• SOS Unimed
  • Fagner
  • Trilha das emoções
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias União

04 de junho de 2019

03 de junho de 2019

Município dá entrada em projeto para construção de matadouro

Município dá entrada em projeto para construção de matadouro

Prefeito e secretário participaram de reunião na SEPLAN

No último dia 30 de maio, o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique Costa e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Amaury Rachid, estiveram em reunião na sede da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN).

Na oportunidade, os gestores se reuniram com o secretário estadual de Planejamento, Antonio Neto e trataram de algumas pautas referentes ao Orçamento de Investimentos no Território Entre Rios, no qual o município de União faz parte. Os gestores deram entrada em projeto de construção de um matadouro público na cidade (local com instalações adequadas para o abate de animais).

“Participamos da Plenária do Território Entre Rios que aconteceu em Água Branca e saímos de lá com a certeza de que nosso município está apto a colaborar com a estratégia de desenvolvimento do território. Viemos em busca de parcerias e inicialmente queremos viabilizar a construção deste matadouro, que é algo importante e que União necessita”, disse o prefeito.

O secretário, Amaury Rachid, detalhou sobre a reunião. “Na oportunidade, o Presidente do Conselho Territorial, Evandro Aragão também participou e firmou compromisso com o município de União. Eles garantiram agilidade na execução do projeto e este é o início de outras parcerias que ainda iremos viabilizar. Quero ressaltar a colaboração do Agente de Desenvolvimento do Território, Avelar Almeida, que tem nos ajudado bastante”, explicou.

31 de maio de 2019

Acessuas Trabalho: Seminário é realizado no Povoado Tabocas

Acessuas Trabalho: Seminário é realizado no Povoado Tabocas

Cerca de 100 estudantes participaram do encontro que falou sobre empreendedorismo

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) segue sendo realizado em União. Na tarde da última terça-feira (28) foi a ver da comunidade Tabocas, zona rural de União, receber o projeto. Na oportunidade, cerca de 100 estudantes da U. E. Alcides Rodrigues participaram do encontro

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, a vereadora Eliane Costa e a secretária de Assistência Social e Cidadania, Martina Cavalcante participaram do evento. A iniciativa vem sendo realizada pela gestão municipal, através de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação (SEMED) e Assistência Social e Cidadania (SEMASC).

“É um projeto bonito e que dá a estes jovens mais qualificação e oportunidades. Com estes seminários é possível entender melhor sobre empreendedorismo e obter dicas valiosas para a inserção no mercado de trabalho. É bonito participar e ver que todos eles tem objetivos”, destacou o prefeito, Dr. Paulo Henrique.

Sobre o Acessuas Trabalho

O programa busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e emprego.

29 de maio de 2019

27 de maio de 2019

Mais uma escola da zona rural é beneficiada com o projeto Comunidade Ativa

Mais uma escola da zona rural é beneficiada com o projeto Comunidade Ativa

U. E. Elvira Soares de Carvalho, na Terra Vermelha, recebeu equipe da gestão na última sexta-feira

O projeto Comunidade Ativa segue em frente com a abertura de mais uma escola que foi nucleada para ofertar reforço escolar no contra turno das aulas, além de serviços de saúde e assistência social. Um espaço para ser utilizado pela comunidade com atividades que envolvam o coletivo.

Na tarde da última sexta-feira (24), o prefeito Dr. Paulo Henrique e o secretário municipal de Educação, Marcone Martins, inauguraram o projeto na Unidade Escolar Elvira Soares de Carvalho, na Localidade Terra Vermelha. A escola é a segunda a ser reaberta e incluída no projeto Comunidade Ativa.


As aulas de reforço acontecem das 8h às 10h e de 14h às 16h. E já no dia 5 de junho terá um curso destinado à comunidade, que ensinará sobre a produção de detergente, uma possibilidade de reforço para a renda familiar. 

A senhora Iraci, que reside na comunidade, reconheceu que o projeto vai mudar a realidade das famílias. “Este projeto está devolvendo a nossa esperança... São atividades que vão envolver toda a comunidade e queremos que este projeto aconteça sim e temos fé que vai dar tudo certo”, frisou.

Durante a inauguração do projeto, o prefeito, Dr. Paulo Henrique, falou com a comunidade. “A Educação está avançando e alcançando resultados satisfatórios. Não queremos deixar os prédios que foram nucleados sem atividades e por isso criamos este projeto que aproxima a gestão das comunidades. Estaremos trazendo, além das atividades de reforço escolar, várias atividades sociais e de saúde. Queremos que a comunidade aproveite estes espaços da melhor forma possível para o bem estar de todos”, disse o prefeito.

O secretário, Marcone Martins, também destacou os benefícios do projeto. “Nosso grande objetivo é melhorar a qualidade da educação que é ofertada para os alunos da rede municipal. Nosso primeiro passo foi nuclear e agora estamos com o segundo passo, que é a promoção de atividades nas comunidades que tiveram escolas nucleadas. É um compromisso nosso, pois quando fizemos a nucleação nos comprometemos e dissemos que as escolas não ficariam fechadas”, disse o secretário.