durante a reunião, Dra Margarete falou da metodologia de trabalho que realizada junto à equipe. “Estou aqui para ajudar a secretária e toda a equipe a desenvolver projetos e ações, orientar a equipe utilizando nossos instrumentos de gestão. Fizemos um diagnóstico de como era feita a Saúde antes e posso dizer que os avanços foram muitos e este ano avançaremos muito mais, com novos projetos e um melhor atendimento aos usuários”, explicou.

Para a secretária, Dra. Anne Costa, a reunião foi bastante proveitosa. “Foi um encontro onde pudemos explanar sobre os relatórios de 2017, ver onde erramos, onde acertamos e planejar ações para que neste ano possamos avançar ainda mais. Agora vamos trabalhar de forma a atingir as metas que queremos para que a população possa ter a cada dia uma atenção a saúde  ainda melhor", destacou.

01 de fevereiro de 2018

Prefeitura conta com nova estrutura para limpeza pública

Novos veículos de coleta, fardamento adequado e mais melhorias nos serviços

A limpeza pública municipal de União agora conta com uma nova estrutura e mais reforço. A manhã desta quinta-feira (01) foi marcada com a chegada de dois veículos novos, próprios para a coleta do lixo urbano e ainda a distribuição de fardamento adequado aos garis e profissionais que fazem a limpeza das ruas. Os trabalhos são coordenados diariamente pela Secretaria Municipal de Obras.

No início desta manhã os garis receberam orientações de como utilizar os novos caminhões. De acordo com o secretário Cícero Cunha, as rotas da coleta serão as mesmas. “As rotas não mudaram, são as mesmas! Só que agora vai ser bem melhor, com esses dois novos caminhões e equipamentos adequados a coleta vai melhorar bastante”, informou.

Para o prefeito, Dr. Paulo Henrique, a estruturação do sistema de coleta oferece melhorias na qualidade do serviço de limpeza. “É de grande importância trabalhar para que a cidade conte com uma limpeza adequada e temos feito isso, através da equipe da Secretaria de Obras. Hoje recebemos esta nova estrutura que representa mais uma conquista para a gestão e especialmente para a população unionense”, destacou.

Os trabalhadores elogiaram a iniciativa da prefeitura em oferecer condições adequadas de trabalho. “Ficou bem melhor, pois com uniformes adequados a gente trabalha com mais proteção e fica inclusive mais visível aos motoqueiros e carros que passam pela rua enquanto estamos realizando nosso trabalho”, disse Horley, da equipe de limpeza das ruas.

NOVAS MÁQUINAS

O secretário informou ainda que está sendo aguardada a chegada de outro caminhão próprio para recolher o lixo mais pesado e mais groso, como por exemplo, restos de material de construção e o lixo das capinas que são realizadas. 

31 de janeiro de 2018

CAPS realiza atividades em alusão à campanha Janeiro Branco

Encerramento aconteceu nesta terça (30), com roda de conversa e outras atividades

O Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, de União, realizou durante todo o mês de janeiro atividades em alusão à campanha Janeiro Branco. O encerramento das atividades ocorreu na manhã desta terça-feira (30). A Campanha tem o objetivo de mobilizar a sociedade em favor da Saúde Mental, criando uma 'cultura de saúde mental'. O evento teve apoio da Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante o evento de encerramento foi realizada uma roda de conversa com psicóloga Iana Ribeiro, que explanou sobre os cuidados com a mente. O encontro teve ainda a participação de professores voluntários vindos da Colômbia, que fizeram uma atividade de integração, “Unindo Laços”, com o objetivo de gerar processos introspectivos para melhorar a autoconfiança e autoestima, além de fortalecer os vínculos entre o grupo.

“Janeiro Branco é uma campanha que convida as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos. É uma campanha de promoção à Saúde Mental e para nós é de grande satisfação poder realizar um momento como este”, disse a coordenadora do CAPS, Thaís de Andrade.

Em seguida, a secretária de Saúde, Dra. Anne Costa, recebeu os professores colombianos na Secretaria Municipal de Saúde e na oportunidade conversaram sobre a campanha.

