Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Edição 2018 do Projeto Samuzinho nas Escolas

Começa nesta quinta-feira (16), na U. E. Maria de Lourdes Craveiro

15/08/2018 16:04

Acontece na manhã desta quinta-feira (16) a abertura do Projeto Samuzinho nas Escolas (Edição 2018). O projeto será iniciado na Unidade Escolar Maria de Lourdes Craveiro, com palestras ativas e simulações de atendimentos de urgências e emergências. O projeto é realizado pelo SAMU de União em parceria com a Prefeitura Municipal, através das secretarias municipais de Saúde e Educação.

De acordo com o coordenador do SAMU, Kerly Silva, o projeto é extensivo a todas as escolas do município e dará continuidade eu outras escolas no decorrer do mês de agosto. “Ano passado realizamos e foi um sucesso. Estamos retornando este ano com essa importante medida de capacitação para crianças e jovens. É um aprendizado que eles podem levar para o cotidiano também”, destacou.

Kerly citou ainda o conteúdo das palestras realizadas em 2017. “Estivemos em um número máximo de escola do município, alcançando um público de crianças jovens adolescentes e adultos resultando na diminuição dos índices de ocorrências e números de trotes, devido às informações repassadas no decorrer das palestras. Abordamos de forma ativa, lúdica, e dramatizada pelos próprios alunos e socorristas seguindo as orientações do instrutor do projeto”, explica.

SOBRE O PROJETO

O projeto Samuzinho nas Escolas foi idealizado pelos SAMU 192 do Distrito Federal em Maio de 2007, onde outros municípios copiam o projeto.  O projeto apresenta para a população o tipo de trabalho realizado pelo Samu 192, ensina também os procedimentos a serem realizados em situações de emergência, visando igualmente à conscientização da população sobre a importância do serviço de saúde e também tem o intuito de conscientizar as crianças em relação aos problemas causados por ligações indevidas (trotes) para o número de emergência 192, e o mais importante de tudo ensina resgatar a cidadania e ajudar o próximo. 

Fonte: Ascom
Mais sobre: