Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Multidão acompanha procissão dos vaqueiros em União

Hoje o município comemora o Dia Nacional do Vaqueiro e tradição é exautada

29/08/2017 16:15

Realizou-se na manhã desta terça-feira (29) mais uma procissão dos vaqueiros em União. Uma verdadeira multidão de vaqueiros acompanhou o ato religioso que saiu da sede da Associação dos Vaqueiros de União em direção a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios. A procissão é tradição na cidade e é realizada em homenagem a São Raimundo Nonato.

O pároco de União, Padre Ângelo esteve liderando a procissão e a benção aos vaqueiros. O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, também acompanhou a procissão montado em um cavalo e falou sobre o evento. “Este é sempre um dia especial durante os festejos, onde a nossa tradição é mais forte e mais evidente. Temos aqui essa bela procissão que sempre nos emociona, pois é também um momento de reflexão para todos nós. Nossa cidade está de parabéns pela cultura dos vaqueiros!”, disse o gestor.

A primeira Associação dos Vaqueiros do Brasil foi criada em União, no ano de 1984. O município também sediou a primeira procissão dos vaqueiros do Brasil, no dia 29 de agosto de 1944, realizada pelo Padre Luis Brasileiro e mais outros 14 vaqueiros. Por conta disso, no dia 29 de agosto, instituído através do Congresso Nacional, é comemorado o Dia Nacional do Vaqueiro.

União virou referência nacional por ter o Coral de Vaqueiros. Composto por membros da Associação e pelo jovem Isaac do Acordeon, o Coral já percorreu o Brasil levando a cultura do município e suas tradições. No repertório, o vaqueiro tem suas tradições exaltadas e preservadas.

Fonte: Ascom
Mais sobre: