• Jovens escritores 2018
  • Patrimônio 30/04
  • banner marcas
  • Marcas Inesquecíveis 2018 26/03

Notícias União

26 de março de 2018

Prefeitura renova parceria com a APAE de União

Em solenidade, Dr. Paulo Henrique garantiu que a parceria está mantida durante toda sua gestão

Aconteceu na manhã deste sábado (24), a renovação do contrato de parceria entre a Prefeitura Municipal de União e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, de União.

A parceria possibilita vários benefícios à entidade e aos que são atendidos por ela. Um dos termos previstos na parceria é que a prefeitura continue cedendo profissionais da gestão para prestarem serviços na APAE.

Na oportunidade o prefeito, Dr. Paulo Henrique, falou aos presentes na solenidade. "Para nós é uma grande satisfação poder contribuir com o trabalho da APAE, sabemos que é um trabalho sério e de comprometimento. O convênio, por lei, só pode ser feito por um ano. Mas fizemos a parceria no ano passado, renovamos agora para 2018 e já garantimos para a direção que a parceria está garantida todos os anos de nossa gestão", destacou.

Na oportunidade foi realizado ainda o descerramento da placa de inauguração da climatização das salas. Todos os alunos da APAE agora estudam em salas com ar-condicionados.

Além do prefeito, Dr. Paulo Henrique, também participaram da solenidade o secretário de Educação, Marcone Martins; o presidente da APAE, Francisco das Chagas Nery; o representante da diretoria dos sócios da APAE, José Raimundo Soares; a representante dos professores, Erilene Silva; o representante dos pais dos alunos da APAE, Edileusa Rodrigues e a comunidade em geral.

23 de março de 2018

Escola da zona rural tem estrutura reformada para receber estudantes

Escola atenderá vários estudantes da região com processo de nucleação

A escola Liberalindo Alves Fernandes, na localidade Concórdia, foi reformada e já recebendo alunos através do processo de nucleação. Antes a unidade escolar estava com infiltrações, problemas elétricos e falta de água. Após a reforma e reparos feitos pela Prefeitura Municipal, a escola está em situação completamente diferente, com estrutura reforçada, telhado recuperado, água, energia e banheiro normalizados.

Com o processo de nucleação, a escola vai atender vários estudantes da região. Na manhã desta quinta-feira (22), o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique e o secretário de Obras, Cícero Cunha, foram até o local ver de perto as instalações e conversar com funcionários que trabalham por lá.

"Tínhamos escolas onde em uma turma agregava alunos do maternal ao quinto ano. Agora, foi dividido e se antes o professor passava conteúdo para seis níveis diferente, agora está passando para dois ou três no máximo. Isso vai provocar uma melhoria na qualidade do ensino oferecido aos nossos alunos, através da nucleação", disse o prefeito. Dr. Paulo Henrique.

O professor Raimundo, que trabalha na escola, explicou ao gestor como vai funcionar com a nucleação. “Com esta melhoria o ensino infantil aqui ficará somente em uma sala e o ensino fundamental ficará separado, o que era a maior prioridade. Pela manhã teremos uma turma de 1º, 2º e 3º ano e 4º e 5º ano na parte da tarde. Com isso se ganha na qualidade”, disse.

Para o gestor a melhoria na qualidade do ensino é um dos focos da gestão. “Fizemos uma análise dos índices da nossa educação e sabemos que é preciso evoluir. É preciso agir para garantir o futuro dos jovens e crianças do nosso município através da educação”, pontua o gestor.

22 de março de 2018

Saúde inicia a campanha "Em União, Dengue não!"

Mutirões estão sendo realizados nas zonas urbana e rural do município

A campanha ‘Em União, dengue não’ já começou a percorrer bairros e localidades rurais do município. Os mutirões estão sendo realizados pela Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Saúde e iniciaram no dia 20 deste mês, e se ocorrerá até o dia 26 de abril do corrente ano.

Começando sempre às 07:30h da manhã, as equipes percorrerão casas, levando informações e orientações além de realizarem a distribuição de hipoclorito de sódio, repelentes e identificação e coleta de lixo nas residências e em pontos onde o mosquito possa se reproduzir. A campanha também classifica os pontos de acordo com o risco.

Para a secretária de Saúde, Dra. Anne Costa, a campanha é a melhor forma de conscientizar a população sobre os riscos da dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. “É através destas ações que estamos levando informação e conscientização para a população unionense. Seja na zona urbana ou zona rural, os cuidados são necessários para evitar o surgimento de focos do mosquito. Temos certeza que será uma contribuição positiva a  implantação desse projeto ‘Em União, dengue não!’ e o município estará livre do mosquito, com a ajuda de toda população”, destacou.

