• assinatura jornal

Notícias União

23 de setembro de 2017

Programa Amigos do Coração é realizado na comunidade Novo Nilo

Projeto é desenvolvido pela equipe do PSF Novo Nilo I, na zona rural do município

Agir na prevenção da saúde tem sido um dos grandes focos das equipes de Saúde da Família, no município de União. Com este objetivo a equipe do PSF Novo Nilo I realizou na quinta-feira (14), o projeto ‘Amigos do Coração’, que é uma iniciativa do PSF, através da enfermeira Margarete Rodrigues, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura Municipal.

Margarete Rodrigues, idealizadora do projeto informou que viu a necessidade de tirar a ociosidade dos idosos, diabéticos, hipertensos e cardíacos que residem na localidade. “Após o fechamento da Gecosa, vimos à necessidade de ocupar essas pessoas. O primeiro passo tem sido colocar a saúde deles em dia e hoje estamos aqui realizando aferição de pressão, glicemia e realizando exames de rotina. Em breve, com o PSF funcionando pela manhã e a tarde estaremos desenvolvendo outras atividades”, explicou.

Além dos trabalhos feitos pela Saúde, a Secretaria de Agricultura estará realizando um trabalho junto aos agricultores e agricultoras de Novo Nilo. “Sabemos que qualquer prevenção passa por uma boa alimentação. Estamos vindo à comunidade pra fazer um diagnostico do que pode ser produzido e sentar com os agricultores pra oferecer essa assistência. O corpo técnico da Secretaria de Agricultura estará auxiliando na criação e na realização de uma horta comunitária”, destacou Davi Miranda, assessor da Secretaria.

A secretária municipal de Saúde, Dra. Anne Costa, falou sobre a importância do projeto. “Este é um projeto que tem uma amplitude muito grande e eu acho que temos que trabalhar muito na prevenção para que diminua o número de pacientes com problemas cardíacos. A equipe do Novo Nilo I está de parabéns e nós da Secretaria de Saúde e a Prefeitura estaremos sempre apoiando toda e qualquer iniciativa como esta”, destacou.

Atualmente o PSF Novo Nilo I atende cerca de 1.800 pessoas, sendo 580 famílias. O evento contou ainda com a presença do prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; do vice-prefeito, Lauro Nery; do secretário de Gabinete, Sérgio Mota e dos vereadores: Frankylandy e Eliane Costa.

22 de setembro de 2017

18 de setembro de 2017

15 de setembro de 2017

Prefeitura esclarece sobre alteração na programação dos shows de amanhã

Farra da Gordinha, Fabrícia e Hallyson e Balada de Luxo se apresentam na Praça da Igreja

A Prefeitura Municipal de União, através da Fundação Cultural José Benício Medeiros, informa que para melhor comodidade e conforto da população a programação dos shows que fazem parte da programação do aniversário de 164 anos do município foi alterada, a fim de que não haja prejuízo no tempo das apresentações e nas demais atividades da programação.

A programação segue CONFIRMADA, com a apresentação das seguintes atrações: Hallyson e Balada de Luxo, Fabrícia e Banda e Farra da Gordinha. Cada banda fará 02hs de apresentação e os shows terão início às 20hs, na Praça Barão de Gurgueia (Praça da Igreja).

Segue abaixo a programação completa:

PROGRAMAÇÃO

Sábado - 16 de Setembro

DIA D – Campanha Nacional de Vacinação – Em todos os Postos de Saúde - De 08:00hs às 16hs
16:30hs – Caminhada de Valorização da Vida 
Desfile Cívico das escolas da Rede Municipal de Ensino 
CONCENTRAÇÃO: Praça Gervasio Costa (Praça do Ginásio)
PRIMEIRA RODADA DO CAMPEONATO UNIONENSE DE FUTEBOL
18:00hs – Feminino | Buriti Alegre X Estanhado
19:20 – Masculino | David Caldas X Buritizinho
LOCAL: Estádio Municipal Dr. Segisnando Alencar
20hs – SHOWS ARTÍSTICOS | Local: Praça barão de Gurgueia
ATRAÇÕES: Hallyson e Balada de Luxo, Fabrícia e Farra da Gordinha.

Domingo – 17 de Setembro

07:00hs – Missa em Ação de Graças
08:00hs – Corte do bolo em homenagem ao aniversário de emancipação política de União

Quarta – 20 de Setembro

18h - Aulão de dança no Parque Beira Rio, com o professor convidado Diego Rocha

14 de setembro de 2017

Realizada a abertura do I Seminário de Promoção à Vida em União

Evento marca a campanha Setembro Amarelo que é realizada este mês no município

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (13), a abertura do I Seminário Municipal de Promoção à Vida. O evento também marcou a abertura da programação da campanha Setembro Amarelo, realizada pela Prefeitura de União, através das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Cidadania (SEMASC) e Educação, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e com o Programa Saúde na Escola (PSE).