25 de janeiro de 2018

Confira a programação para o Carnaval 2018 em União

Lily Araújo, Léo Cahorrão, Trybahianos, Erick Paizão e outras atrações estão na lista

Após reunião com membros da Comissão do Carnaval 2018, a Prefeitura Municipal de União divulga a programação oficial para o período carnavalesco, que acontece entre os dias 10 e 13 de fevereiro deste ano. Atrações locais e nomes como: Trybahianos, Léo Cachorrão, Lili Araújo, Erik Paizão, A Onda e outros fazem parte da lista.

Serão quatro dias de muita festa, alegria e segurança, onde a Avenida Filinto Rêgo será palco da realização deste grande evento, contando com ampla estrutura de palco, sonorização, iluminação e segurança. “Foi tudo programado com muito carinho e pensado para o conforto dos nossos foliões e também dos visitantes que sempre optam por passarem o carnaval aqui em União”, disse o prefeito, Dr. Paulo Henrique.

Este ano o Carnaval está sendo realizado pela prefeitura de União, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura (SECULT), com apoio do deputado estadual Georgiano Neto (PSD) e sob a organização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

PROGRAMAÇÃO

10.02 – Sábado – A partir das 20h

UNNY CITY

TRYBAHIANOS

ERICK PAIZÃO

11.02 – Domingo – A partir das 20h

FORRÓ DE FARRA

LÉO CACHORRÃO

LILY ARAÚJO

12.02 – Segunda-feira – A partir das 20h

FRAGLANTES DO FORRÓ

DEL DUKARÁ

HALLAN CASTRO E A ONDA

13.02 – Terça-feira – A partir das 20h

CHIKINHO DO FORRÓ

JOHNNY FRED

ARRASTAMASSA

Em reunião, Termo de Ajuste de Conduta sobre o Carnaval é firmado

Promotoria fez recomendações para garantir a paz e a tranquilidade no período carnavalesco

Na manhã desta quinta-feira (25), realizou-se na sede da Promotoria de Justiça em União a audiência para ajuste de conduta sobre a realização do Carnaval 2018. Na oportunidade, participaram do encontro a Promotora de Justiça, Gianny Vieira; o prefeito, Dr. Paulo Henrique; a secretária de Cultura e Turismo, Patrícia Costa; o capitão da Polícia Militar, Miguel Luz; o procurador do município, Dr. Pedro Costa; o controlador do município; Marcos Brito; o secretário de Desenvolvimento, Cleanto Silva; alguns comerciantes e proprietários de paredões de som.

A reunião tratou especificamente das recomendações do Ministério Público sobre o período carnavalesco na cidade. Na ocasião, a promotora definiu junto com os participantes as normas e condutas que devem ser adotadas. “Foi uma reunião bastante proveitosa, discutimos assuntos importantes e estaremos sempre em parceria com a Justiça, com a sociedade para que o nosso Carnaval seja tranquilo e de muita alegria”, disse o prefeito, Dr. Paulo Henrique.

PAREDÕES DE SOM

De acordo com a TAC, somente paredões de som devidamente cadastrados e autorizados pela Prefeitura Municipal de União poderão se posicionar para funcionamento durante o carnaval. O horário de funcionamento dos mesmos é de 21h até às 03h da madrugada, sem possibilidade de extensão ou prorrogação deste horário (sob pena de apreensão do paredão e condução do proprietário ou responsável até a Delegacia de Polícia). O local definido para posicionamento dos paredões é a Praça Gervásio Costa (Praça do Ginásio).

OUTROS DETALHES

A TAC definiu ainda outros detalhes importantes para garantir a tranquilidade e a segurança neste carnaval. Ficou proibida a venda de bebidas em garrafa vidro por estabelecimentos e vendedores ambulantes. Decidiu-se que haverá fiscalização de trânsito, realizada pelas polícias Militar e Civil.

Decidiu-se ainda, que a Prefeitura Municipal se responsabilizará pela limpeza dos arredores do corredor da folia e disponibilizará banheiros públicos químicos. Sobre as barracas, os proprietários devem arcar com o recolhimento das taxas para o uso do espaço na forma legal, prevista no Código Tributário Municipal.

VEJA O TERMO DE AJUSTE DE CONDUTA (TAC)