O primeiro mutirão está sendo realizado na manhã desta quinta-feira (22), no Bairro Nossa Senhora das Graças.

CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

22 de março – Nossa Senhora das Graças

26 de março – São Sebastião

27 de março – Bairro Cruzeiro

02 de abril – Vila Nova Conquista I

03 de abril – Vila / São Pedro

04 de abril – Vila Conquista II

05 de abril – David Caldas

10 de abril – Buriti Alegre

12 de abril – Mussum

17 de abril – Cajueiro

18 de abril – Novo Nilo II

19 de abril – Baixa Grande

24 de abril – São João

01 de maio – Divinópolis

03 de maio – Beira Rio

21 de março de 2018

Ônibus Lilás leva informações e serviços para população de União

Evento sobre os direitos da mulher foi realizado ontem, no Sindicato dos Trabalhadores

União recebeu na manhã desta terça-feira (20) o Ônibus Lilás (unidade móvel que traz informações sobre os direitos das mulheres e presta serviços para a comunidade). O veículo fez parte de evento realizado pela Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) e em parceria com a Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres.

O evento contou atendimentos diversos às mulheres, com assistentes sociais e psicólogos. Contou ainda com a presença do prefeito, Dr. Paulo Henrique; da vereadora, Eliane Cosa; do secretário de Desenvolvimento, Cleanto Silva; representantes da Secretaria de Estado da Assistência Social (SASC); servidores municipais, estudantes e também da comunidade em geral.

Durante o evento, que aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, servidores e a comunidade em geral participaram de palestra com a coordenadora da Casa do Abrigo, Ana Cleide. Na oportunidade ela orientou sobre os caminhos para que a mulher possa se proteger através das leis brasileiras e reforçou sobre o respeito que a sociedade deve ter com as mulheres.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, marcou presença no evento e falou aos participantes. “Entendemos que hoje a mulher exerce um papel de grande valor e importância na sociedade. Cabe a todos nos reconhecermos e valorizarmos a atuação das mulheres em todos os ambientes. Este evento vem para reforçar, repassar informações e conscientizar as mulheres unionenses. Estamos sempre à disposição e de portas abertas para apoiar iniciativas como esta”, disse o gestor.

19 de março de 2018

16 de março de 2018

Um dos assaltantes que baleou cabeleiro é preso pela Polícia de União

Após perseguição, o acusado foi presos pela PM e Polícia Civil

Após investigação do assalto ocorrida nessa quarta-feira (15), que deixou proprietário de salão de beleza baleado com dois tiros. Policiais de União prenderam um dos acusados identificados por Júlio de 19 anos de idade. De acorda com a polícia, o acusado teria confessado a participação, mas negou ter feito os disparos e disse ainda que a arma que usada no assalto ficou com seu comparsa.

A prisão aconteceu na zona rural de Lagoa Alegre, conhecido por Pau Chapada, no meio desta tarde, após vários policias Militares e Civil seguirem paredeiro de um dos acusados. Na chegada ao 20º DP muitos pessoas aplaudiram o trabalho dos policias. O delegado falou aos presentes que esse será um amigo para o resto da vida, referindo-se ao Capitão Luz. 

O assalto com o cabeleireiro Bruno Fernandes aconteceu em seu salão, localizado na Rua Ayrton Senna, no bairro São Judas, por volta das 11:40 h da manhã desta quinta-feira,(15). Bruno foi socorrido para o Hospital local, onde recebeu os primeiros socorros e transferido para Teresina consciente acompanhado por uma mèdica e uma enfermeira.

No início da noite, Bruno foi operado para retirada de duas balas, que atigiram próximo ao pescoço e outra nas costa, uma das balas atingiu o pulmão. Pela manhã desta sexta-feira (16) conversei com a esposa dele que relatou está melhor, já se alimentou e conversou, e deve receber alta até segunda-feira, (19). 

Prefeito e secretária participam de encontro de gestores em Teresina

Evento teve o objetivo de tratar sobre o Cofinanciamento do Governo para ações sociais nos municípios

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique e a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Martina Cavalcante, participaram nesta quinta-feira (15) do Encontro de Gestores Municipais com o lançamento do Cofinanciamento Estadual de Assistência Social e o Projeto SASC Integração. A solenidade foi realizada no Cardinalle Buffet, em Teresna.

O evento contou com a presença do secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Zé Santana; do secretário de Estado de Governo, Merlong Solano, além da presença de representantes dos Governos do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco e de prefeitos e secretários municipais de Assistência Social.

A parceria entre o Governo e os municípios visa a efetivação do cofinanciamento estadual e a firmação de compromissos e responsabilidades. Nesse ano serão cofinanciados o Serviço de Proteção e Atendimento a Família e Indivíduos (PAIF), o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (PAEFI), e os Serviços Regionalizados de Proteção Social Especial, de média e alta complexidade.

A secretária Martina Cavalcante acredita que esta parceria vai possibilitar mais resultados ao trabalho feito pela SEMASC. “Além de recursos que recebemos do Governo Federal agora poderemos contar com recursos do Estado o que é muito positivo. É uma ótima notícia para todos nós, é um marco na Ação Social do Estado e é a chegada de mais investimentos. Com isso o município vai receber mais recursos e poderemos, com eles, ampliar as atividades e alcançar mais pessoas com este trabalho que já estamos realizando”, explica.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, também elogiou a iniciativa do Governo. “É uma boa notícia para todos nós. A assistência social dos municípios carece de mais investimentos e em União não tem sido diferente. Com o cofinanciamento muitas famílias serão beneficiadas e o nosso trabalho com a ação social será mais fortalecido. União só tem a ganhar!”, destaca.

SASC INTEGRAÇÃO

Na oportunidade, foi lançado o “SASC INTEGRAÇÃO”, uma plataforma tecnológica que trará uma transformação na gestão social e na cidadania. Com a nova ferramenta será possível a criação do Cadastro Social Integrado, prontuário eletrônico de cada família cadastrada, além do monitoramento das políticas públicas nos níveis federal, estadual e municipal.

15 de março de 2018

EM UNIÃO, DENGUE NÃO! Campanha de combate ao Aedes Aegypti é lançada

Solenidade foi realizada no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Realizou-se na manhã desta quarta-feira (14), o lançamento da campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti (mosquito da dengue), em União. O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e contou com a presença de autoridades do município, de profissionais da Saúde e da comunidade unionense.

Na oportunidade a gestão em Saúde apresentou aos agentes de endemias como serão feitos os trabalhos durante a campanha, que buscará unir profissionais e população na luta contra a dengue. Uma das atividades inseridas no projeto é o mutirão, que já tem cronograma abrangendo a zona urbana e povoados da zona rural.

A especialista em Controle e Gestão Municipal, Margareth Pimentel, participou do evento e falou aos participantes. “Realizamos aqui o lançamento da campanha contra a dengue e apresentamos o projeto “Em União, dengue não!”. O grande foco deste projeto é a classificação de risco dos imóveis, com isso estaremos classificando os imóveis com selos (vermelho, amarelo e verde), de acordo com o risco de dengue encontrado ali durante as visitas”, explicou.

Margareth explicou ainda sobre as parcerias dentro do projeto. “O trabalho será desenvolvido durante todo o ano de 2018. Vamos começar com o mutirão de limpeza e orientação aos proprietários dos imóveis. Com isso envolveremos servidores e a população em geral. Em outro momento estaremos realizando parcerias e campanhas dentro das escolas, com foco no combate ao mosquito”, disse.

A secretária municipal de Saúde, Dra. Anne Costa, comenta sobre a expectativa do projeto. “Estamos trabalhando com força total para que este projeto contra a dengue seja realizado com sucesso em todo o município. É uma campanha forte, bem trabalhada e que certamente irá conscientizar a população sobre a prevenção e os cuidados para evitarmos a proliferação dos focos do mosquito. A Saúde estará firme nas parcerias dentro do projeto”, destaca.

MUTIRÕES

De acordo com o cronograma de mutirões lançado pela Secretaria Municipal de Saúde, a campanha terá início no dia 20 deste mês, pelo Bairro Nossa Senhora das Graças e em seguida percorrerá vários bairros e localidades rurais. O último mutirão acontecerá no dia 26 de abril, na localidade Divinópolis.

13 de março de 2018

Em Brasília, prefeito assina adesão ao Programa Internet Para Todos

Evento contou com a presença de gestores, parlamentares e do Ministro Gilberto Kassab

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, assinou nesta segunda-feira (12) o termo de adesão ao programa "Internet para Todos", do governo federal. O gestor esteve acompanhado pelo deputado estadual Georgiano Neto (PSD). O evento foi realizado às 14h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, com a presença de centenas de prefeitos e parlamentares de todo o país e também do presidente Michel Temer. O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD), também esteve presente.

Gilberto Kassab veio ao Piauí para apresentar o programa. O Internet para Todos pretende levar conectividade às localidades que ainda não têm acesso à banda larga. A internet será fornecida pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado ao espaço em maio de 2017.

O termo de adesão define a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios. Para isso, cada prefeitura indica as localidades que vão receber as antenas para a distribuição do sinal de internet. Além de garantir a segurança da área, a prefeitura também vai arcar com as despesas de energia elétrica que esses equipamentos consumirem. Os municípios beneficiados nesta primeira fase vão começar a receber as antenas em maio.

Para o prefeito, Dr. Paulo Henrique, o programa é de extrema importância para os municípios brasileiros. “É mais um avanço tecnológico que possibilitará melhores condições aos municípios contemplados. A nossa cidade recebeu esta feliz notícia ainda no início do ano de 2017 e agora estamos assinando a adesão para que seja instalada o mais breve. Isso possibilitará uma internet de qualidade onde não se tem; também em pontos estratégicos e facilitará bastante os nossos trabalhos”, disse.

Agricultores serão beneficiados com moradias mais dignas pelo PNHR

Programa vai beneficiar diretamente 300 famílias unionenses

A Prefeitura Municipal de União, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMASC) realizou atendimentos do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que acontece em três regiões do município. Em maio de 2017 foi realizado o cadastramento de 300 famílias entre os polos de: Novo Nilo, David Caldas e Divinópolis.

Em União, o projeto foi aprovado recentemente e os beneficiários que tiveram o terreno mapeado estão sendo atendidos pela equipe da SEMASC que se deslocou até as comunidades para a realização dos próximos procedimentos referentes ao programa.

O PNHR foi criado através da Lei 11.977/2009 e com a finalidade de possibilitar ao agricultor familiar, trabalhador rural e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna no campo, seja construindo uma nova casa ou reformando/ampliando/concluindo uma já existente.​

A secretária Martina Costa falou sobre a importância do programa. “É um programa que beneficia o homem e a mulher do campo, essas pessoas guerreiras, com uma moradia mais digna e com mais estrutura. Nossa gestão está satisfeita em poder contribuir com mais este projeto que vai beneficiar 300 famílias em nosso município”, destacou.

Atendimentos

Os atendimentos foram realizados nos polos de Divinópolis e David Caldas na última quinta-feira (08). Em Divinópolis, na creche, por volta de 12hs e em David Caldas, na Escola Celso Lemos, no turno da manhã. Sexta-feira (09) foi a vez da região de Novo Nilo e os atendimentos foram realizados no Posto de Saúde, durante todo o dia.

12 de março de 2018

SEMASC se reúne com pais e responsáveis de crianças e jovens do SCFV

Reuniões foram realizadas no CRAS e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Realizou-se entre os dias 01 e 02 de março encontros com pais e/ou responsáveis pelas crianças e adolescentes atendidos pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Os encontros aconteceram no CRAS II e também no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União, realizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), através dos CRAS.

Durante os encontros as famílias foram orientadas sobre o que é e como funciona os serviços, quais os objetivos e o público alvo do mesmo. As famílias foram informadas também sobre as atividades que serão realizadas ao longo do ano de 2018. Na ocasião, foi realizada uma apresentação sobre as atividades já realizadas no ano de 2017 e a conselheira Jania Sousa fez explanou aos presentes sobre o trabalho do Conselho Tutelar.

A secretária Martina Costa informou sobre os objetivos das reuniões. "Temos muitas novidades para realizar com as crianças, adolescentes e idosos do SCFV em União ao longo do ano de 2018. Teremos várias oficinas para realizar e passeios, além do acompanhamento que é feito pela a equipe técnica. Este encontro promoveu uma proximidade nossa com os pais e responsáveis e a possibilidade de orienta-los sobre o trabalho que é realizado", explicou.

A reunião contou com as presenças da secretária Martina Costa, dos técnicos de referência do SCFV, os psicólogos Denise Araújo e Jaelton Jackson , além da coordenadora do SCFV , Ivonete Macedo e a conselheira tutelar Jania Sousa .O objetivo do encontro foi apresentar aos pais ou responsáveis ,a organização do SCFV .

09 de março de 2018

Ações e atividades de saúde e sociais marcam Dia da Mulher em União

Atividades foram realizadas na Avenida Filinto Rego, próximo ao Mercado Municipal

As mulheres unionenses participaram nesta quinta-feira (08) de um dia inteiro com ações e atividades de saúde e sociais e ainda um aulão de dança realizado na Avenida Filinto Rego, à noite. O projeto foi uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com NASF, Academias de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) e profissionais da cidade.

Pela manhã realizou-se exposição em stands com serviços de orientação sobre a saúde e a prevenção da mulher, qualidade de vida, orientação nutricional, testes rápidos, exames para identificação de diabetes, além de outras informações dentro da Saúde. Teve ainda a realização de serviços de beleza, realizados por profissionais do município que foram parceiros do evento e outras orientações sociais realizadas pela equipe da SEMASC. O segundo momento, já a noite foi o aulão de dança sob coordenação das academias da Saúde.

A secretária de Saúde, Dra. Anne Costa, esteve acompanhando o evento e parabenizou as mulheres. “Hoje o dia é de parabenizar as mulheres do nosso município, dizer que o evento foi feito com bastante carinho, oferecendo gratuitamente serviços de orientação e informações da parte social, serviços de beleza (corte de cabelo e sobrancelha) teve também a equipe do Nasf orientando, os educadores físicos. Tudo feito pensando em homenagear essas guerreiras. Agradeço a todos que estiveram envolvidos neste evento e dizer que nós da Saúde estamos sempre de portas abertas e trabalhando para oferecer um bom atendimento a essas mulher é a toda a população”, destacou.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Martina Costa, também falou às mulheres. “Estou muito feliz em poder contribuir e participar deste evento. Hoje é uma data importante que representa uma luta pelos nossos direitos e igualdade social. Reafirmo o trabalho da gestão em desenvolver trabalhos com as mulheres, através da Saúde, da Ação Social e através do empoderamento da mulher, estaremos desenvolvendo um grande papel e também valorizando seus direitos e conquistas. Deixo um grande abraço a todas as mulheres de União”, frisou.

Para o prefeito, Dr. Paulo Henrique, a valorização das conquistas femininas é de grande importância. “A mulher vem conquistando bastante espaço, elas são exemplo, motivo de orgulho e não poderíamos deixar de homenageá-las neste dia tão especial. Ao longo da história a mulher obteve importantes conquistas que são lembradas neste dia. Deixo meu abraço a todas as mulheres unionenses e aproveito para parabeniza-las”, disse o gestor.

FOTOS: Alejandro Fernandes

06 de março de 2018

Hospital recebe recursos para abertura do centro cirúrgico

Equipamentos foram entregues pela SESAPI, por meio de emendas da senadora Regina Sousa

O Hospital José da Rocha Furtado, em União, recebeu na manhã desta segunda-feira (05), cerca de R$ 210 mil em equipamentos, através do Programa Renova Saúde. Os equipamentos vão possibilitar a abertura do centro cirúrgico do hospital. O benefício é mais uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, por meio de emendas da Senadora Regina Sousa (PT).

A solenidade de entrega contou com as presenças da senadora Regina Sousa, do deputado Georgiano Neto, do prefeito Dr. Paulo Henrique, do vice-prefeito Lauro Nery, do ex-prefeito José Barros; do superintendente de Assistência à Saúde, Alderico Tavares; da secretária municipal de Saúde, Dra. Anne Costa; demais secretários e servidores municipais e ainda a presença dos vereadores: Frankylandy, Alderico Cunha, Eliane Costa, Orcivane Coelho e Manoel Cecílio.

Foram entregues equipamentos como aspirador de secreção elétrico, desfibrilador, foco cirúrgico e mesa cirúrgica. "É uma questão de honra fazer esse centro cirúrgico funcionar até porque esta é minha cidade, minha família vive aqui e um dia quero retornar", declarou a parlamentar, acrescentando que também destinou outras emendas para o município.

Em sua fala o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique agradeceu ao Governo do Estado e a senadora pelo apoio. “Estamos trabalhando muito em parceria com o Governo do Estado, entramos com recursos próprios para resolver o problema da cozinha deste hospital. Estaremos iniciando as cirurgias de cesárea, hérnia apendicite e posteriormente outros tipos de cirurgia. Continuaremos trabalhando pelas pessoas e vamos fazer com que o hospital ofereça cada dia mais um atendimento de qualidade”, destacou o gestor.

OUTROS BENEFÍCIOS

O deputado estadual Georgiano Neto aproveitou a oportunidade para citar os benefícios que está destinando para o município. “Já temos uma emenda de R$ 120 mil reais para aquisição de uma nova ambulância e o deputado Júlio César está destinando recursos para aquisição de uma van para transporte eletivo e outro veículo, modelo pick up para a Saúde”, frisou.

A senadora Regina Sousa também se comprometeu em ajudar o prefeito na liberação dos recursos para a reforma da outra parte do hospital. De acordo com o gestor, o projeto de reforma que prevê R$ 1,5 milhão em recursos já se encontra em Brasília.

02 de março de 2018

Prefeito participa do lançamento do Programa Cartão Reforma no Piauí

Projeto do Governo Federal vai contemplar municípios piauienses

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, esteve participando do lançamento do Programa Cartão Reforma, do Governo Federal. A solenidade de lançamento que contou com a presença do Ministro das Cidades, Alexandre Baldy; do governador Wellington Dias, o presidente da CAIXA, Gilberto Occhi e outras autoridades, aconteceu na sede da Associação Piauiense de Municípios – APPM.

O Programa Cartão Reforma busca melhorar as condições de moradias das famílias de baixa renda por meio da concessão de subsídio para compra de materiais de construção. Nesse sentido, o Programa vai possibilitar a reforma, ampliação ou conclusão das unidades habitacionais. O benefício é totalmente subsidiado, mas cabe ao beneficiário custear apenas a mão de obra, equipamentos e ferramentas necessários para a execução do serviço.

Para o prefeito, Dr. Paulo Henrique, o programa é de grande importância para os municípios piauienses. “É mais um projeto do Governo Federal que visa erradicar o déficit habitacional no país inteiro. Aqui no Piauí sabemos que essa realidade existe e também em União. Estaremos alinhando as parcerias necessárias para que o nosso município também participe deste programa”, destacou.

BENEFICIÁRIOS

Para participar do programa é preciso ter renda familiar bruta de até R$2.811,00; possuir um único imóvel em todo o território nacional; ser proprietário, possuidor ou detentor de imóvel residencial em áreas regularizadas ou passíveis de regularização na forma da lei e residir no imóvel a ser beneficiado. O Ministério das Cidades repassa aos estados e municípios recursos de até 15% do valor concedido aos beneficiários.

26 de fevereiro de 2018

SEMEC realiza formação sobre PNAIC e Programa Escola da Terra

Educadores e articuladores participaram do evento no auditório da UESPI

Realizou-se na última sexta-feira (23) no auditório da UESPI de União uma formação sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e o Programa Escola da Terra. O evento contou com a presença do prefeito, Dr. Paulo Henrique; do secretário de Educação, Marcone Martins e dos alfabetizadores e articuladores dos referidos programas.

A formação foi ministrada pela coordenadora do PNAIC no município, professora Elenice Pinheiro. “União hoje conta com 55 professores da educação infantil, 131 do primeiro ciclo (1º ao 3º ano) e 25 articuladores do programa Novo Mais Educação. Tenho certeza que estes programas darão muito certo no município”, destacou.

O secretário de Educação, Marcone Martins, também falou da importância dos programas na educação municipal. “É uma formação importante, pois vai capacitar ainda mais os servidores sobre o PNAIC, que é um programa que visa alfabetizar os alunos na idade certa e também estamos tendo aqui o ponta pé inicial do programa Escola da Terra. Esperamos que tudo ocorra da melhor forma possível e o mais importante, que estes programas venham para somar no aprendizado dos alunos”, frisou.

Na oportunidade o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, explicou aos professores presentes sobre as mudanças que vem sendo realizadas na educação municipal. “Nossa gestão está aberta para conversas com todos, mas queremos ter um contato mais direto com os professores. Gostaria de esclarecer que não estamos retirando 2º turno de ninguém que por direito tem e aqueles que têm 20 horas e precisarem de 40 horas nós daremos, independente de cor partidária. Nossa intenção é melhorar a qualidade do ensino ofertado aos alunos de nosso município”, destacou.

BONIFICAÇÃO PARA SERVIDORES

O prefeito informou ainda sobre o projeto de estar bonificando os servidores em educação que atuam na zona rural. “No que diz respeito à educação o nosso compromisso será sempre com os professores e alunos. Já estamos fazendo um estudo para criar uma bonificação para aqueles servidores que atuam no interior. Todos vão concordar que as dificuldades dos servidores da zona rural são grandes”, explicou.