O Setembro Amarelo é uma campanha realizada em todo Brasil com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção do Suicídio, alertando a população sobre a realidade no Brasil e no mundo. Durante a campanha, realizada em espaços públicos, informações são divulgadas através de palestras e tratadas às formas de prevenção.                 

A abertura que foi realizada no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União, teve apresentação de uma dança realizada pelos alunos da Unidade Escolar Lilasia Marques e palestra com a Psicóloga, Drª Iana Ribeiro. O evento contou ainda com a presença do prefeito, Dr. Paulo Henrique Costa; da secretária de Saúde, Dra. Anne Costa; da secretária de Educação, Edinalva Freitas; da secretária de Assistência Social e Cidadania, Martina Cavalcante; estudantes e a população.

Em União, a programação da campanha Setembro Amarelo segue até o dia 27 deste mês com palestras nas escolas, entrevista por parte dos profissionais envolvidos na Rádio e ainda uma caminhada, que será realizada neste sábado (16), com concentração às 16h30min na Praça Gervasio Costa (Praça da Igreja).

13 de setembro de 2017

Prefeitura divulga programação para comemoração dos 164 anos de União

Atividades educativas, esportivas, shows, missa e corte do bolo fazem parte da programação

Será no sábado (16) o show artístico em comemoração aos 164 anos de emancipação política de União. Prevista para iniciar às 20hs, a programação é composta pelas seguintes atrações: Farra da Gordinha, Fabrícia e Banda,  e Hallyson e Balada de Luxo. A estrutura será montada na Praça Barão de Gurgueia (Praça da Igreja).

O evento está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de União, através da Fundação Cultural José Benício Medeiros. Além das atrações, a prefeitura confirmou que realizará uma queima de fogos às 00:00hs. “Preparamos uma vasta programação e os shows começam às 20hs, segundo pela madrugada. Iremos aguardar juntos a passagem da data do aniversário de União, que é domingo (17)”, disse a diretora executiva, Patrícia Costa.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Sábado - 16 de Setembro

DIA D – Campanha Nacional de Vacinação – Em todos os Postos de Saúde

16:30hs – Caminhada de Valorização da Vida

  Desfile Cívico das escolas da Rede Municipal de Ensino

CONCENTRAÇÃO: Praça Gervasio Costa (Praça do Ginásio)

PRIMEIRA RODADA DO CAMPEONATO UNIONENSE DE FUTEBOL

18:00hs – Feminino | Buriti Alegre X Estanhado

19:20 – Masculino | David Caldas X Buritizinho

LOCAL: Estádio Municipal Dr. Segisnando Alencar

20hs – SHOWS ARTÍSTICOS | Local: Praça barão de Gurgueia

ATRAÇÕES: Fabrícia, Farra da Gordinha e Hallyson e Balada de Luxo.

Domingo – 17 de Setembro

07:30hs – Missa em Ação de Graças

08:00hs – Corte do bolo em homenagem ao aniversário de emancipação política de União

06 de setembro de 2017

Em União, programa Criança Feliz terá 150 beneficiários

Secretaria Municipal de Assistência Social coordena ações do projeto

A Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e em parceria com os governos Estadual e Federal, está desenvolvendo o Programa Criança Feliz. O programa consiste na promoção de desenvolvimento humano através do apoio e acompanhamento das crianças na primeira infância e das gestantes beneficiárias do Bolsa Família. 

Durante a execução do programa, a equipe do Criança Feliz realiza visitas domiciliares para estimular o desenvolvimento das crianças. O trabalho é feito com a realização de atividades lúdicas envolvendo os membros da família e fortalecendo os vínculos familiares e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças na primeira infância.

Além da promoção de estímulos, o programa também facilita o acesso da gestante, das crianças de 0 a 6 anos e de suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem.

Atualmente, o Programa está em processo de visitas para inclusão de beneficiários e dispõe de 150 vagas. O beneficiário incluso, passa a receber visita semanal se tiver entre 0 e 2 anos;  quinzenal se tiver entre 2 e 6 anos; e mensal para gestantes.

Para a secretária, Martina Costa, o programa está em sintonia com as políticas públicas já desenvolvidas na cidade. “É um programa que veio para somar e para oferecer mais oportunidades, promovendo mais qualidade de vida para os beneficiários. Para nós é uma satisfação realizar este acompanhamento”, destacou.

05 de setembro de 2017

SETEMBRO AMARELO: União terá Seminário de Promoção da Vida

Programação acontece entre os dias 13 e 27 deste mês nas escolas e com caminhada

Entre os dias 13 e 27 de setembro, União sediará o I Seminário Municipal de Promoção da Vida. Na oportunidade, profissionais do CAPS e do NASF percorrerão algumas escolas da rede municipal de ensino do município ministrando palestras e levando informações aos alunos e funcionários sobre a Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida. O seminário será realizado no Sindicado dos Trabalhadores Rurais de União.

As ações fazem parte da Campanha Setembro Amarelo, realizada pela Prefeitura Municipal de União, através das secretarias municipais de Saúde e Educação, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e com o Programa Saúde na Escola (PSE). 

Em União, a campanha conta com uma vasta programação que será marcada também pela realização de uma caminhada pelas ruas da cidade no próximo dia 16. Além das palestras nas escolas e da caminhada, a equipe responsável estará concedendo entrevistas sobre o projeto nas emissoras de rádios do município.    

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

13 de setembro de 2017- Manhã 

Público: Adolescentes da Unidade Escolar Lilásia Lobão Marques - Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais – União PI 

08h – Abertura com Autoridades 

08:30h – Palestra: Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida Dra. Iana Ribeiro – Psicóloga – CAPS I União 

10:00h – Intervalo/Lanche 

10h:30h Palestra: Automutilação na adolescência Dra. Daianny Rêgo – Médica Psiquiatra - CAPS I União 

13 de setembro de 2017 – Tarde 

Público: Adolescentes da Unidade Escolar Padre Luís de Castro Brasileiro Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais – União PI 

14h30h – Palestra: Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida Dra. Iana Ribeiro – Psicóloga – CAPS I União 

16:00h – Intervalo/Lanche 

16h:30h Palestra: Automutilação na adolescência Dra. Daianny Rêgo – Médica Psiquiatra - CAPS I União 

14 de setembro de 2017 - Manhã 

Público: Adolescentes da Unidade Escolar Maria Simplício Local:Unidade Escolar Maria Simplício 08:30h – Palestra: Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida Dra. Graziela Sampaio - Psicóloga do NASF 

10:00h – Intervalo/Lanche 

10:30h Palestra: Automutilação na adolescência Dra. Dayse Castro – Médica Psiquiatra - NASF I União 

15 de setembro de 2017 - Tarde 

13:00h- Entrevista no Jornal da Vanguarda (106.5 Mhz) sobre prevenção do suicídio –Dra. Daianny Rêgo – Psiquiatra - CAPS União PI 

16 de setembro de 2017 - Tarde 

Caminhada de Valorização da Vida Público:Comunidade e profissionais 

16:30h – Concentração na Praça do Ginásio 

19 de Setembro de 2017 - Manhã 

10:00h – Palestra: Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida Público: Adolescentes da Unidade Escolar U.E. José Firmino Local:Unidade Escolar José Firmino Equipe PSE/NASF 

20 de Setembro de 2017 - Manhã 

10:00h – Palestra: Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida Público: Adolescentes da Unidade Escolar U.E. Murilo Braga Local:Unidade Escolar Murilo Braga Equipe PSE/NASF 

26 de Setembro de 2017 - Manhã 

10:00h – Palestra: Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida Público: Adolescentes da Unidade Escolar U.E. Fenelon Castelo Branco Local:Unidade Escolar Fenelon Castelo Branco Equipe PSE/NASF 

27 de Setembro de 2017 - Manhã 

10:00h – Palestra: Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida Público: Adolescentes da Unidade Escolar U.E. Benedito Moura Local:Unidade EscolarBenedito Moura Equipe PSE/NASF 

                    

02 de setembro de 2017

29 de agosto de 2017

Multidão acompanha procissão dos vaqueiros em União

Hoje o município comemora o Dia Nacional do Vaqueiro e tradição é exautada

Realizou-se na manhã desta terça-feira (29) mais uma procissão dos vaqueiros em União. Uma verdadeira multidão de vaqueiros acompanhou o ato religioso que saiu da sede da Associação dos Vaqueiros de União em direção a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios. A procissão é tradição na cidade e é realizada em homenagem a São Raimundo Nonato.

O pároco de União, Padre Ângelo esteve liderando a procissão e a benção aos vaqueiros. O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, também acompanhou a procissão montado em um cavalo e falou sobre o evento. “Este é sempre um dia especial durante os festejos, onde a nossa tradição é mais forte e mais evidente. Temos aqui essa bela procissão que sempre nos emociona, pois é também um momento de reflexão para todos nós. Nossa cidade está de parabéns pela cultura dos vaqueiros!”, disse o gestor.

A primeira Associação dos Vaqueiros do Brasil foi criada em União, no ano de 1984. O município também sediou a primeira procissão dos vaqueiros do Brasil, no dia 29 de agosto de 1944, realizada pelo Padre Luis Brasileiro e mais outros 14 vaqueiros. Por conta disso, no dia 29 de agosto, instituído através do Congresso Nacional, é comemorado o Dia Nacional do Vaqueiro.

União virou referência nacional por ter o Coral de Vaqueiros. Composto por membros da Associação e pelo jovem Isaac do Acordeon, o Coral já percorreu o Brasil levando a cultura do município e suas tradições. No repertório, o vaqueiro tem suas tradições exaltadas e preservadas.

SAÚDE: Programa Mais Médicos recebe avaliação positiva em União

Profissionais da Saúde do Estado e do Governo Federal estiveram no município

As representantes do Governo Federal e Governo Estadual, Cassandra Costa, do setor de Referência descentralizada do programa do Ministério da Saúde, do Programa Mais Médicos e Valdenice Santos, da Comissão Estadual do Mais Médicos estiveram na manhã desta quinta-feira (24) em União para uma visita técnica aos postos de Saúde, onde os profissionais deste programa prestam serviços à comunidade. A secretária de Saúde, Dra. Anne Costa, acompanhou a visita.

Na oportunidade, Valdenice Santos classificou a infraestrutura do município como excelente. “O município está de parabéns, a Saúde está trabalhando diariamente para que os postos possam oferecer à população atendimentos em dois turnos”, explicou.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, disse que esta avaliação positiva dos órgãos estaduais e federais mostra que a gestão está no caminho certo. “Estamos satisfeitos a avaliação e muito em breve as regiões de Novo Nilo, David Caldas e Divinópolis já terão atendimento médico o dia inteiro”, destacou.

A secretária de Saúde, Dra. Anne Costa, informou sobre a ampliação dos atendimentos. “A Saúde, sempre com o apoio da Prefeitura Municipal está trabalhando para melhorar a cada dia o atendimento. Em breve os oito postos de saúde que contam com médicos, do Programa Mais Médicos, estarão prestando atendimento nos dois turnos”, pontuou.

28 de agosto de 2017

Caixa, Governo e Prefeitura realizam entrega do Residencial Santa Helena

Solenidade contou com a presença do Governador e de várias autoridades

A manhã desta segunda-feira (28) foi marcada por muita emoção. Mais de 2.000 pessoas que foram beneficiadas com o projeto Residencial Santa Helena, do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), estiveram participando de solenidade, onde as chaves das 560 casas foram entregues.

O evento, realizado no próprio Residencial, contou com a presença do vice-presidente da CAIXA, Nelson Souza; do Governador Wellington Dias, do Senador Ciro Nogueira, da vice-governadora Margareth Coelho, da Secretária Estadual de Educação, Rejane Dias; dos deputados: Georgiano Neto, Júlio César, Firmino Paulo e Flora Izabel. Contou ainda com a presença do prefeito, Dr. Paulo Henrique; do vice-prefeito Lauro Nery, do ex-prefeito José Barros e de outras autoridades.

O Residencial Santa Helena fica localizado na Rua Santa Helena, a dois quilômetros do centro da cidade e possui 560 unidades habitacionais. As unidades tem área privativa de 41.80m², divididos em 2 quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço com piso cerâmico em todos os ambientes. As unidades estão avaliadas em R$ 54 mil.

Durante a solenidade, o Governador Wellington Dias aproveitou para reforçar a parceria com o município. “Quero parabenizar a todos os contemplados com este empreendimento e dizer que tive a satisfação de receber o prefeito, Dr. Paulo Henrique e sua comitiva, onde estamos viabilizando a vinda de muitos outros projetos para União, como por exemplo o alargamento do trecho que fica na saída para Miguel Alves”, destacou.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, falou da satisfação em estar contribuindo para a realização do sonho das famílias contempladas. “Estamos satisfeitos, fomos atrás, contribuímos com o Governo e com a CAIXA no que foi possível e hoje muitas famílias vão sair do aluguel, vão entrar pra dentro das suas casas e vão ter mais dignidade. União está de parabéns e quero dizer que estaremos realizando outros projetos aqui nesta região”, comentou.

Durante a solenidade, as autoridades realizaram a entrega simbólica das chaves aos moradores e a equipe do Setor de Habitação da Prefeitura Municipal organizou a entrega das demais chaves aos respectivos donos.