Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Palestra sobre fibrose cística foi realizada em União

Palestra foi direcionada para profissionais da Saúde e população em geral

28/09/2018 15:11

Na tarde desta quarta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Fisioterapia Maria Haydée Costa Medeiros, realizou palestra sobre fibrose cística. O evento aconteceu no auditório da Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União e contou com a presença do prefeito municipal, Dr. Paulo Henrique e da secretária de Saúde, Drª Anne Costa, além de profissionais da Saúde e da população.

A fibrose cística também conhecida como mucoviscidose, é uma doença genética, hereditária, autossômica e recessiva, ou seja, passa de pai/mãe para filho (a). Sua principal característica é o acúmulo de secreções mais densas e pegajosas nos pulmões, no trato digestivo e em outros órgãos do corpo.

Maíra Damasceno, fisioterapeuta do ambulatório do hospital Getúlio Vargas, relatou que essa é uma doença pouca divulgada e que é uma doença letal, por essa razão, acredita que a divulgação dessa doença possa obter um resultado precoce em pessoas que ainda não conhecem ou tenha essa doença, podendo ser tradada de maneira eficaz. Ela ressaltou que pessoas morrem por falta de informação, uma das causas de morte está a pneumonia e que é uma doença recessiva, que passa de pai para filho. 

A secretária de Saúde, Drª Anne Costa, relatou durante entrevista que 5 de setembro é dia nacional da fibrose cística, em alusão a esta data este sendo realizada a palestra. “A fibrose cística é uma doença pouco conhecida, a mortalidade é muita alta e ela é pouco conhecida por falta de informação, então, as crianças morrem cedo com um diagnóstico errôneo de pneumonia de repetição, asma bronquite e muitas outras”, ressalta.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, fez uso da palavra e ressaltou a importância da informação sobre a doença. “União é um município com pouco mais de 44 mil habitantes. É de grande importância informar melhor a população e profissionais da Saúde sobre as maneiras de prevenir e diagnosticar precocemente as crianças portadoras de fibrose cística,”, disse.

A coordenadora do Centro de Fisioterapia Maria Haydée Costa Medeiros, Irisvana Moreira, destacou que o propósito da palestra é conscientizar a população em geral e profissionais da área da saúde. “Não temos casos, mas fica o alerta para a possibilidade de casos ainda não descobertos. A palestra vem para informar e ajudar os profissionais”, destaca.

Mais sobre: