• COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI 2019 - 2020
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias União

27 de novembro de 2019

União se destaca na Educação e alcança 4.1 no IOEB

União se destaca na Educação e alcança 4.1 no IOEB

Resultado positivo reflete o trabalho que vem sendo feito na educação local

A Educação do município de União segue avançando. Desta vez, alcançando um bom índice do IOEB - Índice de Oportunidades da Educação Brasileira. União se destaca entre os municípios com pontuação de 4.1, sendo que a média nacional é de 4.7.

O IOEB é um índice único para cada território, seja município, estado ou Distrito Federal e que engloba toda a educação básica – da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local -, bem como todos os moradores locais em idade escolar, e não apenas os que estão efetivamente na escola.

É formado a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, comemorou o avanço. “É fruto de muito esforço e empenho de toda a equipe que faz a nossa Educação. Todos os servidores envolvidos estão de parabéns e nós, como gestão, continuaremos apoiando e incentivando”, disse.

O secretário, Marcone Martins, também falou sobre o bom desempenho de União no IOEB. “Essa pontuação mostra que estamos no caminho certo! Quando a educação avança, crescem as oportunidades e é isso que queremos... Uma educação que possa gerar os melhores frutos”, destacou.

26 de novembro de 2019

Professores de União participam de ciclo de formação sobre a BNCC

Professores de União participam de ciclo de formação sobre a BNCC

Formação sobre a Base Nacional Comum Curricular aconteceu nas zonas urbana e rural

Nesta terça-feira (26) a Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou mais um ciclo de formação, desta vez com professores da rede municipal de ensino. Outro ciclo já havia sido realizado no dia 14 de novembro com outros servidores da Educação.

A formação levou aos profissionais mais conhecimentos sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

O ciclo de formações aconteceu em escolas da zona urbana e rural do município, entre elas: Creche Tio Carlos, U. E. Maria de Lourdes Craveiro, U. E. Clívia Boa Vista, U. E. José Ricardo (Divinópolis) e U. E. Antonio Medeiros (David Caldas).

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, parabenizou os profissionais da educação que participam das formações. “A nossa Educação hoje é um exemplo para muitas outras cidades e isso é uma conquista nossa, dos professores, diretores e de toda a população. Esta formação vai trazer mais conhecimento e ampliar a capacidade de cada um desses profissionais. Nossa Educação segue de parabéns!”, disse.

O secretário de Educação, Marcone Martins, destacou a importância da formação. “É mais uma oportunidade de qualificação para os nossos profissionais. A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Queremos que União siga avançando na qualidade do ensino e este é o caminho”, disse.

22 de novembro de 2019

05 de novembro de 2019

25 de outubro de 2019

15 de outubro de 2019

04 de outubro de 2019

Gestão promove curso de salgados para mulheres atendidas pelo Bolsa Família

Gestão promove curso de salgados para mulheres atendidas pelo Bolsa Família

Encerramento do curso foi realizado nesta sexta-feira (04)

Ao total, 15 pessoas que são atendidas pelo programa Bolsa Família no município foram beneficiadas com o curso de Salgados, ofertado pela gestão municipal, por meio das secretarias municipais de Ação Social e Cidadania (SEMASC) e Desenvolvimento, em parceria com o SENAC. A professora Alice Carvalho ministrou as aulas do curso.

O encerramento foi realizado nesta sexta-feira (04), com a entrega de certificados para todos as participantes. O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, marcou presença e parabenizou a todos. “Mais uma turma que sai daqui pronta para exercer essa nova profissão e gerar mais renda para o sustento da família. É mais conhecimento e é mais aprendizado. Parabenizo a toda a equipe da SEMASC pelo esforço de sempre estar proporcionando essas oportunidades, que fazem a diferença na vida das pessoas”, citou o gestor.

O curso oferece uma oportunidade de geração de emprego e renda e o conhecimento específico para uma nova profissão. “É gratificante poder colaborar com estas pessoas, através do curso, que vai dar a elas uma nova oportunidade e mais conhecimento. A SEMASC vem buscando parcerias para ofertar mais cursos para a população unionense, especialmente as pessoas mais carentes e mais necessitadas”, citou a secretária, Martina Cavalcante.

O secretário de Desenvolvimento, França, também parabenizou as participantes. “É mais uma turma de futuras empreendedoras que sai daqui. Com este curso elas podem garantir um futuro melhor para si e para as suas famílias. Estamos felizes com os resultados e já buscando novas parcerias para novos cursos”, disse.


Professores de União recebem formação para aplicação de avaliação do SAEB

Professores de União recebem formação para aplicação de avaliação do SAEB

O Saeb é a maior e mais antiga ferramenta utilizada para avaliar a qualidade da educação básica

Gestores, secretários de Educação e professores de todo o Brasil são os responsáveis por dar o pontapé inicial no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019. O Saeb é a maior e mais antiga ferramenta utilizada para avaliar a qualidade da educação básica brasileira.

Em União, os professores estão passando pela formação para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que tem como objetivo avaliar a qualidade da educação praticada no país.Com o Saeb é possível fazer um retrato da educação básica nacional.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique falou sobre os avanços da Educação unionense. “Temos um grande compromisso com a nossa Educação e por isso buscamos investir na qualidade do ensino ofertado. Isso reflete nos resultados, que já são perceptíveis pela população. Essa equipe está se preparando para desempenhar um papel importante que é a avaliação do SAEB com os estudantes unionenses”, disse.

O secretário de Educação, Marcone Martins, falou da importância da formação e da avaliação. “Nossa equipe está empenhada em alavancar os resultados da nossa educação aqui no município e sabemos que isso colabora diretamente com a educação do nosso país. Então esta formação é importante para os professores, diretores e também aos estudantes”, disse.

Os testes direcionados aos alunos começarão a ser aplicados nas escolas, no dia 21 de outubro. As avaliações de português e matemática serão para todos os estudantes de 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. Para preservar a comparabilidade e a série histórica do Saeb, o conteúdo será baseado na matriz vigente.

27 de setembro de 2019

Gestão municipal realiza I Simpósio de Saúde Mental

Gestão municipal realiza I Simpósio de Saúde Mental

Evento é parte da programação da campanha Setembro Amarelo

A gestão municipal de União realizou na manhã desta quinta-feira (26) o I Simpósio de Saúde Mental. O evento, realizado no auditório do Centro Cultural de União, reuniu usuários do Centro de Atenção Psicossocial de União (CAPS), servidores municipais e a população em geral.

O Simpósio teve o objetivo de levar mais informações a cerca de temas relacionados à saúde mental, mitos e verdades sobre suicídio e maneiras de prevenção. Na oportunidade, os participantes presenciaram palestras ministradas pelos médicos: Dra. Dayse Castro (psiquiatra do Nasf), Dr. Matheus Gregório (psiquiatra do CAPS), Dr. Vinicius Santos (psiquiatra convidado) e Dra. Thayrine Pimentel (psicóloga e diretora do HMU).

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, marcou presença e falou da importância da campanha que vem sendo realizada em União. “O Setembro Amarelo está dando a oportunidade de refletirmos sobre diversos temas, em especial à Saúde Mental. É de grande importância todas as iniciativas que estão sendo feitas e não posso deixar de destacar o grande trabalho da Saúde e do CAPS”, disse.

A coordenadora do CAPS, Hildegarda Oliveira, também citou as ações da campanha. “É um mês voltado para essa conscientização da população sobre a prevenção ao suicídio. Estamos realizando essa campanha com o objetivo de levar conhecimento, de fazer o alerta e principalmente incentivar as pessoas que estejam passando por algum momento delicado a procurarem ajuda”, disse.

25 de setembro de 2019